NOVA School of Science and Technology

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NOVA School of Science and Technology
NOVA School of Science and Technology
FCT NOVA
Lema É outra dimensão
Nomes anteriores Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa
Fundação 1977 (47 anos)
Instituição mãe Universidade NOVA de Lisboa
Tipo de instituição Pública
Localização Monte de Caparica
Diretor(a) José Júlio Alferes
Docentes 420
Total de estudantes c. 8500
Campus Suburbano, 65 ha
Página oficial www.fct.unl.pt

A NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, anteriormente Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa [1], é uma das unidades orgânicas da Universidade NOVA de Lisboa, vocacionada para o ensino e investigação nas áreas das ciências exactas, ciências biológicas, tecnologias e engenharia.

A FCT NOVA foi criada em 1977 aquando da reorganização de vários departamentos e cursos da Universidade Nova de Lisboa em faculdades[2]. Em 1980 foi instalada no Campus Universitário do Monte de Caparica, no concelho de Almada. Atualmente com 15 ha construídos e ainda mais 17 ha para futura expansão, este campus é o maior da Europa, albergando modernos edifícios escolares, laboratoriais, administrativos e sociais, além de espaços verdes.

A FCT NOVA, com cerca de 8.500[3] estudantes, dispõe de um dos melhores Campus universitários, distinguindo-se por uma cultura de excelente relacionamento docente-estudante e por uma vida académica intensa, com atividades culturais e desportivas.

Todos os seus cursos estão acreditados pela A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior) e todos os cursos de Engenharia são reconhecidos pela Ordem dos Engenheiros, FEANI e EUR-ACE.

Com cerca de 420 docentes, 525 investigadores e 200 funcionários, a FCT NOVA estrutura-se em 14 Departamentos e 16 Centros de Investigação, oferecendo 94 ciclos de estudo (18 graduações, 76 pós-graduações)[3].

A sua produção científica, materializada pela publicação de um elevado número de artigos em revistas científicas internacionais de grande exigência e qualidade, confere-lhe amplo reconhecimento internacional (o valor do índice de produção científica - SciVal Citation Impact - é de 1,35, o que significa que a FCT NOVA se encontra 35% acima da média mundial. Este desempenho permite-lhe integrar as principais redes de universidades tecnológicas, como a rede CESAER e participar em consórcios com universidades europeias e dos EUA, designadamente MIT, CMU e Universidade do Texas.

A participação da FCT NOVA em 9 COLABs e a obtenção de 9 Bolsas ERC por investigadores da FCT NOVA (maior concentração destes laboratórios e bolsas em universidades portuguesas), mostra ser uma Escola de Ciência e Engenharia orientada para o futuro e baseada em investigação internacional de vanguarda.

Direção[editar | editar código-fonte]

História recente:

O atual diretor da instituição é José Júlio Alferes[4], Professor Catedrático do Departamento de Informática[5], sendo o sucessor de Virgílio Cruz Machado, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial, que ocupava o cargo desde 2018. Este sucedeu no cargo ao Professor Doutor Fernando Santana, Professor Catedrático de Eng. do Ambiente que esteve ao leme da FCT NOVA desde 2006, tendo por volta de 2012/2013 implementado um novo perfil curricular, transversal a todos os cursos baseado na avaliação contínua e na formação em soft skills.

Organização[editar | editar código-fonte]

Universidade Nova de Lisboa
Faculdades

Ciências e Tecnologia
Ciências Médicas
Ciências Sociais e Humanas
Direito
Economia
Saúde Pública

Institutos

Instituto de Higiene e Medicina Tropical
Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier
Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação

Centros de investigação

Centro de Estudos de Doenças Crónicas
Centro de Excelência em Microelectrónica, Optoelectrónica e Processos
Centro de Investigação em Genética Molecular Humana
Centro de Investigação em Materiais
Centro de Malária e outras Doenças Tropicais
Centro de Química Fina e Biotecnologia
Centro e Investigação em Saúde Pública

Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier

Instituições autónomas ligadas à UNL

Hospital Pulido Valente

editar

Esta faculdade encontra-se dividida em vários departamentos, cada um sendo responsável por leccionar as cadeiras relativas à sua área.

A maioria das cadeiras lecionadas por um departamento são vocacionadas para as licenciaturas e mestrados agregados ao departamento, no entanto existem algumas cadeiras de tronco comum, transversais a todos os cursos (por exemplo algumas cadeiras de matemática, programação ou física) que são administradas a todos os alunos

A atividade de investigação da FCT NOVA é reconhecida pelo European Research Council (ERC), que apoia excelentes pesquisadores com ideias pioneiras e é altamente competitivo. A FCT NOVA obteve até à data oito Bolsas ERC, o que atesta o envolvimento da Faculdade em pesquisa internacional de vanguarda.

Na sequência do crescente compromisso com o desenvolvimento do país, a FCT NOVA participa também em nove laboratórios colaborativos (COLABs).

A FCT NOVA tem uma unidade dedicada à Promoção de Investigação e Inovação (RIA), fornecendo suporte a todo o ciclo de inovação, desde a génese de uma ideia até à sua aplicação no mercado, contribuindo para a criação de valor da Escola.


Referências

  1. «FCT Nova muda de nome. Olá, Nova School of Science and Technology – Marketeer». 8 de fevereiro de 2021. Consultado em 11 de agosto de 2021 
  2. NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA. «Uma História breve». www.fct.unl.pt. Consultado em 13 de agosto de 2021 
  3. a b NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA (2021). «Oferta Educativa 2021|22» (PDF). "NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA". Consultado em 13 de agosto de 2021 
  4. ECO (9 de junho de 2022). «José Júlio Alferes é o novo diretor da FCT NOVA». ECO. Consultado em 30 de junho de 2022 
  5. FCT/UNL (16 de junho de 2021). «Eleição do Professor José Júlio Alferes como Diretor da FCT NOVA». www.di.fct.unl.pt. Consultado em 30 de junho de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]