Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Faculdade de Direito é uma unidade acadêmica pertencente à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), responsável pelo ensino, pesquisa e extensão universitária na área de ciências jurídicas da Universidade. Anteriormente denominada de Faculdade Paulista de Direito, está sediada no bairro de Perdizes, em São Paulo, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação no campus Monte Alegre (Perdizes).

É dirigida atualmente pelo Professor Pedro Paulo Teixeira Manus, tendo como vice-diretor o Professor Vidal Serrano Nunes Júnior.

Fundada aos 8 de janeiro de 1946, oficializou-se aos 22 de agosto desse mesmo ano formando a PUC-SP com a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (a atual FAFICLA).

Em 1999, a Faculdade Paulista de Direito criou o escritório modelo Dom Paulo Evaristo Arns, com o propósito de dar assistência jurídica à população de baixa renda através da Coordenação Acadêmica de professores e dos estudantes da unidade.

Nos rankings de faculdades da Ordem dos Advogados do Brasil, concursos de ingresso às carreiras da magistratura e do ministério público, a Faculdade Paulista de Direito tem oscilado entre as primeiras colocações nos últimos anos.

Centro Acadêmico 22 de Agosto[editar | editar código-fonte]

O Centro Acadêmico (C.A.) "22 de Agosto" é a entidade representativa dos estudantes da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

O nome da entidade foi proposto pelo acadêmico José Ely Vianna Coutinho em homenagem à data de oficialização da PUC-SP. Havia outras propostas, entretanto, "22 de Agosto" venceu, por votação e em grande maioria.

Teve grande participação na luta contra a ditadura.

A Faculdade de Direito da PUC-SP se encontra no campus sede, localizado em Perdizes, assim, como o Centro Acadêmico "22 de Agosto". Este teve seu primeiro endereço no porão de uma casa no antigo campo de futebol, onde hoje é o prédio novo. Na década de 1960, o C.A ganhou uma nova sede social no prédio anexo da PUC, na Rua Monte Alegre, onde hoje funciona a Diretoria da Faculdade de Filosofia. Depois foi transferido para um sobrado na esquina da Rua Cardoso de Almeida com a Rua Bartira, onde hoje é um posto de gasolina.

Atualmente, o espaço físico do C.A. se localiza dentro do campus sede da Universidade, no térreo do prédio velho.

Pessoas ligadas à faculdade[editar | editar código-fonte]

Diretores[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Ruy Barbosa Nogueira. «Professor Emérito Alexandre Correia - In Memorian». Revista da USP. Consultado em 3 de fevereiro de 2015 
  2. Alessandro Hirata. «Alexandre Correia e o direito romano no Brasil». Carta Forense. Consultado em 3 de fevereiro de 2015