Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Faculdade de Direito da UERJ
UERJ
Lema Ius est ars boni et aequi
Fundação 1935 (89 anos)[1]
Instituição mãe UERJ
Tipo de instituição Faculdade
Localização Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,  Brasil
Docentes 135 (2023)[2]
Graduação 1739 (2023)[2]
Campus Campus Maracanã (UERJ)
Página oficial [3]

A Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma instituição de ensino superior localizada na cidade do Rio de Janeiro. A história da Faculdade de Direito da UERJ teve início em 1935, quando 20 magistrados que estavam insatisfeitos com o ensino da época resolveram fundar um novo curso de Direito que estivesse "livre das amarras políticas" e fosse plural, democrático e acessível ao maior número de pessoas[3]. Ao longo dos mais de 80 anos de história, a instituição chegou a ter como sede um velho casarão, no bairro do Catete, culminando na integração do curso isolado à Universidade do Distrito Federal (UDF) – renomeada Universidade do Estado da Guanabara (UEG), e mais tarde transformada em UERJ[3].

Quando Luís Roberto Barroso foi indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), no ano de 2013, a Faculdade de Direito da UERJ passou a contar com três professores que também eram ministros da mais alta corte do país, ao lado de Joaquim Barbosa, hoje aposentado, e Luiz Fux[4]. Outros ministros do STF já foram professores da faculdade, casos de Ary Franco, Aliomar Baleeiro e Oscar Dias Correia. Há outros docentes ilustres na atualidade, a exemplo do constitucionalista Daniel Sarmento e do civilista Gustavo Tepedino. No passado, nomes como Afonso Arinos de Melo Franco, Heleno Fragoso, Nilo Batista e Barbosa Moreira também lecionaram na instituição[3]. Só perdendo em competitividade no vestibular para o curso de Medicina[4], a Faculdade de Direito da UERJ é reconhecida pela sua excelência acadêmica e chegou a ostentar, por mais de duas décadas, um índice de aprovação de 100% nos exames de acesso à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)[3]. Classificado como um dos melhores em Direito do país[5], o curso é recomendado pela OAB[6].

Ex-alunos famosos[editar | editar código-fonte]

Professores e ex-professores famosos[editar | editar código-fonte]

Centro Acadêmico Luiz Carpenter (CALC)[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1º de setembro de 1935, o Centro Acadêmico Luiz Carpenter - CALC. A denominação do CALC é uma homenagem ao fundador e primeiro diretor da faculdade, Luiz Carpenter, dada em 1936. A história do CALC confunde-se com a do movimento estudantil brasileiro e tem seu auge nos anos 60, no início da ditadura militar. Em dezembro de 1968, com o Ato Institucional Número Cinco, o CALC, assim como diversos outros centros acadêmicos, ficou proibido de funcionar, só retornando à atividade com a abertura política em 1978, na gestão "Calc - Livre", que tinha dentre seus diretores o então aluno de graduação Luís Roberto Barroso[11].[carece de fontes?] 

Atlética[editar | editar código-fonte]

Na faculdade funciona a Associação Atlética Acadêmica Ricardo Lira é uma entidade acadêmica da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro responsável pela organização e participação dos alunos da faculdade em eventos extracurriculares esportivos e culturais, em especial, os Jogos Jurídicos, que ocorrem anualmente.

A Atlética surgiu em Agosto de 1991 sendo uma das primeiras no Rio de Janeiro, suas cores são o vermelho e o azul, o branco também muitas vezes sendo usado. A Atlética foi fundada pelo Ex-aluno e atual professor de Direito Penal: Carlos Adriano Japiassú entre outros ex-alunos. O nome da Associação Atlética Acadêmica leva o nome do Professor Ricardo Lira, por motivos não conhecidos, mas sendo no fim, uma singela homenagem a um dos fundadores do Mestrado da Faculdade e uma figura muito simpática entre docentes e discentes.

O Mascote da Atlética é assim como a maioria dos mascotes, baseados em personagens de desenhos animados, seja da Warner Bros, da Fox, etc, no caso do Direito UERJ, não foi diferente, sendo o Mascote, o Coiote do Desenho: Papa-Léguas.

A campanha vitoriosa da Faculdade em Jogos universitários, já começou na própria década de 1990 onde o Direito UERJ conquistou 4 títulos gerais nos Nacionais, uma proeza, e sendo a única atlética de Direito no Rio de Janeiro a fazer isso. Até 1998 não existiam os Jogos Jurídicos no Rio de Janeiro, mas haviam os Jogos Jurídicos Nacionais que de vez em quando ainda acontecem, sendo o último em 2016.2 na Cidade de Americana, São Paulo.

Em 1998 ocorreu o primeiro Jogos Jurídicos no Estado do Rio de Janeiro, de maneira por enquanto resumida, a UERJ venceu os jogos e foi a primeira campeã geral, A Segunda edição ocorreu em 2001 e a UERJ também ganhou o título geral, a UERJ até a segunda metade dos anos 2000, dominou os Jogos Jurídicos, onde somou no total até hoje: 6 títulos estaduais, 4 nacionais e 2 Regionais que ocorreram em 2003 e 2005.

Em 2008 em Nova Friburgo e em 2009 em Volta Redonda a UERJ venceu o 4º e o 5º título geral.

Nos Jogos Juridicos Estaduais o último título da UERJ foi em 2012 em Teresópolis, o Geral desse ano foi inesquecível e Antecipado, somando-se,assim, seu sexto título geral.

Em 2018 na edição que ocorreu em Petrópolis entre 31 de Maio e 3 de Junho, a UERJ ressurgiu de forma voraz até o topo, mas no ano em si, não houve campeão geral nesses jogos, devido a desistência das atléticas da UERJ e da FND perante os atos de Racismo que ocorreram nos Jogos protagonizados pela Atlética de Direito da PUC-RIO, sendo assim um ano sem campeão geral.

Em 2019 os Jogos Jurídicos Estaduais foram sediados em Nova Friburgo, com a UERJ em busca do Hepta Título Geral em um grande clássico contra a "Nacional" (alcunha da AAAFND-UFRJ) a maior rival da UERJ nos Jurídicos.

Em 2019, a Atlética renovou conceitos, uniformes, visual e, ainda, criou um programa de Sócio Torcedor em parceria com a Empresa "Universitário+ ". Houve, também, uma reformulação do conceito de torcida dentro da faculdade, em que se buscava uma aproximação maior da forma de torcer das torcidas do futebol carioca. Neste mesmo ano, após 7 anos sem ganhar o título dos Jogos Jurídicos, a AAARL se consagrou Campeã Geral dos Jogos Jurídicos Estaduais. Título que não seria possível alcançar se não fosse o esforço coletivo da torcida e dos atletas.

Uma vez embalada, poderia se afirmar que, não fosse a pandemia, a Faculdade de Direito da UERJ se consagraria, mais uma vez, Campeã Geral em 2020.

Algumas das modalidades que o Direito UERJ participa e causa presença:

Xadrez: o Xadrez do Direito UERJ é invicto, tendo essa proeza iniciada desde sua existência.

Basquete Feminino: Um dos maiores times da UERJ, Campeãs Nacionais e Estaduais, as meninas do Basquete em todos esses anos fizeram e fazem o time brilhar nos Jogos.

Vôlei Feminino: o Vôlei feminino teve uma má fase em 2018, mas vencendo em muitos outros anos desde os primeiros jogos que a UERJ veio a participar, time esse que dá gosto em assistir e com muitas medalhas no currículum.

Atletismo: O "Sonic Team" Como assim chamado todo ano tem uma meta: conquistar os 24 pontos nos jogos, fazendo isso pela última vez em 2018 com muita Maestria.

Vôlei Masculino: Um dos times que levam consigo a facilidade de por o coração do torcedor na boca, a Emoção que esse time causa quando unido e na zoação é tamanha, com o time protagonizando viradas incríveis no Vôlei, mostrando que o jogo de fato só acaba quando termina.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [1]
  2. a b [2]
  3. a b c d «De Fux a João Roberto Kelly, Direito da Uerj já formou mais de 24 mil alunos». O Globo. 11 de agosto de 2017. Consultado em 24 de julho de 2023 
  4. a b «Orgulho acadêmico». VEJA RIO. Consultado em 24 de julho de 2023 
  5. «De Fux a João Roberto Kelly, Direito da Uerj já formou mais de 24 mil alunos». O Globo. 11 de agosto de 2017. Consultado em 25 de julho de 2023 
  6. https://diariodorio.com/apenas-18-cursos-de-direito-do-rio-sao-recomendados-pela-oab/ (28 de abril de 2022). «Apenas 18 cursos de direito do Rio são recomendados pela OAB». Diário do Rio de Janeiro. Consultado em 24 de julho de 2023 
  7. Gois, Ancelmo (25 de maio de 2021). «Alessandro Molon agora é doutor em Direito». Ancelmo - O Globo. Consultado em 25 de julho de 2023 
  8. a b «De Fux a João Roberto Kelly, Direito da Uerj já formou mais de 24 mil alunos». O Globo. 11 de agosto de 2017. Consultado em 25 de julho de 2023 
  9. «TPR Mercosul - Estrutura - Secretaria - Raphael Vasconcelos». www.tprmercosur.org. Consultado em 25 de julho de 2023 
  10. «Raphael Carvalho de Vasconcelos – Direito Uerj». Consultado em 25 de julho de 2023 
  11. «Orgulho acadêmico». VEJA RIO. Consultado em 25 de julho de 2023 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.