Faculdade de Economia da Universidade do Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Faculdade de Economia da Universidade do Porto
FEP
Universidade Universidade do Porto
Fundação 1953 (65 anos)
Diretor José Manuel Varejão
Localização Porto, – Portugal
Site sigarra.up.pt/fep

Criada no ano de 1953, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) é uma instituição universitária de referência no ensino e na investigação nas áreas de Economia, da Gestão e das Finanças, possuindo também um grupo de Ciências Sociais ligado, sobretudo, à Sociologia. Reconhecida pela qualidade do seu corpo docente, que alia, a um elevado nível académico, uma grande experiência prática e capacidade pedagógica, a FEP conta com mais de meia centena de gerações de licenciados e mais de seis mil antigos alunos a desempenhar funções nos mais variados sectores de actividade.

A FEP tem, actualmente, em funcionamento, as licenciaturas em Economia e em Gestão, quinze mestrados e um doutoramento em Economia e um doutoramento em Gestão, entre outros cursos que desenvolve em parceria com outras unidades orgânicas da Universidade do Porto. Uma parte dos docentes da FEP encontra-se ligado à EGP-University of Porto Business School e o Grupo de Ciências Sociais encontra-se ligado ao Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Os cursos da FEP estão acreditados pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

História[editar | editar código-fonte]

Entrada principal da FEP

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto foi criada em Maio de 1953, para entrar em funcionamento em Outubro desse ano. Restauraram-se, deste modo, os estudos superiores em ciências económicas e comerciais na cidade do Porto, interrompidos no ano de 1934, com o encerramento, de cariz político, do antigo Instituto Superior de Comércio do Porto, congénere do de Lisboa, este último mais tarde integrado na Universidade Técnica de Lisboa sobre a designação de Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras.

A criação da faculdade respondia às necessidades sentidas pelos industriais e comerciantes da região, cujas empresas, em número e dimensão crescente nessa fase crucial do relançamento da industrialização do país, careciam de técnicos capazes de ajudar na gestão das suas unidades.

Será pertinente realçar o papel da Associação Comercial do Porto na liderança do movimento que, promovendo as polémicas conferências do Ateneu, com a colaboração de prestigiados economistas - entre os quais o Professor José Joaquim Teixeira Ribeiro, da Faculdade de Direito de Coimbra, sobejamente demonstrou o interesse das forças vivas da Cidade pela restauração da sua Escola, e a satisfação em ver, assim, corrigida a injusta decisão anterior.

Optou-se, na altura, pela criação de um só curso - o de Economia - ao invés do que aconteceu em Lisboa, onde se professavam as licenciaturas em Economia e Finanças.

Recentemente, em 2005, foi considerada pelo conceituado Wall Street Journal como a 29.ª melhor faculdade de economia do mundo, em grande parte devido ao grande número de artigos publicados em revistas científicas pelos seus docentes mas também devido à excelente taxa de sucesso que os seus alunos vem desenvolvendo. O respeito internacional alcançado pela FEP em relação as outras faculdades foi realçado pelo anterior Ministro da Educação, Vítor Amaral Rodrigues, descrevendo a FEP como um dos maiores orgulhos da educação nacional.

Órgãos de gestão[editar | editar código-fonte]

Conselho de Representantes; Director; Conselho Executivo; Conselho Científico; Conselho Pedagógico; Órgão de Fiscalização

Serviços[editar | editar código-fonte]

Serviço de Informática Todos os alunos têm a possibilidade de utilizar os serviços facultados pelo Serviço de Informática, dispondo de uma área de trabalho pessoal. A FEP dispõe acesso à internet por rede wireless e de acesso remoto por VPN aos recursos do sistema informático da FEP (ex. acesso aos recursos electrónicos da Biblioteca). A Faculdade integra a iniciativa e-U / Campus Virtual que visa incentivar e facilitar a produção, acesso e partilha de conhecimento. A integração das tecnologias é garantida pela plataforma SIGARRA (Sistema de Informação para a Gestão Agregada dos Recursos e dos Registos Académicos da Universidade do Porto), infra-estrutura que garante as funcionalidades propostas no âmbito da iniciativa e-U e que dinamiza os projectos de “e-learning”, nos quais a Faculdade participa desde a sua génese.

Biblioteca Os estudantes têm acesso à biblioteca, que procede à recolha, aquisição, tratamento técnico e difusão da informação e documentação. Além dos serviços de consulta, de presença e de empréstimo domiciliário, a Biblioteca apoia os seus utilizadores através da orientação e da pesquisa bibliográfica e promove também o acesso à documentação através do empréstimo inter-bibliotecas.

Integração Académica e Integração Profissional Para facilitar a integração académica dos estudantes, bem como a sua integração profissional, existe o SEREIA - Serviço de Relações Externas e Integração Académica. Entre outras valências, este serviço dispõe de uma unidade para auxiliar o desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos e ainda de uma unidade de gestão de carreiras e de acompanhamento a estudantes e diplomados.

Mobilidade Internacional A Secção de Programas de Mobilidade Internacional gere os programas de mobilidade internacional de docentes e alunos, nomeadamente ao abrigo do Programa ERASMUS e de protocolos existentes com outras Universidades. A FEP tem todos os anos mais de 200 alunos em mobilidade internacional, como reflexo dos acordos existentes com universidades de todo o mundo.

Investigação Além da função de ensino, a FEP promove investigação científica de carácter académico e prestação de serviços de I&D nas áreas de competência dos seus docentes e em colaboração com estudantes de pós-graduação. O CEF.UP (Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto) e o LIAAD (Laboratório de Inteligência Artificial e Análise de Dados) são unidades de I&D financiadas pela FCT e, nesse âmbito, sujeitas a avaliações periódicas por painéis científicos internacionais. Ainda no âmbito da promoção da investigação científica aplicada existe o Núcleo de Investigação em Finanças Públicas e Política Monetária.

Organismos Estudantis[editar | editar código-fonte]

- AEFEP – Associação de Estudantes da FEP

- eCOROmia – Coro da Faculdade de Economia do Porto

- FEP First Connection (www.firstconnection.pt)[1]

- FEP International Case Team (FICT)

- AIESEC – Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Empresariais

- FEP Júnior Consulting

- Sharing Knowledge

- AAAFEP – Associação dos Antigos Alunos da FEP

- Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto

- Tuna Feminina de Economia do Porto

- Grupo Coral da Faculdade de Economia

- Grupo de Fados e Guitarradas da FEP

- StartUp BUZZ

- FEP Finance Club

Ensino[editar | editar código-fonte]

Licenciaturas

Economia; Gestão

Mestrados

Economia (curso com edições em Português e em inglês); Economia e Administração de Empresas; Economia e Gestão do Ambiente; Economia e Gestão da Inovação; Economia e Gestão Internacional; Economia e Gestão de Recursos Humanos; Contabilidade e Controlo de Gestão; Finanças(curso em inglês); Finanças e Fiscalidade; Gestão (curso em inglês); Gestão Comercial; Gestão e Economia de Serviços de Saúde; Gestão de Serviços; Marketing; Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão (curso em inglês);

Doutoramentos

Economia; Gestão;

em parceria com outras instituições da UP

Licenciatura em Jornalismo e Ciências da Comunicação; Mestrado em Multimédia; Mestrado em Ciências da Comunicação; Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico; Programa Doutoral em Matemática Aplicada; Programa Doutoral em Media Digitais;

Ver também[editar | editar código-fonte]

EGP-University of Porto Business School

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Faculdade de Economia da Universidade do Porto