Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Criada em 1945, a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco - FENSG é pioneira no estado, sendo a primeira do Norte/Nordeste a contar com um laboratório de informática direcionado à área de saúde.

Reconhecida por oferecer um dos melhores cursos da região, a FENSG conta com laboratórios de atendimento pré-hospitalar, emergência e violência, além de uma sala de procedimentos técnicos, onde os alunos utilizam manequins para articular a prática e a teoria. Os profissionais formados pela FENSG estão habilitados para atuar em laboratórios, clínicas, hospitais, no Programa de Saúde da Família, no ensino e na administração dos serviços hospitalares.

Para acompanhar o desenvolvimento tecnológico, a unidade implantou um novo currículo, aumentou a carga horária do curso para 4.775 horas/aula, ampliou o número de profissionais formados e os Projetos de Extensão, melhorando a qualidade de vida das comunidades carentes.

A FENSG é reconhecida pelo Ministério da Saúde como referência no programa de Emergência e Violência na área hospitalar e pré-hospitalar, na capacitação de enfermeiros e auxiliares de enfermagem. São 112 novos profissionais formados por ano. Esse sucesso fez com que a faculdade conquistasse a contribuição de importantes parceiros, como as Secretarias de Saúde Estadual e Municipal e o DETRAN, para a realização de diversos cursos.

A Unidade trabalha ainda com o Programa Saúde do Idoso, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Recife, através da Legião Assistencial do Recife (LAR) e de Centros Geriátricos. Palestras educativas para familiares que se responsabilizam pelo cuidado do idoso em casa também são ministradas pela Unidade de Ensino.

Com as crianças, a FENSG desenvolve o Programa Saúde da Criança e o Projeto de Prevenção a Violência Doméstica. Além disso, na área de DST/AIDS é responsável pela capacitação de enfermeiros da rede de saúde do Estado, no atendimento ao paciente HIV positivo

A Universidade de Pernambuco deu iniciação ao curso de Ciências Sociais(Licenciatura) à noite na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças(FENSG) em Agosto de 2013. Apesar de não ser um curso relacionado a Enfermagem, ele dá iniciação a um processo social muito importante nas localidades dos campus localizados no Recife, que já têm a sua excelência comprovada nos cursos relacionados às áreas de saúde e exatas.

História[editar | editar código-fonte]

A Faculdade de Enfermagem Nossas Senhora das Graças, inicialmente chamada de Escola de Enfermeiras Medalha Milagrosa, foi fundada em 1º de agosto de 1945, no Hospital Pedro II. Em 1946 houve a primeira mudança na direção da Escola, reorganizando o ensino. A instituição passou a se chamar Escola de Enfermeiras Nossa Senhora das Graças. Primeiramente agregada à Universidade Católica de Pernambuco, no período de 1960 a 1967, logo foi incorporada à Fundação de Ensino Superior de Pernambuco – FESP, em 21 de agosto de 1967.[1]

Em 1981 foi transferida para o Hospital Oswaldo Cruz, e em 1986 teve finalmente sua sede inaugurada em Santo Amaro (Recife). Em 1975, foi iniciada a especialização de residência em enfermagem, com a parceria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz e do Hospital da Restauração.

Atualmente, a Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG) conta com a maior parte dos seus docentes qualificados com mestrado ou doutorado o que possibilitou de forma pioneira no Estado na aprovação no ano de 2008 do primeiro Mestrado em Enfermagem de Pernambuco. [1]

Cursos[editar | editar código-fonte]

Graduação
  • Enfermagem [2]
  • Ciências Sociais (Licenciatura)
Pós-Graduação
  • Especialização
Clínico Domiciliar
Saúde Coletiva
Saúde do Adulto
Obstétrica e Oncológica
  • Mestrado em Enfermagem
  • Doutorado em Enfermagem

Referências

  1. a b «História da FENSG/UPE». FENSG. 2015. Consultado em 9 de abril de 2015 
  2. «Curso de Bacharelado em Enfermagem da UPE». Universidade de Pernambuco. 2015. Consultado em 9 de abril de 2015. Arquivado do original em 13 de novembro de 2013 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.