Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Jataí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox warning pn.svg
Este artigo foi proposto para eliminação semirrápida por um ou mais editores. A(s) justificativas apresentada(s) para eliminação foram:

Por favor, melhore o artigo se possível e procure enquadrá-lo dentro das regras do projeto.
Caso não haja oposição à eliminação desta página, ela será suprimida a partir de 24 de janeiro. Para mais informações, veja Política de eliminação e Eliminação semirrápida.


Encontre referências para o artigo: Google (notícias, livros e acadêmico)


Usuário: Se esta página possui arquivos de mídia que não são utilizáveis em outras páginas, adicione uma nota em WP:PER, para que um administrador lusófono do Wikimedia Commons verifique se ela se encontra no escopo do projeto.

Aviso ao criador: Os principais editores da página podem ser avisados (recomendável) e seu criador (se registrado) deve ser notificado com
{{subst:Aviso-ESR|1=Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Jataí}} ~~~~
Aviso ao criador com nota de boas-vindas:
{{subst:Av-bv-ESR|1=Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Jataí|2=~~~~}}

Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Jataí
Fmufj.jpeg
Universidade Universidade Federal de Jataí
Fundação 11 de agosto de 2014 (4 anos)
Tipo de instituição Faculdade da UFJ
Professores 56
Localização Jataí,  GoiásBrasil
Campus Campus Jatobá - Cidade Universitária José Cruciano de Araújo
Site medicina.jatai.ufg.br

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Jataí está localizada no Campus Jatobá (Cidade Universitária José Cruciano de Araújo) da UFJ. É uma das duas faculdades de medicina de universidade pública federal do estado de Goiás.

Metodologia de ensino[editar | editar código-fonte]

O curso de Medicina ofertado pela UFJ utiliza metodologias ativas de ensino, no qual o estudante atua como agente principal responsável pela sua aprendizagem. O curso tem como eixo central a Saúde e Educação na Comunidade, em que a educação médica é baseada na comunidade.[1]

Os eixos de desenvolvimento são:

  • Clínico (Aluno-Paciente)
  • Institucional (Academia-Aluno-Serviço)
  • Social (Comunidade-Aluno-Governo)
  • Pessoal (Princípios pessoais-Aluno-Prática profissional)

Perfil do profissional[editar | editar código-fonte]

O perfil profissional do médico, egresso do Curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí, está embasado nas Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC (2014): médico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.[1]

Histórico[editar | editar código-fonte]

O curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí iniciou suas atividades em 11 de agosto de 2014, tendo sido elaborado a partir da Proposta de Expansão de Vagas do Ensino Médico nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil, numa ação conjunta dos Ministérios da Educação e da Saúde.[2] A primeira turma a ingressar na Faculdade de Medicina da UFJ passou pelo último vestibular realizado pela UFG. A partir daí, o ingresso no curso passou a ser realizado pelo Sisu, no qual é utilizado a nota do ENEM.

Referências

  1. a b «Medicina». Guia de Cursos UFG. Consultado em 11 de janeiro de 2019 
  2. «Histórico do Curso». Jatai - Medicina. Consultado em 11 de janeiro de 2019