Faculdade de Tecnologia Termomecanica
Faculdade de Tecnologia Termomecanica | |
---|---|
FTT | |
Lema | Ser referência nacional nas atividades que visam à transformação social. |
Fundação | 20 de dezembro de 2002 (20 anos) |
Tipo de instituição | Privada Gratuita |
Mantenedora | Fundação Salvador Arena |
Localização | São Bernardo do Campo, SP |
Reitor(a) | Valcir Shigueru Omori |
Campi | ![]() |
Cores | Azul e Branco |
Índice Geral de Cursos | 4 (2015) |
Página oficial | http://www.cefsa.org.br/ |
A Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT) é uma instituição de ensino superior privada e filantrópica. A universidade é mantida pelo Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, uma fundação sem fins lucrativos, de finalidade educacional e filantrópica, mantida pela Termomecanica São Paulo S. A. e tem por objetivo a formação de excelentes profissionais, que possuam pleno domínio das competências e habilidades relativas às suas áreas de atuação, a consciência de cidadania e de participação na sociedade, além do perfil inovador. A instituição oferece cursos de bacharelado em Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação, além de pós-graduação em Gestão Educacional e Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade. Todos os cursos são totalmente gratuitos.
De acordo com o ENADE, a faculdade ocupa o 1º lugar entre as instituições de ensino superior das três principais cidades do ABC, sendo a 7º melhor de São Paulo e 33º do país.[1]
A FTT conta com uma completa estrutura educacional, ofertando aos alunos dos mais diversos cursos avançados recursos tecnológicos: uma planta de Processos de Industrialização de Alimentos; um sistema de manufatura integrada por computador – CIM; e laboratórios de automação industrial, informática e gestão.
Além disso, para que a formação seja completa, é necessário contar com excelentes profissionais de ensino. Por essa razão, a FTT esmera-se em selecionar e manter em seu quadro profissional, professores altamente capacitados e especializados, assegurando cursos de excelente qualidade.
História e Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]
A Faculdade de Tecnologia Termomecanica (FTT) está localizada na cidade de São Bernardo do Campo e é mantida pela Fundação Salvador Arena, instituição civil, de direito privado e sem fins lucrativos.
Instituída em 2002, a FTT iniciou as atividades acadêmicas dos cursos superiores de tecnologia em 2003, após estímulos decorrentes das crescentes melhorias na capacidade tecnológica das oficinas e laboratórios do Colégio, que acabaram gerando transformações nos cursos e a criação de cursos técnicos, até a evolução para a graduação tecnológica.
Assim como o colégio, a FTT, é totalmente gratuita. Os processos seletivos ocorrem duas vezes ao ano.
Além de um corpo docente altamente especializado, constituído por profissionais experientes e capacitados, a FTT destaca-se também por suas instalações, que contam com laboratórios aparelhados com a mais alta tecnologia.
Em 2019, passou a oferecer cursos gratuitos de pós-graduação em Gestão Educacional e Gestão em Projetos de Inovação e Sustentabilidade.
UCSA - Universidade Corporativa Salvador Arena[editar | editar código-fonte]
A Universidade Corporativa Salvador Arena (UCSA) é uma instituição vinculada à Fundação Salvador Arena, com objetivo de oferecer ações de desenvolvimento para os empregados da Fundação Salvador Arena e Termomecanica, parceiros, clientes, alunos e fornecedores (partes interessadas), construindo a ponte entre as competências humanas e as organizacionais, alinhadas às estratégias do negócio.
A UCSA foi implantada para desenvolver as competências gerais (todos os cargos), gerenciais (cargos de gestão) e funcionais (cargos operacionais, técnicos e administrativos) com foco nas estratégias da organização, atendendo a demandas específicas de formação dos nossos negócios.
Núcleo de Pesquisas - NUPE[editar | editar código-fonte]
O Núcleo de Pesquisas - NUPE, órgão auxiliar e complementar da FTT tem como meta prover os instrumentos necessários para que a FTT possa atuar efetivamente junto à comunidade, desenvolvendo atividades de pesquisa. A finalidade do Núcleo é o desenvolvimento científico e tecnológico do País, colocando à disposição do meio externo a sua capacidade de resolver problemas no campo de atuação dos seus cursos superiores e correlatos, de modo a oferecer novas soluções para os desafios e problemas enfrentados pela comunidade.
Núcleo de Pesquisas da FTT é subordinado a Direção Geral, contando com o apoio do pessoal especializado, técnico e administrativo, da própria faculdade. Ele tem como objetivos:
- Desenvolver pesquisas nas áreas de atuação dos cursos superiores de graduação oferecidos pela FTT;
- Produzir e divulgar conhecimentos sobre questões relevantes nessas áreas de atividade;
- Desenvolver tecnologias nos setores de interesse para a Instituição;
- Colaborar com outros órgãos de pesquisa e com empresas na solução de problemas técnicos e tecnológicos relevantes.
FTT Journal of Engineering and Business[editar | editar código-fonte]
A FTT Journal of Business and Engineering é uma revista anual da Faculdade de Tecnologia Termomecanica, de acesso livre e dedicada à difusão do conhecimento nas áreas de Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação. São aceitos trabalhos resultados de pesquisas científicas realizadas no âmbito de programas de graduação e pós-graduação no Brasil e no exterior. Os artigos devem ser inéditos e de reconhecida qualidade acadêmica, produzidos por pesquisadores nacionais e estrangeiros nas diversas áreas e subáreas de abrangência desta publicação, marcadamente interdisciplinar. Podem publicar na revista mestres e doutores e estudantes de graduação desde que tenham produzido artigos em parceria com professores mestres ou doutores.
A revista faz uma chamada de publicação por ano. São publicados dois artigos em cada área de interesse da revista. O processo de avaliação é feito por pares, conforme estabelecido no Portal do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (SEER/IBICT).
Núcleo de Formação Cidadã - NFC[editar | editar código-fonte]
O Núcleo de Formação Cidadã (NFC), por meio das suas atividades de extensão, atende à missão da FSA de contribuir com a sociedade, em especial com os mais necessitados, além de transmitir aos alunos valores do fundador, o Eng.º Salvador Arena, como altruísmo, ética e transparência.
As ações de extensão do Núcleo de Formação Cidadã propiciam o desenvolvimento profissional de discentes e docentes envolvidos em programas, projetos e atividades, que visam à integração e a melhoria das condições de vida da comunidade e o processo de desenvolvimento da qualidade do ensino, fortalecendo o princípio da cidadania. Através do contato com a sociedade os alunos têm uma visão do mundo real podendo colocar em prática os conhecimentos adquiridos e assim ajudar na transformação social da parte que é assistida por essas ações. Tanto professores quanto alunos são voluntários para os trabalhos selecionados.
Núcleo de Apoio à Carreira - NAC[editar | editar código-fonte]
O Núcleo de Apoio à Carreira é um setor que oferece aos estudantes a orientação e o apoio necessários para o ingresso no mercado de trabalho. Por meio da realização de estágio profissional, os estudantes recebem a oportunidade de conhecerem as possibilidades de atuação na sua área de estudo.
A partir do 2º semestre dos cursos, os estudantes já podem contar com os serviços oferecidos pelo setor. Em todos os cursos instituídos na FTT há cumprimento do estágio obrigatório.
SERVIÇOS DO NAC:
- Oficinas e workshops de preparação para ingresso no mercado de trabalho.
- Elaboração e revisão de currículo.
- Divulgação de oportunidades profissionais via Portal de Vagas FTT.
- Orientação para participação em processos seletivos.
Apoios sociais ofertados[editar | editar código-fonte]
- Bolsa alimentação: visa complementar temporariamente as necessidades nutricionais do aluno no espaço familiar durante o período em que a família se encontra em dificuldade econômica.
- Bolsa transporte: visa contribuir temporariamente com o aluno de modo que mantenha sua frequência nos estudos enquanto a família se reestrutura socioeconomicamente.
- Bolsa materiais complementares: visa oferecer condições materiais ao aluno (a), como apoio no rendimento escolar, evitando constrangimento na impossibilidade de obter os materiais escolares.
- Bolsa atendimento odontológico: visa garantir auxílio odontológico proporcionando condições preventivas e curativas de saúde bucal ao aluno.
- Bolsa necessidades especiais: visa contribuir com a inclusão social do aluno por meio da solução parcial ou total de necessidade especial, por meio de apoio para aquisição de óculos,órteses ou próteses.
- Programa Proimóvel: visa oportunizar consultoria para documentação, reduzindo entraves burocráticos e/ou técnicos para aquisição ou regularização da casa própria.
Estrutura física e tecnológica[editar | editar código-fonte]
A FTT desenvolve suas atividades dentro do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena (CEFSA) em uma área de 131.000 metros quadrados. Nesse espaço, funcionam também o Teatro Engenheiro Salvador Arena, o Estádio Olímpico Bronze TM23 e o Colégio Termomecânica, que oferece ensino gratuito da Educação Infantil ao Ensino Médio e Ensino Técnico.
Dentro desse complexo, as instalações da FTT dispõem de amplas salas de aulas equipadas com recursos audiovisuais (computador, projetor, telão e lousa) e sistema de ar condicionado. Para as aulas práticas, a FTT disponibiliza laboratórios com máquinas e equipamentos modernos e atualizados para as atividades pertinentes aos cursos ministrados pela instituição. Fazem parte desse conjunto os laboratórios de química dos alimentos, bioquímica, microbiologia, análise sensorial e as plantas piloto de vinho, espumante, iogurte, leite, manteiga, queijo, sorvete, doces e geleias, sucos, concentração, panificação e óleos.
Com uma infraestrutura voltada para o aluno, a instituição possui uma biblioteca interativa, cujas instalações são adequadas para estudos individuais ou em grupos. Os alunos e demais usuários têm acesso à consulta do acervo via sistema da biblioteca ou por meio de pesquisa na internet.
Existe também a Biblioteca Virtual Universitária, que disponibiliza vinte e quatro horas de acesso ao acervo de renomadas editoras. O acervo material atende às indicações dos professores, tanto em relação aos títulos quanto ao número de exemplares disponibilizados. Há também periódicos relacionados às disciplinas e temas dos cursos. A biblioteca disponibiliza aos usuários computadores para pesquisa em internet e um espaço para palestras e apresentações. O campus da FTT conta também com complexo esportivo com campo de futebol, pista de atletismo e sala de ginástica, quadras poliesportivas, piscinas, refeitório com cozinha industrial, além do teatro Engenheiro Salvador Arena, com capacidade para 600 espectadores, ambulatório, laboratório de internet, áreas de convivência e estacionamento.
A instituição possui rampas de acesso para portadores de necessidades especiais e disponibiliza cadeiras de rodas, bem como reserva de espaço em estacionamento. Há elevadores exclusivos no prédio da faculdade e no Teatro Eng.º Salvador Arena. Para evitar paradas e suspensão das aulas, existe um gerador elétrico a motor diesel destinado a manter a carga operacional em toda a estrutura da CEFSA, no caso de falha no fornecimento de energia por parte da concessionária.
Cursos premiados[editar | editar código-fonte]
Em 2008 o curso de Alimentos recebeu o prêmio de melhor curso do Brasil, segundo o MEC. Também em 2008, o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas recebeu o prêmio de melhor curso da Região do Grande ABC, segundo o MEC.
Os cursos de Administração, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação e Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Tecnologia Termomecanica, que integra um dos principais projetos sociais da Fundação Salvador Arena na área de educação, receberam nota máxima (nota 5) no Reconhecimento de Cursos, do Ministério da Educação (MEC).
Todos os cursos já contam com a nota de base 4 no IGC. A faculdade é considerada uma das melhores do Brasil.
Referências
- ↑ «As 100 melhores e piores instituições de ensino superior | EXAME». exame.abril.com.br. Consultado em 5 de fevereiro de 2018