Monal-de-cauda-ruiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Faisão-do-nepal)
Como ler uma infocaixa de taxonomiaFaisão-do-nepal
Macho
Macho
Fêmea
Fêmea
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Phasianidae
Género: Lophophorus
Espécie: L. impejanus
Nome binomial
Lophophorus impejanus
(Latham, 1790)
Lophophorus impejanus - MHNT

O monal-de-cauda-ruiva (Lophophorus impejanus), também conhecido pelos nomes de faisão-do-nepal, faisão-resplandecente, monal-dos-himalaias, monal-himalaio ou simplesmente monal, é uma ave galiforme da família Phasianidae.[1] É considerada a ave-símbolo do Nepal.

Caracterização[editar | editar código-fonte]

O faisão-do-nepal mede aproximadamente 70 cm de comprimento e seu peso varia entre 1,9 e 2,3 kg nos machos e 1,8 e 2,1 kg nas fêmeas. Apresenta acentuado dimorfismo sexual: os machos adultos possuem uma grande crista verde-metálica e a plumagem do corpo é totalmente multicolorida, enquanto as fêmeas são castanho-escuras, com plumagem branca no pescoço e coberteiras superiores da cauda, além de possuirem uma coloração azulada na região periocular.

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

Ocorre do leste do Afeganistão até a região do Himalaia, incluindo a região da Caxemira, no norte do Paquistão, índia (estados de Himachal Pradesh, Uttarakhand, Sikkim e Arunachal Pradesh), Nepal, sul do Tibete e Butão. Há registros de sua ocorrência em Myanmare em Portugal

Ocupa a região superior das florestas temperadas de coníferas, em rochedos e campinas altas entre 2.400 e 4.500 metros de altitude. Possuem notável migração em relação à altitude, procurando regiões abaixo dos 2.000m durante o inverno.

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Alimentam-se de raízes, tubérculos e algumas plantas, além de invertebrados. Possuem tolerância à neve, sendo observados escavando nela para procurar alimento.

Referências

  1. «Lophophorus impejanus» (em inglês). ITIS (www.itis.gov) 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.