Falange Azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Grêmio Recreativo Torcida Organizada Escola de Samba Falange Azul
Fundação 5 de fevereiro de 1992 (27 anos)
Alcunhas Falange Azul, TFA
Cores Branco (predominante) e azul-claro
Símbolo Morte
Sede Londrina,  Paraná
Página oficial

Falange Azul é a torcida organizada do Londrina Esporte Clube (LEC), localizada em Londrina, Paraná, Brasil.

A Falange Azul foi fundada em 5 de fevereiro de 1992 por torcedores do Londrina, ano em que o clube se tornou campeão paranaense. Em 1997, a torcida se fundiu com o Grêmio Recreativo Torcida Organizada Mancha Azul, mas manteve o nome de Falange Azul.

História[editar | editar código-fonte]

O Grêmio Recreativo Torcida Organizada Escola de Samba Falange Azul foi fundado em 5 de fevereiro de 1992, por Marcelo Aparecido Fuentes, Ronaldo Cezar, Rogério Batista e Ivoncley Sepe. No mesmo ano, o Londrina sagrou-se campeão do Campeonato Paranaense e vice campeão em 1993 e 1994. E campeão da Taça da cidade de Curitiba em 1994.

Em 1997, na administração do ex-presidente do Londrina Marcelo Caldarelli, foi proposta uma união entre as três torcidas organizadas do Londrina: a Falange Azul, a Sangue Azul e a Mancha Azul. Após uma reunião entre as diretorias das três torcidas, foi firmada a união entre Falange Azul e Mancha Azul. Entretanto, o nome e a logomarca da Falange Azul foram mantidos, por ser a torcida mais antiga.

A nova diretoria foi formada com integrantes de ambas torcidas, sendo aclamado como presidente Fernando Cesar Pereira, tendo Marcelo A. Fuentes como vice-presidente. A recém-formada torcida obteve duas salas localizadas abaixo da arquibancada descoberta do Estádio Vitorino Gonçalves Dias, que passaram a ser a nova sede da Falange Azul.

O Londrina Esporte Clube foi rebaixado em 1998, na tristeza do rebaixamento para a segunda divisão do campeonato estadual e na alegria e frustração de ter realizado uma boa campanha pela série B do brasileiro, ficando a uma mísera vitória de chegar à elite do futebol nacional. E em 1999, quando o LEC voltou para a elite do futebol paranaense, contou com total apoio da Falange Azul, na qual se fez presente em todos os jogos dentro e fora de casa.

Em 1999, foi lançado o primeiro website da Torcida Falange Azul. Em 2003, foi construída uma sede maior Falange Azul, em um terreno anexo ao Estádio Vitorino Gonçalves Dias, que fora cedido pela diretoria do Londrina. Com aproximadamente 400 metros quadrados, a sede atual da Falange Azul dispõe de quatro salas, bar, banheiros, cozinha, loja e uma área para eventos.

No século XX, a Falange Azul já podia ser considerada uma das torcidas mais atuantes e a uma das maiores do interior do sul do Brasil. Os materiais confeccionados pela torcida são superiores quando comparada a de outras grandes torcidas do país.

Em 2000, foi realizada a primeira festa de aniversário da torcida (8 anos), já em 2002 dois anos depois foi feita uma festa maior a de 10 anos, que contou com a presença de outras torcidas organizadas do pais.

A sede da Torcida não suportava o fluxo de pessoas e em 2003 foi ampliada tendo uma área, agora possuem salas de reunião, bar, banheiros feminino e masculino, depósito e grande área livre.

Em 2010, teve um início a uma nova era. com a reformulação do estatuto social do clube, participando da elaboração e aprovação do contrato de gestão com a SM Sports atuando diretamente com a nova diretoria eleita no final de 2010. a nova diretoria do clube tendo como Vice - Presidente Marcelo Benini e como diretor Marcelo Pio.

Com a gestão da SM Sports, já em 2011 o londrina conquistou o título da Divisão de acesso. No próximo ano foi o quinto colocado na classificação geral do campeonato paranaense.

Com as eleições de 2013, assumira a diretoria presidente Marcelo Benini e vice-presidente Marcelo Fuentes.

Em 2014, o Londrina Esporte Club conquistou a campeonato paranaense, e também foi realizada neste mesmo ano a festa dos 58 anos do Clube.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Torcida é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.