Family Guy (4ª temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Family Guy
Family Guy Temporada 4a.png

Family Guy Temporada 4b.jpg
Capa de DVD Dos volumes que contem a 4ª Temporada da Serie

Informações
País de origem Estados Unidos Estados Unidos
Idioma original Estados UnidosInglês
Brasil Português Brasil
N.º de episódios 30
Exibição
Emissora Estados Unidos Fox
Brasil Fx
Brasil Rede Globo
Portugal Fox
Portugal RTP2
Portugal SIC Radical
Transmissão
original
1 de maio de 2005
Estados Unidos North by North Quahog
Brasil Intriga Nacional –
[1] 9 de abril de 2006
Estados Unidos Stu and Stewie's Excellent Adventure
Brasil A Excelente Aventura de Stu e Stewie (Parte 3)
Lançamento em DVD
Região 1 Estados Unidos Canadá
1º DVD 29 de novembro de 2005
2º DVD14 de novembro de 2006
Região 2 Reino Unido
1º DVD 24 de abril de 2006
2º DVD 30 de outubro de 2006
Região 4 Austrália
1º DVD 05 de maio de 2006
2º DVD 01 de novembro de 2006
Cronologia das temporadas
Anterior Próxima
3ª temporada 5ª temporada

A quarta temporada da série de animação humorística Family Guy foi ao ar originalmente na Fox a partir de 1 de maio de 2005, e permaneceu no ar até 21 de maio de 2006. A temporada constitui de 30 episódios, tornando-se a temporada com maior duração até então, com seu roteiro dirigido por Seth MacFarlane e David Zuckerman.

A primeira metade da temporada está incluída no volume 3 do conjunto de DVDs, que foi lançado em 29 de novembro de 2005, e a segunda metade está incluído no volume 4, que foi lançado em 14 de novembro de 2006.

Os três últimos episódios da 4ª temporada foram a base para um filme, conhecido como Stewie Griffin: The Untold Story, e a Fox não considera esses episódios na contagem oficial de episódios.

O Family Guy foi cancelado em 2002 devido a baixa audiência, mas foi revivido pela Fox depois que as reprises na Adult Swim se tornaram o programa mais assistido da rede e mais de três milhões de DVDs do show foram vendidas. "Intriga Nacional" (em inglês "North by North Quahog") foi o primeiro episódio no ar após o renascimento da série.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Conceito[editar | editar código-fonte]

MacFarlane foi quem teve a ideia inicial de Family Guy, no ano de 1995, por causa de sua faculdade, foi requerida que ele criasse um curta tese para mostrar seu desempenho universitário.[2]

Larry (à esquerda) e Steve (à direita), como eles apareceram em Larry & Steve.

Foi daí em que criou o primeiro projeto, chamando-o de The Life of Larry (traduzindo para o português "A vida de Larry").[3] Logo após, ele deu continuidade ao projeto, criando outro curta em 1996, chamado Larry and Steve, onde havia um personagem com o nome Larry e um cachorro intelectual, chamado Steve; o curta foi ao ar em 1997 na World Premiere Toons, programa de TV da Cartoon Network.[2]

Executivos da Fox viram os curtas e contratam MacFarlane para criar uma série baseada nos personagens, cujo nome seria Family Guy. O grupo propôs que o criador completasse um curta de 15 minutos e deu um orçamento de $50,000 mil dólares.[4]

Diversos aspectos do seriado foram inspirados nos curtas de Larry. Enquanto trabalhava na série, Larry e Steve se tornariam lentamente Peter e Brian.[5]

Produção[editar | editar código-fonte]

MacFarlane, quem teve a ideia inicial ao Family Guy, numa faculdade.

O show foi cancelado pela primeira vez após a segunda temporada de 1999-2000, mas depois de um adiamento de última hora, voltou para uma terceira temporada em 2001.[6] Em 2002, a série foi cancelada após três temporadas devido as baixas avaliações.[7] Após feito um acordo de venda da série, foi feito um reprise, e após isto, Family Guy conseguiu bastante vendas e por consequência, as produções tiveram continuidade, dando partida a 4º temporada, em dois volumes de DVDs, o volume 3 e 4.A Cartoon Network foi quem comprou os direitos, "[...] basicamente de graça", de acordo com o presidente da 20th Century Fox Television Production,[8] e após a compra e as reprises, Family Guy tomou um novo rumo, e em 2004 teve seu retorno garantido após o sucesso em vendas através de DVDs, que alcançaram cerca de 2 milhões de vendas em um único ano.[9]

"Quando vimos a forma como a base de fãs reagiu, obviamente nos fez pensar que havia um público muito puro que o seguiria em qualquer lugar", diz Gary Newman, da 20th Century Fox.

Mas, no sucesso do Family Guy, a 20th Century Fox Television vê uma chance de lucrar ainda mais com DVDs, mercadorias, e o principal: a sindicação para as emissoras de TV locais, o que normalmente requer pelo menos 85 episódios, com 30 episódios no total, sendo os últimos 4 desconsiderado da contagem oficial da Fox.

A partir daí, a quarta temporada teve seu início de produção, onde foram lançados 30 episódios, sendo a temporada com o maior número de episódios até então.[9]

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

Título Diretor(es) Escritor(es) Data da transmissão Código de
produção
Audiência
(em milhões)
Na
série
Na
temporada
51 1 "Estados Unidos North by North Quahog"
Brasil "Intriga Nacional"
Peter Shin Seth MacFarlane 1 de maio de 2005 4ACX01[10] 11.85
Peter e Lois tentam recuperar a magia de seu casamento com uma segunda lua-de-mel, mas são obrigados a fugir de Mel Gibson por terem tentado destruir um de seus filmes. Enquanto isso, Brian e Stewie tentam botar ordem na casa enquanto Peter e Lois não voltam e isso Inclui ajudar Chris com seus Problemas. 
52 2 "Estados Unidos Fast Times at Buddy Cianci Jr. High"
Brasil Tempos Difíceis no Colégio Buddy Cianci, Jr.
Pete Michels Ken Goin 8 de maio de 2005 4ACX02[11] 9.71
Brian se torna um professor de Inglês substituto, mas é transferido para uma classe de adolescentes problemáticos. Enquanto isso, Chris se apaixona pela substituta de Brian que, ao saber disto, planeja matar seu marido para que possam ficar juntos. 
53 3 "Estados Unidos Blind Ambition"
Brasil Ambição Cega
Chuck Klein Steve Callaghan 15 de maio de 2005 4ACX041[12] 9.21
Notando as últimas realizações de seus amigos, Peter faz tudo que puder para fazer alguma coisa pela qual seja lembrado. Suas ambições, porém, lhe custam a visão. Enquanto isso, o Galo Gigante (de "A Bomba") volta para se vingar de Peter. 
54 4 "Estados Unidos Don't Make Me Over"
Brasil Mudança Radical
Sarah Frost Gene Laufenberg 5 de junho de 2005 4ACX03[13] 7.23
Meg passa por uma extrema mudança para aumentar sua confiança. Enquanto isso, Peter planeja montar uma banda de rock, e o consegue com a beleza de Meg e a voz de Chris. 
55 5 "Estados Unidos The Cleveland–Loretta Quagmire"
Brasil O Cleveland-Loretta Quagmire
James Purdum Mike Henry & Patrick Henry 12 de junho de 2005 4ACX03[14] 8.35
Quando Loretta tem um caso com Quagmire e se divorcia de Cleveland por achá-lo chato, Peter decide ensinar Cleveland a demonstrar seus sentimentos. Seu plano parece funcionar, pois Cleveland agora quer matar Quagmire e Peter deve salvá-lo de sua ira. 
56 6 "Estados Unidos Petarded"
Brasil Petardado
Seth Kearsley Alec Sulkin & Wellesley Wild 19 de junho de 2005 4ACX09[13] 7.23
Peter se torna tão convencido de que é um gênio que Brian decide testar seu Q.I. O teste então revela que Peter é um retardado mental. Sua condição se espalha publicamente, e Peter inicialmente se sente isolado da sociedade até que descobre os mimos que vêm com a simpatia do povo. 
57 7 "Estados Unidos Brian the Bachelor"
Brasil Brian, o Solteirão
Dan Povenmire Mark Hentemann 26 de junho de 2005 4ACX10[15] 7.29
Brian aparece no reality show The Bachelorette pensando que não vai ganhar, mas se apaixona pela Bachelorette quando a vê mais do que como uma atriz. Enquanto isso, Chris se torna amigo de uma espinha falante que cresce em sua cara que o manda fazer maldades. 
58 8 "Estados Unidos 8 Simple Rules for Buying My Teenage Daughter"
Brasil 8 Regrinhas Básicas Para Comprar Minha Filha Adolescente
Greg Colton Patrick Meighan 10 de julho de 2005 4ACX11[16] 6.1
Peter oferece Meg ao filho de Mort Goldman, Neil, para poder pagar uma dívida na farmácia. Meg obviamente é contra a ideia no início, mas quando descobre que Neil arrumou uma namorada, fica enciumada. Enquanto isso, Stewie se apaixona por uma bela babá que já tem namorado. 
59 9 "Estados Unidos Breaking Out Is Hard to Do"
Brasil É Difícil Parar
Kurt Dumas Tom Devanney 17 de julho de 2005 4ACX12[17] 5.75
Lois se torna uma cleptomaníaca ao descobrir a emoção de roubar lojas, mas é presa ao tentar roubar uma pintura. Os Griffins não agüentam viver sem ela, então a salvam da prisão e se mudam para outra cidade, se tornando fugitivos. 
60 10 "Estados Unidos Model Misbehavior"
Brasil Mau Comportamento
Sarah Frost Steve Callaghan 24 de julho de 2005 4ACX13[18] 6.73
Lois realiza seu sonho de se tornar modelo ao aparecer de roupas íntimas num jornal. Peter, porém, fica preocupado devido ao fato de Lois poder perder sua noção de realidade. Enquanto isso, Brian tenta arranjar dinheiro para uma operação de teníase. 
61 11 "Estados Unidos Peter's Got Woods"
Brasil Peter e James Woods
Chuck Klein & Zac Moncrief Danny Smith 11 de setembro de 2005 4ACX14[19] 9.22
Brian se apaixona por uma professora negra e pede para mudar o nome do colégio somente para agradá-la. Peter se sente inseguro quanto a isto e pede para James Woods consertar a situação. Peter então se torna o melhor amigo de James e esquece Brian. 
62 12 "Estados Unidos Perfect Castaway"
Brasil O Naufrágio Perfeito
James Purdum John Viener 18 de setembro de 2005 4ACX15[20] 8.68
Peter e seus amigos naufragam, e Lois se casa com Brian achando que Peter morreu. Ela fica feliz ao saber que Peter está bem, mas deverá escolher entre sua afeição por Peter e seu compromisso com Brian. 
63 13 "Estados Unidos Jungle Love""
Brasil Amor Selvagem
Seth Kearsley Mark Hentemann 25 de setembro de 2005 4ACX16[21] 8.56
Chris foge de sua escola e entra para as Tropas da Paz. Mas quando se apaixona pela filha de um chefe nativo, nunca mais poderá voltar para casa. Enquanto isso, Peter arruma emprego na cervejaria Patriota Pawtucket. 
64 14 "Estados Unidos PTV"
Brasil PTV
Dan Povenmire Alec Sulkin & Wellesley Wild 6 de novembro de 2005 4ACX17[22] 7.98
Um "problema técnico" ocorre durante a entrega de um prêmio, o que faz a FCC fiscalizar ainda mais o conteúdo dos programas de TV. Infuriado, Peter cria seu próprio canal de TV, repleto de programação obscena. 
65 15 "Estados Unidos Brian Goes Back to College"
Brasil Brian Volta à Faculdade
Greg Colton Matt Fleckenstein 13 de novembro de 2005 4ACX18[23] 9.20
Quando é revelado que Brian não terminou a faculdade, ele decide então voltar para conclui-la. Porém, ele deve esquecer suas tentações de colar para poder passar. Enquanto isso, Peter, Quagmire, Cleveland e Joe se tornam o novo "The A-Team" ao ganharem um concurso de fantasias. 
66 16 "Estados Unidos The Courtship of Stewie's Father"
Brasil A Cortesia do Pai de Stewie
Kurt Dumas Kirker Butler 20 de novembro de 2005 4ACX19[24] 9.08
Lois pensa que o comportamento matricida de Stewie é somente uma tentativa para chamar a atenção do pai, então faz Peter criar laços com Stewie, apesar de eles pregarem peças nela. Enquanto isso, Chris é obrigado a fazer tarefas para o velho Herbert ao quebrar sua janela, o que faz Herbert ficar mais perto de Chris do que nunca. 
67 17 "Estados Unidos The Fat Guy Strangler"
Brasil O Estrangulador de Gordos
Sarah Frost Chris Sheridan 27 de novembro de 2005 4ACX20[25] 9.85
Lois descobre que tem um irmão internado num hospício devido a um incidente traumático com Jackie Gleason e que odeia gordos. Enquanto isso, Peter começa um grupo de advocacia para obesos ao ser chamado de gordo pelo doutor. 
68 18 "Estados Unidos The Father, the Son, and the Holy Fonz"
Brasil Em Nome do Pai, do Filho e do Santo Fonz
James Purdum Danny Smith 18 de dezembro de 2005 4ACX22[26] 8.26
Ao não conseguir achar uma religião que queira seguir, Peter cria sua própria, baseada no culto ao personagem Fonzie, da série Happy Days, que se torna muito popular. Enquanto isso, Stewie é obrigado a viver confinado numa bolha de plástico após ser diagnosticado com um sistema imunológico fraco ao ser mergulhado em água benta contaminada. 
69 19 "Estados Unidos Brian Sings and Swings"
Brasil Brian Canta e Dança
Chuck Klein & Zac Moncrief Michael Rowe 8 de janeiro de 2006 4ACX21[27] 8.10
Brian entra em depressão ao ser atropelado por um carro, mas encontra um novo rumo na vida ao se tornar acompanhante de Frank Sinatra Jr.. Enquanto isso, Meg finge ser lésbica para se enturmar num grupo de meninas lésbicas. 
70 20 "Estados Unidos Patriot Games"
Brasil Jogos Patrióticos
Cyndi Tang Mike Henry 29 de janeiro de 2006 4ACX25[28] 9.08
Peter se torna um jogador dos New England Patriots a pedido de Tom Brady. Enquanto essa, Stewie se torna um marcador de apostas e deve tomar medidas drásticas para fazer Brian o pagar. 
71 21 "Estados Unidos I Take Thee Quagmire"
Brasil Eu Te Aceito, Quagmire
Seth Kearsley Tom Maxwell & Don Woodard and Steve Callaghan 12 de março de 2006 4ACX23[29] 8.06
Quagmire se apaixona pela empregada que Peter ganhou num programa de TV e acabam se casando, mas Quagmire muda de ideia e tenta se separar. Enquanto isso, Lois tenta desmamar Stewie. 
72 22 "Estados Unidos Sibling Rivalry"
Brasil Rivalidade Fraterna
Dan Povenmire Cherry Chevapravatdumrong 26 de março de 2006 4ACX24[30] 7.95
O meio-irmão de Stewie, Bertam (visto pela primeira vez em "Emissão Impossível") nasce, e batalha contra Stewie pelo controle do parquinho. Enquanto isso, Peter faz uma vasectomia que deixa sua vida sexual com Lois parada 
73 23 "Estados Unidos Deep Throats"
Brasil Gargantas Profundas
Greg Colton Alex Borstein 9 de abril de 2006 4ACX26[31] 7.88
Brian tenta expor a cidade de Quahog que o prefeito Adam West é corrupto. Enquanto isso, Peter e Lois começam a fumar maconha para conseguirem inspiração para um show de talentos. 
74 24 "Estados Unidos Peterotica"
Brasil Peterótico
Kurt Dumas Patrick Meighan 23 de abril de 2006 4ACX27[32] 7.82
Peter lê um livro erótico que acha ruim, então começa a sua própria série. Porém, ele acaba fazendo com que Carter Pewterschmidt (o editor) perca todo o seu dinheiro, e Peter deve fazê-lo a se acostumar a uma nova vida. 
75 25 "Estados Unidos You May Now Kiss the... Uh... Guy Who Receives"
Brasil Você Agora Pode Beijar... Hã... Esse Cara
Dominic Polcino David A. Goodman 9 de abril de 2006 4ACX27[33] 7.82
O prefeito West tenta banir o casamento gay em Quahog, e Brian vai à luta para conquistar o direito de seu primo Jasper se casar. Enquanto isso, Chris se torna um republicano para poder namorar uma menina. 
76 26 "Estados Unidos Petergeist"
Brasil Petergeist
Sarah Frost Alec Sulkin & Wellesley Wild 9 de abril de 2006 4ACX27[34] 7.85
Peter decide construir um multiplex para poder superar o home theater de Joe, mas acaba encontrando um cemitério indígena no seu quintal. Como resultado, um fantasma passa a assombrar a casa dos Griffins e espíritos tentam levar Stewie para o além, e cada vez mais eventos estranhos acontecem. 
77 27 "Estados Unidos The Griffin Family History"
Brasil História Familiar
Zac Moncrief John Viener 9 de abril de 2006 4ACX27[35] 7.87
Durante um assalto na casa dos Griffins, a família se esconde no porão. Peter, então, conta para a família a história de sua louca descendência. 
78 28 "Estados Unidos Stewie B. Goode"
Brasil Stewie B. Goode (Parte 1)
Pete Michels Gary Janetti & Chris Sheridan 9 de abril de 2006 4ACX27[36] 7.88
Ao tentar matar um menino do qual não gosta, Stewie tem uma experiência de quase-morte onde vai parar no inferno, o que faz com que ele decida ser mais bonzinho. Enquanto isso, Peter arruma um emprego no jornal. 
79 29 "Estados Unidos Bango Was His Name, Oh!"
Brasil Chana Era o Nome Dele! (Parte 2)
Pete Michels Alex Borstein 9 de abril de 2006 4ACX27[36] 7.88
Stewie assiste a TV e nota um homem muito semelhante a ele. Stewie e Brian partem rumo a San Francisco para encontrá-lo, pois Stewie acredita que este homem seja seu pai. 
80 30 "Estados Unidos Stu and Stewie's Excellent Adventure"
Brasil A Excelente Aventura de Stu e Stewie (Parte 3)
Pete Michels Steve Callaghan 9 de abril de 2006 4ACX27[36] 7.88
Após encontrar seu 'eu' do futuro, Stewie viaja no tempo e descobre que será praticamente um fracassado. O motivo de suas mudanças radicais na vida: a experiência de quase-morte (ocorrida no ep. 28). 

Referências

  1. «Todos episódios de Family Guy». Consultado em 26 de março de 2017 
  2. a b Lenburg, Jeff (2006). Who's who in animated cartoons: an international guide to film & television's award-winning and legendary animators Illustrated ed. New York: [s.n.] p. 221. ISBN 978-1-55783-671-7 
  3. Lenburg, Jeff. «"Family Guy" Seth MacFarlane to speak at Class Day: Creator and executive producer of 'Family Guy' will headline undergraduate celebration». Harvard Gazette. Consultado em 21 de dezembro de 2007 
  4. Andreeva, Nellie (5 de maio de 2008). «"Family Guy" creator seals megadeal». The Hollywood Reporter. Consultado em 26 de março de 2017 
  5. Strike, Joe. «Cartoon Network Pilots Screened by ASIFA East at NYC's School of Visual Arts». Animation World Network. Consultado em 26 de março de 2017 
  6. Wheat, Alynda (12 de setembro de 2008). «Fall TV Preview: 'Family Guy'». Entertainment Weekly. Consultado em 26 de março de 2017 
  7. Morrow, Terry (13 de agosto de 2004). «Resurrected 'Family Guy' is Drawing A Growing Audience». The San Diego Union-Tribune. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 13 de novembro de 2004 
  8. Gordon, Devin (4 de abril de 2005). «Family Reunion». Newsweek. p. 50 
  9. a b Levin, Gary (24 de março de 2004). «'Family Guy' un-canceled, thanks to DVD sales success». USA Today. Consultado em 3 de julho de 2009 
  10. «A Sweeping Weekend». The New York Times 
  11. Aurthur, Kate (10 de maio de 2005). «Arts, Briefly; Is 'Elvis' Really Dead?». The New York Times. Consultado em 25 de março de 2017 
  12. «Weekly Program Rankings». ABC. 17 de maio de 2005. Consultado em 25 de março de 2017. Arquivado do original em 11 de março de 2015 
  13. a b Aurthur, Kate (7 de maio de 2005). «Oh, 'Dad,' Poor 'Dad'». The New York Times. Consultado em 25 de março de 2017 
  14. Aurthur, Kate (14 de junho de 2005). «CBS Outscores the N.B.A.». The New York Times. Consultado em 26 de março de 2017 
  15. Aurthur, Kate (28 de junho de 2005). «Sunday Ratings». The New York Times. Consultado em 26 de março de 2017 
  16. Aurthur, Kate (12 de julho de 2005). «Sharing the Ratings Spoils». The New York Times. Consultado em 26 de março de 2017 
  17. Aurthur, Kate (19 de julho de 2005). «'60 Minutes' Makes CBS's Night». The New York Times. Consultado em 26 de março de 2017 
  18. Aurthur, Kate (26 de julho de 2005). «For NBC, Crime Pays». The New York Times. Consultado em 26 de março de 2017 
  19. Aurthur, Kate (13 de setembro de 2005). «Fox Wins With Premieres». The New York Times. Consultado em 26 de março de 2017 
  20. «Weekly Program Rankings». ABC. 27 de setembro de 2005. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 1 de junho de 2009 
  21. «Weekly Program Rankings». ABC. 4 de outubro de 2005. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 11 de março de 2015 
  22. «Weekly Program Rankings». ABC. 8 de novembro de 2005. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 11 de outubro de 2014 
  23. «Weekly Program Rankings». ABC. 15 de novembro de 2005. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 11 de março de 2015 
  24. «Weekly Program Rankings». ABC. 22 de novembro de 2005. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 11 de março de 2015 
  25. «Weekly Program Rankings». ABC. 29 de novembro de 2005. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 11 de março de 2015 
  26. «By The Numbers – Nielsen TV ratings». The Dallas Morning News. 21 de dezembro de 2005. p. 3G 
  27. «TV Listings for – January 8, 2006». TV Tango. 8 de janeiro de 2006. Consultado em 26 de março de 2017 
  28. «Weekly Program Rankings». ABC. 31 de janeiro de 2006. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 28 de julho de 2014 
  29. «Weekly Program Rankings». ABC. 14 de março de 2006. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 11 de outubro de 2014 
  30. «Weekly Program Rankings». ABC. 28 de março de 2006. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 11 de março de 2015 
  31. «Weekly Program Rankings». ABC. 11 de abril de 2006. Consultado em 23 de março de 2017. Arquivado do original em 11 de outubro de 2014 
  32. «Weekly Program Rankings». ABC. 25 de abril de 2006. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 10 de novembro de 2014 
  33. «Weekly Program Rankings». ABC. 9 de maio de 2006. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 11 de outubro de 2014 
  34. «Weekly Program Rankings». ABC. 2 de maio de 2006. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 11 de outubro de 2014 
  35. «Weekly Program Rankings». ABC. 16 de maio de 2006. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 11 de outubro de 2014 
  36. a b c «Weekly Program Rankings». ABC. 23 de maio de 2006. Consultado em 26 de março de 2017. Arquivado do original em 20 de fevereiro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]