Fandom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fãs de Harry Potter fantasiados como estudantes de Hogwarts, cosplay da Anime Boston de 2010.

Fandom é um termo usado para se referir a uma subcultura composta por fãs de determinada mídia, caracterizados pela empatia e camaradagem por outros membros da comunidade que compartilhar gostos em comum.

Um fandom pode surgir ao redor de qualquer área de interesse ou atividade. Podem ser de focos definidos e específicos, como uma celebridade individual, ou mais amplos, englobando hobbies, gêneros e modas inteiras.

Apesar de sua vasta aplicação atual, o termo foi cunhado especificamente em relação à apreciação entusiástica por esportes. A palavra, inglesa, é composta pela palavra fan mais o sufixo -dom. O dicionario americano Merriam-Webster registra o primeiro uso conhecido da palavra para 1903.[1] [2] . Eles se ajudam entre sí e chegam a marcar encontros para se conhecerem pessoalmente.

Atividades[editar | editar código-fonte]

Entre as atividades mais freqüentes entre um fandom são os cosplay, os fanzines, dōjinshis (fanzine com qualidade de revista profissional), as histórias de ficção publicadas online (fanfictions, fanfics ou fics), em formato de vídeo (fanfilms) ou também fanarts, as convenções e encontros e mais popularmente a coleção de produtos e reportagens sobre o tema abordado.

Encontros de fandoms[editar | editar código-fonte]

Virtualmente: Geralmente os "fandoms" se encontram em páginas, "pages",que são criadas em homenagem ao ídolo. Nesse tipo de páginas pessoas do mesmo "fandom" se encontram virtualmente e conversam.

Pessoalmente: Em páginas virtuais são marcados encontros de fãs do mesmo "fandom" em determinado local, são locais públicos ou privados.

Referências

  1. «Definition of FANDOM» (em inglês). Merriam-Webster. Consultado em 21 de abril de 2016. 
  2. «Ela é espada!». Abril.com. Consultado em 2008-08-11.