Fandub

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde março de 2018).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Fã-dublagem ou fandub é a dublagem feita por fãs. Essas dublagens, por serem amadoras, não têm retorno financeiro, pois os fã-dubladores, em sua maioria, não possuem o registro de ator (DRT) e também não detêm os direitos autorais da obra com a qual estão trabalhando, o que vale para filmes, animações e semelhantes que tenham direitos autorais. A fandub é feita quando filmes, series e animações não possuem uma dublagem oficial ou quando não são distribuídos por causa da censura dos próprios países, dessa forma grupos se formam e criam fã-dublagens. Também é possível criar uma animação ou um curta-metragem e dublá-lo.


A fã-dublagem é utilizada por muitos fãs de dublagem que pretendem seguir carreira como dubladores profissionais. Uma grande parte dos fã-dubladores dizem fazer fã-dublagem como um "treino" de interpretação e auto-conhecimento vocal.


Na América Latina, as fã-dublagens se desenvolvem principalmente no Brasil, no Chile e no México entre os fãs de animes[carece de fontes?].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.