Fangak (condado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Under construction icon-yellow.svg
Este artigo carece de caixa informativa ou a usada não é a mais adequada. Foi sugerido que adicionasse esta.

O Condado de Fangak é uma área administrativa no norte do estado de Jonglei, no Sudão do Sul. Sua sede fica na cidade de Fam al Zaraf.[1] O condado está localizado entre o estado de Unidade a oeste, o Condado de Ayod ao sul, o Condado de Piegi a leste, o estado do Alto Nilo no nordeste e ao norte. James Maluit Ruach é o comissário do Condado de Fangak.

População[editar | editar código-fonte]

O censo de 2008 estimou que a população do condado era de 110.130 habitantes.[2] A maioria dos habitantes do Condado de Fangak pertencem às etnias Laak e Thiang do povo Nuer. As pessoas geralmente são pastoras e agricultoras, mantêm o cultivo para uso pessoal e para venda por técnicas agrícolas tradicionais e têm criações de gado. O gado faz parte da cultura, pois é trocado em casamentos, para fornecer carne, leite e peles.[1]

Segurança[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2011, as forças leais ao general rebelde George Athor ocuparam brevemente o condado de Fangak antes de se retirar quando as tropas da SPLA chegaram. Várias pessoas morreram no conflito.[3] Mais tarde, o SPLA informou que pelo menos 105 pessoas foram mortas, a maioria mulheres e crianças. A ONU apelou para a implementação imediata do cessar-fogo em janeiro.[4] Em junho de 2011, James Maluit Ruach, comissário do condado, disse que a situação de segurança está sob controle, mas que havia minas terrestres no território do condado, que precisavam urgentemente ser desarmadas.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Paulino G. Kedok (7 de junho de 2011). «Fangak County should be annexed to Upper Nile State». South Sudan News Agency. Consultado em 6 de janeiro de 2013. 
  2. «5th Sudan Census 2008 - Total Population Figures by County» (PDF). Consultado em 6 de janeiro de 2013. 
  3. Ngor Arol Garang (10 de fevereiro de 2011). «South Sudan army retake Fangak from Athor forces - SPLA». Sudan Tribune. Consultado em 6 de janeiro de 2013. 
  4. Julius N. Uma (13 de fevereiro de 2011). «Human rights body condemns Jonglei killings, calls for urgent action». Sudan Tribune. Consultado em 6 de janeiro de 2013. 
  5. Philip Thon Aleu (21 de junho de 2011). «Jonglei State - Landmines Threaten Resettlement in Fangak». Sudan Tribune. Consultado em 6 de janeiro de 2013. 
Ícone de esboço Este artigo sobre o Sudão do Sul é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.