Fate: The Winx Saga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fate: The Winx Saga
Fate: A Saga Winx (BR)
Fate: The Winx Saga
Informação geral
Também conhecido(a) como Fate
Formato série
Gênero Drama adolescente
Sobrenatural
Fantasia sombria
Duração 47–53 minutos
Estado Cancelada
Criador(es) Brian Young
Baseado em Winx Club, de
Iginio Straffi
Elenco
País de origem  Itália
 Reino Unido
Idioma original inglês
Temporadas 2
Episódios 13
Produção
Diretor(es)
  • Lisa James Larsson
  • Hannah Quinn[1]
Produtor(es)
  • Jon Finn
  • Macdara Kelleher
  • John Keville
  • Edmund Sampson
Produtor(es) executivo(s)
  • Judy Counihan
  • Brian Young
  • Kris Thykier
  • Cristiana Buzzelli
  • Joanne Lee
  • Lis Steele
Editor(es)
  • Laura Morrod
  • Mike Jones
  • Adam Green
Cinematografia
  • Frida Wendel
  • Tim Fleming
  • Baz Irvine
Composto por Anne Nikitin
Empresa(s) produtora(s) Rainbow S.p.A. (Paramount Global)
Archery Pictures[2]
Young Blood Productions
Localização Irlanda
Exibição
Emissora original Netflix
Distribuição Netflix
Formato de exibição 4K (Ultra HD)
Formato de áudio Dolby Digital 5.1
Transmissão original 22 de janeiro de 2021 (2021-01-22) – 22 de setembro de 2022 (2022-09-22)
Ligações externas
Site oficial

Fate: The Winx Saga (bra: Fate: A Saga Winx[3]) é uma série de televisão de drama adolescente e fantasia, baseada na animação da Nickelodeon Winx Club, criada por Iginio Straffi.[4] É produzida pela Archery Pictures em associação com a Rainbow, um estúdio copropriedade de Iginio Straffi e da Paramount Global.[5] Foi desenvolvida por Brian Young, que também atua como showrunner e produtor executivo ao lado de Kris Thykier. A série é estrelada por Abigail Cowen, Hannah van der Westhuysen, Precious Mustapha, Eliot Salt e Elisha Applebaum.[4]

Iginio Straffi propôs pela primeira vez uma versão live-action de Winx Club em 2011, depois que a Viacom, proprietária da Nickelodeon, tornou-se coproprietária de seu estúdio e começou a financiar seus projetos.[6] Antes de iniciar a produção do projeto, Straffi ganhou experiência com séries de televisão em live-action, trabalhando como produtor da série Club 57 da Nickelodeon.[7] As filmagens de Fate eventualmente começaram em setembro de 2019 na Irlanda.

Segundo Straffi, a série é destinada a fãs "mais velhos" do desenho animado.[7] Em uma entrevista em 2019, ele falou que a série é "bem mais ousada e sombria do que se pode imaginar".[7] Fate é codirigido por Lisa James Larsson e Hannah Quinn com Brian Young como showrunner.[8] No início da produção, os membros da equipe americana do desenho animado da Nickelodeon (incluindo a dubladora de Bloom, Molly Quinn)[9] se reuniram com a equipe de produção de Fate e revisaram o roteiro do piloto.[9] Joanne Lee, da Rainbow, também supervisionou a série como produtora executiva. Além deles, a equipe por trás de Fate é inteiramente nova para a franquia Winx, e os escritores foram recrutados de séries adolescentes como The Vampire Diaries.[10]

A série apresenta um elenco baseado nos personagens da animação. A primeira temporada de seis episódios estreou na Netflix em 22 de janeiro de 2021 e foi assistida por 57 milhões de assinantes nos primeiros 28 dias de seu lançamento.[11] Em fevereiro de 2021, a série foi renovada para uma segunda temporada que foi lançada em 16 de setembro de 2022.[12][13] Foi assistida por 49 milhões de horas seguidas e foi a número 1 em 76 países em seus dois primeiros dias de lançamento.

A série foi cancelada pela Netflix após duas temporadas.[14] Em 1º de novembro de 2022, o showrunner da série, Brian Young, fez o anúncio no Instagram, dizendo: "Esta não é uma notícia divertida para compartilhar, mas a Netflix decidiu não dar continuidade com a terceira temporada de Fate: The Winx Saga". Young ainda destacou que está orgulhoso com o que foi desenvolvido e agradeceu a equipe e elenco pelo trabalho desenvolvido até então.[15]

Premissa[editar | editar código-fonte]

Bloom Peters, uma fada com poderes de fogo, se matricula em um internato mágico no Otherworld (Outro Mundo) chamado Alfea. Ela divide uma suíte com Stella, uma fada da luz; Aisha, uma fada da água; Terra, uma fada da terra; e Musa, uma fada da mente. Com a ajuda de suas amigas, Bloom começa a aprender mais sobre seu passado. Enquanto isso, criaturas antigas chamadas Burned Ones (Queimados) retornam ao Outro Mundo e ameaçam todos em Alfea.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem Aparição
Abigail Cowen Bloom Principal5
Eliot Salt Terra Principal5
Hannah van der Westhuysen Stella Principal5
Paulina Chávez Flora Principal5
Precious Mustapha Aisha Principal5
Elisha Applebaum Musa Principal5
Danny Griffin Sky Regular
Freddie Thorp Riven Regular
Sadie Soverall Beatrix Regular
Theo Graham Dane Regular
Jacob Dudman Sam Harvey Regular
Eve Best Diretora Farah Dowling Regular
Robert James-Collier Diretor Saul Silva Regular
Lesley Sharp Diretora Rosalind Regular Ausente
Miranda Richardson Ausente Regular

Recorrente[editar | editar código-fonte]

  • Eva Birthistle como Vanessa Peters (1ª temporada; imagens de arquivo na 2ª temporada), esposa de Mike e mãe adotiva de Bloom. Por causa de um incidente em que Bloom perdeu o controle sobre seus poderes, ela está coberta de cicatrizes de queimaduras.
  • Josh Cowdery como Mike Peters (1ª temporada; imagens de arquivo na 2ª temporada), marido de Vanessa e pai adotivo de Bloom. Como Vanessa, ele não sabe que Bloom é uma fada e não sua filha real.
  • Alex Macqueen (1ª temporada) / Daniel Betts (2ª temporada) como Professor Benjamin "Ben" Harvey, professor de botânica e trabalhador da estufa em Alfea, o pai de Terra e Sam.
  • Leah Minto como Kat, uma Especialista e interesse amoroso de Terra.
  • Kate Fleetwood como Rainha Luna, a autoritária Rainha de Solaria e mãe de Stella
  • Harry Michell como Callum Hunter (1ª temporada), assistente de Dowling
  • Pom Boyd como Doris (1ª temporada), a senhora do jantar em Alfea
  • Sarah Jane Seymour como Noura, uma Especialista morta por um Queimado
  • Ken Duken como Andreas, célebre herói de guerra, pai de Sky e pai adotivo de Beatrix.
  • Éanna Hardwicke como Sebastian Valtor, ex-Especialista graduado em Alfea, líder dos Bruxos de Sangue e vilão da segunda temporada.
  • Brandon Grace como Grey, um especialista infiltrado que se revela um Bruxo de Sangue, interesse amoroso de Aisha.
  • Sean Sagar como Marco, um dos garotos fadas do ar mais habilidosos de Alfea, que após se graduar, vira professor.
  • Jayden Revi como Devin (2ª temporada), um garoto fada da mente que é atacado por Raspadores
  • JJ Battell como Luke (2ª temporada), um Especialista
  • Shameem Ahmad como Bavani Selvarajah (2ª temporada), comandante do Exército Real de Solaria

Episódios[editar | editar código-fonte]

Resumo[editar | editar código-fonte]

TemporadaEpisódiosOriginalmente lançado
1622 de janeiro de 2021 (2021-01-22)
2716 de setembro de 2022 (2022-09-16)

1.ª Temporada (2021)[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
Título
(no Brasil)
Dirigido porEscrito porLançamento
11 "To the Waters and the Wild"
"Outro Mundo"
Lisa James LarssonBrian Young22 de janeiro de 2021 (2021-01-22)
Um fazendeiro sai para verificar seu rebanho. Ele encontra um morto e é atacado por uma entidade estranha. Bloom, uma fada do fogo da Terra, chega a Alfea, uma escola mágica de Fadas e Especialistas. Bloom conversa com Sky, porém, acaba correndo dele, pois ela precisava se encontrar com Stella, sua mentora, para um passeio no campus. Bloom, então, conhece suas colegas de quarto Aisha, Terra e Musa. Os pais de Bloom são humanos e não sabem sobre Alfea e que Bloom é uma fada. Na festa de orientação, Bloom vai para a floresta sozinha para praticar sua magia, mas depois perde o controle. Aisha encontra Bloom e a salva das chamas. Vendo o poder de Bloom, Aisha teoriza que Bloom poderia ser um trocada. Perturbada por este fato, Bloom sai para seu quarto, onde encontra Stella. Stella dá a Bloom seu anel, que pode transferir Bloom para o Primeiro Mundo. Bloom então volta para a Terra e tem uma ligação com seus pais. Ao retornar ao portal, ela é atacada pelo Queimado. Bloom é então resgatada pela diretora Dowling, Aisha, Terra e Musa, mas ela perde o anel de Stella. 
22 "No Strangers Here"
"É só liberar a mente"
Lisa James LarssonSpeed Weed22 de janeiro de 2021 (2021-01-22)
Bloom pergunta a Dowling se ela é uma trocada e Dowling diz a ela que ela não conhece seus pais biológicos, mas não fornece respostas adicionais, frustrando Bloom. Quando Stella fica sabendo que Bloom perdeu seu anel, ela manipula Bloom, Terra e Sky para ajudá-la a encontrá-lo. Riven se apaixona por uma nova estudante misteriosa chamada Beatrix e juntos fazem planos de entrar furtivamente no escritório de Dowling para descobrir o que ela está escondendo. Enquanto isso, Silva é ferido pelo Queimado enquanto tenta capturá-lo. Bloom e seus amigos encontram Silva ferido fora da barreira e Terra tenta tratá-lo. Bloom ouve vozes em sua cabeça e corre atrás do Queimado. Bloom e Aisha desmaiam, permitindo que Bloom pegue o anel de volta. Terra traz Silva ferido e Beatrix diz a Dowling que ele foi atacado pelo Queimado. Assim que Dowling sai, Beatrix procura e encontra uma sala secreta no escritório de Dowling. 
33 "Heavy Mortal Hopes"
"Falsas esperanças"
Hannah QuinnVictoria Bata22 de janeiro de 2021 (2021-01-22)
Bloom sonha com uma mulher dizendo a ela para procurá-la. Ela acredita que a mulher é a fada que a deixou na Terra. Em Alfea, Bloom encontra uma foto daquela mulher e confronta Dowling sobre isso. Dowling diz a ela que a mulher é Rosalind, que foi a mentora de Dowling e agora está morta e que ela não sabe como está envolvida com Bloom. Na festa dos Especialistas, Bloom fica sabendo por Riven que Stella cegou sua melhor amiga no ano passado depois que ela flertou com Sky. Sky não nega, o que assusta Bloom. Enquanto isso, a condição de Silva piora mesmo depois que o Queimado é morto, o que implica que há mais. Bloom e suas amigas lutam contra o Queimado juntas até que Dowling chega para acabar com ele. Elas voltam para descobrir se Silva está se curando. Beatrix entra na passagem secreta no quarto de Dowling usando o assistente de Dowling para acionar a armadilha que o deixa ferido. Beatrix o mata para cobrir seus rastros depois que ela não consegue acessar um quarto escondido. No final do episódio, é revelado que Rosalind está sendo mantida em cativeiro na sala que Beatrix tentou acessar. 
44 "Some Wrecked Angel"
"Assassino na escola"
Hannah QuinnNiceole R. Levy22 de janeiro de 2021 (2021-01-22)
A Rainha Luna chega a Alfea para fazer um discurso. Ela não está feliz com o progresso de Stella e decide tirar Stella da escola contra a vontade de Dowling. Enquanto isso, Dowling começa a investigar a morte de Callum. Bloom fica sabendo disso por meio de Aisha e começa a procurar informações ocultas na escola com a ajuda de Beatrix. As duas encontram uma sala de guerra com um mapa que tem Aster Dell marcado nele. Beatrix leva Bloom para Aster Dell e diz que crimes de guerra foram cometidos lá, enquanto ela afirma que Dowling e seus aliados o destruíram para matar os Queimados que estavam lá sem se preocupar com danos colaterais. Ela afirma que isso aconteceu dois dias antes do aniversário de Bloom, o que faz com que Bloom suspeite que seus pais biológicos foram assassinados em Aster Dell. Beatrix então diz a Bloom que Rosalind é uma aliada que ainda está viva e sendo mantida em cativeiro por Dowling. Antes que Bloom possa obter mais informações, Dowling chega e detém Beatrix. Quando questionada por que eles estavam lá, Bloom mente para Dowling e diz a ela que foi um passeio. 
55 "Wither Into the Truth"
"Seja qual for a verdade"
Stephen WoolfendenHistória por : Sarah Hooper
Roteiro por : Victoria Bata
22 de janeiro de 2021 (2021-01-22)
Beatrix é presa em Alfea. Dane e Bloom planejam a fuga de Beatrix. Enquanto isso, Sky foi encarregado por Dowling e Silva de espionar Bloom. Bloom secretamente visita Beatrix com a ajuda de Dane, e Beatrix oferece a ela acesso a Rosalind se ela for libertada. Stella voltou para Alfea. Musa, Terra e Stella planejam uma maneira de ajudar Bloom sem ajudar Beatrix para desgosto de Aisha. Sky pega Bloom conjurando magia no círculo de pedra para ajudar a libertar Beatrix. Sky a confronta e conta a verdade sobre sua espionagem. Ele quer que eles confiem um no outro. Eles se beijam e Bloom o droga para deixá-lo inconsciente. Um batalhão chama para revelar que muitos Queimados estão a caminho. Bloom confronta Dowling sobre Aster Dell. Dowling diz que Rosalind os enganou para destruí-lo e é por isso que ela está sendo mantida em cativeiro. Terra e Musa ajudam a libertar Beatrix e juntos descem ao porão com Bloom e Stella para libertar Rosalind. Stella usa Beatrix para acionar a armadilha, imobilizando-a. Elas libertam Rosalind enquanto os outros se preparam para lutar contra os Queimados. 
66 "A Fanatic Heart"
"Um coração fanático"
Stephen WoolfendenBrian Young22 de janeiro de 2021 (2021-01-22)
Rosalind diz a Bloom que Aster Dell estava cheio de Bruxas de Sangue e que os pais biológicos de Bloom ainda estão vivos. Ela também revela que os queimados estão mirando em Bloom por seus poderes. Os Queimados se aproximam perigosamente. Rosalind tenta ativar todo o poder de Bloom, mas então Bloom percebe que está sendo usada. Ela vai ajudar Alfea afastando os Queimados. Ela é recebida por Sky e os dois se beijam antes que ela enfrente os Queimados, liberando seu poder total e destruindo todos eles. Bloom e suas colegas de quarto voltam para a Terra, onde ela revela tudo para seus pais adotivos. Enquanto isso, Silva revela a Sky que ele teve que matar Andreas por ficar do lado de Rosalind enquanto Rosalind escapa ao lado de Beatrix, Dane e Riven. Os Solarianos finalmente chegam com a Rainha Luna e Andreas para a surpresa de todos. Eles prendem Silva pela tentativa de homicídio de Andreas. Rosalind e Dowling se enfrentam na floresta. Rosalind diz a Dowling que a Chama do Dragão, um antigo poder mágico, queima dentro de Bloom e que foi usado contra os Queimados que eram soldados em uma antiga guerra. Rosalind então aparentemente mata Dowling. Rosalind e Andreas assumem Alfea. 

2.ª Temporada (2022)[editar | editar código-fonte]

N.º na
série
N.º na
temp.
Título
(no Brasil)
Dirigido porEscrito porExibição original
71 "Low-Flying Panic Attack"
"Plano arriscado"
Ed BazalgetteBrian Young16 de setembro de 2022 (2022-09-16)
Irritadas com o novo regime de Rosalind em Alfea, Bloom e suas amigas bolam um plano arriscado para libertar Silva. Aisha conhece alguém. Sky tenta digerir os acontecimentos. 
82 "Taken by the Wind"
"A aluna nova"
Ed BazalgetteVictoria Bata16 de setembro de 2022 (2022-09-16)
Uma nova aluna surpreende Terra, que está investigando o que aconteceu com Devin. Sky conta a Bloom sobre sua infância durante um passeio fora da escola. 
93 "Your Newfound Popularity"
"Popularidade"
Sallie AprahamianAmanda Rosenberg16 de setembro de 2022 (2022-09-16)
A escola se prepara para o banquete dos ex-alunos, onde Stella está determinada a expor a verdadeira natureza de Rosalind. O grupo planeja invadir a ala leste para descobrir o que está acontecendo. Rosalind convida Bloom para o jantar VIP planejando exibi-la. O tio de Stella fica bêbado. Stella confronta a reunião, mas Rosalind revela que as fadas estão sendo atacadas por criaturas mais sombrias e roubando sua forte magia. Sam luta para se controlar, planejando atacar Rosalind diretamente. Aisha se arrisca com um garoto. Sam e seu pai finalmente deixam Alfea, incapazes de lidar com Rosalind e seus projetos sinistros ambíguos por mais tempo. 
104 "An Hour Before the Devil Fell"
"Confronto perigoso"
Ed BazalgetteTalia Gonzalez16 de setembro de 2022 (2022-09-16)
Uma noite de festa em um bar na cidade é interrompida por notícias alarmantes sobre Beatrix, que foi sequestrada por um Bruxo de Sangue. Eventualmente, Sky, Riven e Musa tentam resgatar Beatrix. Musa é atacada e perde seus poderes antes de ser resgatada por Riven. A ajuda de Silva chega, mas Andreas está possuído por um Bruxo de Sangue e Sky deve matá-lo para salvar a vida de Silva. Bloom descobre que o Bruxo de Sangue não é outro senão Sebastian e o confronta. 
115 "Are You a Good Witch or a Bad Witch?"
"Você é do bem ou do mal?"
Sallie AprahamianVanessa James Benton16 de setembro de 2022 (2022-09-16)
Terra se assume lésbica para suas amigas. O grupo tenta usar um cristal para restaurar a magia de fada mental de Musa por completo. Elas falham porque ela está feliz por estar livre de ouvir as mentes das pessoas. Bloom faz uma barganha arriscada com Sebastian em troca de informações surpreendentes. Sebastian diz a Bloom que Rosalind matou Farah Dowling. Bloom retorna a Alfea e é confrontada por Rosalind. Rosalind a ataca, mas Bloom fica furiosa e consegue acabar com os futuros planos sinistros da diretora, explorando os poderes ardentes e cósmicos da inextinguível Chama do Dragão do lendário Grande Dragão. 
126 "Poor Unfortunate Souls"
"Pobres almas infelizes"
David MooreShaina Fewell16 de setembro de 2022 (2022-09-16)

Bloom é julgada por matar Rosalind. A Rainha Luna culpa Sebastian e os Bruxos de Sangue pela morte de Rosalind e declara guerra a eles como resultado. A fim de estabelecer uma alegação de legítima defesa, Flora e Terra tentam encontrar o corpo de Farah Dowling sem sucesso; Luna sentencia Bloom à estase por 20 anos como punição e elogia Stella por avisá-la sobre o perigo potencial que Bloom representava. Enojada com sua mãe, Stella deixa claro que ela escolherá suas amigas em vez de sua família se as coisas chegarem a esse ponto.

Enquanto os Especialistas invadem sem sucesso o esconderijo de Sebastian, Aisha descobre que Gray é na verdade um Bruxo de Sangue, algo que ele não nega; com a guerra declarada contra os Bruxos de Sangue, Gray concorda em ajudar Sebastian. Uma planta recuperada do cemitério prova conter a essência espiritual de Dowling, ela volta, libera Bloom e dá a suas alunas uma lição sobre como desbloquear seus verdadeiros poderes e alcançar uma transformação mais avançada e altamente evoluída. Depois de dar alguns conselhos finais a Bloom, o espírito de Dowling desaparece para sempre. Com a ajuda de Beatrix, Sebastian e os Bruxos de Sangue conseguem invadir Alfea. 
137 "All the Wild Witches"
"Todos os bruxos"
David MooreGregory Locklear16 de setembro de 2022 (2022-09-16)

Sebastian e os Bruxos de Sangue invadem a escola, capturando várias fadas e drenando-as de sua magia e colocando muitos dos Especialistas sob seu controle. No entanto, Beatrix ajuda Musa a escapar. Em troca da ajuda de Beatrix, Sebastian lhe dá informações sobre sua família, revelando que ela tinha duas irmãs em Aster Dell. Beatrix descobre que Sebastian precisa da Chama do Dragão para abrir um portal para o Reino das Trevas, onde ele pedirá a uma entidade conhecida como Sombra para ressuscitar todos os mortos em Aster Dell; como isso também poderia destruir o Outro Mundo, Beatrix avisa a Stella. Enquanto Saul e seus homens tentam retomar a escola, Sebastian usa Sky como refém para forçar Bloom a lhe dar a Chama do Dragão, mas não antes de revelar que Bloom nasceu há mil anos durante uma antiga guerra.

A mãe biológica de Bloom também tinha a poderosa Chama do Dragão, mas perdeu o controle dela, matando milhares de pessoas. Por pura culpa e remorso, ela colocou Bloom em estase e se baniu para o Reino das Trevas. Flora se injeta com veneno e atrai os Raspadores para se livrar deles; enquanto ela sobrevive, ela fica com uma ferida de mordida não curada. Gray revela que seu irmão foi morto na cidade de Aster Dell e quer que ele volte para sair das expectativas de seus pais. Beatrix mata Sky para impedir a transferência de grande poder mágico. Gray é capaz de reviver Sky, mas Sebastian mata Beatrix em retaliação. 

Produção[editar | editar código-fonte]

1.ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Logo da série em francês.

A ideia de uma adaptação live-action de Winx Club surgiu em 2011. O criador de Winx Club, Iginio Straffi, propôs pela primeira vez uma versão com pessoas reais em maio de 2011, vários meses depois, a Viacom, proprietária da Nickelodeon, se tornou coproprietária de seu estúdio Rainbow e começou a financiar seus projetos.[6][16] No Ischia Global Fest em 2013, Straffi afirmou que ainda estava planejando uma produção "com as Winx em carne e osso, interpretadas por atrizes reais. Mais cedo ou mais tarde isso vai acontecer."[17] Straffi só havia trabalhado em produções de animação na época, então ele mudou seu foco para o live-action, trabalhando como produtor para a série live-action da Nickelodeon, Club 57.[7]

Em fevereiro de 2016, Iginio Straffi mencionou que um protótipo de filme de live-action estava sendo considerado em parceria com a Hollywood Gang Productions, mas o projeto nunca foi adiante.[18] Em março de 2018, a ideia foi revisitada como uma série de televisão depois que a Netflix encomendou uma versão young adult para o seu serviço de streaming.[19] Straffi estava envolvido nos estágios iniciais de planejamento e recusou uma sugestão da Netflix de que os personagens masculinos recebessem papéis maiores.[20]

Após o roteiro de um episódio piloto, os membros da equipe americana do desenho animado da Nickelodeon, incluindo a dubladora de Bloom, Molly Quinn,[9] viajaram para se encontrar com a equipe de produção de Fate e revisar o roteiro.[9] Francesco Artibani, um dos escritores italianos da versão animada, também foi trazido para ler o enredo.[21] Joanne Lee, da Rainbow, supervisionou a primeira temporada como produtora executiva.

Os roteiristas por trás de Fate são inteiramente novos com a franquia Winx, sendo eles recrutados de dramas adolescentes como The Vampire Diaries.[10] Brian Young, que trabalhou em sete temporadas de The Vampire Diaries,[22] é o criador e showrunner de Fate: The Winx Saga.[23] De acordo com uma entrevista ao The Guardian, Young escolheu "abandonar o visual" das fadas do desenho animado das Winx, que têm olhos grandes e roupas brilhantes. Ele disse, "Olha, novamente, eu sou um grande fã de mangá anime... mas ninguém se parece com isso."[10] Alguns episódios da primeira temporada foram dirigidos por Lisa James Larsson e Hannah Quinn.[24][1][23]

Em 18 de fevereiro de 2021, a Netflix renovou a série para uma segunda temporada.[12]

Seleção de elenco[editar | editar código-fonte]

As chamadas para o elenco foram realizadas em agosto de 2019.[25][26] Abigail Cowen foi anunciada como Bloom, a atração principal da série, em setembro de 2019.[27] "Bloom é uma fada do fogo que cresceu no Primeiro Mundo, então ela não cresceu no Outro Mundo. E ela descobre, meio que por acidente, que ela tem esses poderes", disse Cowen.[28]

Hannah van der Westhuysen, que interpreta Stella, revelou: "Stella é uma garota muito complexa. Ela parece ser de um jeito, mas na verdade ela é muito mais doce e tem muitas barreiras nela que precisam ser quebradas". Precious Mustapha, que interpreta Aisha, disse: "Aisha é uma fada da água. De um certo ponto de vista, ela parece bastante confiante com seus poderes. Mas, por ela ser perfeccionista, ela não acha que isso seja bom o suficiente. Ela quer estar sempre se desenvolvendo."

Eliot Salt, que interpreta Terra, acrescentou: "O poder de Terra é todo baseado em plantas. É cultivar coisas e mandá-las atrás das pessoas. Ela é a mais acolhedora. Ela ama tudo. Ela ama conhecer novas pessoas. Ela tem muito a oferecer." Elisha Applebaum, que interpreta Musa, disse: "Musa é uma empática. Seu poder é sentir as emoções de todos, seja a natureza ou qualquer coisa ao redor. Ela é muito aberta e sincera, mas também não é sincera consigo mesma e está tentando mudar isso."

Danny Griffin, Sadie Soverall, Freddie Thorp, Eve Best e Robert James-Collier foram escalados para interpretar Sky, Beatrix, Riven, Farah Dowling e Saul Silva na série.[29]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

O Alfea College foi filmado na Killruddery House

As filmagens da série começaram no Condado de Wicklow, Irlanda, em setembro de 2019[23] e terminaram em 13 de dezembro.[30] Os principais locais de filmagem da primeira temporada incluíram a Killruddery House[31] e Ardmore Studios em Bray.[32][33][34] Algumas cenas internas da série foram filmadas no Ashford Studios.[35] Griffin, que interpreta Sky, disse: "Tínhamos uma incrível equipe de dublês que nos conduzia pelas etapas muito lentamente e era bem tranquilo no começo. Mas é sempre uma grande luta, porque depois tinha que ser tudo muito rápido e preciso".[36] Cowen, que interpreta Bloom, disse: "Interpretar Bloom foi interessante. Acho que coloquei muita pressão em mim mesma porque sabia que muitas pessoas são fãs das Winx originais. Foi uma experiência estressante, mas empolgante e emocionante."[37]

Westhuysen, que interpreta Stella, revelou: "Eu fiz diários, álbuns de recortes e coisas assim. Eles são muito legais de se organizar e serão muito úteis para filmar a segunda temporada."[38] Salt, que interpreta Terra, disse: "Acho que o que me chamou a atenção foi apenas o alcance que todo mundo conseguiu fazer na série, o que é, eu acho, bastante incomum para a maioria das partes, mas acho que especialmente quando você interpreta jovens mulheres, e o fato de que nós conseguimos fazer comédia, tragédia, ação e tantas outras coisas ao mesmo tempo, então foi isso que realmente se destacou para mim."[39] Mustapha, que interpreta Aisha, acrescentou: "Eu acho que o poder da amizade feminina foi algo que realmente mexeu comigo, e eu fiquei tipo, 'Isso vai ser muito divertido de fazer' porque não costumamos ver programas centrados em mulheres, muito menos cinco mulheres, então isso era algo que eu definitivamente estava muito animada em fazer parte."[39]

Efeitos[editar | editar código-fonte]

Os efeitos visuais foram feitos pela Cinesite Studios, empresa que já produziu várias séries e filmes do gênero de ficção científica.[40] A FilmFX Ireland também se juntou aos efeitos visuais da série.[41]

Música[editar | editar código-fonte]

A trilha sonora de Fate: The Winx Saga foi composta por Anne Nikitin, e a lista de reprodução oficial está disponível no Spotify, incluindo 33 canções de diversos artistas.[42] A Netflix também lançou uma lista de reprodução para cada fada: Bloom's Fire Playlist, Stella's Light Playlist, Musa's Mind Playlist, Aisha's Water Playlist, Terra's Earth Playlist e Beatrix's Air Playlist no Spotify.

2.ª Temporada[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em 18 de fevereiro de 2021, a Netflix renovou a série para uma segunda temporada com oito episódios.[12] "Os seis episódios da primeira temporada apenas abriram a superfície deste mundo incrivelmente rico e as fadas poderosas que o habitam. À medida que a história de Bloom continua a evoluir, mal posso esperar para que vocês aprendam ainda mais sobre Aisha, Stella, Terra e Musa! E ninguém sabe quem pode aparecer em Alfea no próximo período..." disse o showrunner Brian Young.[43] A segunda temporada, que consistiu em sete episódios, foi lançada em 16 de setembro de 2022.[13]

Young revelou que o público pode esperar Icy e Darcy, duas do trio Trix, se a série for renovada para uma terceira temporada.[44] A segunda temporada revelou Beatrix sendo Stormy e ela descobre sobre suas irmãs Isobel "Icy" Daniels e Darcy Daniels de Sebastian Valtor.

Young acrescentou: "O benefício de uma segunda temporada da série é que ela oferece a capacidade de expandir as coisas que tornaram a primeira temporada ótima. Tivemos mais dias de segunda unidade, tivemos mais efeitos visuais, mais de tudo para ser bem sincero. Conseguimos caprichar nos efeitos visuais para fazer a série parecer a melhor versão possível de si mesma."[45] O supervisor de efeitos visuais David Houghton disse: "Em tempos de COVID, é difícil fazer tantas cenas extras quanto normalmente seria possível, porém, com a ajuda de efeitos visuais e algumas filmagens inteligentes, somos capazes de preencher nosso próprio mundo."

Sobre o momento em que Terra se assume, Salt disse: "Me disseram que ia acontecer bem no começo da primeira temporada. Então eu sabia disso o tempo todo, e mantive em segredo. É tão importante, agora mais do que nunca, ver a alegria queer sendo retratada na tela. Em um cenário onde há tanta coisa acontecendo, foi bom deixar tudo isso de lado por um momento para dizer o quanto isso é incrível."[46] Young acrescentou: "Ter Terra não sendo uma personagem canônica da franquia nos deu um pouco mais de liberdade com ela na série. O público precisa ver as pessoas lutando, depois se assumindo e depois tendo um grupo de amigos que as ama e apoia. Isso me dá muita satisfação."[46]

Seleção de elenco[editar | editar código-fonte]

Em 20 de julho de 2021, Paulina Chávez, Brandon Grace e Éanna Hardwicke foram anunciados para se juntar à segunda temporada como Flora, Gray e Sebastian.[47] Chávez disse: "Ela é uma pessoa que se preocupa muito com as pessoas, e é isso que a torna tão facilmente amável. Ela realmente controla o quarto quando está nele, e isso é algo que eu tive que aprender a fazer. Eu sou um pouco tímida."[48] Ela lembrou ainda: "Eu me lembro quando eles me anunciaram e teve um comentário tipo 'Gente, ela é mexicana. Nós ganhamos'." Chávez ainda disse: "Esta é uma grande vitória para a comunidade latina. Eu estou na Irlanda, tipo, que diabos?! Quem imaginaria que essa garota de El Paso estaria aqui? É legal pra caramba."[45] Apesar da controvérsia de branqueamento, Applebaum voltou como Musa.[49]

Em 27 de julho de 2022, Miranda Richardson e Daniel Betts foram anunciados para substituir Lesley Sharp e Alex Macqueen como Rosalind Hale e Professor Benjamin "Ben" Harvey, respectivamente.[50] Sharp não conseguiu retornar à série, pois tinha outros compromissos agendados e não conseguiu ajustar com as datas das gravações.[51]

Filmagens[editar | editar código-fonte]

A segunda temporada começou a ser filmada na Irlanda em julho de 2021 e foi concluída em novembro de 2021.[52] O Dublin Hellfire Club foi um dos locais de filmagens da temporada. A cena com Cowen e Best no episódio seis foi filmada com um dublê de corpo. As falas de Farah foram reproduzidas através de um alto-falante enorme, já que Best não estava presente no set no momento. Semanas depois, ela filmou suas próprias partes em Londres na frente de uma tela verde por causa dos obstáculos relacionados ao COVID.[45] Houghton acrescentou: "As asas delas não são apenas asas. Seus tipos de asas são feitos de várias forças elementares, como água ou luz. Elas têm que voar e, no final, usarem seus poderes mágicos para derrotar o vilão, que também tem um efeito mágico em todo o corpo. Havia todos esses elementos diferentes em uma cena que tivemos que filmar em 2 ou 3 dias no set e depois colocar efeitos de fundo verde em cima disso." Ela revelou: "Cada cena de efeito visual custa cerca de £ 310.000, dependendo da complexidade."[45]

Cowen, que interpreta Bloom, disse: "Tudo é meio que amplificado. Através de nossos figurinos, nosso cabelo, nossa maquiagem, nossas personagens se sentem mais seguras de si mesmas e acabam se destacando muito. Novos segredos são revelados, e vai ser muito, muito incrível. Eu vi pequenos clipes, e está muito cinematográfico. Estamos muito animadas." Mustapha, que interpreta Aisha, acrescentou: "Sinto que nesta temporada, em particular, todo mundo tem sua própria história. Nós nem sempre estamos juntas, e acho que vai ser muito empolgante de assistir, porque eu não vi algumas das coisas que as outras fizeram."[45]

Westhuysen, que interpreta Stella, revelou: "Às vezes, temos duas equipes diferentes ao mesmo tempo, então em um dia você pode filmar uma cena dos episódios 1, 2, 3, 4 e 5 apenas acompanhando entre duas equipes diferentes. E isso é uma prova de quão brilhante a equipe é nisso."[45] Applebaum, que interpreta Musa, disse: "Algumas das cenas de acrobacias que tive que fazer foram um pouco mais desafiadoras porque não são coisas que eu já fiz antes. É definitivamente forçando o corpo. Eu ia para casa e tomava um banho de sal de Epsom toda vez que fazia, e depois já ia para a próxima cena."

Falando sobre as transformações das fadas no episódio final, Salt, que interpreta Terra, disse: "Foi tão divertido. Subir nas cordas e ter um homem de terno verde me girando com as mãos foi uma das coisas mais surreais que já aconteceram comigo, e eu aproveitei cada segundo."[53] Sobre a cena da luta nas ruínas, ela disse: "Foi incrível e épico filmar porque fizemos isso nessas ruínas antigas, no topo desta colina. Costumava ser onde o grupo Hellfire costumava se reunir, que é um antigo culto que realizava reuniões na Irlanda."[54]

Música[editar | editar código-fonte]

"Dark Side" de Neoni foi usado no trailer da segunda temporada.[55] "Wildest Dreams" de Taylor Swift foi tocado em uma cena onde Bloom e Sky estão andando a cavalo em um campo.[56][57]

Cancelamento[editar | editar código-fonte]

Em 1º de novembro de 2022, Brian Young anunciou que a Netflix decidiu não encomendar outra temporada,[14] deixando a série em um cliffhanger não resolvido.[58]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Resposta da crítica[editar | editar código-fonte]

O agregador de resenhas Rotten Tomatoes relatou uma taxa de aprovação de 40% com base em 20 análises, com uma classificação média de 5,2/10. O consenso crítico do site diz: "Simples, fraco e esquecível, Fate: The Winx Saga é um fantástico fracasso que falha em capturar a magia de seu material de origem."[59]

Caroline Framke, da Variety, criticou a série por confiar demais em clichês e escreveu que "embora adaptada de uma série de animação sobre amigas voltada principalmente para pré-adolescentes, ela tira uma página da receita de Riverdale, dando a tudo um brilho sinistro de intriga sexy."[60] Joel Keller, do Decider, pediu ao público que pulasse a série, afirmando que "embora não haja nada inerentemente terrível em Fate: The Winx Saga, não há nada que se destaque. Além disso, precisamos de mais um remake sombrio e corajoso de uma série infantil amada?".[61] Deirdre Molumby, da Entertainment.ie, elogiou o elenco, mas criticou o enredo e a baixa qualidade do CGI.[62]

Pelo contrário, Petrana Radulovic, da Polygon, escreveu que "Fate: The Winx Saga cria um enredo envolvente e cheio de nuances. A construção de mundo é emocionante, oferecendo um giro no mundo das fadas da série animada com Especialistas não mágicos empunhando espadas."[63] Melissa Camacho, da Common Sense Media, criticou a diversidade do elenco junto com a angústia adolescente mostrada na série, mas escreveu que "Fate: The Winx Saga oferece um mundo de histórias que é fácil de gostar e fácil de se envolver, se você estiver procurando por um universo fantástico para explorar."[64] Millie Mae Healy, do The Harvard Crimson, criticou fortemente a série por seu desvio do material de origem e afirmou que "sai do seu caminho para ser menos inclusivo e atraente do que o material de origem era" e chamou de "uma pura vergonha".[65] Deyshna Pai, do UCSD Guardian, deu à série um "C+" e criticou o ritmo e desenvolvimento de personagem.[66]

Audiência[editar | editar código-fonte]

A série alcançou a segunda posição na Nielsen Streaming Charts na semana de 25 de janeiro, com 918 milhões de minutos de visualizações, atrás apenas de Bridgerton com 936 milhões.[67][68] Em 20 de abril de 2021, a Netflix informou que 57 milhões de assinantes assistiram à série nos primeiros 28 dias após seu lançamento.[69][70]

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

A série sofreu reação contra a escalação de Applebaum como Musa, que foi codificada como sendo do Leste Asiático e cujo design da personagem foi baseado em Lucy Liu, bem como a aparente substituição de Flora, que foi codificada como latina e cujo design da personagem foi baseado em Jennifer Lopez, com uma nova personagem branca chamada Terra.[71][72]

Em resposta à reação, Abigail Cowen disse que não estava envolvida na escalação do elenco, mas esperava que Flora fosse apresentada na segunda temporada, dizendo: "Acho que a diversidade tanto na frente quanto atrás das câmeras é vital e muito necessária em toda a indústria e internacionalmente. Então acho importante que tenhamos essas conversas." Brian Young disse que Terra é prima de Flora, deixando a inclusão de Flora na série uma possibilidade.[73] Elisha Applebaum, que interpreta Musa, também abordou a polêmica. "É muito triste ver que os fãs ficaram chateados com o elenco. Eu não estava envolvida na escalação, mas espero que o que eles assistiram e como eu interpretei Musa tenha agradado", disse Elisha ao Digital Spy.[74]

Respondendo à reação ao embranquecimento no elenco, Iginio Straffi disse que a Rainbow S.p.A. exigiu que a diversidade étnica de Winx Club fosse respeitada na adaptação live-action, mas que a Netflix optou por fazer escolhas de elenco diferentes.[75]

Histórias relacionadas[editar | editar código-fonte]

Romances[editar | editar código-fonte]

Em 2 de fevereiro de 2021, uma romantização da primeira temporada, intitulada The Fairies' Path, foi lançada. Apresenta cenas bônus e histórias de personagens não vistas na série. Foi escrito pela autora irlandesa Sarah Rees Brennan sob o pseudônimo de Ava Corrigan.[76]

Em 16 de agosto de 2022, outro romance, intitulado Lighting the Fire, foi lançado. Apresenta uma história original não vista na série, ambientada antes dos acontecimentos da primeira temporada. Foi novamente escrito por Sarah Rees Brennan, desta vez com seu nome verdadeiro.[77]

Histórias em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2023, foi anunciado que o estúdio Rainbow havia feito parceria com a editora independente americana de quadrinhos Mad Cave Studios para publicar histórias em quadrinhos baseadas na marca Winx, a primeira das quais será lançada em 2024.[78] Em julho de 2023, foi especificado que o selo young adult de Mad Cave, Maverick, publicaria histórias em quadrinhos baseadas na continuação de Fate: The Winx Saga.[79]

Referências

  1. a b Cook, Laurence (14 de outubro de 2019). «Fate: The Winx Saga». Backstage 
  2. Lloyd, Brian (17 de setembro de 2019). «Netflix's latest TV series, 'Fate: The Winx Saga', is now filming in Ireland». Entertainment.ie 
  3. «Fate: A Saga Winx». Netflix. Consultado em 3 de novembro de 2022 
  4. a b «Fate: The Winx Saga Trailer - Netflix Gets Their Harry Potter». ScreenRant (em inglês). 20 de janeiro de 2021. Consultado em 16 de julho de 2021 
  5. Lloyd, Brian (17 de setembro de 2019). «Netflix's latest TV series, 'Fate: The Winx Saga', is now filming in Ireland». Entertainment.ie (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2022 
  6. a b Goodridge, Mike (13 de maio de 2011). «Paramount strikes deal for Rainbow's Not Born To Be Gladiators». Screen International 
  7. a b c d «TV Kids: Iginio Straffi». Worldscreen. 22 de maio de 2019 
  8. «Live-Action 'Winx Club' Series In Pre-Production At Netflix, Brian Young Set As Showrunner (EXCLUSIVE)». 31 de julho de 2019 
  9. a b c d «"I did get to meet with the great production team and read the pilot! It'll be a fun show and I think the casting is wonderful"». Twitter. Consultado em 15 de março de 2021 
  10. a b c «'Boys can be fairies – it's the 21st century': How Fate: The Winx Saga finds the reality in fantasy». the Guardian (em inglês). 10 de dezembro de 2020. Consultado em 15 de março de 2021 
  11. Swift, Andy (10 de dezembro de 2020). «Fate: The Winx Saga, Based on Animated Series, Gets 2021 Premiere Date on Netflix — Watch Teaser». TVLine (em inglês). Consultado em 15 de abril de 2021 
  12. a b c «'Fate: The Winx Saga' Renewed For Season 2 On Netflix». Deadline Hollywood. 18 de fevereiro de 2021. Consultado em 18 de fevereiro de 2021 
  13. a b Swift, Andy (27 de julho de 2022). «Fate: The Winx Saga Sets Season 2 Release Date on Netflix — Watch Teaser». TVLine (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2022 
  14. a b Porter, Rick (1 de novembro de 2022). «'Fate: The Winx Saga' Canceled at Netflix». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 1 de novembro de 2022 
  15. Xavier, Victória (1 de novembro de 2022). «'Fate: A Saga Winx' é cancelada». Terra. Consultado em 1 de novembro de 2022 
  16. «"Il Mercato e l'Industria del Cinema in Italia 2010 (pages 70-71)"» (PDF). web.archive.org. 18 de outubro de 2013. Consultado em 15 de abril de 2021 
  17. S.p.A, Società Editrice Athesis (22 de julho de 2013). «Il papà delle Winx le vede Barbie». Il Giornale di Vicenza.it. Consultado em 15 de abril de 2021 
  18. Busch, Anita (10 de fevereiro de 2016). «'Winx Club' To Get Big Screen & Live-Action Treatment Via Hollywood Gang». Deadline (em inglês). Consultado em 15 de abril de 2021 
  19. Petski, Denise (14 de março de 2018). «'Winx Club': Netflix Adapting Italian Animated Franchise As YA Series». Deadline (em inglês). Consultado em 15 de abril de 2021 
  20. Volpe, Maria (2 de fevereiro de 2019). «Winx: per le fatine femministe nuova stagione tv, un musical e un film». Corriere della Sera (em italiano). Consultado em 15 de abril de 2021 
  21. «Le Winx diventano una serie Netflix - Intervista a Francesco Artibani». FRAMED Magazine (em italiano). 21 de janeiro de 2021. Consultado em 15 de abril de 2021 
  22. «'Winx Club' is getting a live-action remake on Netflix, but not everyone is happy». TODAY.com (em inglês). Consultado em 15 de abril de 2021 
  23. a b c «Netflix young adult series begins filming in Ireland» (em inglês). 17 de setembro de 2019. Consultado em 15 de abril de 2021 
  24. Fisher, Jacob (31 de julho de 2019). «Live-Action 'Winx Club' Series In Pre-Production At Netflix, Brian Young Set As Showrunner (EXCLUSIVE)». DiscussingFilm (em inglês). Consultado em 15 de abril de 2021 
  25. Kinsella, Rudi (15 de agosto de 2019). «There's an open casting call for young adults and teenagers to appear in a new Netflix series». Joe 
  26. Doyle, Liam (14 de agosto de 2019). «Open casting call for new fantasy Netflix series». Wicklow News 
  27. Petski, Denise (17 de setembro de 2019). «'Fate: The Winx Saga': Abigail Cowen To Lead Ensemble Cast Of Netflix YA Series». Deadline (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2022 
  28. «Exclusive: Get Your First Look at the Cast and Characters of Netflix's "Fate: The Winx Saga"». Seventeen (em inglês). 13 de janeiro de 2021. Consultado em 8 de outubro de 2022 
  29. Nast, Condé (30 de janeiro de 2021). «Danny Griffin Is Netflix's Reluctant New Heartthrob». British Vogue (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2022 
  30. Jackson, Steph (20 de janeiro de 2021). «The Fate: The Winx Saga on Netflix now has a full trailer». Cosmopolitan (em inglês). Consultado em 16 de abril de 2021 
  31. «Paul Whitington's TV pick of the week: The Trump Show». independent (em inglês). Consultado em 16 de abril de 2021 
  32. «Paul Whitington's TV pick of the week: The Trump Show». independent (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2022 
  33. Moran, Fionnuala (22 de janeiro de 2021). «Did you spot these Irish stars in Netflix's new drama Fate: The Winx Saga?». EVOKE.ie (em inglês). Consultado em 16 de abril de 2021 
  34. «On-demand giant commissions new version of TV saga made in Ashford Studios». Irish Times. 19 de novembro de 2019. Consultado em 10 de dezembro de 2020 
  35. «Fate The Winx Saga filming location: Where is Fate The Winx Saga filmed? | TV & Radio | Showbiz & TV | Express.co.uk». www.express.co.uk. Consultado em 8 de outubro de 2022 
  36. «Exclusive: "Fate: The Winx Saga" Star Danny Griffin Wants You To See All of Sky's Layers». Seventeen (em inglês). 19 de fevereiro de 2021. Consultado em 8 de outubro de 2022 
  37. «Abigail Cowen Channeled Post Malone And Teenage Angst In 'Fate: The Winx Saga'». MTV (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2022 
  38. «Hannah van der Westhuysen on the magic of Fate: The Winx Saga». www.vingtseptmagazine.com. Consultado em 8 de outubro de 2022 
  39. a b «TV preview: Rising stars Abigail Cowen, Danny Griffin, Eliot Salt, and Precious Mustapha on Netflix's new fairy series». HeraldScotland (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2022 
  40. «Visual Effects». Cinesite Studios (em inglês). Consultado em 14 de outubro de 2022 
  41. «FilmFX Ireland присоединяются к работе над.. | Клуб Винкс | Fate: The Winx Saga | VK». vk.com. Consultado em 14 de outubro de 2022 
  42. «Anne Nikitin to Score Gabriel Range's 'Stardust' & Netflix's 'Fate: The Winx Saga' | Film Music Reporter» (em inglês). Consultado em 16 de abril de 2021 
  43. Ausiello, Michael (18 de fevereiro de 2021). «Fate: The Winx Saga Renewed for Season 2 at Netflix». TVLine (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2022 
  44. Yohannes, Alamin. «'Fate: The Winx Saga' boss breaks down Bloom's major discovery, that death, and potential season 3». EW.com (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2022 
  45. a b c d e f Fuentes, Tamara (16 de setembro de 2022). «On the Set of 'Fate: The Winx Saga,' Where the Cast and Crew Spill Behind-the-Scenes Secrets». Cosmopolitan (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2022 
  46. a b Swift, Andy (17 de setembro de 2022). «Fate: The Winx Saga's Eliot Salt Is 'Excited and Over the Moon' About Terra's Big Discovery in Season 2». TVLine (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2022 
  47. Grobar, Matt (20 de julho de 2021). «'Fate: The Winx Saga' Adds 3 Cast Members As Season 2 Of Netflix Series Starts Production». Deadline (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2022 
  48. Yohannes, Alamin. «Paulina Chávez is excited for 'Fate: The Winx Saga' viewers to finally meet Flora». EW.com (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2022 
  49. Romano, Nick. «'Fate: The Winx Saga' season 2 adds crucial character after whitewashing claims». EW.com (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2022 
  50. Behzadi, Sofia (27 de julho de 2022). «'Fate: The Winx Saga' Reveals Miranda Richardson & Daniel Betts As New Cast Additions, Season 2 Premiere Date & Video». Deadline (em inglês). Consultado em 8 de outubro de 2022 
  51. «Fate The Winx Saga season 2 cast: Why has Rosalind been recast? | TV & Radio | Showbiz & TV | Express.co.uk». www.express.co.uk. Consultado em 8 de outubro de 2022 
  52. «Abigail Cowen no Instagram: "thank u for the shenanigans Ireland"». Instagram. Consultado em 8 de outubro de 2022 
  53. Swift, Andy (18 de setembro de 2022). «Fate: The Winx Saga Cast Reacts to Deaths, Betrayals and Other Twists in Season 2 Finale — Grade It!». TVLine (em inglês). Consultado em 9 de outubro de 2022 
  54. Radish, Christina (23 de setembro de 2022). «Freddie Thorp on Whether Riven is Toxic or Misunderstood in 'Fate: The Winx Saga' Season 2». Collider (em inglês). Consultado em 9 de outubro de 2022 
  55. «Fate: The Winx Saga no Instagram: "The old regime has gone, it's time to embrace the new one. 👀 Fate: The Winx Saga returns Sept. 16 ✨"». Instagram. Consultado em 9 de outubro de 2022 
  56. «'Fate: The Winx Saga' Season 2 Gives Bloom and Sky a Steamy, Dreamy, Fairy Tale Sex Scene | Decider» (em inglês). Consultado em 9 de outubro de 2022 
  57. Fogarty, Paul (16 de setembro de 2022). «Taylor Swift and Grimes star in Fate The Winx Saga's rebellious soundtrack». HITC (em inglês). Consultado em 9 de outubro de 2022 
  58. Travis, Emlyn. «'Fate: The Winx Saga' canceled at Netflix after 2 seasons». EW.com (em inglês). Consultado em 1 de novembro de 2022 
  59. Fate: The Winx Saga: Season 1 (em inglês), consultado em 15 de março de 2021 
  60. Framke, Caroline (22 de janeiro de 2021). «Netflix's 'Fate: The Winx Saga' Stretches Fanfic Tropes Past Their Limits: TV Review». Variety (em inglês). Consultado em 16 de abril de 2021 
  61. «Stream It Or Skip It: 'Fate: The Winx Saga' On Netflix, Where A Group Of Teenage Fairies Figure Out How To Be Teenagers … And Fairies». Decider (em inglês). 22 de janeiro de 2021. Consultado em 16 de abril de 2021 
  62. Molumby, Deirdre. «Netflix review: 'Fate: The Winx Saga' lacks any magic». Entertainment.ie. Consultado em 16 de abril de 2021 
  63. Radulovic, Petrana (18 de janeiro de 2021). «Fate: Winx Saga commits to magic, but not to Magical Girls». Polygon (em inglês). Consultado em 16 de abril de 2021 
  64. «Fate: The Winx Saga - TV Review». www.commonsensemedia.org (em inglês). 28 de janeiro de 2021. Consultado em 16 de abril de 2021 
  65. «'Fate: The Winx Saga' Doesn't Know Why Anyone Liked 'Winx Club': Season Review | Arts | The Harvard Crimson». www.thecrimson.com. Consultado em 16 de abril de 2021 
  66. Pai, Deyshna (7 de fevereiro de 2021). «TV Review: "Fate: The Winx Saga"». UCSD Guardian (em inglês). Consultado em 16 de abril de 2021 
  67. johnnyjay (26 de fevereiro de 2021). «Digital Ratings: Fate The Winx Saga and Wandavision in the Top 10». Cancelled Sci Fi (em inglês). Consultado em 16 de julho de 2021 
  68. Porter, Rick (25 de fevereiro de 2021). «'Criminal Minds' Ascends to Top of Nielsen Streaming List». The Hollywood Reporter (em inglês). Consultado em 16 de julho de 2021 
  69. «New subscriptions at Netflix fall short of expectations». www.irishtimes.com. Consultado em 16 de julho de 2021 
  70. «'Outside the Wire' and 'Fate: The Winx Saga' top most-watched Netflix movies and TV shows of the year». EW.com (em inglês). Consultado em 16 de julho de 2021 
  71. «Netflix criticised for whitewashing new Winx Club adaptation». The Independent (em inglês). 11 de dezembro de 2020. Consultado em 15 de março de 2021 
  72. «Fans aren't happy about 'whitewashing' of Netflix's 'Winx Club' adaptation». The Daily Dot (em inglês). 10 de dezembro de 2020. Consultado em 15 de março de 2021 
  73. «'Fate: The Winx Saga': Abigail Cowen on Whitewashing Criticism». TheWrap (em inglês). 21 de janeiro de 2021. Consultado em 16 de abril de 2021 
  74. Chase, Stephanie (29 de janeiro de 2021). «Fate: The Winx Saga star responds to the show's casting backlash». Digital Spy (em inglês). Consultado em 16 de abril de 2021 
  75. «Le Winx "maggiorenni", Iginio Straffi: «Ora sogno un lungometraggio con Helen Mirren nel ruolo della preside» - Il Mattino.it». www.ilmattino.it. Consultado em 9 de outubro de 2022 
  76. «The Fairies' Path (Fate: The Winx Saga Tie-in Novel)». Barnes & Noble (em inglês). Consultado em 15 de março de 2021 
  77. Noble, Barnes &. «Lighting the Fire (Fate: The Winx Saga: An Original Novel) (Media tie-in)|Paperback». Barnes & Noble (em inglês). Consultado em 9 de outubro de 2022 
  78. Hartsock, Bug (22 de fevereiro de 2023). «Exclusive: Everyone's Fave Fairies Are Back To Fight Evil in New 'Winx Club' Graphic Novels». The Pop Insider (em inglês). Consultado em 3 de outubro de 2023 
  79. Johnston, Rich (16 de julho de 2023). «Mad Cave Adds Miraculous, Fate: The Winx Saga and Princess Gwenevere». bleedingcool.com (em inglês). Consultado em 3 de outubro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]