Fatih Karagümrük Spor Kulübü

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Karagümrük
Nome Fatih Karagümrük Spor Kulübü
Alcunhas Kara Kırmızı (Rubro-negro)
Fundação 1926 (98 anos)
Estádio Estádio Olímpico Atatürk
Capacidade 75,145 espectadores
Localização Istambul, Turquia Turquia
Presidente Turquia Süleyman Hurma
Treinador(a) Itália Andrea Pirlo
Patrocinador(a) Turquia Bayramoğlu Holding
Material (d)esportivo Turquia Wulfz
Competição Turquia Süper Lig
Turquia Copa da Turquia
Website http://www.karagumruk.com/
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Fatih Karagümrük Spor Kulübü (mais conhecido como Fatih Karagümrük ou simplesmente Karagümrük) é um clube profissional de futebol turco sediado em Fatih, distrito de Istambul, fundado em 1926. Atualmente disputa a Süper Lig[1].

Suas cores oficiais são o vermelho e o preto. Manda atualmente seus jogos no Estádio Olímpico Atatürk, com capacidade para 75,145 espectadores[2], sendo este o estádio de maior capacidade da Turquia.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1926 no bairro de Karagümrük, distrito de Fatih, na cidade de Istambul, iniciou sua trajetória no futebol em 1933, participando de torneios nacionais oficiais do país.

Em 1959, integrou o grupo de clubes fundadores do atual Campeonato Turco de Futebol, participando da primeira edição do novo campeonato, onde terminou na 8ª colocação. Esteve presente na divisão máxima do futebol da Turquia nas quatro edições seguintes até ser rebaixado na temporada 1962–63 para a recém-fundada 2. Lig após terminar na 10ª colocação entre 11 clubes participantes.

Passaram-se 20 temporadas para que o clube retornasse à Primeira Divisão Turca, alcançando o feito somente na temporada 1982–83, quando sagrou-se campeão da Segunda Divisão Turca. Entretanto, seu retorno à elite do futebol turco foi bastante breve, sendo rebaixado logo na temporada seguinte (1983–84) após terminar na última colocação entre 18 equipes.

Após isso, o clube figurou diversas vezes entre a Segunda Divisão Turca, Terceira Divisão Turca e Quarta Divisão Turca, chegando inclusive a disputar por algumas vezes as Ligas Regionais Amadoras. Neste período, faturou por duas vezes a TFF 3. Lig e por uma vez a TFF 2. Lig.

Na temporada 2019–20, após vencer os playoffs da TFF 1. Lig, conquistou novamente o acesso à Süper Lig após 37 anos de sua última participação.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campanha de Destaque[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «FATİH KARAGÜMRÜK A.Ş. - Kulüp Bilgileri TFF». www.tff.org. Consultado em 24 de dezembro de 2020 
  2. «Atatürk Olympic Stadium, Istambul, Turquia Informações Turísticas». TouristLink. Consultado em 24 de dezembro de 2020