Fator sigma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O fator sigma (também de chamado de subunidade sigma) é essencial para a transcrição em procariotos já que essa subunidade reconhece regiões promotoras.

O fator sigma se junta à RNA polimerase (formando a holoenzima RNA polimerase) para ocorrer a transcrição (formação da fita de RNA mensageiro).

Após a junção do fator sigma à RNA polimerase, a holoenzima se colide com o DNA e é justamente o fator sigma que é responsável por se ligar à região promotora (-35 ou -10 em procariotos) do DNA para realizar a iniciação do transcrito.  Se essa ligação entre holoenzima e DNA não for forte o suficiente, significa que a holoenzima não está na região promotora e então o fator sigma se colide novamente até achar o promotor para início da transcrição.

Com a ligação do fator sigma à região promotora de forma correta, a transcrição pode ser iniciada. Dessa forma, existe uma subfase dentro da fase de iniciação que se chama abortiva; caso não haja adição de mais de 10 nucleotídeos, o transcrito de RNAmensageiro é abortado, mas caso haja a adição dos mais de 10 nucleotídeos o transcrito de mRNA pode seguir para a fase de alongamento. A partir desse momento, o fator sigma se solta da RNA polimerase e ela prossegue sem o fator, alongando a fita de mRNA.[1]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Fator sigma». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 18 de novembro de 2019 

2. Griffiths et al. Introduction to Genetic Analysis. WH Freeman, New York (traduzido pela Guanabara Koogan, Rio de Janeiro).

Ícone de esboço Este artigo sobre Bioquímica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.