Castanha-do-mar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Fava-do-mar)
Se procura a alga com o mesmo nome comum, veja Fucus vesiculosus.
Favas do mar provenientes de três leguminosas encontradas arrojadas pelo mar em Kanda, no sul de Moçambique, em Maio de 2004:
1. Entada rheedii
2. Caesalpinia bonduc
3a,b. Mucuna gigantea.
Sementes de Entada gigas, também conhecidas por corações-do-mar, com origem na América Central, muito comuns nos Açores e em outras regiões do Atlântico Nordeste.

Castanha-do-mar, ou fava-do-mar, designa o conjunto de sementes, ou dissemínulos contendo sementes, de tipologia e proveniência diversas, que são encontrados a flutuar no mar ou que são arrojadas às costas pela acção das correntes oceânicas e das ondas. Estes dissemínulos são sementes e frutos adaptados à dispersão biológica a longa distância através da água, o que lhes permite percorrer por vezes milhares de quilómetros antes de serem arrojadas para as costas ou se afundarem. A maioria é produzida por árvores e lianas tropicais sendo frequentemente encontradas em costas distantes depois de terem derivado ao sabor das correntes oceânicas.

Em termos botânicos, as favas-do-mar são diásporos que evoluíram para dissemínulos adaptados à hidrocoria a longas distâncias em ambiente oceânico. Por serem transportados a longas distâncias nos oceanos, a distribuição destes dissemínulos tem interesse para o estudo da circulação dos oceanos.

Entusiastas do estudo e do coleccionismo das favas-do-mar fundaram uma convenção anual em 1996, designada International Sea-bean Symposium, dedicada à exibição, estudo e disseminação de informações sobre sementes flutuantes e outros materiais arrojados pelo mar.

Espécies que produzem de favas-do-mar[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. a b Armstrong, Wayne P. (2001). «Notes On The Ocean Dispersal of Coral Beans» (PDF). The Drifting Seed. 7 (1): 5–6 
  2. Ackerman, J. (2000). «New Eyes on the Oceans». National Geographic Magazine: 112–113 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Castanha-do-mar
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete disseminule.
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.