Fazenda Murycana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Fazenda Murycana, também referida como Engenho da Murycana localiza-se na Estrada Paraty-Cunha, a seis quilómetros de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

No sopé da serra da Bocaina, esta antiga propriedade rural era conhecida no século XVIII como Três Fazendas, uma vez que se distribuía em três níveis ou cotas no terreno: no superior, erguia-se a chamada "Casa Grande", onde habitava o senhor de engenho; no intermediário, a senzala, onde habitavam os escravos; no inferior (a "Fazenda de Baixo") o entreposto comercial. A propriedade continua a funcionar como engenho de aguardente, tendo no passado produzido açúcar, farinha de mandioca e café. Em sua história funcionou como entreposto de comercialização de escravos, açúcar, ouro, café e aguardente.

O antigo engenho é movido a roda d'água. No local onde atualmente se encontra o alambique, ficava a senzala onde os escravos eram recolhidos para dormir.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.