Federação Francesa de Rugby

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Federação Francesa de Râguebi
Fédération Française de Rugby
Lema "Les Bleus"
Tipo Desportiva
Fundação 1919
Presidente Bernard Laporte
Sítio oficial ffr.fr

A Federação Francesa de Rugby (francês: Fédération Française de Rugby (FFR)) é o órgão que rege o rugby union na França. É responsável pela seleção francesa e pela Liga Nacional de Râguebi, que administra as ligas profissionais do país.

História[editar | editar código-fonte]

A Federação foi fundada em 1919 e é afiliado ao World Rugby, a entidade governante do esporte.

Em 1934, o FFR criou a Fédération Internationale de Rugby Amateur (FIRA), agora conhecida como Rugby Europe, em uma tentativa de organizar o rugby union fora da autoridade do World Rugby, então conhecido como International Rugby Football Board (IRFB). Incluía as seleções da Itália, França, Espanha, Bélgica, Portugal, Catalunha, Romênia, Holanda e Alemanha.[1]

Após a ocupação alemã, oficiais do FFR intimamente associados com o governo de Vichy fizeram lobby para que certos esportes "não-franceses" fossem proibidos.[2] Entre o final de 1940 e meados de 1942, um esporte semi-profissional e pelo menos seis Federações Francesas de Desportos Amadores foram proibidos e destruídos pelo regime de Vichy. Essas ações foram verificadas independentemente pelo governo francês em 2002.[2]

Em 1978, a Federação tornou-se membro do IRFB, que mais tarde se tornou o International Rugby Board e agora é o World Rugby.

Referências

  1. «About us». Rugby Europe. Consultado em 19 de agosto de 2017. Arquivado do original em 19 de agosto de 2017 
  2. a b Badge of dishonour: French rugby's shameful secret Arquivado em 9 de setembro de 2007, no Wayback Machine. from The Independent, 6 de Setembro de 2007, recuperado em 21 de março de 2015. (em inglês)