Federação Portuguesa de Atletismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Federação Portuguesa de Atletismo
(FPA)
Fundação 1921
Sede Linda-a-Velha, Oeiras
Filiação AEA
IAAF
Presidente Jorge António de Campos Vieira
Sítio oficial http://fpatletismo.pt

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) MHIH foi fundada em 5 de Novembro de 1921 sob a inscrição de Federação Portuguesa de Sports Atléticos. Tem a sua sede em Linda-a-Velha, Concelho de Oeiras.

A Federação Portuguesa de Atletismo é uma entidade unidesportiva, pessoa colectiva de direito privado, de utilidade pública desportiva, prosseguindo fins não lucrativos. Rege-se pelos seus Estatutos,[1] pelos Regulamentos complementares e pela legislação nacional e internacional aplicável.

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) é a entidade coordenadora da pratica desportiva do Atletismo em Portugal. É a entidade máxima da modalidade, a nível nacional, federando 21 Associações Regionais, promovendo e dirigindo a prática do atletismo, masculino e feminino, em articulação com os organismos do Estado responsáveis pela tutela do desporto nacional.

A Federação Portuguesa de Atletismo é membro da Associação Europeia de Atletismo, e segue as regras da Associação Internacional das Federações de Atletismo IAAF, de que é membro, é a entidade que realiza o controle de antidopagem em competições do calendário oficial, bem como fora das competições, dos quais tem que apresentar relatórios anuais à IAAF.

A 6 de Outubro de 1998 foi feita Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.[2]

Associações Regionais[editar | editar código-fonte]

As Associações Regionais federadas na Federação Portuguesa de Atletismo são as seguintes:

Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faial, Guarda, Lisboa, Leiria, Madeira, Portalegre, Porto, Santarém, São Miguel, Setúbal, Terceira, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências