Frederico Guilherme, Eleitor de Hesse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Frederico Guilherme I
Eleitor de Hesse-Cassel

Frederico Guilherme
Eleitor de Hesse
Reinado 20 de novembro de 1847 - 20 de setembro de 1866
Consorte Gertrude Falkenstein
Antecessor(a) Guilherme II
Sucessor(a) Anexado ao Reino da Prússia
 
Nascimento 20 de agosto de 1802
Morte 6 de janeiro de 1875 (72 anos)
Pai Guilherme II, Eleitor de Hesse
Mãe Augusta da Prússia
Filho(s) Augusta Maria de Hanau
Alexandrina de Hanau
Frederico Guilherme de Hanau
Maurício de Hanau
Guilherme de Hanau
Maria de Hanau
Carlos de Hanau
Henrique de Hanau
Filipe de Hanau

Frederico Guilherme I de Hesse (20 de agosto de 1802 - 6 de janeiro de 1875) foi o último príncipe-eleitor de Hesse-Cassel entre 1847 e 1866.

Família[editar | editar código-fonte]

Frederico era o quarto filho do príncipe-eleitor Guilherme II de Hesse e da princesa Augusta da Prússia. Os seus avós paternos eram o eleitor Guilherme I de Hesse e a princesa Guilhermina Carolina da Dinamarca. Os seus avós maternos eram o rei Frederico Guilherme II da Prússia e a condessa Frederica Luísa de Hesse-Darmstadt.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Durante a ocupação francesa de Hesse-Cassel (1806-1813), Frederico ficou com a sua mãe em Berlim. A sua relação com o pai sofreu devido à relação que este mantinha com Emilie Ortlöpp.

Frederico foi educado em Marburgo e Lípsia. Tornou-se co-regente a 30 de setembro de 1831 e eleitor em 1847.[2] Influenciado pelo seu ministro Hans Daniel Ludwig Friedrich Hassenpflug, levou a cabo uma política reaccionária que o tornou muito pouco popular. Foi forçado a ceder às exigências da Revolução de Março, mas voltou a colocar Hassenpflug em 1850, depois da revolução ser reprimida.

Durante a Guerra Austro-Prussiana (1866), ficou do lado da Áustria. A cidade de Cassel foi ocupada pela Prússia e, em consequência da sua recusa para negociar, foi levado como prisioneiro para Stettin a 23 de junho. Hesse-Cassel foi anexado à Prússia no mesmo ano.

Frederico nunca aceitou o domínio prussiano no seu território. Mesmo depois da unificação da Alemanha em 1871, tentou recuperar o seu trono. Morreu em Praga em 1875.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Frederico casou-se morganaticamente a 26 de junho de 1831 com Gertrude Falkenstein, filha de Johann Gottfried Falkenstein e de Magdalena Schulz. O casal teve nove filhos, alguns dos quais nascidos antes do casamento.

Referências

  1. The Peerage
  2. "Frederick William I. (Hesse)", New International Encyclopedia. 1906.