Feijoada à transmontana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Feijoada à transmontana

A feijoada à transmontana é um dos pratos típicos da gastronomia portuguesa. Originário da região de Candedo, Vinhais em Trás-Os-Montes no norte de Portugal. É normalmente servida como parte das festividades tradicionais do Domingo Gordo, que cai imediatamente antes do Carnaval.

É um prato baseado num guisado de carnes de porco e enchidos com feijão encarnado (ou com feijão branco nas variações feitas no Minho e Douro Litoral (feijoada á moda do Porto) ou feijão preto para a variedade Brasileira), normalmente uma mistura de carnes de porco, orelha, focinho e chispe de porco fumado com enchidos como chouriço de carne, chouriço de sangue (morcela) ou alheira. Pode também levar mais uns legumes como tomate, couve, cenoura e diversos condimentos como cominhos, paprika ou folha de louro. Esta é acompanhada normalmente por arroz branco, arroz no forno ou um arroz de enchidos (similar ao cozido à portuguesa).[1][2]

A origem é medieval de aproveitamento de restos de carne e vegetais em ensopados, os ingredientes disponíveis eram usados todos juntos no mesmo tacho, a feijoada transmontana é também a inspiração para a feijoada brasileira e todas as feijoadas comuns na culinária portuguesa.

Referências