Felícia Cabrita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Felícia Cabrita
Nome completo Felícia Maria Rodrigues Cabrita
Nascimento 15 de março de 1963 (54 anos)
Nacionalidade Portuguesa
Ocupação Jornalista

Felícia Maria Rodrigues Cabrita (Loulé, Quarteira, 15 de março de 1963)[1][2] é uma jornalista portuguesa, que actualmente exerce essa atividade no semanário Sol.[3]

Na juventude fez parte do agrupamento Damas Rock com quem lançou dois singles. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (variante de Estudos Portugueses) na Universidade Nova de Lisboa. Já trabalhou em diversos órgãos de comunicação social, no jornal Expresso, na revista Grande Reportagem e na estação de televisão SIC.

É conhecida por ter relembrado e investigado em pormenor o caso Ballet Rose e o caso do Capitão Roby e participado na denúncia do caso Casa Pia. Foi também responsável pelas notícias relacionadas com o caso Face Oculta. Mais recentemente publicou no jornal Sol as mensagens trocadas entre Carlos Castro e Renato Seabra no início da relação dos mesmos. Também ficou conhecida por divulgar a autoria do suposto "estripador de Lisboa", apresentando no jornal Sol uma reportagem de "investigação" em que entrevista o "autor". Alguns meses depois, o tribunal acabaria por absolver o arguido, dizendo «Quanto ao crime de Aveiro, o tribunal entendeu ainda que o arguido “limitou-se a confirmar várias sugestões que a jornalista ia apontando”.»

É autora do livro Amores de Salazar,[4][5] tendo também participado na biografia de Pinto da Costa, Pinto da Costa – Luzes e Sombras de um Dragão e lançado biografias de Jerónimo de Sousa e Pedro Passos Coelho, esta intitulada Passos Coelho - Um Homem Invulgar.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Ballet rose: uma novela (a)moral, com Francisco Moita Flores, 1998
  • Mulheres de Salazar, 1999
  • Olhar da serpente, com Sara Rodrigues, 2003
  • Os amores de Salazar, 2006
  • Pinto da Costa: luzes e sombras de um Dragão, com Ana Sofia Fonseca, 2007
  • Massacres em África, 2008
  • Passos Coelho: um homem invulgar: biografia, 2011

Referências

  1. Mlking.cm-loule.pt http://mlking.cm-loule.pt/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=2040  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  2. O-que-estou-a-ler.blogspot.com http://o-que-estou-a-ler.blogspot.com/2009_06_01_archive.html  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  3. «A Esfera dos Livros». Esferadoslivros.pt. Consultado em 29 de maio de 2010 
  4. «LEITUR@GULBENKIAN». Fundação Calouste Gulbenkian. Consultado em 29 de maio de 2010 
  5. «Livro Os Amores de Salazar de Felícia Cabrita no Portal da Literatura». www.portaldaliteratura.com. Consultado em 29 de maio de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.