Feldspato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Feldespato)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Feldspato (microclina)

Feldspato (formula química (K, Na Ca) (Si, Al)4 O8) (do alemão feld, campo; e spat, uma rocha que não contém minério) é uma importante família de minerais, do grupo dos tectossilicatos, constituintes de rochas que formam cerca de 60% da crosta terrestre. Cristalizam nos sistemas triclínico ou monoclínico.[1][2]

Eles cristalizam do magma tanto em rochas intrusivas quanto extrusivas; os feldspatos ocorrem como minerais compactos, como filões, em pegmatitas e se desenvolvem em muitos tipos de rochas metamórficas. Também podem ser encontrados em alguns tipos de rochas sedimentares.O perfeito entendimento das relações entre os feldspatos apenas é atingido com a caracterização química e estrutural, aspectos dependentes da temperatura e pressão de cristalização e da história termal e deformacional subsequente. Ele pode ser de alta temperatura quando preserva a estrutura de geração a alta temperatura e de baixa temperatura quando as estruturas de alta temperatura sofrerem modificação lenta e total para formas de baixa temperatura, ou quando cristalizar em ambiente de baixa temperatura (cristalização plutônica). Os feldspatos podem ocorrer também em estados estruturais correspondentes a temperaturas intermediárias.

Usos e aplicações[editar | editar código-fonte]

Os feldspatos possuem numerosas aplicações na indústria, devido ao seu teor de álcalis e alumina. Dentre essas aplicações, estão:

  • Fabrico de vidros (sobretudo feldspatos potássicos, que reduzem a temperatura de fusão do quartzo, ajudando a controlar a viscosidade do vidro).
  • Fabrico de cerâmicas (são o segundo ingrediente mais importante depois das argilas; aumentam a resistência e durabilidade das cerâmicas).
  • Como material de incorporação em tintas, plásticos e borrachas, dada a sua boa dispersibilidade, o seu índice de refração relativamente alto (próximo de 1,5) e por serem quimicamente inertes, além de apresentarem pH estável, alta resistência à abrasão e ao congelamento (nessas aplicações usam-se feldspatos finamente moídos).
  • Produtos vidrados : como louça sanitária, louça de cozinha, porcelanas para aplicações eléctricas.

Também são usados em elétrodos de soldadura, abrasivos leves e na produção de uretano, de espuma de látex, de agregados para construção, entre outras aplicações.

Minerais de feldspato[editar | editar código-fonte]

Esta família de minerais pode dividir-se em três grupos principais:

Feldspatos potássicos (ou alcalinos)[editar | editar código-fonte]

Plagioclases (ou feldspatos calcossódicos)[editar | editar código-fonte]

Outros minerais feldspatos[editar | editar código-fonte]

Feldspatos raros

Tópicos relacionados[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Anderson, Robert S.; Anderson, Suzanne P. (2010). Geomorphology: The Mechanics and Chemistry of Landscapes. [S.l.]: Cambridge University Press. p. 187 
  2. Rudnick, R. L.; Gao, S. (2003). «Composition of the Continental Crust». In: Holland, H. D.; Turekian, K. K. Treatise on Geochemistry. Treatise on Geochemistry. 3. New York: Elsevier Science. pp. 1–64. Bibcode:2003TrGeo...3....1R. ISBN 978-0-08-043751-4. doi:10.1016/B0-08-043751-6/03016-4 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Feldspato