Filgueiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Felgueira)
Brasão de armas da família Filgueiras

A família Filgueiras é de origem portuguesa. Outras grafias do nome Filgueiras são Filgueira, Felgueira e Felgueiras.

O nome parece ser toponímico, embora não tenha sido usado com preposição. D. Pedro I de Portugal parece ter dado o castelo de Fraião, Coura, a Lourenço Felgueira, primeiro a levar o nome, embora haja dúvidas quanto à época em que viveu Lourenço Felgueira. De Lourenço Felgueira seria filho segundo os genealogistas Lopo Felgueira, senhor da Torre do Soreiro em Santiago de Pias, Monção, torre que supostamente pertenceu a seu pai, e que é importante para a família. Lopo Felgueira foi pai de Rui Gonçalves Felgueira, senhor da Torre do Soreiro e alcaide do castelo de Fraião, casado com Violante Lopes de Calheiros, da Casa de Calheiros. De Rui Gonçalves Felgueira propaga-se o nome Felgueira.

Manuel de Sousa da Silva, capitão-mor de Santa Cruz de Riba Tâmega, ocupou-se dos Felgueiras na quintilha:

Da geração de Felgueiras
E o berço verdadeiro
Essa quinta de Sabreira
No Minho em a Ribeira
Que é dos nossos o primeiro.

Um descendente ilustre dessa família é o genealogista português Manuel José da Costa Felgueiras Gaio, que pertence a um ramo Felgueiras de Valadares.

Existem descendentes dessa família no Brasil, principalmente no Nordeste,Sul, Centro-Oeste e Sudeste.  A sua história é que a origem dessa família veio de três irmãos judeus, que fugiram de Portugal sobre pressão da inquisição da igreja católica por serem "novos cristão". E um desses irmãos se mudou para o Nordeste onde ali formou a sua genealogia, outro no Rio de Janeiro e outro em Minas Gerais.

Outro ramo, na região do Cariri Cearense e interior de Pernambuco, descende de José Quezado Filgueiras Lima, português nascido em Filgueiras, Viana do Castelo. Foi o pai de José Pereira Filgueiras, caudilho e capitão-mor de Crato-CE. Descendem desse ramo Antônio Correia Sampaio Filgueiras, "Totonho Filgueiras" lider político de Barbalha-CE, Cel. Romão Pereira Filgueira Sampaio de Jardim-CE, Salgueiro e Serrita-PE e os Filgueiras Parente de Barbalha e Salgueiro.

Brasão[editar | editar código-fonte]

As armas do apelido Filgueiras são: De azul, com nove lisonjas de prata, apontadas e moventes dos bordos do escudo, postas 3, 3 e 3. Timbre: uma cabeça e pescoço de lobo, lisonjado de azul e prata. [1]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]