Femlin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Femlin é uma personagem usada nas página Party Jokes (no Brasil, Piadas) da revista Playboy.

História[editar | editar código-fonte]

Femlins foram criadas por LeRoy Neiman em 1955 quando o criador/editor da revista Hugh Hefner decidiu que a página de piadas precisava de um elemento visual. O nome é uma amálgama de "female" e "gremlin". Em imagens em preto e branco, são retratadas como mulherezinhas sensuais e travessas, uma espécie de fada ou elfa com semblante totalmente humano, sempre vestindo apenas luvas de ópera, meias-arrastão e sapatos de salto alto. Em cada publicação, elas normalmente aparecem em dois ou três painéis, interagindo com diversos itens de tamanho natural, tais como sapatos, jóias, gravatas e etc, o que leva a crer que elas teriam, aparentemente, entre 10 e 12 polegadas de altura se fossem criaturas que existissem na vida real.

Desde sua criação, as Femlins apareceram em todas as páginas da seção Party Jokes, e estrelaram a capa da publicação americana inúmeras vezes, tanto desenhadas por Neiman ou em fotografias de imagens esculpidas em argila.

Femlin tornou-se um ícone adorado da Playboy e uma celebridade por seus próprios méritos. Em Agosto de 2007, a edição americana celebrou o 50° aniversário de Femlin publicando uma história especial[1].

Merchandising[editar | editar código-fonte]

Femlins têm aparecido em uma variedade de mercadorias licenciadas ao longo dos anos, tais como cinzeiros, copos de shot e canecas de café. Um conjunto de quatro estátuas de gesso, a mais alta com aproximadamente 14 polegadas de altura, foi anunciado para a venda nas últimas páginas da Playboy em 1963. Assim como nos desenhos em que foram baseadas, essas estátuas não eram anatomicamente detalhadas. Na época, o preço de cada estátua era US$7,50. Um conjunto completo de quatro estatuetas foi leiloado pela casa de leilões Leland's por US$7,904.80 em junho de 2004, de acordo com um cache do Google com informações sobre o leilão.

Em 2004, a Playboy produziu uma nova (e atualizada) estatueta de uma Femlin sentada em uma taça de champanhe. Embora agora não seja mais produzida, estas são extremamente comuns, e não devem ser confundida com as estatuetas mais velhas.

Livro[editar | editar código-fonte]

O livro Leroy Neiman: Femlin foi lançado no ano de 2007 e apresenta textos e imagens de Neiman, e um posfácio de Hefner[2][3].

No Brasil[editar | editar código-fonte]

As Femlins também aparecem na seção Piadas da versão brasileira de Playboy sob licença da matriz americana que empresta à edição nacional não apenas o nome, o símbolo do coelho, e o termo Playmate, mas também a imagem da Femlin.

Referências

  1. «Anúncios Lançamentos da Devir» (PDF). Devir. Consultado em 25 de novembro de 2014 
  2. «PLAYBOY - LEROY NEIMAN - FEMLIN». Livraria Cultura. Consultado em 25 de novembro de 2014 
  3. «Playboy: LeRoy Neiman's The Art of Femlin». Dark Horse. 14 de novembro de 2007. Consultado em 25 de novembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]