Fender Precision Bass

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cinco modelos do Precision Bass.

O Precision Bass ou P-Bass é o primeiro modelo de baixo elétrico da marca Fender, criado e introduzido no mercado por Leo Fender, em 1951. Ele ainda é produzido até hoje.

História[editar | editar código-fonte]

Até o início dos anos 50, bandas de jazz, rock'n'roll e blues só conheciam os contra-baixos acústicos, grandes e bastante pesados.

Fender Precision Bass.

A introdução do Precision Bass pela Fender causou uma verdadeira revolução na maneira de tocar dos baixistas, pois o instrumento era bem mais leve, elétrico, feito de madeira sólida e possuía trastes marcando o braço, características herdadas das guitarras elétricas que estavam chegando no mercado, além de proporcionar mais liberdade e versatilidade ao baixista: agora seu instrumento poderia ser pendurado no seu ombro por meio de uma correia ou até mesmo tocar sentado, com o instrumento no seu colo.

Apesar de ter sido lançado quase 15 anos depois do primeiro contrabaixo elétrico do mesmo estilo, produzido pela Audiovox, o P-Bass foi o primeiro a ser produzido em larga escala. Com a explosão de sucesso entre os baixistas da época, a Gibson, arquirrival da Fender na briga pelo mercado de instrumentos musicais e amplificadores, lançou um modelo em 1953, mas não obteve muito sucesso.

A Danelectro também tentou lançar um modelo na mesma época, mas sua construção era muito pobre, assemelhando-se a uma guitarra afinada uma oitava abaixo. O único baixo que posteriormente veio a dividir o espaço do mercado com este baixo foi o Jazz Bass, da própria Fender, dez anos depois que causou um alvoroço no mercado não deixando a desejar tanto em timbre como em construção em comparação ao p-bass.

Especificações e construção[editar | editar código-fonte]

Captador do Precision Bass
  • Corpo sólido
  • Braço parafusado
  • Ponte Fixa
  • Captação simples tradicional (1951-1957) ou dividido ao meio, conectados no modo humbucker (1957 - até hoje)
Ícone de esboço Este artigo sobre instrumento musical é um esboço relacionado ao Projeto Música. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.