Ferdinand Georg Waldmüller

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde novembro de 2011).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas.
Ferdinand Georg Waldmüller
Nome nativo Ferdinand Georg Waldmüller
Nascimento 15 de janeiro de 1793
Viena
Morte 23 de agosto de 1865 (72 anos)
Hinterbrühl
Cidadania Áustria
Alma mater Academia de Belas-Artes de Viena
Ocupação pintor

Ferdinand Georg Waldmüller (Viena, 15 de janeiro de 1793 - Hinterbrühl, 23 de agosto de 1865) foi um pintor e escritor austríaco, um dos artistas austríacos mais importantes na primeira metade do século XIX.

Estudou na Academia de Belas-Artes de Viena, e assegurou a sua subsistência financeira pintando retratos. Em 1811 obteve um posto de professor de artes plásticas junto da prole do conde Gyulay, na Croácia. Três anos depois, regressou a Viena e trabalhou o seu estilo copiando as obras dos grandes mestres.

Waldmüller interessou-se progressivamente pela natureza, e dedicou-se à pintura paisagista. Foi neste género que o seu estilo atingiu a maior originalidade: o seu sentido cromático e o seu bom conhecimento da natureza ajudaram-no a executar telas notáveis.

Waldmüller foi também professor na Academia de Belas-Artes de Viena, mas teve regularmente disputas com a elite vienense em virtude das suas críticas ao sistema da instituição, que queria concentrar no estudo da natureza.

Obra escrita[editar | editar código-fonte]

Nos seus escritos trata sobre aspectos teóricos das suas concepções da pintura e do desenho e as suas consequências pedagógicas:

  • Das Bedürfnis eines zweckmäßigen Unterrichts in der Malerei und plastischen Kunst. Angedeutet nach eigenen Erfahrungen. (A necessidade de uma educação adequada na pintura e artes plásticas. Baseado na própria experiência.) Viena 1846
  • Vorschläge zur Reform der Österreichisch-kaiserlichen Akademie der bildenden Kunst. (Proposta de reforma da Academia de Belas-Artes no Império Austríaco.) Viena 1849
  • Andeutungen zur Belebung der vaterländischen bildenden Kunst. (Sugestões para estimular a arte patriótica) Viena 1857 Versão digitalizada.
  • Imitation, Reminiscenz, Plagiat. (Imitação, reminiscência e plágio.) 1857


Galeria[editar | editar código-fonte]

Entre os seus retratos mais conhecidos estão os seguintes:

Também fez pinturas com outros temas:


Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Biedermeier - estilo ou gosto artístico / corrente artística

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ferdinand Georg Waldmüller