Orca-pigmeia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Feresa attenuata)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Como ler uma infocaixa de taxonomiaOrca-pigméia
Pygmy killer whale size.svg
Estado de conservação
Espécie em perigo
Em perigo (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Delphinidae
Género: Feresa
Gray, 1870
Espécie: F. attenuata
Nome binomial
Feresa attenuata
Gray, 1875
Distribuição geográfica
Cetacea range map Pygmy Killer Whale.PNG

A orca-pigméia (Feresa attenuata) é um cetáceo da família dos delfinídeos, que recebe tal nome por ter características físicas similares a orca.

Características[editar | editar código-fonte]

A Orca-pigmeia é muitas vezes confundida com a Falsa-orca e o Golfinho-cabeça-de-melão. O melhor caractere de campo para distinguir entre essas espécies é a forma da nadadeira (pontas arredondadas na Orca-pigmeia, pontas pontiagudas na Golfinho-cabeça-de-melão e corcundas na borda de ataque - na Falsa-orca). O corpo da Orca-pigmeia é um pouco delgado; a cabeça é arredondada e não tem bico.

A cor do corpo é cinza escuro a preto, com uma capa proeminente estreita que mergulha apenas ligeiramente abaixo da barbatana dorsal, e uma faixa ventral cinza clara a branca que se alarga ao redor dos genitais. Além disso, os lábios e a ponta do focinho são às vezes brancos.

A mandíbula superior contém 8 a 11 pares de dentes e a mandíbula inferior tem 11 a 13 pares.

O tamanho dos recém-nascidos têm cerca de 80 cm de comprimento, adultos até 2,6 m. Os machos são ligeiramente maiores que as fêmeas. O peso máximo conhecido é de 225 kg.

Equipes do Instituto de Estudos de Mamíferos Marinhos mantêm uma baleia assassina pigmeu hidratada enquanto preparam-na para lançamento no Golfo do México, em 11 de julho de 2016.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Esta é uma espécie tropical e subtropical que habita águas oceânicas ao redor do globo, geralmente não variando ao norte de 40 ° N ou ao sul de 35 ° S.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Feresa attenuata by OpenCage.jpg

É pouco é conhecido da biologia da Orca-pigmeia. Os grupos geralmente contêm 50 ou menos indivíduos, embora rebanhos de até várias centenas tenham sido vistos. É lento e letárgico em comparação com o Golfinho-cabeça-de-melão de aparência semelhante. Não se sabe muito sobre a biologia reprodutiva desta espécie. Orcas-pigmeias comem principalmente peixes e lulas , embora ocasionalmente ataquem outros golfinhos, pelo menos quando esses golfinhos estão envolvidos em interações de pesca de atum no Pacífico tropical oriental.

Referências

  • MEAD, J. G.; BROWNELL, R. L. (2005). Order Cetacea. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.) Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3ª edição. Baltimore: Johns Hopkins University Press. p. 723-743.
  • Marine mammals of the world. Jefferson, T.A., S. Leatherwood & M.A. Webber - 1993. FAO species identification guide. Rome, FAO. 320 p. 587 figs. .
Ícone de esboço Este artigo sobre cetáceos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.