Fernanda Rodrigues

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Fernanda Rodrigues
Nome completo Fernanda Erlanger Rodrigues
Nascimento 21 de outubro de 1979 (39 anos)
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileira
Ocupação
Atividade 1991–presente
Cônjuge Raoni Carneiro (c. 2009)
IMDb: (inglês)

Fernanda Erlanger Rodrigues (Rio de Janeiro, 21 de outubro de 1979) é uma atriz e apresentadora brasileira.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Fernanda começou sua carreira ainda criança, com apenas três anos de idade já participava de videoclipes, como O lindo lago do amor (Gonzaguinha) e propagandas, tendo feito a Xuxa mirim nos comerciais de um supermercado Sendas com o bordão "E hoje tem!" para anunciar as ofertas.

Somente aos onze anos, estreou como atriz na telenovela Vamp, da Rede Globo interpretando a espevitada e superdotada filha de Reginaldo Faria. Desde então participou de inúmeras produções da Rede Globo.

No ano seguinte interpretou a personagem Maria Eduarda, uma criança que era criada pela babá, visto que seus pais viajavam muito e a deixavam aos cuidados da empregada, na novela Deus nos Acuda, onde contracenou com nomes importantes para a dramaturgia brasileira, como Dercy Gonçalves e Glória Menezes.

Interpretou a rebelde Beatriz de A Viagem. Na sinopse da novela, seu personagem aparecia apenas como "Beatriz, filha de Estela". Seu trabalho nesta trama lhe rendeu seu segundo troféu de atriz revelação, pelo Prêmio Master.

Em 1995, a Rede Globo gravou um piloto de um seriado adolescente Malhação, e o seu personagem foi protagonista da segunda temporada.

Assim que saiu de Malhação, Fernanda foi convidada a protagonizar a novela O Amor Está no Ar, ao lado de Rodrigo Santoro, mas não pode ficar com a personagem, pois ainda tinha 17 anos e era necessário ter brevê de pilotagem de helicóptero, o personagem ficou então com Natália Lage.

A atriz então entrou para o elenco de Zazá, movimentando a trama jovem, só que ao passar pela metade da novela, recebeu o convite de Antônio Calmon (autor de Vamp) para ser a protagonista do núcleo jovem de uma novela escrita por Antônio Calmon.. Fernanda conversou com a equipe de Zazá e saiu da trama. Lauro César Muniz, roteirista de Zazá, escreveu no capítulo de despedida de Valéria, sua personagem: "Adeus Valéria, obrigado Fernandinha... como sempre você foi maravilhosa!"

Corpo Dourado, estreou com uma cena cheia de efeitos especiais, onde Lígia, sua personagem, sonhava que era um anjo e sobrevoava a cidade.

Em Vila Madalena, Fernanda interpretou a patricinha Zuleika (Zu) que vivia uma relação de amor com um motoboy interpretado por Marcelo Faria.

Aquarela do Brasil, uma minissérie histórica sobre o Brasil durante a segunda guerra mundial, interpretou Luísa, menina rica e apaixonada pelo protagonista, o pianista Mário, interpretado por Thiago Lacerda, com quem terminou a trama.

Estrela-Guia, uma novela que ficou conhecida como "a novela da Sandy", rendeu a Fernanda o papel de Sukhi, uma hippie da comunidade Jagatah, filha de uma mulher extremista e tradicional e também melhor amiga da protagonista. Estrela-guia fez sucesso entre os adolescentes, tendo tido diversos produtos com a marca da novela, incluindo um álbum de figurinhas, como em Vamp.

Em Sabor da Paixão, interpretou uma flautista que era de família rica e abandonou tudo para viver de sua música ao lado de seu marido.

Conheceu o pai de seus filhos, Raoni Carneiro, na novela A Lua Me Disse, onde ela era jogadora de futebol e ele seu treinador. Após a novela, Fernanda foi convidada para fazer uma participação especial em Bang Bang, interpretando a ladra Daisy.

O Profeta, foi o primeiro personagem de núcleo cômico de Fernanda. A pedido de Roberto Talma interpretou a manicure Gisele, mais conhecida como Gigele, que era como Tainha (Rodrigo Faro), seu par romântico, a chamava. A dupla arrancava risadas do público com as brigas do casal. Não podemos esquecer também do outro protagonista de suas cenas, um vestido verde que era chora e dança (de uso em velório à casamento).

Interpretou na novela Negócio da China a gótica Stelinha, mestre em Kung Fu e intergrante da máfia chinesa, sua primeira vilã na carreira.

No ano de 2011, foi ovacionada pelo público e pela crítica com a personagem Jôse na novela O Astro, mostrando toda emoção na pele de uma jovem que dá a sua vida pela do filho. A produção foi premiada com o Emmy Internacional Awards 2012 na categoria de melhor telenovela. Fernanda foi junto à equipe na cerimônia de premiação.

Após a personagem Jôse, Fernanda foi desligada do quadro de elenco fixo da Rede Globo, voltando a atuar nas novelas apenas na bem sucedida Sete Vidas, onde interpretou Virgínia. Já em 2017, Fernanda retornou as novelas, vivendo a vilã Fabiana em O Outro Lado do Paraíso. Sua personagem seria apenas uma participação especial de 10 capítulos, mas devido ao sucesso a atriz ficou até o fim da novela.[1][2]

Apresentadora[editar | editar código-fonte]

Em 2015, Fernanda recebeu um grande desafio: apresentar um programa no canal GNT, o "Fazendo a festa", em que a cada episódio a artista junto com um time de profissionais fazem uma festa infantil de aniversário idealizada a partir da ideia do aniversariante. O programa já conta com 7 temporadas, tendo uma delas sido apresentada por Sthefany Brito, pois a atriz estava de licença maternidade[3] de seu segundo filho, Bento.

Comerciais[editar | editar código-fonte]

Fernanda tem estrelado campanhas comerciais Hora do Lanchinho da Del Valle[4] e junto a filha no da Play Kids[5].

Teatro[editar | editar código-fonte]

Além destes trabalhos, Fernanda ao longo da carreira atuou em peças teatrais. Em 1991, estava nos palcos interpretando a personagem título da peça Pollyana, que lhe rendeu o prêmio Coca-Cola de teatro infantil, atriz revelação. algumas outras peças que Fernanda representou foram: A.M.I.G.A.S (Associação de Mulheres Interessadas em Gargalhadas Amor e Sexo)[6] ao lado de Luana Piovani (sua irmã em cena), a peça virou livro. Beijo no Asfalto de Nelson Rodrigues, interpretando Dália[7], uma das famosas cunhadas do autor. Esteve por duas vezes em temporada com a peça Enfim, nós a primeira contracenando com o autor [8] Bruno Mazzeo e a segunda, após seis anos, com o humorista[9] Marcius Melhem. Em 2013 começou a viajar pelo Brasil com a peça Tô grávida[10] ao lado de Paulo Vilhena, o espetáculo ficou em cartaz até 2017 e devido ao sucesso de público em 2018 após 4 anos da estréia teatral ganhará uma versão cinematográfica.[11]

Cinema[editar | editar código-fonte]

No cinema, sua estreia foi em Simão, o Fantasma Trapalhão, do inesquecível Didi de Renato Aragão, um filme família de grande bilheteria.No sucesso A Partilha, Fernanda viveu Simone, filha de Glória Pires, uma jovem "espiritualmente ilumidada" que engravida do líder de uma tribo religiosa. Fernanda participou do primeiro curta em formato digital do Brasil De Morango, de Fernando Andrade. O curta que abriu o Festival Internacional de Brasília, o Festival Internacional de São Paulo e Palm Springs International Festival of Short Films, pode ser assistido no Youtube. Em 2003 Fernanda Rodrigues protagonizou o filme Noite de São João ao lado de Marcelo Serrado e Dira Paes do cineasta Sérgio Silva, um romance baseado no livro Senhorinha Julia. Apenas uma década depois Fernanda volta as telonas protagonizando a comédia Vestido pra casar ao lado de Leandro Hassum, o filme levou 1,26 milhões de pessoas ao cinema. Filmou também curta metragem intitulado "Ponto de vista", ao lado de Thiago Fragoso

Internet[editar | editar código-fonte]

Em 2014, um ano após fazer uma pequena participação sem fala no episódio Depois do fim do mundo do canal de comédia do YouTube, o Porta dos fundos , voltou a atuar no episódio três da sequência Viral.

Fernanda mantém um blogger sobre maternidade Cheguei ao Mundo, desde o nascimento de sua filha Luísa, o mesmo será publicado futuramente em formato de livro.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Fernanda já havia trabalhado com o ator Raoni Carneiro na telenovela A Lua Me Disse, em 2005, interpretando jogadora de futebol e treinador, respectivamente, porém, na ocasião os dois não desenvolveram um romance. Em 2008, durante a telenovela Negócio da China, os dois iniciaram um namoro, e em 2009, com Fernanda já grávida, eles decidiram morar juntos.[12] Em 11 de dezembro de 2009 nasceu a primeira filha do casal, Luísa, e em 11 de fevereiro de 2016 o segundo, Bento.[13]

Foi madrinha de casamento[14] de Sandy com o músico Lucas Lima, da Família Lima. É madrinha de Cauet[15], filho da atriz Susana Werner com o goleiro Julio Cesár.

Ela e o marido escolheram pessoas próximas a eles para serem padrinhos de seus filhos.[16] O ator Paulo Vilhena é padrinho de Luísa e o ator Ricardo Pereira e sua esposa Francisca são os padrinhos de Bento.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem / Cargo Notas Ref.
1991 Vamp Isabel Rocha (Isa)
1992 Deus nos Acuda Maria Eduarda (Duda)
1993 Caso Especial Maria Clara Episódio: "Menino de Engenho"
1994 A Viagem Beatriz Toledo Novaes (Bia)
1995 Malhação Luiza Pratta González Temporadas 12
1997 Zazá Valéria Dumont (Val)
1998 Corpo Dourado Lígia Mendonça
1999 Vila Madalena Zuleika (Zu)
A Turma do Didi Paty Borracha Participação Especial (Episódio: "7 é Demais")
2000 Aquarela do Brasil Luísa
2001 Estrela-Guia Sukhi
2002 Brava Gente Rita de Cássia Episódio: "A Cidade que o Diabo Esqueceu"
Sítio do Picapau Amarelo Cinderela Temporada 2
Zorra Total Maria Divina Participação [17]
Sabor da Paixão Isadora Lima
2003 Retrato Falado Divina Maria Episódio: "Dona Beraldina" [18]
Os Normais Patricinha Episódio: "O Magnífico Antepenúltimo" [19]
2005 A Lua Me Disse Julieta Goldoni
2006 Bang Bang Daisy Episódios: "23–27 de fevereiro de 2006" [20]
O Profeta Gisele da Silva (Gigele)
2008 Casos e Acasos Letícia Episódio: "Quem Mandou o Bombom?" [21][22]
Negócio da China Stela Falcão (Stelinha) [23]
2010 A Vida Alheia Luísa Lannes Episódio: "A Babá" [24]
2011 O Astro Josephine Mello Assunção (Jôse) [25]
2015 Fazendo a Festa Apresentadora [26][27]
Sete Vidas Virgínia [28][29]
2016 Tá no Ar: A TV na TV Ela mesma Episódio: "19 de janeiro de 2016"
2017 A Cara do Pai Mãe do Mateus Episódio: "Encontros e Desencontros"
O Outro Lado do Paraíso Fabiana de Sá Junqueira

Cinema[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Notas Ref.
1998 Simão o Fantasma Trapalhão Virgínia
2001 A Partilha Simone [30][31]
2003 Noite de São João Júlia
De Morango Mum
2014 Vestido pra Casar Nara [32]

Internet[editar | editar código-fonte]

Ano Título Personagem Notas Ref.
2014 Viral Tatiana Websérie do Porta dos Fundos
2017 Fale Conosco Convidada Canal do GNT no YouTube

Teatro[editar | editar código-fonte]

Ano Peça Personagem Notas Ref.
1991 Pollyana Pollyana
1993 A Volta do Imperador Adelaide
2000 A.M.I.G.A.S. Dil
2002 O Beijo no Asfalto Dalia Texto: Nelson Rodrigues [33]
2006 Enfim, nós Fernanda Com Bruno Mazzeo [20]
2012 Enfim, nós Fernanda
2014 Tô grávida Bianca Com Paulo Vilhena

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho indicado Resultado
1994 Prêmio Master Atriz revelação Bia em A Viagem Venceu
1992 Prêmio Coca-Cola de Teatro Infantil Atriz revelação Pollyana na peça Pollyana Venceu [34]

Notas e referências

  1. [1]
  2. crítica
  3. «Sthefani Brito substitui Fernanda Rodrigues no Fazendo a Festa». Caras Digital. 2 de dezembro de 2015. Consultado em 5 de janeiro de 2018 
  4. «Del Valle» 
  5. Margato, Gabriela (27 de julho de 2017). «Fernanda Rodrigues e filha participam de campanha». O fuxico. Consultado em 5 de janeiro de 2017 
  6. Amarante, Lilian (5 de janeiro de 2018). «A.M.I.G.A.S». Isto é gente. Consultado em 5 de janeiro de 2018 
  7. «O beijo no asfalto». Enciclopédia Itaú Cultural. 2001. Consultado em 5 de janeiro de 2018 
  8. Dias, Claudia (1 de setembro de 2006). «Fernanda Rodrigues e Bruno Mazzeo estreiam no teatro». O fuxico. Consultado em 5 de janeiro de 2018 
  9. «Os atores Marcius Melhem e Fernanda Rodrigues estreiam a comedia 'Enfim, nós' no Rio». Caras. 3 de maio de 2012. Consultado em 05/01²018  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  10. «Paulo Vilhena e Fernanda Rodrigues são "pais de 1ª viagem"». G1. 6 de outubro de 2016. Consultado em 5 de janeiro de 2018 
  11. Kogut, Patrícia (27 de junho de 2016). «Cinema». Patrícia Kogut. Consultado em 4 de janeiro de 2018 
  12. Gnt (26 de maio de 2014). «Fernanda Rodrigues vive par romântico com o ator português Gonçalo Diniz». Consultado em 12 de fevereiro de 2016 
  13. Portal Ternura FM (12 de fevereiro de 2016). «Nasce Bento, segundo filho de Fernanda Rodrigues». Consultado em 12 de fevereiro de 2016 
  14. «Fernanda rodrigues será madrinha de Sandy». Isto é Gente. Consultado em 5 de janeiro de 2018 
  15. «Veja quem são os padrinhos dos famosos». Caras. 27 de dezembro de 2013. Consultado em 5 de janeiro de 2018 
  16. «Paulo Vilhena mostra bebe de Fernanda Rodrigues com irmã». Pure people. 27 de fevereiro de 2016. Consultado em 5 de janeiro de 2018 
  17. Daniel Marcusso (18 de fevereiro de 2002). «Fernanda Rodrigues grava Zorra Total». iG. Consultado em 11 de julho de 2011 
  18. «Denise Fraga mostra casamento no 'Fantástico'». Diversão. Terra.com. 1 de agosto de 2003. Consultado em 5 de abril de 2018 
  19. Luiza Dantas (19 de julho de 2003). «Fernanda Rodrigues viverá patricinha em Os Normais». Terra. Consultado em 11 de julho de 2011 
  20. a b Juliana Ambold (25 de junho de 2006). «Fernanda Rodrigues volta ao teatro com Enfim Nós». Ofuxico. Consultado em 11 de julho de 2011 
  21. Kelly Valente (26 de julho de 2008). «Fernanda Rodrigues participa de "Casos e Acasos"» (jhtm). UOL. Consultado em 11 de julho de 2011 
  22. Redação NT (29 de julho de 2008). «Casos e Acasos: Quem é Amanda? Quem mandou o bombom? Quem passou a noite comigo?». Na Telinha. UOL. Consultado em 7 de fevereiro de 2018  line feed character character in |acessodata= at position 2 (ajuda); Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  23. «Fernanda Rodrigues viverá a vilã Stelinha em "Negócio da China"». globo.com. 22 de dezembro de 2008. Consultado em 11 de julho de 2011 
  24. Da Redação (18 de junho de 2010). «Fernanda Rodrigues volta à TV em "A Vida Alheia"». Revista Quem Online. Consultado em 11 de julho de 2011 
  25. Roseane Santos; Maraísa Bueno (6 de julho de 2011). «Fernanda Rodrigues: Não penso em ter outro filho tão cedo». Contigo!. Consultado em 11 de julho de 2011 
  26. «Fernanda Rodrigues estreia no GNT como apresentadora do "Fazendo a Festa"». Mães - GNT. 11 de fevereiro de 2015. Consultado em 20 de abril de 2015 
  27. iG Gente (24 de fevereiro de 2015). «Fernanda Rodrigues volta às novelas e ganha programa no GNT». TV & Novelas. Consultado em 20 de abril de 2015 
  28. «Afastada das novelas, Fernanda Rodrigues retorna à TV em 'Sete vidas'». Extra. 1 de abril de 2015. Consultado em 20 de abril de 2015 
  29. Flávia Muniz (28 de fevereiro de 2015). «'Falta tempo para outro filho', diz Fernanda Rodrigues». O Dia. Consultado em 1 de março de 2015 
  30. «Fernanda Rodrigues fez parte do elenco de A Partilha, interpretando o personagem Simone». Consultado em 11 de julho de 2011 
  31. Cinemateca Brasileira, A Partilha [em linha]
  32. Caroline Apple (2 de agosto de 2014). «Após 11 anos, Fernanda Rodrigues volta aos cinemas com 'Vestido Pra Casar'». F5 - celebridades. Consultado em 4 de agosto de 2014 
  33. «O Beijo no Asfalto volta ao teatro Clara Nunes». iG. 22 de março de 2002. Consultado em 11 de julho de 2011 
  34. CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (26 de maio de 2014). «1992 – PRÊMIO COCA-COLA DE TEATRO INFANTIL-Categoria Especial». Consultado em 12 de fevereiro de 2016 
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote

Ligações externas[editar | editar código-fonte]