Fernando Flávio Marques de Almeida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fernando Flávio Marques de Almeida
Geologia
Professor Fernando de Almeida com amostra de almeidaíta (Foto de Carlos Cornejo - 2013)
Nacionalidade  Brasileiro
Residência Brasil
Nascimento 18 de fevereiro de 1916
Local Rio de Janeiro
Morte 2 de agosto de 2013 (97 anos)
Local São Paulo
Causa pneumonia
Atividade
Campo(s) Geologia

Fernando Flávio Marques de Almeida (Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 1916São Paulo, 2 de agosto de 2013) foi um geólogo brasileiro, considerado referência central na geologia sul-americana.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Fernando Flávio Marques de Almeida formou-se bacharel em Ciências e Letras pelo Ginásio de São Bento (São Paulo), em 1932, tornando-se Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) em 1939 1 , onde trabalhou por 35 anos. Ingressou na Academia Brasileira de Ciências em 13 de maio de 1952.2

Iniciou a carreira de geólogo amador como assistente-aluno na Divisão de Minas e Geologia do IPT, São Paulo, 1938, cooperando no levantamento da carta geológica do município de São Paulo. Foi engenheiro da Divisão de Geologia e Mineralogia do DNPM a partir de 1945, onde se efetivou por concurso no cargo de Engenheiro de Minas em 1955. Exonerou-se em 1969.

A partir de 1969, dedicou-se à docência e à pesquisa em regime integral, até aposentar-se, em 1974. Em 1978, recebeu da Escola Politécnica o título de professor emérito.

De 1974 a 1978, trabalhou no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo, ministrando disciplina de Geotectônica nos cursos de graduação, em RDIDP (REgime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa), de onde saiu para para ingressar no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo. Do IPT, transferiu-se para o Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ministrando disciplinas no curso de Pós-Graduação em Geociências, Área de Concentração Metalogênese, em RDIDP, de 1985 a 1990, tendo então encerrado a carreira de professor universitário à qual se dedicou durante 51 anos.

Publicou 176 artigos e capítulos de livros no Brasil e em outros países. Foi um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), que lhe conferiu a Medalha José Bonifácio. Foi vice-presidente da Société Géologique de France (1971). Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, a Medalha de Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e era doutor honoris causa pela Universidade Estadual de Campinas.

Participou da pesquisa de numerosas jazidas minerais, tais como: manganês em Urucum e Aquidauana (MS), Serra da Tocaia (MG), Iporanga (SP), rio Aripuanã (AM); ferro na Serra de São Vicente (MT), Urucum e São Domingos (MS), São Sebastião do Paraíso, Pitanguí e várias jazidas do Quadrilátero Ferrífero (MG); rio Jatapú (AM); Quiquió (República do Paraguai); chumbo e zinco na Serra de São Vicente (MT); turfa em Caçapava (SP); talco em Itanguá e Bom Sucesso (SP), Itaiacoca (PR), Delfim Moreira, Itajubá, Carandaí, Crocate de Sá e Congonhas do Campo (MG); calcário em Rio Branco (PR), Itapeva e Itanguá (SP), Corumbá (MS); águas minerais em Caldas Novas (GO), Ribeirão Pires e Campo do Jordão (SP); fosforita em Pernambuco e Paraíba; ouro no vale do rio Açungui (SP); mármores no alto vale do rio Ribeira (PR); areia, argila e dolomito para siderurgia em São Paulo e no Paraná; grafita no Paraná; argila cerâmica em Ribeirão Pires (SP); níquel, cromo, amianto, cobre e cobalto nas rochas ultrabásicas de Goiás, como Coordenador Técnico do Projeto Goiás; foi fundador do 6º Distrito do DNPM, com o objetivo inicial de pesquisar tais minérios; metais não ferrosos em Mato Grosso; pesquisas geotécnicas no baixo vale do rio Ribeira de Iguape em São Paulo; zircônio em Poços de Caldas (MG) etc. Coordenou os trabalhos de geologia do Projeto da Rodovia dos Imigrantes-Trecho Serra, pelo Escritório Técnico Figueiredo Ferraz. 3

Foi gerente do Projeto Rochas Ultrabásalticas de Goiás do DNPM, de 1967 a 1969. Coordenador Geral do Mapa Tectônico da América do Sul (1967-1978), edição conjunta do DNPM, CGMW e UNESCO. Este projeto levaram-no à definição da Plataforma Sul-Americana. No Colóquio Internacional UNESCO sobre os granitos do Oeste Africano (1965), convidado pela IUGS, foi o representante único da América do Sul. Organizou e presidiu o Colóquio Internacional sobre os Granitos e a Estrutura do Nordeste do Brasil, promovido pela UNESCO e IUGS em 1967, objetivando a comparação com o Oeste Africano, em pesquisa sobre a Teoria da Deriva dos Continentes. Foi gerente do Programa Serra do Mar da Secretaria do Comércio, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, em conjunto com o IPT e o Instituto Florestal da Secretária da Agricultura do Estado de São Paulo. 4

O ovni da Ilha da Trindade[editar | editar código-fonte]

Em 8 de janeiro de 1958 partiu no navio-escola Almirante Saldanha para a Ilha da Trindade, à frente de uma equipe de quase cinquenta pessoas, a fim de realizar pesquisas biofísicas, que resultaram três anos depois na publicação do livro Geologia e Petrologia da Ilha da Trindade.5 Durante a sua estada na ilha ocorreu o famoso Caso da Ilha da Trindade, em que um disco voador teria aparecido sobrevoando a região. Aos jornais, Almeida declarou não ter visto o disco.6 A outra fonte, afirmou: "Posso dizer que nós vivíamos com o nariz para o ar, tanto de dia como até o anoitecer, visto que nosso trabalho principal eram as observações meteorológicas. Examinávamos as nuvens, direção dos ventos, etc. Como tal, se surgisse qualquer objeto estranho no ar, pelo menos alguns de nós teriam visto, o que não ocorreu." 7

Obituário[editar | editar código-fonte]

FERNANDO FLÁVIO MARQUES DE ALMEIDA (1916-2013)

Professor, geólogo e 'Indiana Jones'

ANDRESSA TAFFAREL – DE SÃO PAULO8

Não faltaram títulos e honrarias que reconhecessem o trabalho do geólogo Fernando Flávio Marques de Almeida. Mas, humilde, ele não gostava muito desse "exibicionismo", como costumava dizer.

Uma das últimas homenagens foi neste ano: colegas batizaram de "almeidaita" --em referência ao sobrenome do geólogo-- um mineral descoberto no interior da Bahia.

Aventureiro, Fernando viajou pelo Brasil e pelo mundo, da Antártica ao deserto do Saara. Era chamado de "Indiana Jones" pelas sobrinhas. De cada viagem, trazia rochas para estudo. Uma vez, foi tido até como contrabandista pela alfândega.

Nos anos 1950, fez o primeiro mapa geológico de Fernando de Noronha. Décadas depois, voltou ao arquipélago durante uma viagem em família. Em uma trilha, percebeu um "intruso" granito no chão, que não fazia parte da paisagem original.

Conheceu a mulher, Beatriz, durante um trabalho em Cuiabá. Na caderneta de campo, escreveu: "Hoje conheci uma gordinha que me virou a cabeça". Foram casados por 61 anos, até ela morrer, em 2001.

Ainda durante a faculdade na Poli (Escola Politécnica da USP), trabalhou no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Era professor emérito da Universidade de São Paulo (pela Poli e pelo Instituto de Geociências) e da Unicamp. Também publicou mais de 300 livros e fez parte de comissões da Unesco.

Morreu na sexta-feira (2), aos 97 anos, após uma forte pneumonia. Deixa três filhos, dois netos e bisneto. A missa do sétimo dia será amanhã, às 15h, na igreja São José, no Jardim Europa, São Paulo.

Atividades de Docência9 [editar | editar código-fonte]

1939-1941 - Professor Substituto da 19ª Cadeira (História Natural - Geologia e Mineralogia). Colégio Universitário anexo à Escola Politécnica da USP.

1940 - Nomeado segundo adjunto da Cadeira 8 (Mineralogia, Petrografia e Geologia, 1ª e 2ª partes) da Escola Politécnica da USP.

1941 - Professor da Aula Isolada nº 8 (Taxionomia Paleontológica) anexada à Cadeira nº 8 da Escola Politécnica da USP.

1956 - Livre Docente da Escola Politécnica da USP, por concurso realizado em 1956.

1957-1962 - Exerceu interinamente a Cátedra.

1945-1969 - Professor Catedrático da Cadeira nº 8 (Mineralogia e Petrografia; Geologia Econômica) da Faculdade de Engenharia Indústrial da Fundação de Ciências Aplicadas, quando também foi professor de geologia das Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae e São Bento, ambas da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

1969-1974 - Professor Catedrático da Escola Politécnica da USP, por concurso realizado em 1962. RDIDP (Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa). Aposentado pela Escola Politécnica da USP em 1974.

1974-1978 - Professor contratado pelo Instituto de Geociências da USP, ministrando disciplina de Geotectônica nos cursos de graduação (RDIDP).

1985-1990 - Contratado pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, ministrando disciplinas no curso de Pós-Graduação em Geociências, Área de Concentração Metalogênese (RDIDP).

Distinções10 [editar | editar código-fonte]

1951 –Diploma de Membro Associado da Academia Brasileira de Ciências, posteriormente Titular.

1952 – Certificado de Serviço Relevante prestado ao Brasil com Conselheiro de Engenharia e Arquitetura no periodo 1947-1950 no CREA-6ª Região, concedido pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura.

1963 - Medalha do Patriarca conferida pela Prefeitura Municipal de Santos.

1963 – Prêmio José Bonifácio de Andrada e Silva, medalha de ouro conferida pela Sociedade Brasileira de Geologia.

1971-1972 - Biografado no Who's Who in the World, Marquis Who's Who, Inc., Chicago.

1971 - Eleito Vice-Presidente da Société Géologique de France.

1971– Placa. Homenagem da Fundação de Ciências Aplicadas. Faculdade de Engenharia Industrial.

1973 - Medalha de Mérito. Jubileu de Prata da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

1976 – Título de Professor Emérito concedido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

1978– Placa. Homenagem da IVª Semana de Geologia. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

1981 - Placa. Homenagem da Sociedade Brasileira de Geologia no 1o Simpósio de Geologia do Centro-Oeste. Núcleos Centro-Oeste e Brasília. Goiânia.

1981 – Placa Homenagem da Asociación Paraguaya de Geologia.

1982 – Título de Sócio Honorário da Sociedade Brasileira de Geologia.

1982 – Biografado na revista Episodes, v. 1982 n. 4, editada pela International Union of Geological Sciences, quando era Vice-Presidente dessa Instituição.

1983 - Diploma de Acadêmico da Academia de Ciencias de America Latina “por su contribución al desarrollo de la Ciencia en América Latina”. Caracas, Venezuela.

1984 – Diploma de Mérito Mineral conferido pelo Departamento Nacional da Produção Mineral.

1984 – Placa. Homenagem do Sindicato dos Geólogos do Estado de São Paulo.

1985 –Placa. Homenagem do 2° Simpósio de Geologia do Centro-Oeste, SBG.

1986 - Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia, conferido pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, de conformidade com o CNPq, pela relevante contribuição na área de Ciências da Terra.

1986 – Diploma concedido pela Sociedade Brasileira de Geologia como reconhecimento pela participação no desenvolvimento das Geociências e Tecnologia Mineral no Brasil.

1987 – Placa. Homenagem do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, SICCT.

1987 –Placa. Homenagem da XXVIIª Turma de Geologia da Universidade de São Paulo.

1989 – Certificado de Mérito e Reconhecimento da Associação de Engenheiros de Minas do Brasil.

1989 – Diploma de relevantes serviços prestados ao ensino e pesquisa no campo da Engenharia Minero-Metalúrgica Brasileira outorgado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

1991 – Título de Doutor Honoris Causa condedido pela Universidade Estadual de Campinas.

1991– International Seminar on Tectonics of Continents, realizado em 31 de Outubro na UNICAMP em homenagem a Fernando F. M. de Almeida.

1993 - Homenageado com a publicação do volume: International Seminar on Tectonics of Continents. Cadernos I.G.-UNICAMP. Special Volume, 81 p.

1993 – Placa. Homenagem da SBG no IIo Simpósio sobre o Cráton do São Francisco.

1993 - Medalha de Mérito conferida pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

1994 – Diploma de Honra ao Mérito concedido pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo por ocasião dos “60 Anos do CREA-SP”

1995 –Admitido pelo Presidente da República, Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito Científico, na Classe Grã Cruz da Ordem, pelas relevantes contribuições prestadas à Ciência e Tecnologia.

1995 – Placa. Homenagem da Divisão de Geologia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

1995 – Placa. Homenagem da Diretoria Executiva do Instituto de Pesquisas Tecnologicas.

1995 – Placa. Homenagem da IIª Semana Mato-grossense de Iniciação Científica. VIIª Feira Nacional de Ciências. Tangará da Serra.

1996 – Título de Cidadão Mato-grossense, conferido pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

1998 – Prêmio Karl Terzaghi concedido pela Associaçao Brasileira de Geologia de Engenharia.

1998 – Homenageado na revista Gondwana Research, publicação oficial da International Association for Gondwana Research, Faculty of Science, Osaka City University, Osaka, Japan, v.1 n. 3/4. Volume especial dedicado aos granulitos brasileiros, editado por S. S. Iyer, A. Choudhuri e J. S. F Barbosa a pedido dos editores chefes.

2000 - Homenageado com a publicação do livro: Tectonic Evolution of South America. Editado por U.G. Cordani, E. J. Milani, A.Thomaz Filho e D.A.Campos. 854 p. XXXIº Congresso Geológico Internacional, Rio de Janeiro, Brasil.

2002 – Placa. Homenagem dos geólogos diplomados pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, turmas de 1959 a 1969.

2004 – Homenageado com a publicação do livro: Geologia do Continente Sul-Americano: Evolução da Obra de Fernando Flávio Marques de Almeida . V. Mantesso Neto, A. Bartorelli, C. D. R. Carneiro, B. B. de Brito Neves (Orgs.). Beca Prod. Cult. São Paulo. 673 p.

2004 –Placa. Homenagem do Departamento de Geografia da Faculdade de Geografia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, como um dos autores da obra A Cidade de São Paulo.

2004 – Homenageado com a criação da Medalha de Ouro Fernando Flávio Marques de Almeida pela Sociedade Brasileira de Geologia, a ser entregue no Congresso Brasileiro de Geologia ao autor do melhor trabalho em Geociências publicado no país nos últimos dois anos.

2004 –Premiado com a estatueta “Deusa Minerva - CREA-70 anos”. Na qualidade de Conselheiro com registro ativo, tinha o mandato mais antigo do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, São Paulo.

2005- Placa. Homenagem do Serviço Geológico do Brasil. CPRM.

2005 –Placa. Homenagem da Faculdade de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2005 – Medalha homenagem da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.

2005 – Placa. Homenagem do Núcleo do Paraná da Sociedade Brasileira de Geologia e da Comissão Oranizadora do Xº Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos. Curitiba.

2006 – Placa. Homenagem da Associação dos Profissionais Geólogos do Ceará. Programa de Pós- Graduação em Geologia. Universidade Federal do Ceará.

2006 – Placa. Homenagem da Jornada Estadual Aqüífero Guarani. Botucatu.

2006 – Placa. Homenagem da Sociedade Brasileira de Geologia, Núcleo de Brasília, e do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília.

2006 – Placa. Homenagem dos alunos do curso de Geologia da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro. Centro Acadêmico de Geologia.

2006 – Título de Professor Emérito concedido pelo Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo.

2006 - Livro. Homenagem da União da Geomorfologia Brasileira. VIº Simpósio Nacional de Geomorfologia. Goiania.

2007 - Placa. Homenagem do Xº Simpósio de Geologia do Sudeste, Núcleos de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. SBG. Diamantina. Certificado de Convidado de Honra.

2013 - Descrito novo mineral, um óxido de chumbo e zinco, com o nome de almeidaíta, em sua homenagem.

Trabalhos publicados11 [editar | editar código-fonte]

ALMEIDA, F.F.M. de. 1938. A série Passa Dois na região de Guarei. Rev. Politécnica, Sér. XVI, n° 126, p. 176-180. São Paulo.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1940. Traços gerais da geologia do sul de Mato Grosso. Anuário de Corumbá para 1940. Corumbá, p. 203-204.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1942. Estudos petrográficos de arenitos da Bolívia. Corumbá: Comissão Mista Ferroviária brasileiro-boliviana, p. 85-87. (Relat. para 1940/41, Anexo X).

ALMEIDA, F.F.M. de. 1942. Terceiro Congresso Brasileiro de Geologia. Mineração e Metalurgia, v. XVI, no 81, p. 74-74. São Paulo.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1943. Geomorfologia da Região de Corumbá. Bol Assoc. Geógr. Brasil. n0 3, p. 8-18. São Paulo.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1944. A serra de Maracaju: a paisagem e o homem. Bol. Assoc. Geógr. Bras. no 5, p. 50-78. São Paulo.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1944. Collenia Itapevensis sp um fóssil pré-cambriano do Estado de São Paulo.Bol. Fac. Filos. Ciências Letras USP, no 14, p. 88-106. São Paulo.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1944. O diastrofismo tacônico no Brasil. An. Acad. brasl. Ciênc. Tomo XI, no 3. Rio de Janeiro.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1944. Sobre um novo mineral: a criptomelana. Bol. Assoc. Geógr. Bras. no 3, p. 40-42. São Paulo.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1945. Depósitos de origem glacial no Território de Ponta Porã. An. Acad. bras.Tomo XVII, nº 1,p. 1-11.

ALMEIDA, F. F. M. de. 1945. Episódios da última época interglacial permo-carbonífera no Paraná. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura/ Div. Geol. Mineral. 15 p. (Notas Preliminares e Estudos no 27).

ALMEIDA, F.F.M. de. 1945. Geologia do sudoeste matogrossense. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura. Div. Geol. Mineral., 118 p. (Bol. no 116).

ALMEIDA, F.F.M. de. 1945. A vida pré-cambriana. São Paulo: Escola Politécnica/USP. Bol. Centro Moraes Rego. no 1, p.81-90.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1946. Basaltos da serra de Maracaju, Estado de Mato Grosso. In: CONGR. PANAMERICANO DE ENGENHARIA DE MINAS E GEOLOGIA, 2, Petrópolis. Anais... Petrópolis. vol. IV. (Tese apresentada)

ALMEIDA, F.F.M. de. 1946. Camadas supostas pliocênicas em Paraibuna, Estado de São Paulo. São Paulo: Escola Politécnica/USP. Bol. Centro Moraes Rego, n o 2, p.71-74.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1946. Depósitos mesozóicos do Planalto de Maracaju, Mato Grosso. In: CONGR. PANAMERICANO DE ENGENHARIA DE MINAS E GEOLOGIA, 2, Petrópolis. Anais... Petrópolis. v. III. p. 211-245.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1946. Estudo petrográfico de rochas da jazida de cromita de Itau. São Paulo: Bol. Centro Moraes Rego. no 3, p. 37-38.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1946. O Alto São Lourenço - Ensaio Geográfico. Cons. Nac. de Geogr. Rev. Bras. Geogr. Ano VII, no 4, p. 535-566. Rio de Janeiro.

MORAES REGO, L.F. de & ALMEIDA, F.F.M. de. 1946. Seção geológica de Capela da Ribeira e Curitiba. Escola Politécnica/USP. Bol. Centro Moraes Rego, n o 3, p. 5-30, São Paulo.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1946. Origem dos depósitos de minérios de ferro e manganês de Urucum. Rio de Janeiro: Div. Geol. Mineral. Bol. 119, 35p,.

ALMEIDA, F.F.M. de e colaboradores. 1946. Memorial acerca da contribuição para a elaboração do Código de Minas. Rev. Bras. Metal, v. XVIII, no 69.

ALMEIDA, F.F.M. de.1948. A “Roche Moutonée” de Salto/SP. Escola Politécnica/USP. Bol. Centro Moraes Rego. no 5, p.112-118. São Paulo.

ALMEIDA, F.F.M. de.1948. Contribuição à Geologia de Goiás e Mato Grosso. Rio de Janei Ministério da Agricultura. Div. de Geol. Mineral. 15 p. (Notas Preliminares e Estudos, no 45).

ALMEIDA, F.F.M. de.1948. Reconhecimento geomorfico nos planaltos divisores das bacias do Amazonas e do Prata entre os meridianos 51o e 56o WG. Rev. Bras. Geogr. Ano X, no 3, p. 397-440. Rio de Janeiro.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1949. (Tese apresentada). In: REUNIÃO PANAMERICANA DE CONS. SOBRE GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA, 2, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro.

BARBOSA, O. & ALMEIDA, F.F.M. de. 1949. A série Tubarão na Bacia do rio Tietê, Estado de São Paulo. Rio de Janeiro: Min. Agric. Div. Geol. e Mineral. (Notas Prelim. e Estudos, no 48). 17 p.

ALMEIDA, F.F.M. de & BARBOSA, O. 1949. Guia de excursões do 2o Congr. Bras. Geol. Min. e Metal., v. XIII, no 78, p. São Paulo

ALMEIDA, F. F. M. de. 1949. Terceiro Congresso Brasileiro de Geologia. Min. e Metal. Vol. XIV, nº 81, p. 73-74

ALMEIDA, F.F.M. de & BARBOSA, O. 1949. Nota sobre a estratigrafia da série Tubarão em SãoPaulo. An. Acad. bras. Ciênc.v. XXX, no 1, p. 63-66. Rio de Janeiro.

ALMEIDA, F.F.M. de.1949. Novo campo de riolitos e tufos no sul do Brasil. Min. e Met., v. XIV, no 82, p. 101-103. São Paulo.

ALMEIDA, F. F. M. de. 1949. Relevo de “cuestas” na bacia sedimentar do Rio Paraná. Ass. Geog. Bras. Bol. Paul. de Geog. nº 3: p. 21-33.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1950. Acantholeaia, um novo gênero de Leaíadidae. Rio de Janeiro: Div. de Geol. Miner.6 p. (Notas Preliminares e Estudos, n o 51).

ALMEIDA, F.F.M. de. 1950. Geological Map of South America. In: A.I. LEVORSEN. New York: Geol. Soc. of America. (Colaborador na parte referente ao Brasil).

ALMEIDA, F.F.M. de. 1950. Relevo de cuesta na bacia sedimentar do rio Paraná. Brasil. In: CONGR. INTERN. GEOGR, 16, Lisboa, 1949. Comptes Rendus... Lisboa. p.262-271.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1950. Uma faunula dos crustáceos bivalvos do arenito Botucatu no Estado de São Paulo. Rio de Janeiro: Div. Geol. Miner. 36 p. (Bol. no 134).

ALMEIDA, F.F.M. de. 1951. A propósito dos “Relevos policíclicos na tectônica do escudo brasileiro”. Assoc. Geogr. Bras. Bol. Paul. Geogr. no 9, p.3-18. São Paulo.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1952 . Contribuição à geomorfologia da região oriental de Santa Catarina. Assoc. Geogr. Bras., Bol. Paul. Geogr., n°. 10, p. 3-32. São Paulo.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1952. Considerações sobre a geomorfogênese da serra de Cubatão. Assoc. Geogr. Bras., Bol. Paul. Geogr., nº. 13, p. 3-17. São Paulo.

ALMEIDA, F. F. M. DE 1952. Novas ocorrências de camadas supostas pliocênicas nos estados de São Paulo e Paraná. Bol. Soc. Bras. Geol., v. I, nº. 1, p. 53-58. São Paulo.

ALMEIDA, F.F.M. de. &. BARBOSA O. 1952. Carta Geológica do Brasil. Quadrícula nº. 2762. Piracicaba. Rio de Janeiro; Min. Agricultura/ Div. Geol. Mineral.

ALMEIDA, F.F.M.de .1952. Contribuição à geomorfologia da região oriental de Santa Catarina.Bol. Paulista de Geografia, nº10, p. 3-32

ALMEIDA, F.F.M. de. 1953. Botucatu, a triassic desert of South America. In: XIX INT. GEOL. CONGR., Argel, 1953. Comptes Rendus... , fasc. VII, p. 9-24. Argélia.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1953. Deformações causadas pelo gelo na série Tubarão em São Paulo. Rio de Janeiro.Div. Geol. Mineral. 5 p. (Notas Preliminares e Estudos, n. 64).

ALMEIDA, F. F. M. de.1953. Considerações sobre a geomorfogênese da serra do Cubatão. Bol. Paulista de Geografia, n°. 15, p. 3-17

ALMEIDA, F.F.M. de. 1953. Etat actuel des connaissances sur la formation du Gondwana au Brésil. Symposium sur les series de Gondwana, In: XIX INT. GEOL. CONGR., Argelia, 1953. Comptes Rendus... , p. 258-272. Argélia.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1953. Ventifactos do deserto Botucatu no Estado de São Paulo. Rio de Janeiro: Div. Geol. Mineral. (Notas Preliminares e Estudos, n. 69)

ALMEIDA, F.F.M.de. &. BARBOSA, O. 1953. Carta Geológica do Brasil, Quadrícula n. 2731 - Rio Claro. Rio de Janeiro: Div. Geol. Min., Min. Agricultura.

ALMEIDA, F. F. M. de & BARBOSA, O. 1953. Geologia das quadrículas de Piracicaba e Rio Claro. Div. Geol. Miner., Bol. nº. 143, 96 p.

ALMEIDA, F. F. M. de . 1954. Estado da Bahia. Geologia.In: Div. Geol. Miner. Rel. Anual Diret., 1953, p.49-52.

ALMEIDA, F. F. M. de 1954. Botucatu, um deserto triássico da América do Sul.Div. Geol. Miner./Dp. Nac. Prod. Miner. Notas Prel. Estud. n°. 86, 21 p.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1954. Geologia do centro-leste mato-grossense. Div. Geol. Min., Bol. n°. 15, 97 p. Rio de Janeiro.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1955. Arquipélago de Fernando de Noronha. Rio de Janeiro: Div. Geol. Miner. (Carta Geol. Brasil. Quadricula 696).

ALMEIDA, F.F.M. de. 1955. As camadas de São Paulo e a tectônica da Serra da Cantareira. Bol. Soc. Bras. Geol., v. 2, p. 23-40. São Paulo.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1956. Geologia e Petrografia do Arquipélago de Fernando de Noronha. Rio de Janeiro: Div. Geol. Miner. p.181. (Monogr. XIII).

ALMEIDA, F.F.M. de. 1956. Handbook of South American Geology.In: W. F. JANKS, ed. New York: Geol. Soc. of America. Mem. 65, p. 3-62, (colaborador do capitulo referente ao Brasil).

ALMEIDA, F.F.M. de. 1956. O planalto basáltico da Bacia do Paraná. Bol. Paul. Geogr. n. 24, p. 3-34. São Paulo.

ALMEIDA, F.F.M. de & LIMA, M. A. 1956. The west Central Plateau and Mato Grosso Pantanal. In: INTERN. GEOGR. CONGR, 18, Rio de Janeiro, 1956. Excursion Guidebook... Rio de Janeiro: Int. Geogr. Union v. I, 129 p.ilustr., mapas.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1957. Manual Bibliográfico da Geografia Paulista. São Paulo: Comissão de Geografia Regional do Conselho Nacional de Geografia, p. 127-139.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1957. Novas ocorrências de fósseis no pré-cambriano brasileiro. An. Acad. bras. Ciênc., v. 20, no 1, p. 62-72. Rio de Janeiro.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1957. Borda do Planalto Basáltico a norte de Campo Grande, em Mato Grosso. Rio de Janeiro: Div.Geol. Miner., p. 86-93. (Rel. Anual do Diretor)

ALMEIDA, F.F.M. de. 1958. O Planalto Paulistano. In: AZEVEDO, A. de e colaboradores. A cidade de São Paulo. Estudos de Geografia Urbana. Assoc. Geog. Bras., v. I. cap. IV, v. XIV, p. 113-165. São Paulo: Comp. Edit. Nac.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1958. Estudos na orla dos derrames basálticos em São Paulo e Minas Gerais. Rio de Janeiro, Div. Geol. Miner. p. 88-93. (Rel. Anual,1957).

ALMEIDA, F.F.M. de. 1958. Ocorrências de fósseis no dolomito Bocaina, em Corumbá. Mato Grosso. Rio de Janeiro: Div. Geol. Miner., p. 87-88. (Rel. Anual, 1957).

ALMEIDA, F.F.M. de. 1958. Vale do Paraíba. Rio de Janeiro: Div. Geol. Miner. p. 90-91. Rel. An. 1957,

ALMEIDA, F.F.M. de. 1958. XIII Congr. Bras. Geol. Guia da 2a Excursão: São Paulo a Araraquara, 12 p. São Paulo.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1958. Ocorrências de Collenia em dolomitos da Série Corumbá. Rio de Janeiro: Div. Geol. Miner.. (Notas Prelim. Est. N° 106).

ALMEIDA, F.F.M. de. 1959. Observações sobre a geologia da Ilha de Trindade. Rio de Janeiro: Div. Geol. Miner. (Rel. Anual do Diretor, 1959).

BARBOSA, A. F.. ALMEIDA, F. F. M. de, NOGUEIRA FILHO, J. do V., SOUZA SANTOS, T. D. & MAZZARELLA, V. 1959. Manganês. Bol. Centro Moraes Rego. no 19, 118 p. São Paulo.

ALMEIDA, F. F. M. de 1960. Quelques aspects sous-marins au large de la cote brésilienne. XXI INTERN. GEOL. GONG., Section Submarine Geology, p. 23-28. Copenhagen.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1961. Geologia e petrologia da Ilha de Trindade. Rio de Janeiro: Div. Geol. Miner. DNPM., 198 p., mapa. (Monogr. XVIII)

ALMEIDA, F.F.M. de. 1962. Petrologia da Ilha de Trindade. Escola Politécnica/ USP.( tese de concurso) 223 p.

ALMEIDA, F.F.M. de e colaboradores. 1963. Mapa Geológico do Estado de São Paulo. São Paulo: Inst. Geogr. Geol.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1964. Geologia do Centro-Oeste matogrossense. Rio de Janeiro: Div. Geol. e Min. 133 p. (Bol. no 215).

ALMEIDA, F.F.M. de. 1964. Glaciação eocambriana em Mato Grosso. Rio de Janeiro: Div. Geol. Miner. 11 p. (Notas Prelim. Est. no 117).

ALMEIDA, F.F.M. de. 1964. Fundamentos geológicos do relevo paulista. São Paulo: Inst. Geogr. e Geol. p.167-263. Bol. no 41,

ALMEIDA, F.F.M. de, 1964. Os fundamentos geológicos In: A. de AZEVEDO, e colaboradores. 1964. Brasil, a Terra e o Homem. Assoc. Geog. Bras. v. I , p. 55-120. São Paulo.., Comp. Ed. Nac.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1965. A Série São Bento em São Paulo. São Paulo: Inst. Geogr. e Geol. p.65-101. (Bol. no 41).

ALMEIDA, F. F. M. de. 1965. Precambrian geology of North Eastern Brazil and Western Africa and the theory of Continental Drift. In: Symposium on the granites of West Africa, Ivory Coast, Nigeria and Cameron, 1965. Proceedings, Paris, UNESCO, p. 151-162 .

ALMEIDA, F.F.M. de. 1965. As ilhas oceânicas brasileiras e origem do Oceano Atlântico. An. Acad. bras. Ciênc. (Publ. Esp. Simp. Oceanogr. do Atlântico Sul).

ALMEIDA, F.F.M. de.1965. Geologia da Serra da Bodoquena. Rio de Janeiro: Div. Geol. Miner. 96 p. ilustr. Bol. no 219.

ALMEIDA, F. F. M. de. 1965. Geosinclíneo Paraguaio. SEDEGEO, Porto Alegre (1), p. 87-101 (Semana deEstudos Geológicos, 1, Porto Alegre, Out. 1965).

ALMEIDA, F. F. M. de 1966. Precambrian geology of North-Eastern Brazil and Western Africa, and the theory of continental drift: Colloquium on the West Africa Granites. Anals.

ALMEIDA, F. F. M. de. 1966. A geologia do Nordeste brasileiro e da África Ocidental e Equatorial e a hipótese da Deriva dos Continentes. SEDEGEO, Porto Alegre, (2), p. 91-128.

ALMEIDA, F.F.M. de & HEENIES,W. Th. 1966. Observações sobre a geologia da Serra do Roncador. Estado do Mato Grosso. In: CONGR. BRAS. GEOL., 21, Rio de Janeiro, 1966. Soc. Bras. Geol. Núcleo Rio de Janeiro. Public. 1, p. 63-64.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1966. Origem e evolução da plataforma brasileira. SEDEGEO,Porto Alegre (2), Porto Alegre: Univ. Rio Grande do Sul, p. 45- 89.

ALMEIDA, F.F.M. de.1966. Rochas graníticas do Nordeste. In: CONGR. BRAS. GEOL., 20, Soc. Bras. Geol. Núcleo Rio de Janeiro. Publ. 1, p. 117-118.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1967. Geological comparison of Northeastern South America and Western Africa. An. Acad. bras. Ciênc. , v. 40 (supl.) p. 317-319..

ALMEIDA, F.F.M. de. 1967. Observações sobre o Pré-Cambriano da região central de Goiás, In: CONGR. BRAS. GEOL., 21, Curitiba. Bol. Paranaense Geoc., no 26, p. 19-22. Curitiba.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1967. Origem e evolução da Plataforma Brasileira. Rio de Janeiro: Div. Geol. Miner. DNPM. Bol. 241, 36 p.

ALMEIDA, F.F.M.de.1967. La Tectogènese Baikaliene au Brésil Central : Commission de la Carte Géologique du Monde, Bul. 7.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1967. Projeto de Pesquisa das rochas ultrabásicas de Goiás. In: CONGR. BRAS. GEOL, 21, Curitiba, 1967. Bol. Paranaense Geoc., no 26, p. 46. Curitiba.

HURLEY,P.M., ALMEIDA, F.F.M. de., MELCHER, G. C., CORDANI, U. G., RAND, J.R., KAWASHITA, K., VANDOROS, P., PINSON, W. H. Jr. & FAIRBAIRN, W. H. 1967. Test of Continental Drift by comparison of radiometric ages. Science, v. 157, no 3788, p. 495-500.

ALMEIDA, F.F.M. de & BLACK, R. 1967. Geological comparison between North-eastern South America, and West Africa and the Continental Drift Theory. In: SIMP. SOBRE A DERIVA DOS CONTINENTES, 1, Montevidéo, 1967. Resumo em: WILSON, J. T. 1972. Continental drift emphasizing the history of South Atlantic area. Am. Geophys. Union, Trans., v. 53, p. 164-185.

ALMEIDA, F.F.M. de, LEONARDOS Jr., O. H. & VALENÇA, J. 1967. Review on granitic rocks of Northeast South America. Haarlen: Int. Union Geol. Sciences. 41 p.

ALMEIDA,F. F. M. de & BLACK, R. 1968. Geological comparison of Northeastern South América and Western Africa. An. Acad. bras.Ciên. Rio de Janeiro, v. 40, p. 317-319.

ALMEIDA, F.F.M. de.1968. Projeto da Geotransversal brasileira Norte-Sul. An. Acad. bras. Ciênc. (supl.), v. 297-300.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1968. Evolução tectônica do Centro-Oeste brasileiro no Proterozóico Superior. An. Acad. bras. Ciênc., v. 40, p.285-296.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1968. Precambrian geology of North-eastern Brazil and Western Africa and the theory of continental drift. Compte rendu du Colloque sur les Granités de l'Ouest Africain, p. 151-161. UNESCO, Paris.

CORDANI, U. G., ALMEIDA, F. F. M. de & MELCHER, G. C. 1968. Outline of the Precambrian geochronology of South América. Canadian Journal of Earth Sciences, Otawa, v. 5 p. 629-632.

ALMEIDA, F.F.M. de., MELCHER, G. C., CORDANI, U. G.,KAWASHITA, K. & VANDOROS, P. 1968. Radiometric age determinations from Northern Brazil. Bol. Soc. Bras. Geol., v. no 17, p. 3-14.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1968. Tectonic Map of South America. Commission for the Geol. Map. of the World. Report. Prague Assembly, Bull. 8, p. 54-60.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1968. Structure and dynamics of the Brasilian coastal area. In: SIMP. PANAMERICANO SOBRE O MANTO SUPERIOR II 1969. Anales del Inst. Geof. 1969. México. Symposia, v. II, p. 29-38.

ALMEIDA, F. F. M. de 1969. Diferenciação tectônic da Plataforma Brasileira. In: CONG. BRAS. GEOL, 23, Salvador, 1969. Anais, p. 29-46.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1969. Divisão crono-estratigráfica do Pré-Cambriano da Plataforma Brasileira. Soc. Bras. Geol.. In: CONGR. BRAS. GEOL, 23, Salvador, 1969. Res. Comunic.... Salvador: Soc. Bras. Geol. p. 51.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1969. Géologie du Précambrien du Brésil Central. Intern. Geol. Congr. Report XXIIIth. Session. Abstracts, p. 103. Prague.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1969. Projet de légende pour la Carte Tectonique Internationale de l’Amérique du Sud. Comm.Carte Géol. du Monde. Bull. 9, p. 42-47. Paris.

ALMEIDA, F.F.M. de & HASUI, Y. 1969. Geocronologia do Centro-Oeste brasileiro. In: CONGR. BRAS. GEOL, 23, Salvador, 1969. Bol. Esp..., Salvador: SBG. n. 1, p. 80-81.

ALMEIDA, F.F.M. & HASUI, Y. 1969. Idades potássio-argônio de rochas do Centro-Oeste brasileiro. In: CONGR. BRAS. GEOL, 23, Salvador, 1969. Bol. Esp..., Salvador: SBG., p. 81-82. Salvador.

ALMEIDA, F.F.M. de & HENNIES, E.W.T. 1969. Geologia da Serra Roncador, Mato Grosso. Bol. Soc. Bras. Geol., n. 18, v. 1,p. 23 –30.

HASUI, Y. & ALMEIDA, F.F.M. de. 1970. Geocronologia do Centro-Oeste Brasileiro. Bol. Soc. Bras. Geol., v. 19, n.1, p. 5-26, São Paulo.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1971. As bacias sedimentares brasileiras e a Paleontologia. Conf. inaugural. lo Simpósio Brasileiro de Paleontologia, Rio de Janeiro, 1970. An. Acad. bras. Ciênc., v. 43 (supl.), p.9-18. Rio de Janeiro.

ALMEIDA, F F. M. de 1970. Structural evolution of the Brazilian platform. In: Symposium on the results of upper manle investigations with emphasis on Latin America. International Mantle Project, Scientific Report 37 (2): 431-444. Buenos Aires.

ALMEIDA, F.F.M. de.1971. Condicionamento tectônico do magmatismo alcalino no Sul do Brasil e do Paraguai Oriental. An. Acad. bras. Ciênc., v. 43, no 3/4, p. 835-836. Rio de Janeiro.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1971. Geochronological division of the Precambrian of South America. Rev. Bras. Geoc., v. 1, p. 13-21. São Paulo.

ALMEIDA, F. F. M. de. 1971. Mapa Geológico do Brasil. Escala 1:5.000.000 (Rio de Janeiro). DNPM.

ALMEIDA, F. F. M. de, LEONARDOS, O. H, Jr. & VALENÇA, J. 1971. Review on granitic rocks of Northeast South America. International Union of Geologic Sciences, 41 p. Haarlem.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1972. Alkalic rocks of southern Brazil and their mineralization. In: INTERN. GEOL. CONGRESS, Montreal, 1972. Abstracts... Montreal. p.137.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1972. Tectono-magmatic activation of the South American Plataform and associated mineralization. In: XXIV INTERN. GEOL. CONGR., Montreal, 1972. Proc.... Montreal: IUGS. Section 3, Tectonics, p. 339-346.

ALMEIDA, F. F. M. de 1972. Structural evolution of the Brasilian Platform. International Upper Mantle Project Symposium on the results of Upper Mantle investigations with emphasis on Latin America v. II, p. 431-442. Buenos Aires.

ALMEIDA, F.F.M. de, AMARAL, G., CORDANI, U.G., & KAWASHITA, K. 1973. The Precambrian evolution of the South America cratonic margin south of the Amazon River. In: A. E. M. NAIRN & F. G. STEHLI, The Ocean Basins and Margins, v. 1, p. 411-446. New York: Plenum Publishing Corp.

ALMEIDA, F. F. M. de.1973. Evolução tectônica da borda continental na região da Serra do Mar. CONG. BRAS. GEOL., 27, Aracaju, Resumo das Comunicações, p. 184 – 185.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1974. Evolução tectônica do Cráton do Guaporé comparada com a do Escudo Báltico. Rev. Bras. Geoc., v. 4, p. 191-204. São Paulo.

ALMEIDA, F. F. M. de. 1974. Sistema tectônico marginal do cráton do Guaporé. CONG. BRAS. GEOL., 28, Porto Alegre. Anais, v. 4, p. 7-17.

ALMEIDA, F.F.M. de & MANTOVANI, M.M. 1974. Granito da Serra de São Vicente, Mato Grosso. An. Acad. brasl. Ciênc., v. 47, no 4.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1974. A antefossa do Alto Paraguay. CONG. BRA. GEOL., 28. Anais, v. 4, p. 3-6. Porto Alegre

ALMEIDA, F.F.M. de 1974. A antefossa do Alto Paraguai. CONG. BRAS. GEOL., 28, Porto Alegre Bol. 1: 716-717

ALMEIDA, F.F.M. de & HASUI, Y. 1975. The Upper Precambrian of South America. Abstracts, p.81-82. (Symp. on Correl. of the Precambrian, em russo, p. 75-76).

ALMEIDA, F.F.M. de, HASUI, Y.& CARNEIRO, C.D.R. 1975. O lineamento de Além-Paraíba. An. Acad. bras. Ciênc., v. 47 (3/4): p. 575..

ALMEIDA, F.F.M. de. 1976. O Cráton do São Francisco. Rev. Bras. Geoc., v.7, p. 349-364. São Paulo.

ALMEIDA. F.F.M. de (editor). 1976 . Continental Margins of Atlantic Type Anais Acad. bras. Ciên., v. 48 (supl), 376 p. Rio de Janeiro

ALMEIDA, F.F.M. de. 1976. The system of continental rifts bordering the Santos Basin, Brazil. Continental Margins of Atlantic Type. An. Acad. bras. Ciênc., v. 48 (supl.), p.14-26. (Proc. Intern. Symp. on Continental Margins of Atlantic Type, October 1975). Rio de Janeiro.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1976. Tipos estruturais do Pré-Cambriano Inferior do Brasil. In: CONGR. BRAS. GEOL, 29, Res. dos trabalhos, p. 201-202. Ouro Preto, 1976.

ALMEIDA, F.F.M. de, HASUI, Y.& NEVES, B.B.de B. 1976. The Upper Precambrian of South America. Bol. IG/USP, v.7, p. 45-80.

ALMEIDA, F.F.M. de & WERNICK, E. 1976. Granulitic rocks in Brazilian Lower Precambrian. In: INTERN. GEOL. CONGRESS, Sydney.

ALMEIDA, F.F.M. de, HASUI, Y., DAVINO, A. & HARALYI, N.L.E. 1976. Evidências geofísicas da evolução dinâmica do oeste de Minas Gerais. In: CONGR. LATINO-AMERICANO GEOL. Acapulco. Resumenes, Acapulco p. 4.

WERNICK, E. & ALMEIDA, F. F. M. de .1976. Rochas graníticas do sul do Brasil. Anais Acad. bras. Ciên.,v. 4, p.783.

HASUI, Y. & ALMEIDA, F.F.M. de. 1976. A Faixa de Dobramentos Uruaçu no Brasil Central. In: CONGR. LATINO-AMERICANO GEOL. Acapulco. Resumenes, Acapulco, México, p. 62.

HASUI, Y., ALMEIDA, F.F.M. de, HARALYI, N.L.E., DAVINO, A. & SVISERO, D.P. 1976. Contexto tectônico dos carbonatitos do oeste de Minas Gerais. (Resumo mimeografado). ALMEIDA, F.F.M. de. 1977. Archaean in South America. In: Problemas geológicos do Pré-Cambriano. Academia de Ciências da URSS, 1977. Moscow. p. 178-179 ( em russo).

HARALYI, N.L.E., DAVINO, A., ALMEIDA, F.F.M. de, HASUI, Y., ELLERT, N. & MELO M.S. de. 1977. Geophysical anomalies along the Brazilian Geodynamic Transect. America. Symp. on Correlation of the Precambrian. Acad. Ciênc. URSS, Abstratcs, 2: 75-117. Moscou.

HARALYI, N. E., DAVINO, A., ALMEIDA, F. F. M. de, HASUI, Y. & ELLERT, N. 1976. Geophysical anomalies along the brazilian geodynamic transect. Sydney: INTERNATIONAL GEOLOGICAL CONGRESS, 25. Abstracts, v.3, p.720.

ALMEIDA, F.F.M. de, HASUI, Y., NEVES B.B de B. & FUCK., R. A. 1977. Províncias estruturais brasileiras. In: SIMP. GEOL. NORDESTE, 8, Campina Grande, 1977.. Bol. Esp..., Campina Grande: SBG. 12 p.

ALMEIDA, F. F. M. de. 1977. O cráton do São Francisco. Rev. Bras. Geoc., v. 7, (4), p. 349 – 364.

ALMEIDA, F. F. M. de 1977. Archaean in South America. In: Problemas Geológicos do Precambriano. Acad. Ciên. União Soviética: 178-179. (em russo)

ALMEIDA, F. F. M. de . 1978. O cráton do São Francisco. In: SIMPÓSIO SOBRE O CRÁTON DO SÃO FRANCISCO E SUAS FAIXAS MARGINAIS. Anais, Salvador. Soc. Bras. Geol. (Publ. Especial SBG), p. 13 – 22.

ALMEIDA, F. F. M. de . 1978. O cráton do São Francisco. In: SIMPÓSIO SOBRE O CRÁTON DO SÃO FRANCISCO E SUAS FAIXAS MARGINAIS. Anais, Salvador. Soc. Bras. Geol. (Publ. Especial SBG), p. 13 – 22.

ALMEIDA, F. F. M. de . 1978. O cráton do São Francisco. In: SIMPÓSIO SOBRE O CRÁTON DO SÃO FRANCISCO E SUAS FAIXAS MARGINAIS. Anais, Salvador. Soc. Bras. Geol. (Publ. Especial SBG), p. 13 – 22.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1978. A evolução dos crátons Amazônico e do São Francisco comparada com a de seus homólogos no hemisfério Norte. In: CONGR. BRAS. GEOL., 30, Recife, 1978. Anais... Recife: SBG. v. 6, p. 2393-2399.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1978. Chronotectonic boundaries for Precambrian time division in South America. An. Acad. bras. Ciênc. v. 50, no 4, p. 527-535. Rio de Janeiro.

ALMEIDA, F. F. M. de. 1978. (Coordenador Geral) Tectonic Map of South América 1:5 000 000. Explanatory Note. Brasília , Dep. Nac. Prod. Miner., CGMW, UNESCO. 1978. 1 v., Mapas dobr.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1978. Regimes tectônicos arqueanos na evolução proterozóica e mineralogênese do leste brasileiro. An. Acad. bras.Ciênc., v. 50, p. 601-602. Rio de Janeiro.

ALMEIDA, F.F.M. de & HASUI, Y. 1978. Linhas gerais do estado atual de conhecimentos sobre o Pré-Cambriano do Brasil. In: CONGR. BRAS. GEOL., 30, Recife, 1978. Res.... Recife: SBG. Bol. 1, p. 285.

ALMEIDA, F.F.M. de, HASUI, Y., RODRIGUES, E.P. & YAMAMOTO, J. K. 1978. A Faixa de Dobramentos Araçuaí na região do Rio Pardo. In: CONGR. BRAS. GEOL., 30, Recife, 1978. Anais... Recife: SBG. v. 1, p. 270-283.

HASUI, Y., ALMEIDA, F.F.M. de & NEVES B.B de B. 1978. As estruturas brasilianas. In: CONGR. BRAS. GEOL., 30, Recife, 1978. Anais... Recife: SBG. v. 6, p. 2423-2437.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1979. O Cráton do Paramirin e suas relações com o do São Francisco. In: SIMP. SOBRE O CRÁTON DO SÃO FRANCISCO E SUAS FAIXAS MARGINAIS, 1, Salvador, Anais, Parte 1- Integração Regional, p. 1–10.

ALMEIDA, F.F.M. de; BELLIZZIA, C.M.. FURQUE, G. & FERREIRA. E. O. 1979. Mapa Tectônico da América do Sul (1:5 000 000 ) acompanhado de Nota Explicativa ( em quatro idiomas). Comissão Carta Geológica do Mundo. Brasil: Ministério de Minas e Energia, Brasil, Unesco/CCGM.

PONÇANO, W. L., BISTRICHI, C. A., CARNEIRO, C. D. R., ALMEIDA, M.A. de, PIRES NETO, A. C. & ALMEIDA F.F.M. de. 1979. O conceito de sistemas de relevo aplicado ao mapeamento geomorfológico do Estado de São Paulo. In: SIMP. REG. GEOL., 2. Rio Claro, 1979. SBG/NSP, v. 2, p. 256-262

WERNICK, E. & ALMEIDA, F.F.M. de. 1979. The geotectonic environments of the Early Precambrian granulites in Brazil. Precambrian Res., v. 8, p.1-7. Amsterdam.

STEIN, D.P., MELO, M.S de, BISTRICHI, C.A., ALMEIDA, M.A. de, HASUI, Y., PONÇANO, W.L. & ALMEIDA, F.F.M. de. 1979. Geologia de parte dos vales dos rios Paraná e Paranapanema. In: SIMP. GEOL. REG., 2, Rio Claro, 1979. Atas... Rio Claro: Soc. Bras. Geol. NSP.

ALMEIDA, F.F.M. de, HASUI, Y., ALMEIDA, E.B. de & TOLBERT, G.E. 1980. Metallogenesis of the Brazilian Platform. In: INT. SYMP. METALLOGENESIS IN LATIN AMERICA. Abstracts, p. 6-7, IUGS. México.

ALMEIDA, F.F.M. de, HASUI, Y., DAVINO, A. & HARALYI, N.L.E. 1980. Informações geofísicas sobre o oeste mineiro e seu significado geotectônico. An. Acad. bras. Ciênc., v. 51, n. 1, p. 49-60.

ALMEIDA, F. F. M. de. 1980. Tectônica da Bacia do Paraná no Brasil. Relatório da PAULPETRO n° 14091, São Paulo, 187 p.

PONÇANO, W.R., CARNEIRO, C. D. R., BISTRICHI, C. A., PIRES NETO, A. G., SANTOS, M. C. S. R. dos, ALMEIDA , M. A de & ALMEIDA, F. F. M. de . 1980. Carta geomorfológica do Estado de São Paulo na escala de 1:2 500 000 com base no conceito de sistemas de relevo. In: CONG. BRAS. GEOL., 31, Baln. Camboriú, 1980. Anais...Baln. Camboriú, SBG, v. 2, p. 1013-1015.

ALMEIDA, M.A. de, STEIN, D.P., MELO, M.S. de, BISTRICHI, C.A., PONÇANO, W.L., HASUI, Y. & ALMEIDA, F.F.M. de. 1980. Geologia do Oeste Paulista e áreas fronteiriças dos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. In: CONGR. BRAS. GEOL., 31, Baln. Camboriú, 1980. Anais... Baln. Camboriú: SBG. v. 5, p. 2799-2812.

HASUI, Y., TASSINARI, C.G.C., SIGA JR, O., TEIXEIRA, W., ALMEIDA, F.F.M. de & KAWASHITA.K. 1980. Idades Rb-Sr e K-Ar do Centro-Norte do Brasil e seu significado geológico-geotectônico. In: CONGR. BRAS. GEOL., 31, Baln. Camboriú, 1980. Anais... Baln. Camboriú: SBG. v. 5, p. 2659-2676.

ALMEIDA, F. F. M. de. 1980. The Precambrian of Eastern Brazil. In: CONGRÉS GEOLOGIQUE INTERNATIONAL, 26, Paris, BRGM, 1980. Resumes, v. 2, p. 563.

ALMEIDA, E. B., CARVALHO, W. S. de, HASUI,Y., ALMEIDA, F.F.M. de, GONZALES FILHO, F., SHIMADA, H., BELJAVSKIS, P., SUSLICK, S. B., SANTOS, M.C.S.R. dos, ALBAMONTE, L. & FERNANDES, J. L 1981. Mapa de jazidas e ocorrências mineais do Estado São Paulo. IPT. 3 v. (IPT, Monografias , 4).

ALMEIDA, F.F.M. de. 1981. Síntese sobre a tectônica da Bacia do Paraná. In: SIMP. GEOL. REG., 3, Curitiba, 1981. Atas... . Soc. Bras. Geol,. v. 1, p. 1-20.

CARNEIRO, C.D.R., BISTRICHI, C.A., PONÇANO, W.L., ALMEIDA, M.A. de., ALMEIDA, F.F.M. de & SANTOS, M.C.S.R. dos. 1981. Mapa Geomorfológico do Estado de São Paulo, ao milionésimo. São Paulo: IPT. (Monografias 5, 2 vol.)

ALMEIDA, M. A. de, FERNANDES, L.A., DANTAS, A. S, SAKATE, M. T., GIMENEZ, A.F. BISTRICHI, C. A. & ALMEIDA, F. F. M. de. 1981. Considerações sobre a estratigrafia do Grupo Bauru na região do Pontal do Paranapanema no Estado de São Paulo. In: SIMPÓSIO REGIONAL DE GEOLOGIA, 3, Curitiba, 1981. Atas. São Paulo, SBG, 1981, v. 1, p. 1 –20.

ALMEIDA, F.F.M. de, HASUI, Y. NEVES B.B. de B & FUCK, R.A. 1981. Brazilian Structural Provinces: an introduction. Earth-Science Reviews, v. 17 (1/2), p. 1-29 Amsterdam.

ALMEIDA, F.F.M. de, HASUI, Y., PONÇANO, W.L., DANTAS, A.S.L., CARNEIRO, C.D.R., MELO, M.S. de & BISTRICHI, C.A. 1981. Nota Explicativa do Mapa Geológico do Estado de São Paulo. São Paulo, IPT. 126 p. (IPT, Monografias 6).

BISTRICHI, C.A., CARNEIRO, C.D.R., DANTAS, A.S.L., PONÇANO, W.L., CAMPANHA, G.A. da C., NAGATA, N., ALMEIDA, M.A. de, STEIN, D.P., MELO, M.S. de, CREMONINI, O.A., HASUI, Y. & ALMEIDA, F.F.M. de. 1981. Mapa Geológico do Estado de São Paulo. São Paulo: IPT. (IPT, Monografias 6, anexo).

LESQUER, A., ALMEIDA, F.F.M. de, DAVINO, A., LACHAUDE, J.C. & MAILLARD, P. 1981. Significations structural des anomalies gravimetriques de la partie sud du Craton du São Francisco (Brésil). Tectonophysics, v. 76, p. 273-293. Amsterdam.

PONÇANO, W.L., CARNEIRO, C.D.R., BISTRICHI, C.A., ALMEIDA, F.F.M. de & PRANDINI, F.L. 1981. Notícia Explicativa do Mapa Geomorfológico do Estado de São Paulo. São Paulo: IPT. 94p. (IPT, Monografias 5).

RICCOMINI, C., GIMENEZ FILHO, A., PIRES NETO, A., STEIN, D. P., ALMEIDA, F. F. M. de, DEHIRA, L. K., MELO, M. S. de, BRAGA, T. de O.& PONÇANO, W. L. 1981. Características da porção basal da Formação Caiuá no nordeste do Paraná. In: SIMPÓSIO REGIONAL DE GEOLOGIA, 3 , Curitiba, 1981. Atas. SBG. v. 2, p. 34-46.

HASUI, Y., ALMEIDA, F.F.M. de, MIOTO, J.A. & MELO M.S. de. 1982. Geologia, Geomorfologia, Tectônica e Simicidade do Sudeste brasileiro. São Paulo: IPT. (IPT, Monografias 7).

HASUI, Y., ALMEIDA, F.F.M. de, MIOTO, J.A. & MELO, M.S. de. 1982. Relações entre as estruturas tectônicas e a sismicidade da região Sudeste do Brasil (20-26o S/41-48oW). In: Congr. Latinoamericano de Geologia 5, Buenos Aires. Resumenes... Buenos Aires: p. 63.

MELO, M.S. de, PONÇANO, W.L., PIRES, A.G. & ALMEIDA, F.F.M de. 1982. Fanglomerados da Bacia de Jacuí e seu significado na evolução geológica cenozóica. In: CONGR. BRAS. GEOL., 32, Salvador, 1982. Anais... Salvador: SBG. v. 4, p. 1362-1366.

PONÇANO, W.L., STEIN, D.P., ALMEIDA, F.F.M. de & ALMEIDA, M.A. 1982. A Formação Itaqueri e depósitos correlatos no Estado de São Paulo. In: CONGR. BRAS. GEOL., 32, Salvador, 1982. Anais... Salvador: SBG. v. 4, p. 1339-1348.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1983. Aspectos Gerais da Geologia da Bacia do Alto Paraná. In: SIMPÓSIO SOBRE A GEOTECNIA DA BACIA DO ALTO PARANÁ, v. 1A, p. 9-16.

ALMEIDA, F.F.M. de & HASUI, Y. (coords.) 1983. O Pré-Cambriano do Brasil. São Paulo: Edgard Blücher Ltda. (publ.). Artigos incluídos:

ALMEIDA, F.F.M. de & HASUI, Y. - Prefácio
ALMEIDA, F.F.M. de & HASUI, Y. – Introdução 
ALMEIDA, F.F.M. de - Província Tocantins, Setor Sudoeste
ALMEIDA, F.F.M. de & LITWINSKI, N. - Província Mantiqueira, Setor Norte.

ALMEIDA, F.F.M de. 1983. Relações tectônicas das rochas alcalinas mesozóicas da região meridional da Plataforma Sul-Americana. Rev. Bras. Geoc. v. 13. n. 3, p. 139-158.

ALMEIDA, F.F.M. de, RICCOMINI, C., DEHIRA, L.K., & CAMPANHA, G.A.C. 1984. Tectônica da Formação Itaquaquecetuba na Grande São Paulo. XXXIII CONGR. BRAS. DE GEOL. Anais, 4, p. 1794-1808. Rio de Janeiro.

RICCOMINI, C., GIMENEZ, A. & ALMEIDA, F.F.M de. 1984. Considerações sobre a estratigrafia do Permo-Triássico na região da Serra do Cadeado, Paraná. In: CONGR. BRAS. GEOL., 33, Rio de Janeiro., 1984. Anais... Rio de Janeiro.: SBG. v. 2. p. 754-763.

MELO, M.S. de, RICCOMINI, C., ALMEIDA, F. F. M. de & HASUI, Y. 1985. Sedimentação e tectônica da bacia de Resende, RJ. Anais Acad. bras. Ciên.,v. 57 (4), p. 467-479.

RICCOMINI, C., MELO, M. S., ALMEIDA, F. F. M. de & HASUI, Y. 1985. Geologia da bacia de Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil. Anais Acad bras. Ciên. v. 57 (4), p. 518-519.

CAMPANHA, C.A.G., RICCOMINI, C. MELO, M.S. de, HASUI, Y. ALMEIDA, F.F.M. de & DEHIRA, L.K. 1985. Análise do padrão de fraturamento mesozóico-cenozóico de bacias tafrogênicas continentais do Sudeste do Brasil. In: SIMP. REG. GEOL., 5, São Paulo, 1985. Atas..., São Paulo: SBG/NSP. v. 1, p. 337-350.

HASUI, Y.& ALMEIDA, F.F.M. de. 1985. The Central Brazil Shield reviewed. Episodes, v. 8, n. 1, p. 29-37. Ottawa.

MELO, M. S. de, RICCOMINI, C., HASUI, Y., ALMEIDA, F. F. M. de & COIMBRA, A. M. 1985. Geolgia e evolução das bacias tafrogênicas cotinentais do sudeste do Brasil. Rev. Bras. Geoc., v. 15 (3), p. 193-201.

ALMEIDA, F. F. M. de 1986. Distribuição regional e relações tectônicas do magmatismo pós-paleozóico no Brasil. Rev. Bras. Geoc., v. 16 (4), p. 325-349.

ALMEIDA, F. F. M. de . 1986. Alguns problemas das relaçõe geológicas entre o cráton Amazônico e as faixas de dobramentos marginais a lesta. In: SIMP. GEOL. do CENTRO-OESTE. Geologia do Pré-Cambriano, 2, Goiânia, SBG, 1986, p. 3 – 14.

ALMEIDA, F.F.M. de, FERREIRA, F.J.F., CARNEIRO, C.D.R. & STEFANI, F.L. 1986. Aspectos evolutivos da Geossutura Tocantins-Araguaia. In: CONGR. BRAS. GEOL., 34, Goiânia, 1986. Anais... Goiânia, SBG. v. 3, p. 1269-1284.

ALMEIDA, F.F.M. de, CARNEIRO, C.D.R., MACHADO Jr. D.L. & DEHIRA, L.K. 1988. Magmatismo pós-paleozóico do Nordeste Oriental do Brasil. Rev. Bras. Geoc., v. 18, n. 4, p. 451-462.

ALMEIDA, F.F.M. de. 1988. South America. In: KHAIN, V., LEONOV, Y. & DOTTIN. O. ed.: Tectonics of Continents and Oceans. Moscow, Nauka. p. 81-93.

ALMEIDA, F.F.M. de & CARNEIRO, C.D.R. 1989. Magmatic ocurrences of post-Permian age of South American Platform. In: WORKSHOP SOBRE DIQUES MÁFICOS NO BRASIL, São Paulo, 1989. Trab. apres.... São Paulo, FAPESP/IGUSP/PICG 257 - UNESCO/IUGS.

CARNEIRO, C.D.R., HAMZA, V.M. & ALMEIDA, F.F.M. de. 1989. Ativação tectônica, fluxo geotérmico e sismicidade no Nordeste Oriental brasileiro. Rev. Bras. Geoc., v. 19, (3), p. 310-322.

CARNEIRO, C.D.R., HAMZA, V.M. & ALMEIDA, F.F.M. de. 1989. Relações entre fluxo geotérmico, herança tectônica e sismicidade no Nordeste Oriental brasileiro. In: SIMP. GEOL. NORDESTE, 13, Fortaleza, 1989. Atas... Fortaleza: SBG. p. 210-213. (Bol. 11).

DEHIRA, L.K., CARNEIRO, C.D.R., MACHADO Jr., D.L. & ALMEIDA, F.F.M. de. 1989. A fase rifte nas bacias interiores do Nordeste Oriental brasileiro. In: SIMP. GEOL. NORDESTE, 13, Fortaleza, 1989. Atas..., Fortaleza: SBG. p. 207-209. (Bol. 11).

ALMEIDA, F. F. M. de & CARNEIRO, C. D. R. 1989. Magmatic occurrences of post-permian age of the South Américan Platform. Bol. IG-USP, Série Científica, v. 20, p. 71-85.

ALMEIDA, F. F. M.de & CARNEIRO, C. D. R. 1989. The igneous record of the Mesozoic activation of South American Platform. Geotectonica et Metallogenia, v. 13, n°. 4, p. 308-325. Beijing, China.

MACHADO Jr. D.L., DEHIRA, L.K., CARNEIRO, C.D.R. & ALMEIDA, F.F.M. de. 1989. Reconstruções paleoambientais do Juro-Cretáceo no Nordeste Oriental Brasileiro. Rev. Bras. Geoc., v. 19, n. 4, p. 470-485

ALMEIDA, F.F.M. de, 1991. O alinhamento magmático de Cabo Frio. In: SIMP. GEOL. SUDESTE, 2, 1991, São Paulo. Atas... São Paulo. SBG/N, SP-RJ, p. 423-428.

ALMEIDA, F.F.M. de & SVISERO, D.P. 1991. Structural setting and tectonic control of kimberlites and associated rocks of Brazil. In: INT. KIMBERLITE CONF., 5, Araxa, Brazil, 1991. Spec. Public... Brasília: CPRM. n. 2/91, p. 3-5 (Extended Abstr.).

ALMEIDA, F.F.M. de, 1993. Geotectônic evolution and metallogenesis along geological time.

INTERNATIONAL SEMINAR ON TECTONICS OF CONTINENTS. Cadernos IG-UNICAMP, v. esp. n°. 1, p. 62-81.

PONÇANO, W.L. & ALMEIDA, F.F.M. de. 1993. Superfícies erosivas nos planaltos cristalinos do leste paulista: uma revisão. Cadernos IG-UNICAMP, v. 3, n. 2, p. 55-90.

ALMEIDA, F. F. M. de 1993. Limites do cráton do São Francisco em Minas Gerais. Síntese de conhecimentos. II Simpósio do Cráton do São Francisco, Salvador. Anais, p. 256-259.

CARNEIRO, C.D.R. & ALMEIDA, F.F.M. de. 1994. Metallogenesis of mineral deposits linked to Mesozoic Activization in the oriental part of Northeastern Brazil. Geotectonica et Metallogenia. v. 18, n. 4, p. 9-10. Beijing, China.

ALMEIDA, F.F.M.de e outros 1994. Notícia Explicativa da folha Campinas (SG.23-Y-A), escala 1:250.000. São Paulo: IPT.

ALMEIDA, F.F.M.de e outros 1994. Notícia Explicativa da folha Ribeirão Preto (SG-.23-V-C), escala 1:250.000. São Paulo: IPT.

ALMEIDA, F.F.M. de, CARNEIRO, C.D.R. & MIZUSAKI, A. M. P. 1996. Correlação do magmatismo das bacias da margem continental brasileira com o das áreas emersas adjacentes. Rev. Bras. Geoc. v. 26 (3), p.125-138.

ALMEIDA, F.F.M. de, CARNEIRO, C.D.R. & MIZUSAKI, A.M.P. 1996. Magmatic events of Brazilian marginal basins and their relationship to adjoining emerged areas. In: INTERN. GEOL. CONGR., 30, Beijing, 1996. Abstracts…Beijing, IUGS, v. 2, p. 372.

ALMEIDA, F.F.M. de & RIBEIRO, A.C.O. ,1998. A Terra em Transformação. In A. M. dos SANTOS OLIVEIRA & S. N. A. de BRITO (Edit.). Geologia de Engenharia. Ass. Bras. Geol. Eng. cap. 1, p. 7 –13. São Paulo

ALMEIDA, F.F.M. de & CARNEIRO, C.D.R.. 1998. Origem e evolução da Serra do Mar.Rev. Bras. Geoc, v.28 (2), p. 135 – 150.

ALMEIDA, F.F.M.de, BRITO NEVES, B. B. de & CARNEIRO, C. D. R. 2000. The origin and evolution of the South American Platform. Earth-Science Rewiews, v. 50, p. 77 – 111. Amsterdam.

ALMEIDA, F. M. de. 2002. The Island of Trindade. In: SCHOBBENHAUS, C., CAMPOS, D. A., QUEIROZ, E.T., WINGE, M. & BERBERT-BORN, M. (Edit.).COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLOGICOS E PALEOBIOLÓGICOS (SIGEP). Também publicado em 2002: C. SCHOBBENHAUS, D. A. CAMPOS, E. T. QUEIROZ, M. WINGE, & M. BERBERT-BORN.(Edit.). Ilha de Trindade [[1]]. Sítios geológicos e Paleontológicos do Brasil.DNPM-CPRM-SIGEP, p. 369-377. Brasília.

ALMEIDA, F. F. M. de. 2002. The Fernando de Noronha Archipelago. In: C. SHOBBENHAUS, D. A. CAMPOS, E. T. QUEIROZ, M. WINGE & M. BERBERT-BORN. (Edit.) COMISSÃO BRASILEIRA DE SÍTIOS GEOLÓGICOS E PALEOBIOLÓGICOS (SIGEP). Também publicado em: 2002: C. SHOBBENHAUS, D. A. CAMPOS, E., T. QUEIROZ, M. WINGE. & M. BERBERT-BORN. (Edit.). Arquipélago de Fernando de Noronha [[2]]. Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. DNPM-CPRM-SIGEP, p. 361-368.

ALMEIDA, F. F. M. de 2003. Revisão do limite da Plataforma Sul-Americana na Argentina. Rev. Bras. Geoc.v. 33 (4), p. 389-394.

ALMEIDA, F. F. M. de 2004. Revisión del Limite de la Plataforma Sudamericana en la Argentina. In: V. MANTESSO NETO, A. BARTORELLI, C.D.R. CARNEIRO & B. B. BRITO-NEVES (Orgs).Geologia do Continente Sul-Americano: Evolução da Obra de Fernando Flávio Marques de Almeida, p. 37-40.

ALMEIDA, F. F. M. de & CARNEIRO, C. D, R. 2004. Inundações fanerozóicas no Brasil. In:V. MANTESSO NETO, A. BARTORELLI, C. D. R. CARNEIRO, & B. B. BRITO NEVES (Org.). Geologia do Continente Sul-Americano: Evolução da Obra de Fernando Flávio Marques de Almeida, p. 43-58.

ALMEIDA, F. F. M.de. 2006. Ilhas oceânicas Brasileiras e suas relações com a tectônica atlântica. Terræ Didatica, IG-UNICAMP, v. 2(1) p. 3-18.12

SALUN FILHO. W.; FAIRCHILD, T. R.; ALMEIDA, F. F. M. de. 2009. Estromatólitos de Nova Campina e Itapeva, S. P. Primeiros estromatólitos descritos na América do Sul. (Em preparação).

CARNEIRO, C. D. R.; HASUI, Y. & BARTORELLI, A. (Coords). 2009. Geologia do Brasil (em preparação). São Paulo. Artigos a serem incluídos:

ALMEIDA, F. F. M. de. Ilhas Oceânicas Brasileiras. 
ALMEIDA, F. F. M. de, CARNEIRO. C. D. R. & ASSINE, M. L. Megadesertificação Mesozóica.  
ALMEIDA, F. F. M. de, CARNEIRO, C. D. R. & BARTORELLI, A. Corpos alcalinos de Poços de Caldas, Itatiaia e Ilha de São Sebastião.

BARTORELLI, A., CANEIRO, C. D. R. & ALMEIDA, F. F. M. de. Magmatismo Pós-Paleozóíco no Brasil.

CARNEIRO, C. D. F. & ALMEIDA, F. F. M. de. Um olhar geológico... para o tempo profundo. PEREIRA, E., CARNEIRO, C. D. R., BERGAMASCHI, S. & ALMEIDA, F. F. M. de Evolução Paleozóica das sinéclises brasileiras.

Artigos de divulgação científica e tecnológica13 [editar | editar código-fonte]

CARNEIRO, C.D.R. & ALMEIDA, F.F.M. de. 1989. Vulcões no Brasil. Soc. Bras. Prog. Ciên., Ciência Hoje, v. 11, n. 62, p. 29-36.

CARNEIRO, C.D.R. & ALMEIDA, F.F.M. de. 1995. Erosão glacial no Brasil. Soc. Bras. Prog. Ciên., Ciência Hoje das Crianças.

ALMEIDA, F. F.M. de & CARNEIRO, C.D.R. 1995. Geleiras no Brasil e os parques naturais de Salto e Itu. Soc. Bras. Prog. Ciên., Ciência Hoje v. 19, n°. 112, p. 24-31.

CARNEIRO, C.D.R. & ALMEIDA, F.F.M. de . 1996. O Sertão Já Virou Mar. Soc. Bras. Prog. Ciên. Ciência Hoje v. 21, nº. 122, p. 40-50.

ALMEIDA, F.F.M. de & CARNEIRO, C.D.R. 1998. Um deserto sob o Brasil. Soc. Bras. Prog. Ciên., Ciência Hoje, v. 24, nº. 143, p. 36-43.

MIZUSAKI, A.M. P.; CARNEIRO, C. D. R. & ALMEIDA, F.F.M. de. 2000. As idades das rochas. Soc. Bras. Prog. Ciên./SBPC., Proj. Ciên. Hoje na Escola, v. 10, p. 28 – 32. Rio de Janeiro.

ALMEIDA, F.F.M. de. 2000. Continentes em movimento. Ciência Hoje na Escola; Soc. Bras. Prog. Ciên/SBPC, Proj. Ciên. Hoje na Escola, v. 10, p. 17 - 23. Rio de Janeiro.

ALMEIDA, F.F.M. de. 2002. O dia em que o olhar sobre o mundo mudou. Soc. Bras. Prog. Ciên., Ciência Hoje, v. 31, nº. 181, p. 75-77. Rio de Janeiro. Reproduzido em 2008. O dia em que o olhar sobre o mundo mudou. A. IVANISSEVICH & A. A. P.VIDEIRA (Orgs.). Inst. Ciência Hoje, FAPERJ, Memória Hoje v. 1, p. 120-124.

CARNEIRO, C. D. R.;TOLEDO, M. C. M. de & ALMEIDA, F. F. M. de. 2004. Dez motivos para a inclusão de temas de Geologia na Educação Básica. Rev. Bras.Geoc.,v. 34 (4) p. 553-560.

CARNEIRO, C. D. R., MIZUSAKI, A. M. P.& ALMEIDA, F. F. M. de. 2005. A determinação da idade das rochas. Terrae Didatica, v. 1 (1): 6-35.14

ALMEIDA, F. F. M. de. 2005. Participação do Brasil na grande revolução das geociências. Terræ Didatica, IG-UNICAMP, v. 1 (1): 44-49.15

ALMEIDA, F. F. M. de; CARNEIRO, C. D. R.; REQUEIJO, F. O. Sistema Solar (em preparação).

Referências

  1. Curriculum Vitae do Professor
  2. http://www.abc.org.br/~ffma
  3. Curriculum Vitae do Professor
  4. Curriculum Vitae do Professor
  5. http://www.traca.com.br/livro/68642/geologia-e-petrologia-da-ilha-da-trindade
  6. Nem eu, nem meus colegas, nem ninguém da guarnição da ilha viu o disco voador. Folha da Manhã, ano XXXIII, no 10.382, sábado, 1 mar. 1958, p. 1.
  7. Visonio, Rodrigo Moura - Photoshop na Rolleiflex, in Sigilo ou censura? Revista de História da Biblioteca Nacional, pág. 69, Ano 5, nº 49, Outubro 2009. Sabin: Rio de Janeiro, 2009.
  8. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/123127-professor-geologo-e-indiana-jones.shtml - Disponível em 27/8/2013.
  9. Curriculum Vitae do Professor
  10. Curriculum Vitae do Professor
  11. Curriculum Vitae do Professor
  12. http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v2/pdf-v2/t_didatica_2006_v02n01_p003-018_almeida.pdf
  13. Curriculum Vitae do Professor
  14. http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v1/pdf-v1/p006-035_carneiro.pdf
  15. http://www.ige.unicamp.br/terraedidatica/v1/pdf-v1/p044-049_almeida.pdf