Fernando Távora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fernando Távora
Nome completo Fernando Luís Cardoso de Menezes de Tavares e Távora
Nascimento 25 de agosto de 1923
Porto
Morte 3 de setembro de 2005 (82 anos)
Matosinhos
Nacionalidade  Portugal
Ocupação Arquiteto
Professor
Ensaísta
Movimento Modernismo

Fernando Luís Cardoso de Meneses e Tavares de Távora (Porto, 25 de Agosto de 1923 - Matosinhos, 3 de Setembro de 2005) foi um arquitecto português[1] estabelecido no Porto, diplomado pela Escola de Belas-Artes do Porto em arquitectura no ano de 1952.[1]

No âmbito pedagógico, a sua acção foi muito relevante na afirmação do curso de Arquitectura da Escola Superior de Belas Artes do Porto (mais tarde Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto) e no curso de Arquitectura do Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (DARQ-FCTUC) - que apoiou a construir no final da década de 1980, em colaboração com Alexandre Alves Costa, Domingos Tavares e Raul Hestnes Ferreira.

Membro da Organização dos Arquitectos Modernos, introduziu, em associação com outros arquitectos (ver também Iniciativas Culturais Arte e Técnica (ICAT)) e a partir do fim dos anos 40, uma reflexão que não tinha precedente em Portugal sobre o corolário social da arquitectura, em oposição às realizações e aos discursos oficiais da época.

Como criador de uma nova lógica de construção, deu transversal ênfase às paisagens originais, utilizando-as como dados culturais que deverão ser integrados no diálogo com a arquitectura[carece de fontes?].

Álvaro Siza Vieira estagiou no seu atelier.

Existe um documentário da RTP, com guião de António Silva e realização de Cristina Antunes, que lhe é dedicado.

Hoje existe um prémio de arquitectura com o seu nome - Prémio Fernando Távora.[2]

Obras mais notáveis[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Fernando Távora». Infopédia. Consultado em 27 de Novembro de 2011. 
  2. «Prémio Fernando Távora». Ordem dos Arquitectos. Consultado em 27 de Novembro de 2011. 
  3. «Arquitectura Portuguesa: Casa de férias Quinta da Cavada». Biblioteca Nacional de Portugal. Consultado em 27 de Novembro de 2011. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Personalidades, integrado no Projecto Grande Porto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.