Ferrovia Bandeirantes S.A.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ferroban)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ferrovia Bandeirantes S.A.
Locomotiva U20C da Ferroban em Bauru-SP.
Área de operação São Paulo, Mato Grosso do Sul
Tempo de operação 1998–2002
Antecessora FEPASA
RFFSA
Sucessora Brasil Ferrovias
Bitola Métrica, larga e mista.
Extensão 4.186 km
Sede Brasil São Paulo, Brasil

Ferrovias Bandeirantes S.A. ( ou Simplesmente Ferroban), empresa de transição que arrematou a Malha Paulista da Rede Ferroviária Federal em 1998, em processo de privatização, após a transferência da FEPASA pelo Estado de São Paulo para a Rede Ferroviária Federal. O grupo privado foi liderado pela PREVI, do estatal Banco do Brasil, e pelo Banco Chase Manhattan. Foram adquiridos 4.186 km, das quais 1.463 km em bitola larga, 2.427 km em bitola métrica e 296 km em bitola mista.[1] Possui ligações aos portos marítimos de Santos, COSIPA, e de portos fluviais nos rios Tietê e Paraná.[1]

Originalmente da Malha Paulista (ex FEPASA) da Rede Ferroviária Federal, no processo de privatização sofreu duas cisões: O trecho de Vale Fértil a Uberlândia ficou sob o controle da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), e os trechos de Iperó a Apiaí e Rubião Junior a Presidente Epitácio, ficou sob o controle da Ferrovia Sul Atlantica (FSA); que posteriormente passou a ser denominada América Latina Logística (ALL).

Em 2002 foi fundida com a Ferronorte S.A. (Ferronorte) e a Ferrovia Novoeste S.A., formando o Grupo Brasil Ferrovias S.A..

Em 2004 foi cindido do grupo a Novoeste, que passou a ser denominado Nova Novoeste; nesta cisão o trecho de Mairinque a Bauru passou a fazer parte da Nova Novoeste.

Em maio de 2006 os controladores da Brasil Ferrovias e da Novoeste Brasil trocaram suas ações com os controladores da ALL e estas passaram a fazer parte do Grupo América Latina Logística.

Referências

  1. a b RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrosio - Introdução aos Sistemas de Transporte no Brasil e à Logística Internacional - Edições Aduaneiras Ltda - 2000 - São Paulo - Pg. 44 - ISBN 85-7129-239-6
Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.