Festa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde julho de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Festa na praça principal em Cerqueira César.

Uma festa é uma solenidade comemorativa destinada a pessoas ou fatos importantes, como por exemplo as Festas Juninas.

As variantes mais comuns de festas são as de aniversário (que ocorrem geralmente de ano em ano no dia do nascimento) e as religiosas (procissões resultantes de romarias ou peregrinações), em comemoração a certas crenças religiosas.

Quando a festa possui um caráter mais abrangente ou oficial torna-se festival, geralmente atraindo mais público e repercussão junto à sociedade.

Festas de Época[editar | editar código-fonte]

As festas que ocorrem em determinadas datas ou períodos comemorativos do ano são conhecidas como festas de época. Geralmente de origem religiosa, cristã e/ou pagã, são celebradas extensivamente em diversas regiões. No Brasil, as festas deste tipo mais conhecidas são o Carnaval, a Páscoa, a Festa Junina e o Natal, além do Réveillon ou Festa de Ano Novo.

Nos grandes centros urbanos do país, vem se popularizando também a comemoração do Halloween ou Dia das Bruxas, festa de origem celta[1] difundida mundialmente com a globalização.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre entretenimento é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.