Festa da Uva (Ponta Grossa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes está sujeito a remoção.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Festa da Uva, Mel, Queijos, Fiambre e do Artesanato (Fesuva) é uma festa da produção agro-regional da cidade brasileira de Ponta Grossa, no estado do Paraná. Em 2008 aconteceu a 25ª edição entre dos dias 24 e 27 de janeiro, no Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas.

Em cada edição da festa são comercializadas em média 25 toneladas de uvas, além de sucos de uva e vinhos, bolos, geleias, queijos, fiambres e mel. A média de público é de cerca de 50 mil por ano.

História[editar | editar código-fonte]

A primeira Festa da Uva dos Capos Gerais, como era chamada, aconteceu em 1982, nos dias 30 e 31, na Rua Benjamin Constant. Na época a fruta era comercializada a Cr$1,50 o quilo, em embalagens padrão de três quilos. O objetivo da festa era incentivas os produtores locais de vinho e homenagear os imigrantes italianos da região.

A partir da quinta edição, em 1986, a festa deixou a Benjamin Constant e passou a ser realizada na Praça Barão do Rio Branco, onde permaneceu até 1993, quando a foi realizada no Centro de Eventos para maior conforto do público. A festa foi realizada dias 6 e 7 de fevereiro. A festa contou com diversas atrações, e pela primeira comercializou peças do fino artesanato.

A partir de 1997, a Fesuva é realizada anualmente no Complexo Ambiental Governador Manoel Ribas.