Dia de São Nicolau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Festa de São Nicolau)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Dia de São Nicolau
Uma representação de São Nicolau ao lado de um presépio
Celebrado por Anglicanismo, Catolicismo, Igreja Ortodoxa Oriental, Luteranismo, Metodismo, Reformismo
Tipo Cristão
Data 5/6 de dezembro (Cristianismo ocidental); 19 de dezembro (Cristianismo oriental)
Significado Festa de São Nicolau
Tradições Colocar sapatos no hall da entrada
Frequência Anual

O Dia de São Nicolau (em neerlandês: Sinterklaasfeest) é uma celebração realizada anualmente no dia 5 de dezembro nos Países Baixos e no dia 6 de dezembro na Bélgica com a vinda de São Nicolau (o precursor do Papai Noel) que entrega presentes para as crianças. A festa também é comemorada, mas em menor escala, na Alemanha, na Áustria, na França, na Indonésia, no Luxemburgo (como Kleeschen), na Suíça, na Polônia, na República Checa e principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.[1]

A festa de São Nicolau tem igualmente uma importante e muito antiga celebração em Guimarães, Portugal.

Aí têm lugar as Festas Nicolinas celebradas precisamente em honra de São Nicolau, também padroeiro dos estudantes.

Conta a lenda que três moças não poderiam se casar porque seu pai não tinha condições de pagar seus dotes, na época, indispensáveis. Assim, a sorte das moças estava lançada ao cruel destino de escravidão ou prostituição. São Nicolau, comovido com a situação, jogou três sacos de moedas de ouro pela chaminé da casa das moças. Os sacos caíram dentro das meias das moças que estavam secando junto ao fogo da lareira.

Sinterklaas

Costuma-se dependurar meias nas lareiras das casas no dia 5 de dezembro à noite, véspera de São Nicolau, fazendo orações. Costuma-se também colocar sapatinhos na janela, para as crianças que não tem lareira. São Nicolau, durante a madrugada, enche de doces as meias ou os sapatinhos das crianças que se comportaram bem durante o ano.

São Nicolau costuma andar acompanhado de Pedro Preto (Black Pete, Zwarte Piet, Svarte Petter), seu ajudante para verificar o comportamento das crianças e distribuir doces, pãezinhos de mel, bengalinhas coloridas de açúcar e moedas de chocolate envoltas em papel dourado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Festas ou Celebrações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.