Festa de Santo Antônio de Barbalha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festa de Santo Antônio em Barbalha

A Festa de Santo Antônio de Barbalha, também conhecida como Festa do Pau da Bandeira, é uma festividade popular anual da cidade cearense de Barbalha. Suas origens remontam ao ano de 1928, quando o pároco José Correia de Lima, então vigário de Barbalha, promoveu o cortejo do mastro em cujo topo seria hasteada a bandeira de Santo Antônio.[1] Desde então, o carregamento do mastro hasteamento da bandeira, em fins de maio e início de junho, marcam o início das festividades dedicadas ao santo (que se estendem até o dia 13 de junho, data em que é homenageado Santo Antônio de Lisboa), tendo adquirido um caráter carnavalesco que lhe distingue de outras celebrações similares na região do Cariri cearense.[2]

Os encarregados pela derrubada, translado e hasteamento do mastro são seguidos de perto por uma multidão de foliões, que dançam ao som de banda cabaçais ou de outros ritmos.[2] No percurso, o consumo de alimentos e bebidas alcoólicas é frequente, e os solteiros, em especial as mulheres, são incitados a tocarem no mastro, ou mesmo sentar-se nele e ingerir o chá de sua casca,[3] a fim de conseguirem casamento.[4] O cortejo se encerra com o hasteamento da bandeira, em frente à Igreja Matriz de Barbalha, que é celebrado com preces e pirotecnia.

Desde 1973, data em que o poder público municipal passou a explorar o potencial turístico da festividade,[5] a festividade tem atraído um número crescente de participantes. Para além do carregamento espontâneo do mastro, bandas e cantores populares se apresentam publicamente nas ruas da cidade entre o dia do cortejo até o dia 13 de junho, além de quadrilhas juninas e outras expressões artísticas.[6]

Referências

  1. Souza, 2003, p. 1
  2. a b Souza, 2003, p. 2
  3. G1 CE. Solteirões apelam para Santo Antônio em Barbalha, no CE. Acesso em 22 dez. 2014.
  4. Costa, 2003, p. 40.
  5. Souza, 2003, p. 5
  6. G1 CE. Festa de Santo Antônio de Barbalha tem shows até 13 de junho, no CE. Acesso em 22 dez. 2014.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • COSTA, G. Breviário profano do povo: a religiosidade popular em forma de bom humor nas orações profanas, causos, rezas, adivinhações, preces, sátiras, cânticos e simpatias criadas e divulgadas pelo povo com a total aprovação do povo brasileiro. Mossoró: Fundação Guimarães Duque, 2003.
  • SOUZA, Océlio Teixeira de. A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha (CE): uma experiência religiosa popular. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 22., 2003, João Pessoa. Anais do XXII Simpósio Nacional de História: História, acontecimento e narrativa. João Pessoa: ANPUH, 2003.