Festa do Rosário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Festa do Rosário ou Festa de Nossa Senhora do Rosário é uma manifestação religiosa católica, muitas vezes aliada a elementos africanos.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Geralmente, a parte da religiosa da festa se resume na novena em louvor à Nossa Senhora do Rosário. A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7 de outubro, aniversário da Batalha de Muret.[1] Na maioria das ocorrências, a festa é acompanhada pelos reinados de congo, as chamadas congadas, que também são uma demonstração do efervescente sincretismo religioso ocasionado da fusão das religiões oriundas de África ao encontro do culto católico.

Estas comemorações teriam se originado a partir da devoção empreendida e disseminada em Ouro Preto pelo lendário ex-escravo Chico Rei,[2], que, ainda segundo a história, teria sido o fundador da primeira Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em Minas Gerais. Uma das festas mais tradicionais é a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos da cidade de Minas Novas, na região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.[3]

Referências

  1. «O Rosário». Site Paratiando. Novembro de 2009. Consultado em 14 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 28 de setembro de 2013 
  2. «Imaginário, Cotidiano e Poder». Summus Editorial. 2007. Consultado em 14 de fevereiro de 2012 
  3. Festa de Nossa Senhora do Rosário em Minas Novas Arquivado em 29 de maio de 2014, no Wayback Machine.. Site Ouro Preto World. Acesso em 29 de maio de 2014.
Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.