Festival Eurovisão da Canção 2000

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Festival Eurovisão da Canção 2000
Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia
Globen från Hammarbybacken, 2016.jpg
Ericsson Globe, sede da edição.
Edição
45.ª edição
Datas
Final 13 de maio de 2000
Anfitrião
Local Ericsson Globe, Estocolmo
Apresentador(es) Suécia Kattis Ahlström
Suécia Anders Lundin
Diretor Suécia Marius Bratten
Supervisor executivo França Christine Marchal-Ortiz
Produtor executivo Suécia Svante Stockselius
Transmissão SVT 2016.svg SVT
Atuações
Atuações nos intervalos "Once Upon a Time Europe Was Covered With Ice"
Participantes
Número de entradas 24 países
Países estreantes Letónia no Festival Eurovisão da Canção Letónia
Países de regresso Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia
Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia do Norte
Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia
Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia
Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça
Países de saída Bósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da Canção Bósnia e Herzegovina
Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção Eslovénia
Lituânia no Festival Eurovisão da Canção Lituânia
Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia
Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal
Mapa dos países participantes
Portugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstóniano Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituâniano Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoEslovénia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoCroácia no Festival Eurovisão da CançãoBósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoMacedónia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoUm mapa colorido dos países da Europa
Sobre esta imagem

     Países que já escolheram o seu artista e/ou canção     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 2000

Votação
Sistema de
voto
A votação baseou-se num júri por país que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto às suas 10 canções favoritas, por ordem de preferência.
Vencedor(a) Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca
Olsen Brothers
"Fly on the Wings of Love"
Cronologia
Fleche-defaut-gauche-gris-32.png   1999     Wiki Eurovision Heart (Infobox).svg     2001   Fleche-defaut-droite-gris-32.png

O Festival Eurovisão da Canção 2000 (em inglês: Eurovision Song Contest 2000, em francês: Concours Eurovision de la chanson 2000 e em sueco: Eurovisionens Melodi Festival 2000) foi o 45º Festival Eurovisão da Canção e realizou-se em 13 de maio de 2000 em Estocolmo, capital da Suécia. Os apresentadores foram Anders Lundin e Kattis Ahlström. Os Olsen Brothers foram os vencedores deste Festival Eurovisão da Canção interpretando a canção em inglês Fly on the Wings of Love (Voar nas asas do amor) representando a Dinamarca. No dia da sua vitória, Jørgen Olsen tinha 50 anos e 61 dias de idade, fazendo dele o artista mais velho a vencer o concurso. No entanto, ele só manteve o recorde durante 1 ano, quando Dave Benton triunfou em 2001 com a idade de 50 anos e 101 dias. Portugal foi eliminado devido a não ter tido um bom resultado no ano anterior.

Local[editar | editar código-fonte]

Mais sobre a cidade anfitriã: Estocolmo

O Festival Eurovisão da Canção 2000 ocorreu em Estocolmo, na Suécia. Estocolmo é a capital e maior cidade da Suécia.[1] É a sede do governo sueco, representado na figura do Riksdagen, o parlamento nacional do país, além de ser a residência oficial dos membros da monarquia sueca. Estocolmo é o maior e mais importante centro urbano, cultural, político, financeiro, comercial e administrativo da Suécia desde o século XIII. Sua localização estratégica sobre 14 ilhas no centro-sul da costa leste da Suécia, ao longo do Lago Malar, tem sido historicamente importante. Uma vez que a capital sueca está situada sobre ilhas conhecidas por sua beleza, a cidade é destino de turistas de todo o mundo, tendo sido apelidada nos últimos anos de "Veneza do Norte". Estocolmo é conhecida pelos seus edifícios e monumentos extremamente bem preservados, por seus arborizados parques, por sua riquíssima vida cultural e gastronômica, e pela gigantesca qualidade de vida que oferece a seus moradores.[2] Há décadas, Estocolmo figura como uma das cidades mais visitadas dos países nórdicos, com mais de um milhão de turistas internacionais anualmente.[3] Nos últimos anos, tem sido citada entre as cidades mais "habitáveis" do mundo, sendo uma das mais limpas, organizadas e seguras do mundo.

O festival em si realizou-se no Ericsson Globen, na época, o maior local escolhido para sediar a competição, com uma capacidade de 16 000 espectadores.

Formato[editar | editar código-fonte]

A SVT anunciou a 7 de julho de 1999 que o concurso seria organizado na Ericsson Globen, em Estocolmo. Outros possíveis candidatos teriam sido Scandinavium de Gotemburgo e Malmömässan em Malmö., que já tinham sediado o Festival Eurovisão da Canção em 1985 e 1992, respectivamente. O Globe foi escolhido porque Estocolmo não hospedava o concurso desde 1975 e que seria um pouco mais barato do que as outras opções.[4]

As regras desta edição foram publicadas a 23 de setembro de 1999.[5]

O favorito este ano era a Estónia, que também era o país favorito dos fãs. No entanto, a Dinamarca tomou o controlo das votações, vencendo à Rússia que conseguiu um honroso segundo lugar e a Letónia um terceiro.

A Eslováquia, a Grécia e a Hungria decidiram não competir por razões financeiras. Os cinco países de resultados com a média mais baixa dos últimos cinco concursos que haviam participado (Bósnia e Herzegovina, Lituânia, Polónia, Portugal e Eslovénia) foram excluídos, o que significaria que cinco países poderiam voltar. Estes países foram: a Finlândia, a Macedónia, a Roménia, a Rússia e a Suíça. A Letónia também se juntou à competição como o único país estreante.

Pela primeira vez, uma compilação de CD oficial foi lançada. Continha todas as músicas das nações participantes e estava disponível em toda a Europa, tal como foi tentado no ano anterior.

Israel, que abriu a competição, entrou com um grupo que agitavam as bandeiras israelenses e sírias defendendo a paz entre as duas nações. Esta foi considerada uma das piores músicas de sempre da Eurovisão.

Nos Países Baixos, a NOS decidiu tomar conta a meio da transmissão do concurso, por causa do desastre de foguetes em Enschede. Mais tarde, a NOS declarou que era tanto por razões práticas, bem como porque achou inapropriado transmitir um programa de entretenimento, na noite de um evento tão catastrófico". Como resultado, o televoto teve que ser suspenso e os votos holandeses foram dados por um júri.

A primeira edição do terceiro milénio do festival é considerada um ponto sem retorno, já que foi apresentado como um festival modernizado da Eurovisão com um design adaptado a uma grande arena e mudança de temas, estilos de design na produção televisiva, com o objetivo de atrair para um público mais jovem.

O concurso também foi transmitido no Canadá, na Austrália, no Japão, nos Estados Unidos e através da Internet, pela primeira vez.

O logótipo da edição de 2000 consistia num par de lábios entreabertos. Os seus projetistas a descreveram como uma boca sensual e estilizada e como a representação confusa dos conceitos de música, fala e diálogo. Este logótipo encontrou grande sucesso, ao ponto de entrar na lista três anos depois, para se tornar o logótipo oficial do concurso.[6]

Votação[editar | editar código-fonte]

19 dos 24 países usaram o televoto, onde, às 10 canções mais votadas, eram atriuídos 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 ponto, com um júri de salvaguarda, em caso de erros. Um júri nacional era usado em casos de força maior, em que não se pudesse utilizar o televoto. Nos restantes países, foi usado o júri.

A supervisora executiva da EBU foi Christine Marchal-Ortiz.

Durante a votação, a câmera fez vários close-ups dos artistas. Em particular, Olsen Brothers, Alsou, os Brainstorm e Ines apareceram.

Participações individuais[editar | editar código-fonte]

Durante cerca de 10 meses, todos os países foram escolhendo os seus representantes, assim como as músicas que os mesmos interpretaram em Jerusalém. Para realizar tal selecção, cada país utilizou o seu próprio processo de selecção. Alguns optaram pela selecção interna, que consiste em a televisão organizadora daquele país fazer a escolha; no entanto, por vezes apenas o artista é seleccionado internamente, e a música não. Outros países (a maioria), utilizou um programa de televisão para seleccionar a sua entrada. Quartos de final, semifinais, second-chances e finais, foram realizados durante nos meses antecedentes do Festival (até março) na maioria dos países europeus, cada um com o seu processo próprio.


Participantes[editar | editar código-fonte]

  Países participantes
País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idioma
Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha "Wadde hadde dudde da?" Stefan Raab Countdown Grand Prix 2000 18 de fevereiro de 2000
O que tens aí? Alemão
Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria "All To You" The Rounder Girls Seleção Interna -
Tudo para Ti Inglês
Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica "On aura le ciel" Sofia Mestari Concours Eurovision de la Chanson – Finale Nationale 2000 18 de fevereiro de 2000
Nós teremos o céu Francês
Chipre no Festival Eurovisão da Canção Chipre "Nomiza" (Νόμιζα) Voice Kíprii Telikoú tis Diagonismós Tragoudioú Eurovision 2000 16 de fevereiro de 2000
Eu acreditei Grego & Italiano
Croácia no Festival Eurovisão da Canção Croácia "Kad zaspu anđeli" Goran Karan Dora 2000 19 de fevereiro de 2000
Quando os anjos caem no sono Croata
Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca "Fly on the Wings of Love" Olsen Brothers Dansk Melodi Grand-Prix 2000 19 de fevereiro de 2000
Voa nas asas do amor Inglês
Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha "Colgado de un sueño" Serafín Zubiri Eurocanción 2000 8 de fevereiro de 2000
Pendurados num sonho Castelhano
Estónia no Festival Eurovisão da Canção Estónia "Once in a Lifetime" Ines Eurolaul 2000 5 de fevereiro de 2000
Uma vez na vida Inglês
Finlândia no Festival Eurovisão da Canção Finlândia "A Little Bit" Nina Åström Euroviisut 2000 12 de fevereiro de 2000
Um pouco Inglês
França no Festival Eurovisão da Canção França "On aura le ciel" Sofia Mestari Eurovision - La sélection 2000 2 de março de 2000
Nós teremos o céu Francês
Irlanda no Festival Eurovisão da Canção Irlanda "Millennium of Love" Eamon Toal Eurosong 2000 20 de fevereiro de 2000
Milénio de amor Inglês
Islândia no Festival Eurovisão da Canção Islândia "Tell Me!" August & Telma Íslenska Söngvakeppni Sjónvarpsins 2000 26 de fevereiro de 2000
Diz-me Inglês
Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel "Sameyakh" (שמייח) PingPong Seleção interna -
Ser feliz Hebraico
Letónia no Festival Eurovisão da Canção Letónia "My Star" Brainstorm Eirodziesma 2000 26 de fevereiro de 2000
A minha estrela Inglês
Macedónia no Festival Eurovisão da Canção Macedónia do Norte "100% te ljubam" (100% те љубам) XXL Makedonski nacionalen finalen Evrovizija 2000 7 de março de 2000
Amo-te 100% Macedónio & Inglês
Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta "Desire" Claudette Pace Festival Tal-Kanzunetta Maltija 2000 15 de janeiro de 2000
Desejo Inglês & Maltês
Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega "My Heart Goes Boom" Charmed Melodi Grand-Prix 2000 4 de março de 2000
O meu coração vai explodir Inglês
Holanda no Festival Eurovisão da Canção Holanda "No Goodbyes" Linda Wagenmakers Nationaal Songfestival 2000 27 de fevereiro de 2000
Sem despedidas Inglês
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido "Don't Play That Song Again" Nicki French A song for Europe 2000 20 de fevereiro de 2000
Não ponhas a tocar essa canção novamente Inglês
Roménia no Festival Eurovisão da Canção Roménia "The Moon" Taxi A song for Europe 2000 20 de fevereiro de 2000
A Lua Inglês
Rússia no Festival Eurovisão da Canção Rússia "Solo" Alsou Seleção interna -
Inglês
Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia "When Spirits Are Calling My Name" Roger Pontare Melodifestivalen 2000 10 de março de 2000
Quando os espíritos estão chamando o meu nome Inglês
Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça "La vita cos'è?" Jane Bogaert Finale Svizzero 2000 29 de janeiro de 2000
O que é a vida? Italiano
Turquia no Festival Eurovisão da Canção Turquia "Yorgunum Anla" Pınar Ayhan & The SOS Eurovision Şarkı Yarışması Türkiye Finali 2000 29 de janeiro de 2000
Compreende que estou cansada Turco & Inglês

Festival[editar | editar código-fonte]

A abertura da competição começou com um vídeo sobre a Suécia contemporânea. A boca do logótipo, sobreposta às imagens, indicava os nomes dos vinte e quatro países participantes. O vídeo terminou com uma vista aérea do Globen. A câmera então mostrou o interior da sala na penumbra, depois fazendo um close-up no palco. Caroline Lundgren, concertina da Orquestra Sinfónica Jovenil de Estocolmo, vestindo um traje tradicional sueco, apareceu cumprimentou a Europa.

O palco consistia num pódio branco circular, afiado com retângulos brilhantes. Dois ecrãs gigantes ladeando no pódio: à esquerda, rectangular, mostrava os cartões postais, as apresentações dos artistas e o quadro de votação; um caminho reto, circular, mostrou o logotipo com as cores da bandeira nacional dos países participantes e porta-vozes nacionais. No mesmo pódio, ficavam cinco pilares brancos, móveis e rotativos. A sua frente estava equipado com uma tela vertical para imagens que projetava as apresentações. Este foi realmente a primeira vez que os artistas foram acompanhados durante as suas performances através de vídeos que ilustram o tema de cada canção[7]. Estes cinco pilares podem ser combinadas para formar um terceiro ecrã gigante. Por fim, no topo do pódio estava pendurado uma tela circular branca e para trás, ficavam três fileiras de retângulos brilhantes.

Os apresentadores foram Kattis Ahlström e Anders Lundin[8], que falaram aos espectadores, maioritariamente em inglês e mais raramente em francês e sueco.

Os cartões postais consistiam em temas suecos que incorporavam cada nação em algum aspecto. Todos os cartões postais foram filmados em Estocolmo, na Suécia, no entanto, a única exceção foi o cartão postal para a Suécia, filmado antes da Expo 2000 em Hanôver, na Alemanha.

O intervalo começou com um solo de violino, interpretado por Caroline Lundgren. Depois veio um vídeo intitulado Once Upon a Time Europe Covered With Ice, dirigido por Johan Söderberg e produzido por John Nordling. Havia crianças e músicos, filmados em todos os países participantes, tocando a partitura de Söderberg. Em paralelo, cenas da vida cotidiana foram montadas. No final do vídeo, Caroline Lundgren reapareceu no palco com o seu violino. Ela foi acompanhada pelos músicos de rua de Estocolmo, a banda Bounce. Juntos, eles realizaram um balé na extensão do vídeo, acompanhado pelas percussões dos Drumcorps Strängnäs.[9]

# País Idioma[10] Artista Canção Tradução para Português Lugar Pontuação
Israel no Festival Eurovisão da Canção 2000 Israel Hebraico PingPong "Sameyakh" (שמייח) Ser feliz 22º 7
Holanda no Festival Eurovisão da Canção 2000 Holanda Inglês Linda Wagenmakers "No Goodbyes" Sem despedidas 13º 40
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção 2000 Reino Unido Inglês Nicki French "Don't Play That Song Again" Não ponhas a tocar essa canção novamente 16º 28
Estónia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Estónia Inglês Ines "Once in a Lifetime" Uma vez na vida 98
França no Festival Eurovisão da Canção 2000 França Francês Sofia Mestari "On aura le ciel" Nós teremos o céu 23º 5
Roménia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Roménia Inglês Taxi "The Moon" A Lua 17º 25
Malta no Festival Eurovisão da Canção 2000 Malta Inglês & Maltês Claudette Pace "Desire" Desejo 73
Noruega no Festival Eurovisão da Canção 2000 Noruega Inglês Charmed "My Heart Goes Boom" O meu coração vai explodir 11º 57
Rússia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Rússia Inglês Alsou "Solo" 155
10º Bélgica no Festival Eurovisão da Canção 2000 Bélgica Inglês Nathalie Sorce "Envie de vivre" O desejo de viver 24º 2
11º Chipre no Festival Eurovisão da Canção 2000 Chipre Grego & Italiano Voice "Nomiza" (Νόμιζα) Eu acreditei 21º 8
12º Islândia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Islândia Inglês August & Telma "Tell Me!" Diz-me 12º 45
13º Espanha no Festival Eurovisão da Canção 2000 Espanha Castelhano Serafín Zubiri "Colgado de un sueño" Pendurados num sonho 18º 18
14º Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção 2000 Dinamarca Inglês Olsen Brothers "Fly on the Wings of Love" Voa nas asas do amor 195
15º Alemanha no Festival Eurovisão da Canção 2000 Alemanha Alemão Stefan Raab "Wadde hadde dudde da?" O que tens aí? 96
16º Suíça no Festival Eurovisão da Canção 2000 Suíça Italiano Jane Bogaert "La vita cos'è?" O que é a vida? 20º 14
17º Croácia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Croácia Croata Goran Karan "Kad zaspu anđeli" Quando os anjos caem no sono 70
18º Suécia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Suécia Inglês Roger Pontare "When Spirits Are Calling My Name" Quando os espíritos estão chamando o meu nome 88
19º Macedónia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Macedónia do Norte Macedónio & Inglês XXL "100% te ljubam" (100% те љубам) Amo-te 100% 15º 29
20º Finlândia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Finlândia Inglês Nina Åström "A Little Bit" Um pouco 18º 18
21º Letónia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Letónia Inglês Brainstorm "My Star" A minha estrela 136
22º Turquia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Turquia Turco & Inglês Pınar Ayhan & The SOS "Yorgunum Anla" Compreende que estou cansada 10º 59
23º Irlanda no Festival Eurovisão da Canção 2000 Irlanda Inglês Eamon Toal "Millennium of Love" Milénio de amor 92
24º Áustria no Festival Eurovisão da Canção 2000 Áustria Inglês The Rounder Girls "All To You" Tudo para Ti 14º 34

Resultados[editar | editar código-fonte]

A ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 2000, foi a seguinte:[11]

  Vencedor
  2º classificado
  3º classificado
Amarelo - Televoto; Azul - Júri
Países Votantes Países Pontuados
Israel Países Baixos Reino Unido Estónia França Roménia Malta Noruega Rússia Bélgica Chipre Islândia Espanha Dinamarca Alemanha Suíça Croácia Suécia Macedónia do Norte Finlândia Letónia Turquia República da Irlanda Áustria
Israel no Festival Eurovisão da Canção 2000 Israel 8 1 6 3 7 10 5 12 4 2
Holanda no Festival Eurovisão da Canção 2000 Holanda 7 2 1 10 8 6 5 4 12 3
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção 2000 Reino Unido 4 2 3 8 12 5 6 7 10 1
Estónia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Estónia 2 1 3 10 6 8 5 7 12 4
França no Festival Eurovisão da Canção 2000 França 6 2 5 7 10 8 1 3 12 4
Roménia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Roménia 3 6 7 12 5 1 8 10 4 2
Malta no Festival Eurovisão da Canção 2000 Malta 5 6 7 3 12 1 8 4 10 2
Noruega no Festival Eurovisão da Canção 2000 Noruega 4 2 8 7 10 3 5 12 1 6
Rússia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Rússia 3 6 8 2 12 4 5 10 7 1
Bélgica no Festival Eurovisão da Canção 2000 Bélgica 8 2 1 7 10 6 5 12 3 4
Chipre no Festival Eurovisão da Canção 2000 Chipre 5 3 6 8 12 10 4 2 1 7
Islândia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Islândia 1 5 7 8 12 6 4 10 2 3
Espanha no Festival Eurovisão da Canção 2000 Espanha 4 1 5 10 12 2 6 7 3 8
Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção 2000 Dinamarca 4 3 7 6 12 2 10 8 1 5
Alemanha no Festival Eurovisão da Canção 2000 Alemanha 1 5 3 4 12 6 8 7 10 2
Suíça no Festival Eurovisão da Canção 2000 Suíça 2 1 10 12 6 3 7 5 8 4
Croácia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Croácia 2 4 6 7 8 12 3 1 10 5
Suécia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Suécia 6 3 7 5 8 12 2 10 1 4
Macedónia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Macedónia do Norte 1 12 8 7 2 4 10 6 3 5
Finlândia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Finlândia 8 5 10 2 6 7 12 4 1 3
Letónia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Letónia 3 10 4 6 7 12 8 2 1 5
Turquia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Turquia 3 6 2 5 10 1 8 12 7 4
Irlanda no Festival Eurovisão da Canção 2000 Irlanda 1 7 3 4 10 12 5 6 8 2
Áustria no Festival Eurovisão da Canção 2000 Áustria 3 2 7 10 12 1 6 8 5 4
Total 7 40 28 98 5 25 73 57 155 2 8 45 18 195 96 14 70 88 29 18 136 59 92 34
Lugar 22º 13º 16º 23º 17º 11º 24º 21º 12º 18º 20º 15º 18º 10º 14º
Países Votantes Israel Países Baixos Reino Unido Estónia França Roménia Malta Noruega Rússia Bélgica Chipre Islândia Espanha Dinamarca Alemanha Suíça Croácia Suécia Macedónia do Norte Finlândia Letónia Turquia República da Irlanda Áustria
Países Pontuados
Resultados acumulados
Países Votantes Países Pontuados
Israel Países Baixos Reino Unido Estónia França Roménia Malta Noruega Rússia Bélgica Chipre Islândia Espanha Dinamarca Alemanha Suíça Croácia Suécia Macedónia do Norte Finlândia Letónia Turquia República da Irlanda Áustria
Israel no Festival Eurovisão da Canção 2000 Israel 0 8 1 6 0 0 3 7 10 0 0 5 0 12 0 0 0 0 0 0 4 0 2 0
Holanda no Festival Eurovisão da Canção 2000 Holanda 0 8 1 13 2 0 4 7 10 0 0 5 0 22 8 6 0 0 0 5 8 12 5 0
Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção 2000 Reino Unido 0 8 1 17 2 0 6 10 18 0 0 5 0 34 13 6 0 6 0 5 15 12 15 1
Estónia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Estónia 0 8 3 17 2 0 7 13 28 0 0 11 0 42 13 6 0 11 0 12 27 12 19 1
França no Festival Eurovisão da Canção 2000 França 6 10 3 17 2 0 7 13 33 0 0 11 0 49 23 6 8 12 0 12 30 24 23 1
Roménia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Roménia 6 10 6 23 2 0 14 13 45 0 0 11 5 50 23 6 16 12 10 16 30 24 25 1
Malta no Festival Eurovisão da Canção 2000 Malta 6 15 12 30 2 0 14 16 57 0 1 11 5 58 23 6 16 16 10 16 30 24 35 3
Noruega no Festival Eurovisão da Canção 2000 Noruega 6 15 12 34 2 0 16 16 65 0 1 18 5 68 26 6 16 21 10 16 42 25 41 3
Rússia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Rússia 6 15 12 34 5 6 24 16 65 0 1 18 7 80 30 11 26 21 17 16 43 25 41 3
Bélgica no Festival Eurovisão da Canção 2000 Bélgica 6 23 12 36 5 6 25 16 72 0 1 18 7 90 36 11 26 26 17 16 55 28 45 3
Chipre no Festival Eurovisão da Canção 2000 Chipre 6 28 15 42 5 6 33 16 84 0 1 18 17 94 36 11 26 26 19 16 56 28 52 3
Islândia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Islândia 6 29 15 47 5 6 33 23 92 0 1 18 17 106 42 11 26 30 19 16 66 28 54 6
Espanha no Festival Eurovisão da Canção 2000 Espanha 6 33 15 47 5 6 34 23 97 0 1 18 17 116 54 11 28 36 19 16 73 28 57 14
Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção 2000 Dinamarca 6 33 15 51 5 6 37 30 103 0 1 30 17 116 56 11 28 46 19 16 81 29 62 14
Alemanha no Festival Eurovisão da Canção 2000 Alemanha 6 34 15 56 5 6 40 30 107 0 1 30 17 128 56 11 34 54 19 16 88 39 62 16
Suíça no Festival Eurovisão da Canção 2000 Suíça 6 34 15 56 5 6 40 30 109 0 1 30 18 138 68 11 40 57 19 16 95 44 70 20
Croácia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Croácia 6 36 19 62 5 13 48 30 121 0 4 30 18 138 69 11 40 57 29 16 95 44 75 20
Suécia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Suécia 6 36 19 68 5 13 51 37 126 0 4 38 18 150 69 11 40 57 29 18 105 45 79 20
Macedónia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Macedónia do Norte 7 36 19 68 5 25 59 37 133 2 8 38 18 150 69 11 50 63 29 18 108 50 79 20
Finlândia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Finlândia 7 36 19 76 5 25 59 37 138 2 8 38 18 160 71 11 56 70 29 18 120 54 80 23
Letónia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Letónia 7 36 22 86 5 25 63 43 18 2 8 45 18 172 79 13 56 70 29 18 120 54 81 28
Turquia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Turquia 7 39 28 88 5 25 68 53 138 2 8 45 18 173 79 13 64 82 29 18 120 54 88 32
Irlanda no Festival Eurovisão da Canção 2000 Irlanda 7 40 28 95 5 25 71 57 148 2 8 45 18 185 84 13 64 88 29 18 128 54 88 34
Áustria no Festival Eurovisão da Canção 2000 Áustria 7 40 28 98 5 25 73 57 155 2 8 45 18 195 96 14 70 88 29 18 136 59 92 34
Lugar 22º 13º 16º 23º 17º 11º 24º 21º 12º 18º 20º 15º 18º 10º 14º
Países Votantes Israel Países Baixos Reino Unido Estónia França Roménia Malta Noruega Rússia Bélgica Chipre Islândia Espanha Dinamarca Alemanha Suíça Croácia Suécia Macedónia do Norte Finlândia Letónia Turquia República da Irlanda Áustria
Países Pontuados

12 pontos[editar | editar código-fonte]

Os países que receberam 12 pontos foram os seguintes:

# Países Pontuados Países Votantes
8 Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção 2000 Dinamarca Alemanha, Islândia, Irlanda, Israel, Letónia, Reino Unido, Rússia, Suécia
4 Letónia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Letónia Bélgica, Estónia, Finlândia, Noruega
Rússia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Rússia Croácia, Chipre, Malta, Roménia
3 Alemanha no Festival Eurovisão da Canção 2000 Alemanha Áustria, Espanha, Suíça
2 Turquia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Turquia França, Países Baixos
1 Islândia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Islândia Dinamarca
Roménia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Roménia Macedónia
Suécia no Festival Eurovisão da Canção 2000 Suécia Turquia

Média de pontuações[editar | editar código-fonte]

Cinzento - País anfitrião; Cinzento escuro - Big 4; Amarelo - Países excluídos
# País Pontuação em 1995 Pontuação em 1996 Pontuação em 1997 Pontuação em 1998 Pontuação em 1999 Total Média
- Reino Unido no Festival Eurovisão da Canção Reino Unido 76 77 227 166 38 584 116,8
Israel no Festival Eurovisão da Canção Israel 81 - - 172 93 346 115,33
- Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia 100 100 36 53 163 452 90,4
Irlanda no Festival Eurovisão da Canção Irlanda 44 162 157 64 18 445 89
Croácia no Festival Eurovisão da Canção Croácia 91 98 24 131 79* 423 84,6
Malta no Festival Eurovisão da Canção Malta 76 68 66 165 32 407 81,4
Holanda no Festival Eurovisão da Canção Holanda - 78 5 150 71 304 76
Estónia no Festival Eurovisão da Canção Estónia - 94 82 36 90 302 75,5
Noruega no Festival Eurovisão da Canção Noruega 148 114 0 79 35 376 75,2
Dinamarca no Festival Eurovisão da Canção Dinamarca 92 - 25 - 71 188 62,67
- Alemanha no Festival Eurovisão da Canção Alemanha 1 - 22 86 140 249 62,25
Islândia no Festival Eurovisão da Canção Islândia 31 51 18 - 146 246 61,5
10º Chipre no Festival Eurovisão da Canção Chipre 79 72 98 37 2 288 57,6
11º Áustria no Festival Eurovisão da Canção Áustria 67 68 12 - 65 212 53
- Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha 119 17 96 21 1 254 50,8
12º Turquia no Festival Eurovisão da Canção Turquia 21 57 121 25 21 245 49
13º Bélgica no Festival Eurovisão da Canção Bélgica 8 22 - 122 38 190 47,5
14º Eslovénia no Festival Eurovisão da Canção Eslovénia 84 16 60 17 50 227 45,4
- França no Festival Eurovisão da Canção França 94 18 95 3 14 224 44,8
15º Bósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da Canção Bósnia e Herzegovina 14 13 22 - 86 135 33,75
16º Portugal no Festival Eurovisão da Canção Portugal 5 92 0 36 12 145 29
17º Polónia no Festival Eurovisão da Canção Polónia 15 31 54 19 17 136 27,2
18º Lituânia no Festival Eurovisão da Canção Lituânia - - - - 13 13 13

* Croácia perdeu um terço da sua pontuação média devido ao facto de usarem uma faixa audio de voz na atuação, fazendo com que o país perdesse 33% da pontuação na média.[12]

Artistas repetentes[editar | editar código-fonte]

Alguns artistas repetiram a sua experiência Eurovisiva. Em 2000, os repetentes foram:

País (2000) Foto Artista Ano Anterior País Representado Canção Tradução Pontuação Classificação
Suíça no Festival Eurovisão da Canção Suíça Albano 2014.jpg Al Bano (como corista) ESC 1976 (com Romina Power) Itália "We'll live it all again (lo rivivrei)" 'Nós reviveremos de novo 69
ESC 1985 (com Romina Power) Itália "Magic Oh Magic" Magia, Oh Magia 78
Chipre no Festival Eurovisão da Canção Chipre Alex Panayi 2011.jpg Alexandros Panayi ESC 1995 Chipre "Sti Fotia" No fogo 79
Espanha no Festival Eurovisão da Canção Espanha Serafín Zubiri 02.jpg Serafín Zubiri ESC 1992 Espanha "Todo esto es la música" Tudo isto é música 37 14º
Suécia no Festival Eurovisão da Canção Suécia Roger Pontare.png Roger Pontare ESC 1994 (com Marie Bergman) Suécia "Stjärnorna" As estrelas 48 13º

Referências

  1. Miranda, Ulrika Junker; Anne Hallberg (2007). «Stockholm». Bonniers uppslagsbok (em sueco). Estocolmo: Albert Bonniers Förlag. p. 947. 1143 páginas. ISBN 91-0-011462-6 
  2. «Stockholm facts» 
  3. Top_150_City_Destinations_London_Leads_the_Way http://www.euromonitor.com/ Top_150_City_Destinations_London_Leads_the_Way Verifique valor |url= (ajuda)  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  4. https://eurovision.tv/event/stockholm-2000
  5. http://www.myledbury.co.uk/eurovision/pdf/esc2000.pdf
  6. https://eurovision.tv/event/stockholm-2000
  7. KENNEDY O’CONNOR John, The Eurovision Song Contest. 50 Years. The Official History, Londres, Carlton Books Limited, 2005, p.160.
  8. https://eurovision.tv/event/stockholm-2000
  9. https://eurovision.tv/event/stockholm-2000
  10. «Eurovision Song Contest 2000». The Diggiloo Thrush. Consultado em 30 de janeiro de 2019 
  11. A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo
  12. Predefinição:Verkkoviite

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Festival Eurovisão da Canção 2000