Festival Eurovisão da Canção 2004

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival Eurovisão da Canção 2004
"Under The Same Sky"
 Turquia
Identidade gráfica e logotipo do Festival Eurovisão da Canção 2004
Edições
49° edição
Datas
1.ª semifinal 12 de maio de 2004
2.ª semifinal 12 de maio de 2004
Final 15 de maio de 2004
Anfitrião
Local Abdi İpekçi Arena, Istambul
Apresentador(es) Turquia Korhan Abay
Turquia Meltem Cumbul
Diretor Suécia Sven Stojanovic
Supervisor executivo Suécia Svante Stockselius
Produtor executivo Turquia Bülent Osma
Estação anfitriã Ficheiro:TRT kurumsal logo.png TRT
Website Website oficial
Atuações
Atuações de abertura Final: Sertab Erener
Atuações nos intervalos Semifinal: ABBA: The Last Video e Fire of Anatolia
Final: Fire of Anatolia
Participantes
Número de entradas 36 países
Países estreantes  Albânia
 Andorra
 Bielorrússia
 Sérvia e Montenegro
Países de regresso  Dinamarca
 Finlândia
 Lituânia
 Macedónia do Norte
 Mônaco
 Suíça
Países de saída Nenhum
Mapa dos países participantes
Portugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoEslovénia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoCroácia no Festival Eurovisão da CançãoBósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoSérvia e Montenegro no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoMacedónia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da CançãoUm mapa colorido dos países da Europa
Sobre esta imagem

     Países confirmados que já escolheram o seu artista e/ou canção     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 2004

Votação
Sistema de
voto
A votação baseou-se num júri por país que atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 ponto às suas 10 canções favoritas, por ordem de preferência.
Votos nulos  Suíça (na semi-final)
Vencedor(a)  Ucrânia
Ruslana
"Wild Dances"
Cronologia
Fleche-defaut-gauche-gris-50.png   2003     Wiki Eurovision Heart (Infobox).svg     2005   Fleche-defaut-droite-gris-50.png

O Festival Eurovisão da Canção 2004 (em inglês: Eurovision Song Contest 2004, em francês: Concours Eurovision de la chanson 2004 e em turco: Eurovision Şarkı Yarışması 2004) foi o 49º Festival Eurovisão da Canção e realizou-se nos dias 12 e 15 de maio de 2004, em Istambul, na Turquia. Os apresentadores desta edição foram Korhan Abay e Meltem Cumbul[1] que falaram aos espectadores em inglês, francês e turco.

A vencedora foi Ruslana que representou a Ucrânia, com a canção "Wild dances" (Danças selvagens)[1]. Esta foi a primeira vitória da Ucrânia na competição, após apenas 1 ano de participação. Devido à expansão do concurso, este ano foi a primeira vez em que um não vencedor obteve mais de 200 pontos. Antes desse concurso, apenas as vencedoras em 1994 e 1997 haviam passado dessa marca. Neste concurso, as 3 músicas mais votadas obtiveram mais de 200 pontos.

Devido ao número elevado de países que desejavam participar no evento, foi, pela primeira vez, instituída uma semifinal. Esta foi também a primeira vez que foi instituído o famosos símbolo eurovisivo do coração no centro da palavra "Eurovisão", com a bandeira em forma de coração no centro que deve ser alterada para competições futuras. O slogan do concurso de Istambul era Under The Same Sky, que comunicava a importância de uma Europa unida e a integração turca[1].

Participaram 36 países. 14 países acederam diretamente à final (os 4 grandes financiadores do evento: Reino Unido, França, Espanha e Alemanha e o top 10 do ano anterior)[1]. Os restantes participaram numa semifinal, constituída por 22 países, sendo apurados apenas os 10 primeiros que se juntaram aos 14 já apurados. Participaram na final 24 países.

Foi a primeira vez que a Turquia sediou o concurso, 29 anos após a estreia do país, e também foi a primeira vez desde a edição de 1998 em Birmingham que não foi sediado na capital do país anfitrião. Foi o primeiro Festival Eurovisão da Canção realizado num país e cidade transcontinental, num país de maioria muçulmana e num país de língua turcomana.

Um CD oficial foi lançado e, pela primeira vez, todo o concurso foi lançado em DVD[1].

Um novo vídeo dos ABBA foi mostrado na semifinal, descrevendo brevemente como os ABBA começaram e qual foi a resposta da primeira gravadora abordada. Apresentava pequenos bonecos da banda a tocar trechos das suas canções (as vozes sendo as da banda) e apresentava Rik Mayall como o gerente da gravadora. O vídeo contou com uma participação especial dos membros originais da banda (Benny Andersson, Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad e Björn Ulvaeus), bem como Cher. Além disso, todas as falas foram tiradas de canções do ABBA. Esta parte foi cortada do DVD do Festival Eurovisão da Canção e lançado separadamente. As referências ao vídeo que antecederam a exibição também foram cortadas[1].

A organização do festival foi uma oportunidade para a Turquia, face ao seu processo de adesão à União Europeia, mostrar uma imagem de modernidade e capacidade organizativa através das duas galas transmitidas pela Europa e outros países do mundo. A vitória de 2003 e a organização da edição de 2004 tiveram, segundo algumas análises, uma resposta na economia, especialmente no turismo, o que foi potencializado na organização do festival, onde foram veiculadas imagens promocionais da Turquia[1].

Houve grandes problemas com o som, principalmente na semifinal, pois o áudio estava muito alto ou muito baixo, problema que melhorou um pouco na final.

Os favoritos para vencer o festival eram principalmente Ucrânia e Chipre e, em menor medida, Espanha, Sérvia e Montenegro, Grécia e a anfitriã Turquia[1].

Local[editar | editar código-fonte]

Mais sobre a cidade anfitriã: Istambul

Tendo ganho a edição anterior, a produção hesitou sobre a cidade onde seria realizada a competição. Depois de contemplar por um tempo Ancara, a capital do país, Istambul foi foi escolhida. Isso permitiu enfatizar o simbolismo da cidade-ponte, conectando os dois continentes (Europa e Ásia).

Assim, o Festival Eurovisão da Canção 2004 ocorreu em Istambul, na Turquia. Istambul, a antiga Bizâncio e Constantinopla, é a maior cidade da Turquia e a quarta maior do mundo, rivalizando com Londres como a mais populosa da Europa, com 15 029 231 habitantes na sua área metropolitana (2017)[2]. A grande maioria da população é muçulmana, mas também há um grande número de laicos e uma ínfima minoria de cristãos e judeus. Foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923, cujo governante máximo, o sultão, foi durante séculos reconhecido como califa, o chefe supremo de todos os muçulmanos, o que fazia da cidade uma das mais importantes de todo o Islão. Atualmente, embora a capital do país seja Ancara, Istambul continua a ser o principal polo industrial, comercial, cultural e universitário (aí estão sediadas mais de uma dezena de universidades) do país. É a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, sede da Igreja Ortodoxa. A cidade ocupa ambas as margens do estreito do Bósforo e do norte do mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa no sentido norte-sul, uma situação que faz de Istambul a única cidade que ocupa dois continentes. A parte central da parte europeia é por sua vez dividida pelo estuário do Corno de Ouro. É usual dizer-se que a cidade tem dois ou três centros, conforme se considere ou não que na parte asiática também existe um centro. No lado europeu há duas zonas com mais destaque em termos de movimento de pessoas e património cultural: o mais antigo, onde se situava o núcleo da antiga Bizâncio e Constantinopla, correspondente ao atual distrito de Fatih, fica a sul do Corno de Ouro, enquanto que Beyoğlu, a antiga Pera e onde se situava o bairro europeu medieval de Gálata, fica a norte. O centro da parte asiática tem contornos menos precisos, e ocupa parte dos distritos de Üsküdar e Kadıköy. Algumas zonas históricas da parte europeia de Istambul foram declaradas Património Mundial pela UNESCO em 1985. Em 2010, a cidade foi a Capital Europeia da Cultura. Devido à sua dimensão e importância, Istambul é considerada uma megacidade e uma cidade global.

A produção, então, escolheu o Mydonose Showland, um centro de entretenimento na forma de uma tenda piramidal gigante perto do Aeroporto Internacional Atatürk[3][4], como local, depois mudou para a Abdi İpekçi Arena, uma arena multiusos com capacidade para 12 500 espectadores[5]. Esta última, inaugurada em 1986 e sede de competições de basquetebol, foi escolhida por ser maior e mais prática para um evento dessa importância. Foi demolida em 2018[6].

Formato[editar | editar código-fonte]

A Eurovisão deste ano foi o primeiro a ser um evento de dois dias, com uma semi-final realizada numa quarta-feira e a grande final realizada no sábado seguinte. Sob este novo formato, os "Big 4" (França, Alemanha, Espanha e o Reino Unido) e o top 10 do concurso de 2003 tiveram classificação automática para a final[1].

Tema e Visual[editar | editar código-fonte]

Esta foi também a primeira vez que foi instituído o famosos símbolo eurovisivo do coração no centro da palavra "Eurovisão", com a bandeira em forma de coração no centro que deve ser alterada para competições futuras. O slogan do concurso de Istambul era Under The Same Sky, que comunicava a importância de uma Europa unida e a integração turca[1].

Pela primeira vez, um DVD foi lançado após a competição, contendo a semifinal completa e a final[1]. Além disso, o sítio www.eurovision.tv foi oficialmente assumido pela União Europeia de Radiodifusão, passando a ser a sua plataforma de comunicação.

Para lhe conferir uma identidade mais permanente e duradoura, a EBU decidiu disponibilizar ao concurso um logótipo genérico. Este usava a palavra "Eurovisão" de forma estilizada. A letra "v" central tinha a forma de um coração, enquadrando a bandeira nacional do país anfitrião[1].

O slogan adotado foi Under The Same Sky, servindo de inspiração para o design do palco. Isso consistia em dois níveis embutidos um no outro. O nível inferior, de formato oval, tinha uma tela embutida no solo. O nível superior, que se estendia ao público, possuía três pódios circulares pretos com tela embutida na face superior. A decoração consistia numa forma orgânica opaca pendendo do palco e dotada de uma cúpula luminosa na parte superior. O cenário era feito de telas de LED[7].

Cartões postais[editar | editar código-fonte]

Os cartões postais começaram com uma projeção do logótipo da competição tendo como pano de fundo o horizonte da cidade de Istambul. Seguiu-se um vídeo mostrando as riquezas culturais e turísticas da Turquia. Finalmente, Azra Akin, Miss Mundo 2002, apareceu na tela, soprando pétalas de rosa das quais se projetava a bandeira nacional do país participante[1].

Votação[editar | editar código-fonte]

Todos os países participantes da competição, incluindo aqueles que não se classificaram para a final, puderam votar. Depois da apresentação de todas as músicas, cada país abriu o televoto para permitir que os seus espectadores votassem na sua música favorita[1], excepto no seu próprio país. Cada país atribuiu pontos com base no número de votos dados para cada música: a música que recebeu mais votos do televoto recebeu 12 pontos, a segunda 10 pontos, a terceira 8 pontos, e assim sucessivamente até 1 ponto. Pela primeira vez também, a contagem regressiva do tempo restante de votação foi exibida na tela.

Este foi o primeiro ano em que todos os 36 países participantes votaram com base no televoto. Nos casos em que o televoto não pode ser utilizado, um júri de reserva foi usado.No entanto, França, Polónia e Rússia não transmitiram a semifinal (porque não participaram dela) e, portanto, não deram votos como os outros trinta e três países[1]. Na Bélgica, o RTBF de língua francesa não transmitiu a semifinal, mas a VRT de língua holandesa sim[1].

Em caso de empate, o número de países que votaram nas canções empatadas seria contado, e a canção com mais países dando pontos a ela seria a vencedora. No caso de um novo empate, o método anteriormente usado de contagem regressiva do número de 12 pontos, 10 pontos, etc., seria usado para encontrar um eventual vencedor.

O supervisor executivo da EBU foi Svante Stockselius[1].

Participantes[editar | editar código-fonte]

  Países participantes
  Países que não se conseguiram qualificar para a final
  Países que já participaram no passado mas não em 2004

Durante cerca de 10 meses, todos os países foram escolhendo os seus representantes, assim como as músicas que os mesmos interpretaram em Istambul. Para realizar tal selecção, cada país utilizou o seu próprio processo de selecção. Alguns optaram pela selecção interna, que consiste na televisão organizadora daquele país fazer a escolha; no entanto, por vezes apenas o artista é seleccionado internamente, e a música não. Outros países (a maioria), utilizou um programa de televisão para seleccionar a sua entrada. Quartos de final, semifinais, second-chances e finais, foram realizados durante nos meses antecedentes do Festival (até março) na maioria dos países europeus, cada um com o seu processo próprio.

Andorra, Albânia, Bielorrússia e Sérvia e Montenegro fizeram a sua estreia, com o Mónaco a regressar após uma ausência de 25 anos. Luxemburgo planeou regressar após uma ausência de 11 anos, mas saiu mais tarde após o surgimento de questões financeiras entre a RTL e a EBU.

País Título original da Canção Artista Processo Data da Selecção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Albânia "The Image Of You" Anjeza Shahini Festivali I Këngës 42 20 de dezembro de 2003
A tua imagem Inglês
 Alemanha "Can't Wait Until Tonight" Max Germany 12 Points 2004 19 de março de 2004
Não consigo esperar até de noite Inglês & Turco
 Áustria "Du bist" Tie Break Song.Null.Vier 5 de março de 2004
Tu és Alemão
 Andorra "Jugarem a estimar-nos" Marta Roure 12 Punts 15 de março de 2004
Nós vamos brincar ao amor um com o outro Catalão
 Bélgica "1 Life" Xandee Eurosong 2004 15 de fevereiro de 2004
1 Vida Inglês
 Bielorrússia "My Galileo" Aleksandra & Konstantin Televizijnaga konkursu piesni Jeŭrabačannie 2004 31 de janeiro de 2004
O meu Galileu Inglês
 Bósnia e Herzegovina "In The Disco" Deen Artista: Seleção interna
Canção: BH Eurosong 2004
Artista: -
Canção: 6 de março de 2004
Na discoteca Inglês
 Chipre "Stronger Every Minute" Lisa Andreas Kýprioi Telikoú tis Diagonismós Tragoudioú Eurovision 2004 17 de fevereiro de 2004
Mais forte a cada minuto Inglês
 Croácia "You Are the Only One" Ivan Mikulić Dora 2004 14 de março de 2004
Tu és a única Inglês
 Dinamarca "Shame on You" Thomas Thordarsson Dansk Melodi Grand Prix 2004 7 de fevereiro de 2004
Tem vergonha Inglês
 Eslovénia "Stay Forever" Platin EMA 2004 15 de fevereiro de 2004
Fica para sempre Inglês
 Espanha "Para llenarme de ti" Ramón Operación Triunfo 2004 28 de janeiro de 2004
Para me (pre)encher de ti Castelhano
 Estónia "Tii" Neiokõsõ Eurolaul 2004 7 de fevereiro de 2004
Caminho Võro
 Finlândia "Takes 2 To Tango" Jari Sillanpää Euroviisut 2004 24 de janeiro de 2004
São precisos 2 para o tango Inglês
 França "À Chaque Pas" Jonatan Cerrada Selecção Interna -
A cada passo Francês & Castelhano
 Grécia "Shake It" Sákis Rouvás Selecção Interna -
Abana-o Inglês
 Irlanda "If My World Stopped Turning" Chris Doran You're A Star 2004 6 de março de 2004
Se o meu mundo parasse de girar Inglês
 Islândia "Heaven" Jónsi Selecção Interna -
Paraíso Inglês
 Israel "Leha'amin" David D'Or Artista: Seleção Interna
Canção: Kdam Eurovision 2004
Artista: Novembro de 2003
Canção: 5 de fevereiro de 2004
Acreditar Hebraico & Inglês
 Letónia "Dziesma Par Laimi" Fomins & Kleins Eirodziesma 2004 28 de fevereiro de 2004
Uma canção sobre felecidade Letão
 Lituânia "What's Happened To Your Love" Linas and Simona "Eurovizijos" dainų konkurso nacionalinė atranka 2004 14 de fevereiro de 2004
O que aconteceu ao nosso amor Inglês
 Macedónia do Norte "Life" Toše Proeski Artista: Selecção Interna
Canção: Makedonski nacionalen finalen Evrovizija 2004
Artista: -
Canção: 14 de fevereiro de 2004
Vida Inglês
 Malta "On Again...Off Again" Julie & Ludwig Malta Song For Europe 2004 13 & 14 de fevereiro de 2004
Ligado outra vez... Desligado outra vez... Inglês
 Mônaco "Notre Planète" Maryon Selecção Interna -
O nosso planeta Francês
 Noruega "High" Knut Anders Sørum Melodi Grand Prix 2004 6 de março de 2004
Lá em cima Inglês
 Países Baixos "Without You" Re-union Dutch Songfestival 2004 22 de fevereiro de 2004
Sem ti Inglês
 Polónia "Love Song" Blue Café Krajowe Eliminacje do Konkursu Piosenki Eurowizji 2004 24 de janeiro de 2004
Canção do amor Inglês & Castelhano
 Portugal "Foi magia" Sofia Vitória Operação Triunfo 2004 25 de janeiro de 2004
Foi Magia Português
 Reino Unido "Hold On To Our Love" James Fox Eurovision: Making Your Mind Up 2004 28 de fevereiro de 2004
Esperar pelo nosso amor Inglês
 Roménia "I Admit" Sanda Ladoşi Selecţia Naţională 2004 13 de março de 2004
Eu admito Inglês
 Rússia "Believe Me" Julia Savicheva Selecção Interna 10 de março de 2004
Acredita em Mim Inglês
 Sérvia e Montenegro "Lane Moje" Željko Joksimović & Ad Hoc Orchestra Evropesma 2004 21 de fevereiro de 2004
Minha querida Sérvio
 Suécia "It Hurts" Lena Philipsson Melodifestivalen 2004 20 de março de 2004
Isso dói Inglês
 Suíça "Celebrate" Piero Esteriore & Music Stars Concours Eurovision 2004 6 de março de 2004
Celebrar Inglês
 Turquia "For Real" Athena Artista: Selecção Interna
Canção: Eurovision Şarkı Yarışması Türkiye Finali 2004
Artista: -
Canção: 24 de janeiro de 2004
De verdade Turco
 Ucrânia "Wild Dances" Ruslana Selecção Interna 27 de fevereiro de 2004
Danças selvagens Inglês & Ucraniano

Festival[editar | editar código-fonte]

Semi-final[editar | editar código-fonte]

A abertura da competição começou com uma breve animação do logo. A câmera mostrou o público na sala. Uma breve demonstração de dervixes rodopiantes se seguiu. Os apresentadores entraram em cena para as apresentações habituais, agradecendo à Letónia pela organização da competição no ano anterior. A abertura ficou concluída com a apresentadora Meltem Cumbul a cantar "Nel blu dipinto di blu (Volare)" para o público[8].

Durante o primeiro intervalo comercial, Meltem Cumbul trocou algumas palavras com os artistas na green room, nomeadamente Piero Esteriore e David D'Or.

Durante o segundo intervalo, Korhan Abay falou com Željko Joksimović, o grupo Re-union e Deen.

Após a apresentação dos 22 semifinalistas, as filas foram abertas nos países votantes. Este ano a transmissão da semifinal foi opcional para os classificados directamente para a final, o que fez com que França, Polónia e Rússia não a transmitissem e, portanto, não votassem; dando assim um total de 33 países votantes[9].

O intervalo foi ocupado por uma curta atuação do grupo de ballet turco Fire of Anatolia. Em seguida, seguiu a exibição do ABBA: The Last Video, para comemorar o trigésimo aniversário da vitória do grupo no concurso, em 1974. O vídeo apresentou uma breve aparição dos membros originais da banda (Benny Andersson, Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad e Björn Ulvaeus), bem como Cher. Além disso, todas as réplicas foram tiradas das músicas do ABBA[9].

O intervalo termina com a apresentação dos quatorze países já qualificados para a final.

Os resultados foram revelados ao vivo por Korhan Abay e Meltem Cumbul, que abriram aleatoriamente dez envelopes vermelhos, contendo os nomes dos dez países qualificados. Excepcionalmente, os resultados obtidos pelos países não qualificados foram exibidos na tela.

# País Idioma[10] Artista Canção Tradução para Português Lugar Pontuação
 Finlândia Inglês Jari Sillanpää "Takes 2 To Tango" São precisos 2 para o tango 14º 51
 Bielorrússia Inglês Alexandra & Konstantin "My Galileo" O meu Galileu 19º 10
 Suíça Inglês Piero Esteriore & The MusicStars "Celebrate!" Celebrar 22º 0
 Letónia Letão Fomins & Kleins "Dziesma Par Laimi" Uma canção sobre felicidade 17º 23
 Israel Hebraico & Inglês David D'or "Leha'amin" Acreditar 11º 57
 Andorra Catalão Marta Roure "Jugarem a estimar-nos" Nós vamos brincar ao amor um com o outro 18º 12
 Portugal Português Sofia Vitória "Foi Magia" Foi Magia 15º 38
 Malta Inglês Julie & Ludwig "On Again...Off Again" Ligado outra vez… Desligado outra vez… 74
 Mônaco Francês Märyon "Notre Planète" O nosso planeta 19º 10
10º  Grécia Inglês Sakis Rouvas "Shake It" Abana-o 238
11º  Ucrânia Inglês & Ucraniano Ruslana "Wild Dances" Danças selvagens 256
12º  Lituânia Inglês Linas & Simona "What's Happened To Your Love" O que aconteceu ao teu amor 16º 26
13º  Albânia Inglês Anjeza Shahini "The Image Of You" A tua imagem 167
14º  Chipre Inglês Lisa Andreas "Stronger Every Minute" Mais forte a cada minuto 149
15º  Macedónia do Norte Inglês Toše Proeski "Life" Vida 10º 71
16º  Eslovénia Inglês Platin "Stay Forever" Fica para sempre 21º 5
17º  Estónia Võro Neiokõsõ "Tii" Caminho 11º 57
18º  Croácia Inglês Ivan Mikulić "You Are the Only One" Tu és a única 72
19º  Dinamarca Inglês Tomas Thordarson "Shame On You" Tem vergonha 13º 56
20º  Sérvia e Montenegro Sérvio Željko Joksimović & Ad Hoc Orchestra "Lane Moje" Minha querida 263
21º  Bósnia e Herzegovina Inglês Deen "In The Disco" Na discoteca 133
22º  Países Baixos Inglês Re-union "Without You" Sem ti 146

Resultados[editar | editar código-fonte]

Países Votantes Países Pontuados
Finlândia Bielorrússia Suíça Letónia Israel Andorra Portugal Malta Mônaco Grécia Ucrânia Lituânia Albânia Chipre Macedónia do Norte Eslovénia Estónia Croácia Dinamarca Sérvia e Montenegro Bósnia e Herzegovina Países Baixos
 Andorra 3 12 5 4 8 10 6 2 1 7
 Albânia 7 5 6 2 12 3 8 1 4 10
 Áustria 1 5 4 7 6 2 8 12 10 3
 Bósnia e Herzegovina 4 5 7 6 8 1 10 3 12 2
 Bélgica 1 2 4 10 8 5 6 7 3 12
 Bielorrússia 4 3 1 8 12 2 6 7 10 5
 Suíça 7 3 2 10 1 5 6 12 8 4
 Sérvia e Montenegro 3 10 8 6 2 12 4 5 7 1
 Chipre 6 2 4 12 8 7 1 3 10 5
 Alemanha 1 10 6 8 4 3 5 12 7 2
 Dinamarca 2 4 3 6 7 5 1 10 12 8
 Estónia 7 2 5 10 4 12 1 6 3 8
 Espanha 3 4 12 6 7 10 2 1 8 5
 Finlândia 2 5 8 6 7 12 1 4 10 3
 Reino Unido 2 5 12 7 6 10 1 8 4 3
 Grécia 5 3 1 7 2 8 12 4 10 6
 Croácia 1 6 8 7 2 5 3 12 10 4
 Irlanda 4 1 2 10 3 5 8 6 7 12
 Israel 2 6 12 10 1 4 3 5 8 7
 Islândia 3 1 2 6 10 4 8 7 12 5
 Lituânia 2 6 7 8 12 4 10 3 1 5
 Letónia 7 6 10 8 5 3 12 1 4 2
 Mônaco 6 2 1 4 5 3 12 10 7 8
 Macedónia do Norte 2 4 7 8 12 1 6 10 5 3
 Malta 6 12 10 3 8 5 1 2 4 7
 Países Baixos 2 3 6 7 5 10 1 4 12 8
 Noruega 3 5 7 8 4 1 6 10 12 2
 Portugal 7 4 8 12 2 3 5 1 10 6
 Roménia 5 8 12 7 6 1 4 2 10 3
 Suécia 8 4 6 7 3 2 1 5 12 10
 Eslovénia 1 4 8 5 3 6 7 12 10 2
 Turquia 4 12 8 6 5 3 1 7 10 2
 Ucrânia 5 2 10 1 7 6 3 8 12 4
Total 51 10 0 23 57 12 38 74 10 238 256 26 167 149 71 5 57 72 56 263 133 146
Lugar 14º 19º 22º 17º 11º 18º 15º 19º 16º 10º 21º 11º 13º
Países Votantes Finlândia Bielorrússia Suíça Letónia Israel Andorra Portugal Malta Mônaco Grécia Ucrânia Lituânia Albânia Chipre Macedónia do Norte Eslovénia Estónia Croácia Dinamarca Sérvia e Montenegro Bósnia e Herzegovina Países Baixos
Países Pontuados
12 pontos[editar | editar código-fonte]

Os países que receberam 12 pontos foram os seguintes:

# Países Pontuados Países Votantes
9  Sérvia e Montenegro Alemanha, Áustria, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovénia, Países Baixos, Suécia, Suíça, Ucrânia
7  Grécia Albânia, Chipre, Israel, Malta, Reino Unido, Roménia, Turquia
4  Ucrânia Bielorrússia, Estónia, Lituânia, Portugal
2  Bósnia e Herzegovina Dinamarca, Noruega
 Chipre Grécia, Mónaco
 Estónia Finlândia, Letónia
 Países Baixos Bélgica, Irlanda
1  Albânia Macedónia
 Andorra Espanha
 Dinamarca Islândia
 Macedónia do Norte Sérvia e Montenegro
 Portugal Andorra

Final[editar | editar código-fonte]

A final começou com um pequeno vídeo mostrando as vistas aéreas de Istambul, dia e noite e concluindo com um mapa da Abdi İpekçi Arena. A vencedora do ano passado, Sertab Erener, entrou em palco e cantou "Everyway That I Can", a música vencedora do ano anterior, e "Leave"[9].

Os apresentadores então subiram ao palco e agradeceram a Erener. Fizeram as apresentações habituais e, como durante a semifinal, a apresentadora Meltem Cumbul cantou "Nel blu dipinto di blu (Volare)" para o público[9]

Durante o primeiro intervalo comercial, os apresentadores entraram contacto via satélite com Hamburgo e Thomas Anders. Mas apesar das tentativas de produção, não conseguiram entrar em contacto com Istambul e Las Palmas[9].

Durante o segundo intervalo, no meio do processo de votação, Sertab Erener apareceu na green room, trocando algumas palavras com os membros do grupo Athena. Os apresentadores, por sua vez, puderam finalmente juntar-se a Las Palmas.

O intervalo foi preenchido pelo grupo de balé Fire of Anatolia. Sertab Erener então reapareceu na tela, trocando algumas palavras com Ruslana, Max, Stefan Raab e o grupo Re-union[9].

Para a votação do primeiro festival que realizou uma semifinal, ficou decidido que a ordem de votação seria por ordem alfabética pelo Código ISO, começando pela Andorra e terminando na Ucrânia[9].

O festival foi uma das edições mais renhidas, reflectindo-se nas pontuações altas dos primeiros lugares e nos poucos pontos que a parte inferior obteve. Também foi demonstrado no número de países que votaram nas canções nas primeiras posições, dando quase um monopólio a este respeito: Sérvia e Montenegro juntamente com a Grécia foram votados por todos (algo que não se repetiria até 2009).

# País Idioma[11] Artista Canção Tradução para Português Lugar Pontuação
 Espanha Castelhano Ramón "Para Llenarme de Ti" Para me (pre)encher de ti 10º 87
 Áustria Alemão Tie Break "Du bist" Tu és 21º 9
 Noruega Inglês Knut Anders Sørum "High" Lá em cima 24º 3
 França Francês & Castelhano Jonatan Cerrada "À Chaque Pas" A cada passo 15º 40
 Sérvia e Montenegro Sérvio Željko Joksimović & Ad Hoc Orchestra "Lane Moje" Minha querida 263
 Malta Inglês Julie & Ludwig "On Again...Off Again" Ligado outra vez… Desligado outra vez… 12º 50
 Países Baixos Inglês Re-union "Without You" Sem ti 20º 11
 Alemanha Inglês & Turco Max "Can't Wait Until Tonight" Não consigo esperar até de noite 93
 Albânia Inglês Anjeza Shahini "The Image Of You" A tua imagem 106
10º  Ucrânia Inglês & Ucraniano Ruslana "Wild Dances" Danças selvagens 280
11º  Croácia Inglês Ivan Mikulić "You Are the Only One" Tu és a única 12º 50
12º  Bósnia e Herzegovina Inglês Deen "In The Disco" Na discoteca 91
13º  Bélgica Inglês Xandee "1 Life" 1 Vida 22º 7
14º  Rússia Inglês Julia Savicheva "Believe Me" Acredita em Mim 11º 67
15º  Macedónia do Norte Inglês Toše Proeski "Life" Vida 14º 47
16º  Grécia Inglês Sakis Rouvas "Shake It" Abana-o 252
17º  Islândia Inglês Jónsi "Heaven" Paraíso 19º 16
18º  Irlanda Inglês Chris Doran "If My World Stopped Turning" Se o meu mundo parasse de girar 22º 7
19º  Polónia Inglês & Castelhano Blue Café "Love Song" Canção do amor 17º 27
20º  Reino Unido Inglês James Fox "Hold Onto Our Love" Esperar pelo nosso amor 16º 29
21º  Chipre Inglês Lisa Andreas "Stronger Every Minute" Mais forte a cada minuto 170
22º  Turquia Inglês Athena "For Real" De verdade 195
23º  Roménia Inglês Sanda Ladoşi "I Admit" Eu admito 18º 18
24º  Suécia Inglês Lena Philipsson "It Hurts" Isso dói 170

Resultados[editar | editar código-fonte]

A ordem de votação no Festival Eurovisão da Canção 2004, foi a seguinte:[12]

  Vencedor
  2º classificado
  3º classificado
Países Votantes Países Pontuados
Espanha Áustria Noruega França Sérvia e Montenegro Malta Países Baixos Alemanha Albânia Ucrânia Croácia Bósnia e Herzegovina Bélgica Rússia Macedónia do Norte Grécia Islândia República da Irlanda Polónia Reino Unido Chipre Turquia Roménia Suécia
 Andorra 12 7 2 6 10 1 8 4 3 5
 Albânia 1 7 3 2 5 10 6 12 8 4
 Áustria 12 10 5 4 3 7 2 6 8 1
 Bósnia e Herzegovina 12 1 3 4 6 10 8 5 7 2
 Bélgica 7 10 3 6 1 5 8 4 12 2
 Bielorrússia 2 7 10 5 12 6 1 8 3 4
 Suíça 6 12 10 7 3 5 1 4 2 8
 Sérvia e Montenegro 8 10 5 6 1 12 7 3 2 4
 Chipre 7 10 8 1 6 12 2 4 3 5
 Alemanha 2 10 5 6 1 7 4 8 12 3
 Dinamarca 7 1 4 5 8 3 2 6 10 12
 Estónia 1 6 3 2 12 8 5 4 7 10
 Espanha 4 6 12 8 7 1 3 2 10 5
 Finlândia 10 3 8 1 4 6 2 7 5 12
 França 8 4 10 7 1 2 6 5 12 3
 Reino Unido 3 2 4 1 5 12 7 10 6 8
 Grécia 3 5 8 1 10 7 2 4 12 6
 Croácia 12 2 1 6 8 10 5 7 4 3
 Irlanda 3 6 4 2 7 5 8 10 1 12
 Israel 8 7 4 12 6 10 3 2 1 5
 Islândia 1 7 4 12 6 3 2 10 5 8
 Lituânia 2 4 1 12 8 10 7 5 3 6
 Letónia 5 6 1 12 10 7 3 4 2 8
 Mônaco 3 12 1 7 6 4 10 5 2 8
 Macedónia do Norte 1 10 3 12 8 5 4 7 6 2
 Malta 3 6 2 10 8 1 12 4 7 5
 Países Baixos 4 10 3 1 7 2 5 6 8 12
 Noruega 6 1 3 7 10 2 5 4 8 12
 Polónia 1 5 3 6 12 7 2 4 8 10
 Portugal 12 2 7 1 8 10 6 3 4 5
 Roménia 5 8 4 1 6 12 2 3 10 7
 Rússia 4 10 12 5 7 2 1 6 8 3
 Suécia 3 12 7 10 8 4 1 2 6 5
 Eslovénia 12 3 4 8 5 10 7 6 1 2
 Turquia 2 8 5 6 12 7 4 10 1 3
 Ucrânia 12 1 7 10 3 8 5 4 6 2
Total 87 9 3 40 263 50 11 93 106 280 50 91 7 67 47 252 16 7 27 29 170 195 18 170
Lugar 10º 21º 24º 15º 12º 20º 12º 22º 11º 14º 19º 22º 17º 16º 18º
Países Votantes Espanha Áustria Noruega França Sérvia e Montenegro Malta Países Baixos Alemanha Albânia Ucrânia Croácia Bósnia e Herzegovina Bélgica Rússia Macedónia do Norte Grécia Islândia República da Irlanda Polónia Reino Unido Chipre Turquia Roménia Suécia
Países Pontuados
Resultados acumulados
Países Votantes Países Pontuados
Espanha Áustria Noruega França Sérvia e Montenegro Malta Países Baixos Alemanha Albânia Ucrânia Croácia Bósnia e Herzegovina Bélgica Rússia Macedónia do Norte Grécia Islândia República da Irlanda Polónia Reino Unido Chipre Turquia Roménia Suécia
 Andorra 12 0 0 7 2 6 0 0 0 10 0 0 1 0 0 8 0 0 0 0 4 3 0 5
 Albânia 12 0 0 8 9 9 0 2 0 15 0 10 1 0 6 20 0 0 0 0 4 11 0 9
 Áustria 12 0 0 8 21 9 0 12 5 19 3 17 1 0 6 22 0 0 0 0 10 19 0 10
 Bósnia e Herzegovina 12 0 0 8 33 10 0 15 9 25 13 17 1 0 14 27 0 0 0 0 10 26 0 12
 Bélgica 19 0 0 18 36 10 6 15 10 30 13 17 1 0 14 35 0 0 0 0 14 38 0 14
 Bielorrússia 21 0 0 18 43 10 6 15 10 40 18 17 1 12 14 41 0 0 0 1 22 41 0 18
 Suíça 27 0 0 18 55 10 6 25 17 40 21 22 1 12 15 45 0 0 0 1 24 49 0 18
 Sérvia e Montenegro 27 0 0 18 55 10 6 25 25 50 26 28 1 13 27 52 0 0 0 1 27 51 0 22
 Chipre 34 0 0 18 65 10 6 25 25 58 26 28 2 19 27 64 0 0 2 1 27 55 3 27
 Alemanha 36 0 0 18 75 10 6 25 30 64 27 28 2 19 27 71 0 0 6 1 35 67 3 30
 Dinamarca 36 0 0 18 82 11 6 25 34 69 27 36 2 19 27 74 2 0 6 1 41 77 3 42
 Estónia 36 0 0 18 83 17 9 27 34 81 27 36 2 27 27 79 2 0 6 5 48 77 3 52
 Espanha 36 0 0 22 89 17 9 39 34 89 27 36 2 27 27 86 2 0 7 5 51 79 13 57
 Finlândia 36 0 0 22 99 17 9 39 37 97 28 17 2 31 27 92 4 0 7 5 58 84 13 69
 França 44 4 0 22 109 17 9 46 38 99 28 36 2 31 27 98 4 0 7 5 63 96 13 72
 Reino Unido 44 4 0 22 112 19 9 50 39 104 28 36 2 31 27 110 4 7 7 5 73 102 13 80
 Grécia 47 9 0 22 120 20 9 50 49 111 28 36 2 33 27 110 4 7 11 5 85 108 13 80
 Croácia 47 9 0 22 132 22 9 51 55 119 28 46 2 33 32 117 4 7 11 5 89 111 13 80
 Irlanda 47 9 0 22 135 28 9 55 57 126 28 46 2 33 32 122 4 7 11 12 99 112 13 92
 Israel 55 9 0 22 142 32 9 55 57 138 28 46 2 39 32 132 4 7 11 12 102 124 14 97
 Islândia 56 9 0 22 149 32 9 55 61 150 28 46 2 39 32 138 4 7 14 15 112 129 14 105
 Lituânia 56 9 0 22 151 36 9 56 61 162 28 46 2 47 32 148 4 7 21 15 117 123 14 111
 Letónia 56 9 0 22 156 42 9 56 62 174 28 46 2 57 32 155 4 7 21 18 121 125 14 119
 Mônaco 36 9 0 34 157 42 9 63 62 180 28 50 2 57 32 165 9 7 21 18 123 132 14 119
 Macedónia do Norte 60 9 0 34 167 45 9 63 74 188 33 54 2 57 32 172 9 7 21 18 123 138 14 121
 Malta 63 9 0 34 173 45 11 63 84 196 33 54 2 57 33 184 9 7 21 22 130 138 14 126
 Países Baixos 67 9 0 34 183 45 11 66 85 203 33 56 7 57 33 190 9 7 21 22 138 150 14 126
 Noruega 67 9 0 34 189 45 11 67 88 210 33 66 7 57 33 192 14 7 21 22 142 158 14 138
 Polónia 68 9 0 34 194 48 11 73 88 222 33 66 7 57 33 199 14 7 21 24 146 166 14 148
 Portugal 80 9 0 36 201 49 11 81 88 232 33 66 7 57 33 205 14 7 21 24 149 166 18 153
 Roménia 85 9 0 36 209 49 11 85 89 238 33 66 7 57 33 217 14 7 21 26 152 176 18 160
 Rússia 85 9 0 40 219 49 11 85 89 250 38 66 7 57 33 224 16 7 21 27 158 184 18 163
 Suécia 85 9 3 40 231 49 11 85 96 260 38 74 7 57 33 228 16 7 22 29 164 189 18 163
 Eslovénia 85 9 3 40 243 49 11 88 100 268 43 84 7 57 40 234 16 7 22 29 165 189 18 165
 Turquia 87 9 3 40 251 49 11 93 106 280 43 91 7 57 44 244 16 7 22 29 166 189 18 168
 Ucrânia 87 9 3 40 263 50 11 93 106 280 50 91 7 67 47 252 16 7 27 29 170 195 18 170
Lugar 10º 21º 24º 15º 12º 20º 12º 22º 11º 14º 19º 22º 17º 16º 18º
Países Votantes Espanha Áustria Noruega França Sérvia e Montenegro Malta Países Baixos Alemanha Albânia Ucrânia Croácia Bósnia e Herzegovina Bélgica Rússia Macedónia do Norte Grécia Islândia República da Irlanda Polónia Reino Unido Chipre Turquia Roménia Suécia
Países Pontuados
12 pontos[editar | editar código-fonte]

Os países que receberam 12 pontos foram os seguintes:

# Países Pontuados Países Votantes
8  Ucrânia Estónia, Israel, Islândia, Letónia, Lituânia, Polónia, Rússia, Turquia
7  Sérvia e Montenegro Áustria, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovénia, Suécia, Suíça, Ucrânia
5  Grécia Albânia, Chipre, Malta, Roménia, Reino Unido
4  Suécia Dinamarca, Finlândia, Irlanda, Noruega
 Turquia Alemanha, Bélgica, França, Países Baixos
2  Espanha Andorra, Portugal
1  Albânia Macedónia
 Alemanha Espanha
 Chipre Grécia
 França Mónaco
 Macedónia do Norte Sérvia e Montenegro
 Rússia Bielorrússia

Galeria[editar | editar código-fonte]

Transmissão do Festival[editar | editar código-fonte]

Países participantes[editar | editar código-fonte]

País Canal Comentador(es) Porta-voz Refs
 Albânia TVSH Leon Menkshi Zhani Ciko
 Alemanha Das Erste Peter Urban Thomas Anders [13]
Deutschlandfunk/NDR 2 Thomas Mohr
 Andorra RTVA Meri Picart & Josep Lluís Trabal Pati Molné
 Áustria ORF2 Andi Knoll Dodo Roščić
Hitradio Ö3 Martin Blumenau (final)
 Bielorrússia Belarus 1 Ales Kruglyakou Denis Kurian
 Bélgica VRT TV1 André Vermeulen & Bart Peeters Martine Prenen [14]
VRT Radio 2 Julien Put & Michel Follet (final)
La Une Jean-Pierre Hautier [15]
La Première Patrick Duhamel & Serges Otthiers (final)
 Bósnia e Herzegovina BHTV1 Dejan Kukric Mija Martina
 Chipre RIK 1 Evi Papamichail Loukas Hamatsos [16]
 Croácia HRT 1 Aleksandar "Aco" Kostadinov Barbara Kolar
 Dinamarca DR1 Jørgen de Mylius Camilla Ottesen [17]
 Eslovénia RTV SLO Andrea F Peter Poles
 Espanha TVE2 (semi-final) Beatriz Pécker Anne Igartiburu [18]
TVE1 (final)
 Estónia ETV Marko Reikop Maarja-Liis Ilus [19]
Raadio 2 Vello Rand
 Finlândia YLE TV2 Markus Kajo & Asko Murtomäki Anna Stenlund [20]
YLE Radio Suomi Sanna Kojo & Jorma Hietamäki [21]
YLE FST Thomas Lundin
 França France 3 Laurent Ruquier & Elsa Fayer (final) Alex Taylor [15]
France Bleu Jean-Luc Delarue (final)
 Grécia ERT2 Dafni Bokota Alexis Kostalas [22]
 Islândia Sjónvarpið Gísli Marteinn Baldursson Sigrún Ósk Kristjánsdóttir [23]
 Irlanda RTÉ One Marty Whelan Johnny Logan [24]
 Israel IBA Sem comentadores Merav Miller
 Letónia LTV1 Kārlis Streips Lauris Reiniks
 Lituânia LRT1 Darius Užkuraitis Rolandas Vilkoncius
 Macedónia do Norte MRT1 Milanka Rasic Karolina Petkovska
 Malta PBS Eileen Montesin Claire Agius [25]
 Mônaco TMC Monte Carlo Bernard Montiel & Génie Godula Anne Allegrini
 Noruega NRK1 Jostein Pedersen Ingvild Helljesen [26]
 Países Baixos Nederland 2 Willem van Beusekom & Cornald Maas Esther Hart [27]
NPO 3FM Hijlco Span & Ron Stoeltie
 Polónia TVP1 Artur Orzech Maciej Orłoś
 Portugal RTP1 Eládio Clímaco Isabel Angelino
 Reino Unido BBC Three (semi-final) Paddy O'Connell Lorraine Kelly
BBC One (final) Terry Wogan
BBC Radio 2 (final) Ken Bruce
 Roménia TVR1 Andreea Demirgian Andreea Marin
 Rússia Piervy Kanal Yuri Aksyuta & Yelena Batinova Yana Churikova
 Sérvia e Montenegro RTS1 Duška Vučinić-Lučić Nataša Miljković
RTCG2 Dražen Bauković & Tamara Ivanković
 Suécia SVT1 Pekka Heino Jovan Radomir [28]
SR P3 Björn Kjellman & Carolina Norén [29]
 Suíça SRF 1 Marco Fritsche Emel Aykanat [30]
TSR1 Jean-Marc Richard & Alain Morisod
TSI 1 Daniela Tami & Claudio Lazzarino
 Turquia TRT 1 Bülend Özveren & Didem Tolunay Meltem Ersan Yazgan
TRT Radyo 3 (final) Ümit Tunçağ, Osman Erkan & Gülşah Banda
 Ucrânia Pershyi Natsionalnyi Rodion Pryntsevsky DJ Pasha [31]

Países não participantes[editar | editar código-fonte]

País Canal Comentador(es) Refs
 Arménia Armenia TV Desconhecido
 Austrália SBS Des Mangan

Factos e Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Procedimento da Votação[editar | editar código-fonte]

Uma hora depois de a semifinal ter sido transmitida, a União Europeia de Radiodifusão descobriu que houve problemas com a contagem dos votos do Mónaco e Croácia. Digame, uma afiliada da Deutsche Telekom, que era responsável pelo processamento de todos os votos, relatou que encontrou problemas com o software de cálculo e houve um problema com a votação do text message na Croácia. Consequentemente, alguns votos não foram contabilizados nos resultados anunciados ao final da transmissão da semifinal. Quando os resultados foram corrigidos para incluir esses votos adicionais, eles não afetaram os países que se qualificaram para a final.

Vale destacar também que Sérvia e Montenegro terminou em 1º lugar na Semifinal com 263 pontos e depois em 2º na Final com 263 pontos.

Este ano também foi notável, pois foi o primeiro ano em que a Turquia votou no Chipre e o segundo ano consecutivo em que o Chipre votou na Turquia. No entanto, num movimento que irritou alguns cipriotas, quando o país apresentou os seus votos nenhum mapa da ilha foi mostrado (todos os outros foram precedidos com o seu país a ser destacado no mapa). Isso ocorreu devido ao reconhecimento pela Turquia do Chipre do Norte como uma república independente (não reconhecida por nenhum outro Estado). É provável que a Turquia tenha desistido de mostrar o mapa porque teria apenas destacado a parte sul da ilha, irritando assim a comunidade internacional.

Este também foi o primeiro ano em que os votos foram relidos pelos anfitriões em apenas um idioma. Antes de 2004, todos os pontos eram repetidos em francês e inglês, mas devido à votação de 36 países, e mais nos próximos anos, em 2004 para economizar tempo, os anfitriões apenas releram cada pontuação num idioma, o oposto do que o porta-voz do país original falou.

Nos anos seguintes, os primeiros sete pontos já seriamcolocados no quadro e apenas os últimos pontos seriam lidos para economizar tempo.

Houve problemas técnicos quando, num curto intervalo no meio das músicas, (usado para o intervalo publicitário), os anfitriões tentaram contactar várias partes da Europa. Tentaram entrar em contato com Alemanha, Espanha e Turquia, mas no final só conseguiram uma resposta da Alemanha. Também durante a introdução do cartão postal da Romênia, a informação para a participação romena apareceu na tela, mas foi rapidamente retirada.

Pouco antes da apresentação da Eslovênia, a emissora turca acidentalmente fez um intervalo comercial, o que significa que a música eslovena não foi ouvida pelos espectadores turcos e, consequentemente, a Turquia não deu votos para a música.

Artistas repetentes[editar | editar código-fonte]

Prémios AP[editar | editar código-fonte]

Categoria País Artista Canção Resultado final Pontos
Prémio Artístico  Macedónia do Norte Toše Proeski "Life" 14º 47
Prémio Composição  Reino Unido James Fox "Hold Onto Our Love" 16º 29
Prémio Atuação  Ucrânia Ruslana "Wild Dances" 280
Prémio Canção  Portugal Sofia Vitória "Foi Magia" 15º SF 38 SF

Prémios Marcel Bezençon[editar | editar código-fonte]

Categoria País Artista Canção Resultado final Pontos
Prémio Artístico  Ucrânia Ruslana "Wild Dances" 280
Prémio dos Fãs  Chipre Lisa Andreas "Stronger Every Minute" 170
Prémio da Imprensa  Sérvia e Montenegro Željko Joksimović & Ad Hoc Orchestra "Lane Moje" 263

Notícias (oficial)[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d e f g h i j k l m n o p q «Istanbul 2004». Eurovision.tv (em inglês). Consultado em 15 de maio de 2021 
  2. «The Results of Address Based Population Registration System, 2017». Turkish Statistical Institute. 1 de fevereiro de 2018. Consultado em 22 de dezembro de 2018 
  3. www.konseptprojelerdergisi.com/icerik/detay/hakan-kiran.html
  4. http://esctoday.com/1825/trt_eurovision_song_contest_2004_at_the_mydonose_showland/
  5. https://eurovision.tv/story/the-end-of-a-decade-istanbul-2004
  6. «Galatasaray building a new arena - Eurohoops». 8 February 2017. Consultado em 26 March 2018  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  7. «Eurovision-fr.net - Histoire Eurovision 2004». eurovision-fr.net. Consultado em 15 de maio de 2021 
  8. «Istanbul 2004». Eurovision.tv (em inglês). Consultado em 15 de maio de 2021 
  9. a b c d e f g «Istanbul 2004». Eurovision.tv (em inglês). Consultado em 15 de maio de 2021 
  10. «Eurovision Song Contest 2004». The Diggiloo Thrush. Consultado em 14 de abril de 2019 
  11. «Eurovision Song Contest 2004». The Diggiloo Thrush. Consultado em 14 de abril de 2019 
  12. A ordem de votação foi efectuada através da visualização de vídeos da edição do festival, à semelhança de outras secções deste artigo
  13. «Dr. Peter Urban kommentiert - Düsseldorf 2011». web.archive.org. 24 de março de 2012. Consultado em 15 de maio de 2021 
  14. «Bart Peeters co-commentator op songfestival : showbizz». web.archive.org. 2 de abril de 2012. Consultado em 15 de maio de 2021 
  15. a b «2004 - Istanbul». songcontest.free.fr. Consultado em 15 de maio de 2021 
  16. «forum.hrt.hr :: Pogledajte temu - Prijedlog - Eurosong večer(i) na HRT-u!». web.archive.org. 14 de março de 2012. Consultado em 15 de maio de 2021 
  17. «Danske kommentatorer og pointsoplæsere». web.archive.org. 24 de março de 2012. Consultado em 15 de maio de 2021 
  18. «FORO FESTIVAL DE EUROVISIÓN • Ver Tema - Uribarri comentarista Eurovision 2010». web.archive.org. 17 de março de 2012. Consultado em 15 de maio de 2021 
  19. «Eurovision Song Contest - Dusseldorf 2011 | News - Estonia: Sahlene to be ETV's spokeperson». web.archive.org. 2 de setembro de 2011. Consultado em 15 de maio de 2021 
  20. «Eurovision Song Contest Helsinki 2007 | YLE sends Markus Kajo to Istanbul». web.archive.org. 30 de novembro de 2006. Consultado em 15 de maio de 2021 
  21. «YLE Radio Suomen kommentaattorit | Euroviisut | yle.fi | Arkistoitu». vintti.yle.fi. Consultado em 15 de maio de 2021 
  22. www.retromaniax.gr/vb/showthread.php?16013-%C7-%C4%DC%F6%ED%E7-%CC%F0%FC%EA%EF%F4%E1-%EA%E1%E9-%E7-EUROVISION-%281987-2004%29
  23. Háskólabókasafn, Landsbókasafn Íslands-. «Tímarit.is». timarit.is (em islandês). Consultado em 15 de maio de 2021 
  24. «RTE so lonely after loss of Gerry - Marty». independent (em inglês). Consultado em 15 de maio de 2021 
  25. «MALTA - Valerie Vella chosen as commentator». web.archive.org. 12 de fevereiro de 2010. Consultado em 15 de maio de 2021 
  26. NRK (3 de março de 2005). «Alt du trenger å vite om MGP». NRK (em norueguês bokmål). Consultado em 15 de maio de 2021 
  27. «Welkom op de website van Eurovision Artists». www.eurovisionartists.nl. Consultado em 15 de maio de 2021 
  28. web.archive.org https://web.archive.org/web/20120718022509/http://www.infosajten.com/esc/esc/swedishspokesmen.html. Consultado em 15 de maio de 2021  Em falta ou vazio |título= (ajuda)
  29. «Swedes stay at home with Eurovision fever - The Local». web.archive.org. 15 de maio de 2013. Consultado em 15 de maio de 2021 
  30. «SF DRS: Marco Fritsche kommentiert "Eurovision Song Contest"». persoenlich.com (em inglês). Consultado em 15 de maio de 2021 
  31. web.archive.org https://web.archive.org/web/20131023061304/http://www.telekritika.ua/expert/print/1634. Consultado em 15 de maio de 2021  Em falta ou vazio |título= (ajuda)

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Os mapas presentes neste artigo, respeitam as fronteiras geográficas estabelecidas na altura em que o festival ocorreu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Festival Eurovisão da Canção 2004