Festival Eurovisão da Canção 2015

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: "Eurovisão 2015" redireciona para este artigo. Para Eurovisão Júnior, veja Festival Eurovisão da Canção Júnior 2015.
Festival Eurovisão da Canção 2015
"Building Bridges"
 Áustria
Identidade gráfica e logotipo do Festival Eurovisão da Canção 2015
Vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2015
Edições
LX° edição
Datas
1.ª semifinal 19 de maio de 2015
2.ª semifinal 21 de maio de 2015
Final 23 de maio de 2015
Anfitrião
Local Wiener Stadthalle, Vienna
Apresentador(es) Mirjam Weichselbraun
Alice Tumbler
Arabella Kiesbauer[1]
Diretor Kathrin Zechner
Estação anfitriã ORF
Website Website oficial
Participantes
Número de entradas 40 países
Países estreantes  Austrália
Países de regresso  Chipre
 Chéquia
 Sérvia
Países de saída  Ucrânia
Mapa dos países participantes
Portugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoEslovénia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoCroácia no Festival Eurovisão da CançãoBósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da CançãoMontenegro no Festival Eurovisão da CançãoSérvia no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoMacedónia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoAustrália no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da CançãoUm mapa colorido dos países da Europa
Sobre esta imagem

     Países participantes     Países confirmados que já escolheram o seu artista e/ou canção     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 2015

Votação
Sistema de
voto
50% televoto + 50% júri cada país é pontuado a 1 a 8 pontos e depois 10 e 12 pontos respetivamente.
Vencedor(a)  Suécia
Måns Zelmerlöw
"Heroes"
Cronologia
Fleche-defaut-gauche-gris-50.png   2014     Wiki Eurovision Heart (Infobox).svg     2016   Fleche-defaut-droite-gris-50.png

O Festival Eurovisão da Canção de 2015 (em inglês: Eurovision Song Contest 2015; em francês: Concours Eurovision de la chanson 2015; em alemão: Liederwettbewerb der Eurovision 2015) foi a 60ª edição anual do evento. Depois da marcação de datas provisórias ficou decidido que as semifinais serão realizadas nos dias 19 de 21 de Maio, e a final no dia 23 de Maio.[2][3][4] Esta foi a segunda vez que a Áustria sediou o festival, sendo a última em 1967.[5] Depois de uma reunião entre a emissora da Áustria (ORF) e a EBU, decidiu-se que o produtor executivo deste ano seria Edgar Böhm.[6] A capital do país, Viena, foi o local do evento.[7]

Enquanto Chipre, República Checa e Sérvia regressaram a Ucrânia decidiu retirar-se devido à crise geopolítica que o país enfrenta. Em 2015 a Austrália participou na competição pela primeira vez, tendo sido convidada a participar pela EBU, pelo interesse que o país tem pelo concurso e porque o transmite há 30 anos. Devido a isto ficou classificada automaticamente para a final.

Após uma das votações mais tensas da história, baseada em 50% júri e 50% televoto,a Suécia,ganhou o festival pela sexta vez com Måns Zelmerlöw e a música "Heroes". O país foi o primeiro país a ganhar o Festival duas vezes no século XXI e no atual formato, além disso essa foi a segunda vitória do país em três anos.A Itália ganhou no televoto,a Rússia ficou em segundo e a Suécia em terceiro. A Suécia ganhou no júri,a Letônia ficou em segundo lugar e a Rússia em terceiro. Essa foi a primeira vez no atual formato em que o ganhador não ganhou no televoto.[8] Também pela primeira vez na história,os três primeiros colocados tiveram 280 pontos ou mais.A canção russa "A Million Voices" foi a primeira não-vencedora a passar de 300 pontos. Áustria e Alemanha se tornaram as primeiras canções desde desde 2003 a zeraram no placar. Além disso,a Áustria foi o primeiro país anfitrião na história do Festival a zerar o placar. Dentre desses fatos inéditos,cabem ainda as melhores participações de Montenegro e da República Tcheca,na história do concurso.

Local[editar | editar código-fonte]

Para mais detalhes sobre o país anfitrião, consulte Áustria.

As três cidades candidatas oficiais e os possíveis locais foram:

Cidade Recinto Capacidade Notas
Graz Stadthalle Graz 11,030 Sediou o Campeonato Europeu de Handebol de 2010.
Innsbruck1 Olympiahalle1 10,000 Sediou a patinagem artística e o hóquei no gelo durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 1964 e 1976
Vienna Wiener Stadthalle 16,000 Recebe anualmente o Erste Bank Open de Ténis e muitos eventos ao longo do ano.
Arena de 2015.
Festival Eurovisão da Canção 2015 (Áustria)

No dia 6 de Agosto de 2014, foi revelado que Viena foi escolhida para sede da Eurovisão 2015.[9]

Formato[editar | editar código-fonte]

O formato do concurso foi mantido e espera-se um orçamento de €45 milhões, dos quais 40% será investido pela EBU e 60% pela ORF, no entanto, Jon Ola Sand disse que vai ser algo que vai devidamente homenagear o concurso.[10] Nos finais de 2011 a UER anunciou que está em curso uma digitalização e arquivação de todas as edições, desde a primeira em 1956 até à mais recente.[11] Em Junho de 2013 foi anunciado que o arquivo estava prestes a terminar para celebrar o 60º aniversário. Este estará acessível ao público através do site oficial do concurso.

Equipa[editar | editar código-fonte]

A emissora pública austríaca ORF e a União Europeia de Radiodifusão revelaram os nomes da equipa que trabalhará no evento durante os próximos meses. Alexander Wrabetz, o diretor geral da ORF, disse que tiveram sorte em ter um grande número de personalidades com grande experiência na produção de grandes eventos de TV, que predominantemente também trabalharam o tema do Festival. Ainda citou que estava convencido que a ORF, com uma equipa de excelência e em conjunto com os principais parceiros da UER, bem como outros parceiros públicos e privados da Áustria, farão com que o Festival Eurovisão da Canção 2015 seja um evento de alta classe realizado no coração da Europa.

A equipa inclui as seguintes personalidades:

Jon Ola Sand, mostrou-se satisfeito e constatou que com esta equipa, a ORF estabeleceu uma base profissional para a organização do Festival Eurovisão da Canção de 2015.

Regras[editar | editar código-fonte]

Participação[editar | editar código-fonte]

Para mais detalhes sobre as regras, consulte: Regras do Festival Eurovisão da Canção.

  • As regras de participação, classificação e pontuação no Eurovisão dependem de acordos impostos pela EBU, que controla o festival. As regras já mudaram diversas vezes desde o início do festival, muitas delas relacionadas a questões políticas, económicas e principalmente pelo número de países participantes que era cada vez maior.
  • Para a EBU, com o aumento de participantes, ficava impossível concentrar tantos países numa única final, o que culminou com a decisão de haver etapas de apuramento para a final. Essas etapas foram modificadas diversas vezes, ano após ano.
  • Em 1999, surgiu o “Big Four”em que a EBU decidiu classificar automaticamente para a final os quatro países que mais contribuíam financeiramente para o evento: França, Alemanha, Reino Unido e Espanha. Em 2011 a Itália também entrou na lista, formando o que hoje chamamos de “Big Five”. Os cinco países que formam o Big Five, juntamente com o país anfitrião, são sorteados para votar nas semifinais.
  • Depois de problemas, controversas e críticas com os diversos formados, a EBU definiu que haveria duas semifinais que classificariam 10 países em cada uma delas. Foi definido também que cada semifinal poderia ter no máximo 20 países participantes. Enquanto, a final terá o máximo de 26 países: 10 da primeira semifinal, 10 da segunda semifinal, 5 do “Big Five” mais o país anfitrião, que também é qualificado automaticamente para a final. Na edição desse ano será feita uma exceção, já que serão 27 finalistas, pois a EBU fez um convite para que a SBS da Austrália participasse como convidada.[12]
  • Quanto às seleções nacionais não há regras, nem mesmo quanto à nacionalidade dos representantes de cada país, podendo assim um norueguês representar a Espanha, por exemplo. No entanto há restrições quanto à duração da música: não pode ultrapassar os três minutos. Essa regra ajuda a controlar a duração do festival ao vivo.
  • Também não há impedimento quanto ao idioma das músicas, mas geralmente a língua inglesa predomina, mesmo não sendo a língua oficial do país que a levou. Outros artistas também “misturam” dois idiomas em uma única música.
  • Quanto à participação dos países, estes devem ser membros ativos da EBU (European Broadcasting Union), ou UER (União Europeia de Radiodifusão), uma união que engloba emissoras de rádio e TV em diversos países. Obrigatoriamente cada país deve ter no mínimo uma estação de TV afiliada ao grupo e deve transmitir o evento ao vivo se estiver em competição.
  • Quanto à performance, o evento permite até seis pessoas com mais de 16 anos no palco.

Votação[editar | editar código-fonte]

Para mais detalhes sobre a votação, consulte: Votação do Festival Eurovisão da Canção.

  • O sistema de votação no evento é dividido entre o público e o Júri. Qualquer que seja o espectáculo (semi ou final), o espectador vota através de telemóvel ou SMS, sendo permitidos no máximo 20 votos para cada número telefónico, sendo que é impossível votar no seu próprio país. A ordem das apresentações é definida pela produção dos concertos, representa a música com um determinado número; sendo que a votação só ocorre depois da última apresentação.
  • A contagem dos votos nas semifinais permanece em segredo até que se conheça o vencedor do festival. Isso ocorre para manter a expectativa dos participantes e do público, bem como para não influenciar as decisões na final. A divulgação dos países finalistas nas semifinais é aleatória não correspondendo a nenhum ranking de pontuação.
  • Os pontos são distribuídos em conjuntos: 1 a 7, 8, 10 e 12 pontos, numa combinação do televoto + votação do júri. Na final a votação é idêntica às semifinais só que é feita em aberto e apresentada ao público em tempo real pelo porta-voz de cada país.

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Pela primeira vez na história, três mulheres irão apresentar o festival, todas muito conhecidas nos países tectónicos : Mirjam Weichselbraun, Alice Tumbler e Arabella Kiesbauer irão conduzir as galas, enquanto que Conchita Wurst,como vencedora do ano anterior irá ancorar a green room.

Mirjam Weichselbraun[editar | editar código-fonte]

Mirjam Weichselbraun é uma das apresentadoras mais famosas nos países e língua alemã, tendo apresentado eventos como a MTV European Music Awards e o Rock Am Ring. Atualmente apresenta a versão austríaca do Dancing With The Stars.

Alice Tumler[editar | editar código-fonte]

Filha de pai austríaco e mãe francesa vinda da Martinica, Alice Tumler fala seis línguas, tem passagem por várias emissoras por toda Europa. É conhecida por apresentar programas musicais ao vivo, bem como por fazer documentários culturais para a emissora.

Arabela Kiesbauer[editar | editar código-fonte]

Arabella Kiesbauer começou a trabalhar na ORF no final da década de 80. Filha de pai ganês e mãe alemã, nasceu em Viena onde foi criada pela sua avó. Em 1994 saiu da ORF para apresentar o seu próprio talk-show no canal alemão ProSieben, que durou 10 anos, voltando para a ORF em 2002. Foi nomeada embaixadora da Luta contra o Racismo pelo Ministério das Relações Internacionais e Integração, recebendo a Medalha de Ouro da República da Áustria pelo seu compromisso de tolerância e contra a desigualdade.

Países classificados para a final[editar | editar código-fonte]

Tal como em anos anteriores, para a final, seis países foram automaticamente confirmados na final, sendo eles:

  • Áustria Áustria - Vencedor do Festival Eurovisão da Canção 2014 - Organizador do Festival.
  • Reino Unido Reino Unido - Pertence ao Big 5, por isso tem classificação direta para a final.
  •  Espanha - Pertence ao Big 5, por isso tem classificação direta para a final.
  •  França - Pertence ao Big 5, por isso tem classificação direta para a final.
  • Alemanha Alemanha - Pertence ao Big 5, por isso tem classificação direta para a final.
  • Itália Itália - Pertence ao Big 5, por isso tem classificação direta para a final.
  • Austrália Austrália - Como país convidado, tem classificação direta para a final.
  • 10 primeiros classificados da 1º semifinal.
  • 10 primeiros classificados da 2º semifinal.

Slogan[editar | editar código-fonte]

O Slogan deste ano foi, "Building Bridges" (A construir Pontes).[13]

Logótipo[editar | editar código-fonte]

Devido aos 60 anos do festival celebrados em 2015, a União Europeia de Radiodifusão decidiu atualizar o logótipo genérico para assinalar a data. Segundo Jon Ola Sand, supervisor executivo do ESC: "Foi realizada uma extensa pesquisa entre as emissoras participantes, milhares de espectadores regulares, fãs e outras partes interessadas. Um dos resultados claros, era que o logótipo é cada vez mais reconhecido, mas achamos que merecia uma reformulação depois de ter sido usado em 10 edições".[14]

Participantes[editar | editar código-fonte]

  Países que já escolheram o seu representante/ música
  Países Participantes/Confirmados
  Países que não se conseguiram qualificar para a final
  Países que já participaram no passado mas não em 2015

A edição contou com 40 países participantes.

País e TV Título original da Canção Artista Processo Data da Seleção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Albânia [15]

RTSH

"I'm Alive"[16] Elhaida Dani[17] Festivali i Këngës 53º[18] 28 de Dezembro de 2014[19]
Estou viva Inglês
Alemanha Alemanha[20]

NDR

"Black Smoke"[21] Ann Sophie[22] Unser Song für Österreich[23] 5 de Março de 2015[24]
Fumo negro Inglês
 Arménia [25]

ARMTV

"Face the Shadow"[26] Genealogy[27] Seleção Interna[28] 11 de Fevereiro de 2015[29]
Enfrentar a Sombra Inglês
 Austrália[30]

SBS

"Tonight Again"[31] Guy Sebastian[32] Seleção Interna[33] Artista: 4 de Março de 2015[34]

Canção: 16 de Março de 2015

Hoje De Novo Inglês
Áustria Áustria[35]

ORF

"I Am Yours"[36] The Makemakes[37] Die Vorentscheidung[38] 13 de Março de 2015[39]
Eu sou teu Inglês
 Azerbaijão [40]

ITV

"Hour of the wolf"[41] Elnur Huseynov[42] Milli Seçim Turu[43] 15 de Março de 2015[44]
Hora do lobo Inglês
 Bélgica [45]

RTBF

"Rhythm Inside"[46] Loïc Nottet[47] Seleção Interna[48] Artista: 3 de Novembro de 2014[49]

Canção: 10 de Março de 2015[50]

Dentro do Ritmo Inglês
 Bielorrússia[51]

BTRC

"Time"[52] Uzari & Maimuna[53] Eurofest[54] 26 de Dezembro de 2014[55]
Tempo Inglês
 Chipre[56][57]

CyBC

"One Thing Should Have Done"[58] Giannis Karagiannis[59] Eurovision Song Project[60] 1 de Fevereiro de 2015[61]
Uma coisa que eu deveria ter feito Inglês
Dinamarca Dinamarca[62]

DR

"The Way You Are"[63] Anti Social Media[64] Dansk Melodi Grand Prix 2015[65] 7 de Fevereiro de 2015[66]
A sua maneira de ser Inglês
Eslovénia Eslovénia[67]

RTVSLO

"Here for you"[68] Maraaya[69] EMA 2015[70] 8 de Fevereiro de 2015[71]
Aqui para ti Inglês
 Espanha[72]

TVE

"Amanecer"[73] Edurne[74] Seleção Interna[75] 14 de Janeiro de 2015[76]
Amanhecer Espanhol
 Estónia [77]

ERR

"Goodbye to Yesterday"[78] Elina Born & Stig Rästa[79] Eesti Laul 2015[80] 21 de Fevereiro de 2015[81]
Despendindo-me de ontem Inglês
 Finlândia [82][83][84]

YLE

"Aina mun pitää"[85] Pertti Kurikan Nimipäivät[86] Uuden Musiikin Kilpailuu[87] 28 de Fevereiro de 2015[88]
O que sempre tenho de fazer Finlandês
 França[89]

France 2

"N’oubliez pas"[90] Lisa Angell[91] Seleção Interna[92] 23 de Janeiro de 2015[93]
Não se esqueçam Francês
 Geórgia[94]

GPB

"Warrior"[95] Nina[96] Final Nacional[97] 14 de Janeiro de 2015[97]
Guerreiro Inglês
 Grécia [98]

NERIT

"One Last Breath"[99] Maria Elena Kiriakou[100] Eurosong[101] 4 de Março de 2015[102]
Um último suspiro Inglês
 Países Baixos [103]

AVROTOS

"Walk Along"[104] Trijntje Oosterhuis[105] Artista: Seleção Interna[106]

Canção: Gouden Uren[107]

Artista:8 de Novembro de 2014[108]

Canção: 11 de Dezembro de 2014[109]

Caminha Comigo Inglês
 Hungria[110]

MTV

"Wars for Nothing"[111] Boggie[112] A Dal 2015[113] 28 de Fevereiro de 2015[114]
Guerras por nada Inglês
 Irlanda [115][116]

RTÉ

"Playing With Numbers"[117] Molly Sterling[118] The Late Late Show[119] 27 de Fevereiro de 2015[120]
A Brincar Com Números Inglês
 Islândia [121]

RÚV

"Unbroken"[122] María Ólafsdóttir[123] Söngvakeppni Sjónvarpsins 2015[124] 14 de Fevereiro de 2015[125]
Intacto Inglês
 Israel [126]

IBA

"Golden Boy"[127] Nadav Guedj[128] HaKokhav HaBa[129] Artista: 17 de Fevereiro de 2015

Canção: 26 de Fevereiro de 2015

Menino de ouro Inglês
 Itália [130]

RAI

"Grande Amore"[131] Il Volo[132] San Remo 2015[133] 14 de Fevereiro de 2015[134]
Grande Amor Italiano
 Letónia [135]

LTV

"Love Injected"[136] Aminata[137] Supernova[138] 22 de Fevereiro de 2015[139]
Injecte o Amor Inglês
 Lituânia [140]

LRT

"This Time"[141] Monika Linkytė & Vaidas Baurnila[142] Eurovizijos[143] Artista: 21 de Fevereiro de 2015[144]

Música: 14 de Fevereiro de 2015[145]

Desta vez Inglês
 Macedónia do Norte [146]

MKRTV

"Autumn leaves"[147] Daniel Kajmakoski[148] Skopje Fest 2015[149] 12 de Novembro de 2014[150]
Folhas de Outono Inglês
 Malta[151]

PBS

"Warrior"[152] Amber[153] Malta Song[154] 22 de Novembro de 2014[155]
Guerreiro Inglês
 Moldova[156]

TRM

"I Want Your Love"[157] Eduard Romanyuta[158] Melodi Pentru Europa[159] 28 de Fevereiro de 2015[160]
Eu quero o teu amor Inglês
Montenegro Montenegro[161]

RTCG

"Adio"[162] Knez[162] Seleção Interna[163] Artista: 31 de Outubro de 2014[164]

Canção: 12 de Março de 2015

Adeus Montenegrino
 Noruega [165]

NRK

"A Monster Like Me"[166] Mørland & Debrah Scarlett[167] Melodi Grand Prix 2015[168] 14 de Março de 2015
Um monstro como eu Inglês
Polónia Polónia[169]

TVP

"In The Name of Love"[170] Monika Kuszyńska[171] Seleção Interna[172] 9 de Março de 2015
Em nome do amor Inglês
 Portugal [173]

RTP

"Há um mar que nos separa"[174] Leonor Andrade[175] Festival RTP da Canção 2015[176] 7 de Março de 2015[177]
- Português
Reino Unido Reino Unido[178]

BBC

"Still in love with you"[179] Electro Velvet[180] Seleção Interna[181] 7 de Março de 2015
Ainda te amo Inglês
 Chéquia[182]

CT

"Hope Never Dies"[183] Marta Jandová & Václav Noid Bárta[184] Seleção Interna[185] 31 de Janeiro de 2015
A esperança nunca morre Inglês
Roménia Roménia[186]

TVR

"De la capăt (All Over Again)"[187] Voltaj[188] Selecţia Naţională 8 de Março de 2015
Desde o Começo (Tudo de Novo) Romeno e Inglês
 Rússia [189]

RTR

"A Million Voices"[190] Polina Gagarina[171] Seleção interna[191] Artista: 9 de Março de 2015

Canção: 11 de Março de 2015

Um milhão de vozes Inglês
 San Marino [192]

SMRTV

"Chain of Light"[193] Michele Perniola & Anita Simoncini[194] Seleção Interna[195] Artista:27 de Novembro de 2014[196]

Canção: 15 de Março de 2015

Caminho de luz Inglês
 Sérvia [197]

RTS

"Beauty Never Lies"[198] Bojana Stamenov[199] Odbrojavanje Za Beč[200] 15 de Fevereiro de 2015[201]
A beleza nunca mente Inglês
 Suécia [202]

SVT

"Heroes"[203] Mans Zelmerlow[204] Melodifestivalen 2015[205] 14 de Março de 2015[206]
Heróis Inglês
 Suíça[207]

SRG SSR

"Time to Shine"[208] Mélanie René[209] Die Grosse Entscheidungsshow 2015[210] 31 de Janeiro de 2015[211]
Hora de Brilhar Inglês

Saídas[editar | editar código-fonte]

  •  Ucrânia - A emissora estatal confirmou que devido ao delicado momento geopolítico e económico que o país enfrenta, não irá enviar uma delegação a Viena, apesar de ter confirmado que vai transmitir os três espectáculos, também informaram que o canal televisivo considera um retorno em 2016. Esta será a primeira ausência do país desde a sua estreia em 2003. No entanto, dia 20 de Setembro de 2014 foi confirmado que, Timofey Nagorno (produtor da entrada ucraniana de 2011) ofereceu-se voluntariamente para ajudar a NTU em todas as vias para enviar uma delegação a Viena. Entretanto a ajuda não foi aceite.[212]

Desqualificações[editar | editar código-fonte]

Nenhuma desqualificação confirmada de momento.

Regressos[editar | editar código-fonte]

  •  Chipre - O país tinha confirmado logo após a edição de 2014 que de certeza regressaria em 2015 para participar na Áustria. O Chipre ficou ausente por um ano devido a questões financeiras.[213]
  •  Chéquia - Após uma ausência de 5 anos, o país volta. A ausência foi devido às más classificações e pela falta de interesse do público. A sua última participação foi em 2009, em Moscovo.[214]
  •  Sérvia - A emissora da Sérvia, RTS, confirmou o seu regresso à competição depois de, no ano passado, não ter participado por razões financeiras.[215]

Estreias[editar | editar código-fonte]

  •  Austrália - A 10 de Fevereiro de 2015 a EBU anunciou que convidou a Austrália para participar na final do concurso, representada pela SBS que é há muitos anos colaboradora da EBU no país. Esta será a primeira participação do país no concurso e serve para comemorar a importância que o concurso tem no país. Ficou ainda decidido ser uma participação única, mas que se ganhar está autorizada a voltar para o festival de 2016 e a SBS poderá organizar o festival numa cidade europeia à sua escolha. A EBU está a estudar a possibilidade de convidar outros países para o concurso futuramente.[216]

Países que poderão regressar na próxima edição[editar | editar código-fonte]

  •  Bulgária - A emissora da Bulgária, BNT, tinha confirmado a sua pré-inscrição. Mas devido a problemas económicos a BNT acabou por desistir de participar. De acordo com meios de comunicação, o país planeia voltar em 2016, mas com outra emissora a BTV, que é a emissora nacional do país na Eurovisão Junior (a BTV será a host-broadcaster da Eurovisão Júnior de 2015), portanto é possível um regresso em 2016.[217]
  •  Croácia - A emissora da Croácia, HRT, decidiu não participar nesta edição por razões financeiras como em 2014. No entanto, o país planeja regressar ao festival num futuro próximo e talvez já em 2016; A Croácia retornou a Eurovisão Júnior em 2014.[218]
  •  Turquia - A emissora nacional da Turquia, a TRT, confirmou que está a planear voltar em 2016, depois de 3 anos de ausência. Houve alguns rumores de que o país iria participar nesta edição, mas foi confirmado que não. A sua principal razão de se ter retirado do concurso era a classificação automática do Big5 para a final e o seu direito de votação nas semifinais.[219]
  •  Luxemburgo - Há vários rumores de que a emissora RTL poderá regressar à Eurovisão depois de 21 anos de ausência. Este ano pensou-se que Luxemburgo iria regressar depois da Ministra da Cultura ter se demonstrado favorável a um regresso do país. A SMRTV de San Marino confirmou que houve negociações para uma participação conjunta dos dois países, mas os valores eram extremamente elevados e por isso as negociações não avançaram. Após isso várias emissoras estão interessadas no regresso luxemburguês futuramente ao Concurso.[220]

Artistas Repetentes[editar | editar código-fonte]

 Arménia - Inga Arshakyan na edição de 2009, em Moscovo, Rússia, representou a Arménia com a sua irmã Anush, ficando em 10º lugar, este ano regressa como membro da banda, Genealogy.

 Azerbaijão - Elnur Hüseynov representou o país na edição de 2008 (a primeira participação do Azerbaijão), em Belgrado, em 2008, na Sérvia, em conjunto com Samir Javadzadeh, este ano regressa como artista solo.

 Malta - Amber será a representante deste ano de Malta. Na edição de 2012 foi corista de Kurt Calleja.

 San Marino - Michelle Perniola e Anita Simoncini serão os representantes de São Marino. Foram os representantes do país no JESC2013 e JESC2014 respectivamente, apesar de Anita Simoncini ser membro do grupo The Peppermints.

 Bielorrússia - Uzari e Maiumuna serão os representantes da Bielorrússia. Uzari foi corista de Anastacia Vinnikova na edição de 2011.

Sorteio das semifinais[editar | editar código-fonte]

Sorteio das semifinais ocorreu em 26 de Janeiro de 2015.

Áustria,Austrália e BIG 5 Pote 1 Pote 2 Pote 3 Pote 4 Pote 5
1º Semifinal
19 de Maio de 2015
2º Semifinal
21 de Maio de 2015
 Grécia
 Macedónia do Norte
 Estónia
 Países Baixos
 Moldova
 Finlândia
 Bélgica
 Arménia
 Sérvia
 Dinamarca
 Bielorrússia
 Roménia
 Rússia
 Albânia
 Geórgia
 Hungria
 Noruega
 Irlanda
 Chéquia
 Lituânia
 San Marino
 Malta
 Portugal
 Montenegro
 Suíça
 Azerbaijão
 Eslovénia
 Letónia
 Polónia
 Islândia
 Israel
 Chipre
 Suécia
Só votação:
Austrália Austrália
 Áustria
 Espanha
 França
Só votação:
Austrália Austrália
 Alemanha
 Itália
 Reino Unido

Resultados[editar | editar código-fonte]

  Países na primeira semi-final
  Países na segunda semi-final
  Países votantes na primeira semi-final
  Países votantes na segunda semi-final
  Países votantes nas duas semi-finais (Austrália)

Dos 33 países que participaram no festival nas semifinais, deste ano, 16 países participaram na primeira semifinal realizada no dia 19 de Maio (Terça Feira), e 17 países na segunda semifinal a realizada no dia 21 de Maio (Quinta Feira). Em cada semifinal passaram os 10 países que tiveram melhor pontuação. Na primeira semifinal votaram os países participantes mais 3 finalistas: Espanha, França e Áustria. Na segunda semifinal votaram também os países participantes, tal como na primeira semifinal, assim como Alemanha, Itália e Reino Unido. Em cada show (semifinais e grande final) nenhum país podia obviamente votar em si próprio. A Austrália como país convidado voltou nas duas semifinais. A grande final decorreu dia 23 de Maio (Sábado) contando com 27 países concorrentes, e apenas um país saiu vencedor, sendo aquele que acumulou mais pontos, ganhando o privilégio de realizar a próxima edição e estar automaticamente classificado para a final do ano que vem.

A ordem de atuação foi revelada no dia 23 de Março.

Semifinal 1[editar | editar código-fonte]

A ordem de atuação foi revelada no dia 23 de Março.[221]

(Até o momento, nenhum convidado confirmado)

# País Idioma Artista Canção Tradução em Português Pontuação Lugar
 Moldova Inglês Eduard Romanyuta "I Want Your Love" Eu quero o teu amor 41 11º
 Arménia Inglês Genealogy "Face The Shadow" Enfrentar a sombra 77
 Bélgica Inglês Loïc Nottet "Rhythm Inside" O ritmo interior 149
 Países Baixos Inglês Trijntje Oosterhuis "Walk Along" Caminha comigo 33 14º
 Finlândia Finlandês Pertti Kurikan Nimipäivät "Aina mun pitää" Sempre tenho de 13 16º
 Grécia Inglês Maria Elena Kiriakou "One Last Breath" Um último suspiro 81
 Estónia Inglês Elina Born & Stig Rästa "Goodbye to Yesterday" Adeus a ontem 105
 Macedónia do Norte Inglês Daniel Kajmakoski "Autumn leaves" Folhas de outono 28 15º
 Sérvia Inglês Bojana Stamenov "Beauty Never Lies" A beleza nunca mente 63
10º  Hungria Inglês Boggie "Wars for Nothing" Guerras para nada 67
11º  Bielorrússia Inglês Uzari & Maimuna "Time" Tempo 39 12º
12º  Rússia Inglês Polina Gagarina "A milion voices" Um milhão de vozes 182
13º  Dinamarca Inglês Anti Social Media "The Way You Are" A tua forma de ser 33 13º
14º  Albânia Inglês Elhaida Dani "I'm Alive" Estou viva 62 10º
15º  Roménia Romeno e Inglês Voltaj "De la capăt (All Over Again)" De novo 89
16º  Geórgia Inglês Nina Sublatti "Warrior" Guerreira 98
  • O intervalo está previsto para ir para o ar depois da 5ª e da 12ª canção. Mas pode sofrer alterações.

Países que também votam na Semi Final 1[editar | editar código-fonte]

Com direito de voto:
Austrália Austrália
 Áustria
 Espanha
 França

Semi-final 2[editar | editar código-fonte]

A ordem de atuação foi revelada no dia 23 de Março.[221]

(Até o momento, nenhum convidado confirmado)

# País Idioma Artista Canção Tradução para Português Pontuação Lugar
 Lituânia Inglês Monika Linkyté & Vaidas Baumila "This Time Desta vez 67
 Irlanda Inglês Molly Sterling "Playing With Numbers" A brincar com números 35 12º
 San Marino Inglês Michele Perniola & Anita Simoncini "Chain of Lights" Cadeia de luzes 11 16º
 Montenegro Montenegrino Knez "Adio" Adeus 57
 Malta Inglês Amber "Warrior" Guerreira 43 11º
 Noruega Inglês Mørland & Debrah Scarlett "A Monster Like Me" Um monstro como eu 144
 Portugal Português Leonor Andrade "Há um mar que nos separa" - 19 14º
 Chéquia Inglês Marta Jandová & Václav Noid Bárta "Hope Never Dies" Esperança nunca morre 33 13º
 Israel Inglês Nadav Guedj "Golden Boy" Rapaz de ouro 151
10º  Letónia Inglês Aminata "Love injected" Amor injectado 155
11º  Azerbaijão Inglês Elnur Huseynov "Hour of the wolf" A hora do lobo 53 10º
12º  Islândia Inglês María Olafsdóttir "Unbroken" Intacto 14 15º
13º  Suécia Inglês Mans Zelmerlow "Heroes" Heróis 217
14º  Suíça Inglês Mélanie René "Time to Shine" Hora de brilhar 4 17º
15º  Chipre Inglês Giannis Karagiannis "One Thing I Should Have Done" Uma coisa que eu devia ter feito 87
16º  Eslovénia Inglês Maraaya "Here for you" Aqui para ti 92
17º  Polónia Inglês Monika Kuszyńska "In The Name of Love" Em nome do amor 57
  • O intervalo está previsto para ir para o ar depois da 5ª e da 12ª canção. Mas pode sofrer alterações.

Países que também votam na Semi Final 2[editar | editar código-fonte]

Com direito de voto:
Austrália Austrália
 Alemanha
 Itália
 Reino Unido
  • Nota 1: Alemanha pediu à UER/EBU para votar na semifinal 2, pedido que foi aceito.

Final[editar | editar código-fonte]

A ordem de atuação será revelada na madrugada do dia 22 de Maio de 2015.

# País Idioma Artista Canção Tradução para Português Pontuação Lugar
 Eslovénia Inglês Maraaya "Here for you" Aqui para ti 39 14º
 França Francês Lisa Angell "N’oubliez pas" Não se esqueçam 4 25º
 Israel Inglês Nadav Guedj "Golden Boy" Rapaz de ouro 97
 Estónia Inglês Elina Born & Stig Rästa "Goodbye to Yesterday" Adeus a ontem 106
 Reino Unido Inglês Electro Velvet "Still in love with you" Ainda te amo 5 24º
 Arménia Inglês Genealogy "Face The Shadow" Enfrentar a sombra 34 16º
 Lituânia Inglês Monika Linkyté & Vaidas Baumila "This Time Desta vez 30 18º
 Sérvia Inglês Bojana Stamenov "Beauty Never Lies" A beleza nunca mente 53 10º
 Noruega Inglês Mørland & Debrah Scarlett "A Monster Like Me" Um monstro como eu 102
10º  Suécia Inglês Mans Zelmerlow "Heroes" Heróis 365
11º  Chipre Inglês Giannis Karagiannis "One Thing I Should Have Done" Uma coisa que eu devia ter feito 11 22º
12º  Austrália Inglês Guy Sebastian "Tonight Again" Hoje De Novo 196
13º  Bélgica Inglês Loïc Nottet "Rhythm Inside" O ritmo interior 217
14º  Áustria Inglês The Makemakes "I Am Yours" Eu sou teu 0 26º
15º  Grécia Inglês Maria Elena Kiriakou "One Last Breath" Um último suspiro 23 19º
16º  Montenegro Montenegrino Knez "Adio" Adeus 44 13º
17º  Alemanha Inglês Ann Sophie "Black Smoke" Fumo negro 0 26º
18º Polônia Inglês Monika Kuszyńska "In The Name of Love" Em nome do amor 10 23º
19º  Letónia Inglês Aminata "Love injected" Amor injectado 186
20º  Roménia Romeno e Inglês Voltaj "De la capăt (All Over Again)" De novo 35 15°
21º  Espanha Espanhol Edurne "Amanecer" Amanhecer 15 21º
22º  Hungria Inglês Boggie "Wars for Nothing" Guerras para nada 19 20º
23º  Geórgia Inglês Nina Sublatti "Warrior" Guerreira 51 11º
24º  Azerbaijão Inglês Elnur Huseynov "Hour of the wolf" A hora do lobo 49 12º
25º  Rússia Inglês Polina Gagarina "A milion voices" Um milhão de vozes 303
26º  Albânia Inglês Elhaida Dani "I'm Alive" Estou viva 34 17º
27º  Itália Italiano Il Volo "Grande Amore" Grande Amor 292

Outras Votações[editar | editar código-fonte]

Marcel Bezençon Prémios[editar | editar código-fonte]

Categorias País Música Cantor(s) Compositor(s)
Prémio Artístico
Prémio Melhor Compositor
Prémio Melhor Música

OGAE[editar | editar código-fonte]

A OGAE Internacional ESC Poll esteve a revelar a grande opinião de fãs da Eurovisão em toda a Europa e do Mundo sobre o Festival Eurovisão da Canção 2015. Todos os anos, todos os OGAE-clubes organiza uma votação interna dos anos atuais canções Eurovision. Os resultados serão publicados no site, bem como nossos seus sites parceiros. O objetivo deste voto é a voz da opinião fãs ao longo dos anos atuais.

Esta votação nunca é oficial.

Site Oficial do OGAE

País Música Artista OGAE resultado
 Itália "Grande Amore" Il Volo 367
 Suécia "Heroes" Måns Zelmerlöw 338
 Estónia "Goodbye to Yesterday" Elina Born & Stig Rästa 274
 Noruega "A Monster Like Me" Mørland & Debrah Scarlett 243
 Eslovénia "Here for You Maraaya 228

Top 40[editar | editar código-fonte]

# País Classificação da Final Pontos da Final Classificação da Semi-Final 1 Pontos da Semi-Final 1 Classificação da Semi-Final 2 Pontos da Semi-Final 2
1  Suécia 365 - -- 217
2 Rússia 303 182 - -
3  Itália 292
4 Bélgica 217 149 - -
5  Austrália 196
6 Letónia 186 - - 155
7 Estónia 106 105
8 Noruega 102 - - 123
9 Israel 97 - - 153
10 Sérvia 10º 53 53 - -
11 Geórgia 11º 51 98 - -
12 Azerbaijão 12º 49 - - 10º 53
13 Montenegro 13º 44 - - 57
14 Eslovénia 14º 39 - - 92
15 Roménia 15º 35 89 - -
16 Arménia 16º 34 77 - -
17 Albânia 17º 34 10º 62 - -
18 Lituânia 18º 30 - - 67
19 Grécia 19º 23 81 - -
20 Hungria 20º 19 67 - -
21  Espanha 21º 15
22 Chipre 22º 11 - - 87
23 Polónia 23º 10 - - 57
24  Reino Unido 24º 5
25  França 25º 4
26  Áustria 26º 0
26  Alemanha 26º 0
28  Malta 11 43º
29  Moldova 11º 41
30  Bielorrússia 12º 39
31  Irlanda 12º 35
32  Chéquia 13º 33
33  Dinamarca 13º 33
34  Países Baixos 14º 33
35  Macedónia do Norte 15º 28
36  Portugal 14º 19
37  Islândia 15º 14
38  Finlândia 16º 13
39  San Marino 16º 11
40  Suíça 17º 4

     - 1º Lugar

     - 2º Lugar

     - 3ºLugar

     - 40º Lugar (Último Lugar)

Cobertura televisiva das semifinais e final[editar | editar código-fonte]

Legenda

Comentadores e Porta-Vozes[editar | editar código-fonte]

Comentadores[editar | editar código-fonte]

Países não participantes[editar | editar código-fonte]

  • Andorra Andorra - (La 1 e La 2), José María Íñigo e Julia Varela (Todos os espetáculos), Stephane Bern e Marianne James (Final)

(France 2): Stephane Bern y Marianne James (Final)[236]

Porta-Vozes[editar | editar código-fonte]

  1. Montenegro MontenegroAndrea Demirović (representante de [[Festival Eurovisão da Canção 2009)
  2.  Malta – Julie Zahra
  3.  FinlândiaKrista Siegfrids (representante de [[Festival Eurovisão da Canção 2013)
  4.  GréciaHelena Paparizou (representante de [[Festival Eurovisão da Canção 2005)
  5.  PortugalSuzy (representante de [[Festival Eurovisão da Canção 2014)
  6. Roménia Roménia – Sonia Argint Ionescu
  7.  BielorrússiaTeo (representante de [[Festival Eurovisão da Canção 2014)
  8.  Albânia – Andri Xhahu
  9.  Moldova – Olivia Fortuna
  10.  Azerbaijão – Tural Asadou
  11.  Letónia – Markus Riva
  12.  Sérvia – Maja Nikolić
  13.  EstóniaTanja (representante de [[Festival Eurovisão da Canção 2014)
  14. Dinamarca DinamarcaBasim (representante de [[Festival Eurovisão da Canção 2014)
  15.  Suíça – Laetitia Guarino
  16.  Bélgica – Walid
  17.  França – Virginie Guilhaume
  18.  Arménia – Lilit Muradyan
  19.  IrlandaNicky Byrne
  20.  Suécia – Mariette Hansson
  21. Alemanha Alemanha – Barbara Schöneberger
  22.  Austrália – Lee Lin Chin
  23.  Chéquia – Daniela Písařovicová
  24.  Espanha – Lara Siscar
  25. Áustria Áustria – Kati Bellowitsch
  26.  Macedónia do Norte – Marko Mark
  27.  EslovéniaTinkara Kovač (representante de [[Festival Eurovisão da Canção 2014)
  28.  Hungria – Csilla Tatár
  29. Reino Unido Reino UnidoNigella Lawson
  30.  Geórgia – Natia Bunturi
  31.  Lituânia – Ugnė Galadauskaitė
  32.  Países BaixosEdsilia Rombley
  33. Polónia PolóniaCleo (representante de [[Festival Eurovisão da Canção 2014)
  34.  Israel – Ofer Nachshon
  35.  Rússia – Dmitry Shepelev
  36.  San MarinoValentina Monetta (representante de [[Festival Eurovisão da Canção 2012 2013 2014)
  37.  Itália – Federico Russo
  38.  Islândia – Sigridur Halldorsdottir
  39.  Chipre – Loukas Hamatsos
  40.  Noruega – Margrethe Røed

Factos e Controvérsias[editar | editar código-fonte]

Datas

  • As datas provisórias eram dia 12 , 14 e 16 de Maio, mas mudadas depois para 19, 21 e 23 de Maio.

Polémica sobre a participação da Rússia

  • Depois da polémica internacional causada pela vitória de Conchita Wurst, políticos, clérigos e algumas personalidades do país criticaram duramente a continuação da emissora na competição europeia.

Veja Também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Só haverá apresentadoras no ESC2015
  2. Eurovisão 2015: datas preliminares anunciadas
  3. Eurovisão 2015 prevista para ser nos dias 12, 14 e 16 de Maio
  4. Iniciativas apresentadas na Eurovisão 2014
  5. ORF assegura organização da próxima edição do certame
  6. Edgar Böhm é o diretor
  7. Viena capital do país recebera o ESC2015
  8. «Full Split Results». eurovision.tv. European Broadcasting Union. 24 de maio de 2015. Consultado em 24 de maio de 2015 
  9. Viena vai sediar a Eurovisão 2015
  10. EBU: Um estudo pan-europeu
  11. EBU começa a arquivar tudo
  12. Austrália participa
  13. O Slogan deste ano é, "Building Bridges"
  14. EBU muda de Logótipo depois de 10 anos
  15. Albânia: RTSH confirma participação na Eurovisão 2015
  16. I'm Alive é a canção da Albânia
  17. Elhaida Dani será a representante da Albânia
  18. Albânia aposta novamente Festivali i Këngës
  19. Albânia escolhe dia 28 de Dezembro de 2014, o seu representante
  20. Alemanha: NDR confirma participação na Eurovisão 2015
  21. Black Smoke é a canção da Alemanha
  22. Ann Sophie é a representante da Alemanha
  23. Alemanha escolhe, Unser Song für Österreich para selecionar o seu representante
  24. «Alemanha escolhe no dia 5 de Março de 2015 o seu representante». Consultado em 31 de agosto de 2014. Arquivado do original em 4 de setembro de 2014 
  25. Arménia: ARMTV confirma participação na Eurovisão 2015
  26. Face The Shadow é a canção da Arménia
  27. Genealogy representarão a Arménia
  28. Arménia opta por uma seleção interna
  29. Arménia escolhe no dia 11 de Fevereiro de 2015
  30. Austrália: SBS confirma participação na Eurovisão 2015
  31. Tonight again é a música da Austrália
  32. Guy Sebastian é o representante da Austrália
  33. Austrália opta por seleção interna
  34. Austrália escolhe 4 de Março
  35. EBU & ORF pontapé de saída da Eurovisão 2015 preparações
  36. I am Yours é a canção da Áustria
  37. The Makemakes são os representantes da Áustria
  38. Final Nacional é o processo de seleção da Áustria
  39. Áustria escolhe em Março de 2015 o seu representante
  40. Azerbaijão: ITV confirma participação na Eurovisão 2015
  41. our of the wolf é a canção do Azerbaijão
  42. Azerbaijão leva Elnur a Viena
  43. Azerbaijão aposta uma final nacional para escolher o seu representante
  44. Azerbaijão escolhe 15 de Março
  45. Bélgica: RTBF confirma participação na Eurovisão 2015
  46. A canção da Bélgica chama-se "Rhythm Inside"
  47. Loïc Nottet é o representante da Bélgica
  48. Bélgica aposta uma seleção interna
  49. Bélgica escolheu no dia 3 de Novembro o seu representante
  50. Música da Bélgica será conhecida no dia 10 de Março
  51. Bielorrússia: BTRC confirma participação na Eurovisão 2015
  52. Time é a canção da Bielorrússia
  53. Uzari e Maiumuna são os representante da Bielorrússia
  54. Bielorrússia aposta novamente, Eurofest
  55. Bielorrússia escolhe dia 26 de Dezembro de 2014
  56. Chipre: CyBC confirma participação na Eurovisão 2015
  57. Chipre: CyBC confirma regresso na Eurovisão 2015
  58. One Thing Should Have Done é a canção do Chipre
  59. Giannis é o representante do Chipre
  60. Final Nacional é o processo de seleção do Chipre
  61. Chipre decide que escolherá dia 1 de Fevereiro de 2015
  62. Dinamarca: DR confirma participação na Eurovisão 2015
  63. Twe way you are é a canção da Dinamarca
  64. Anti Social Media são os representantes da Dinamarca
  65. Dansk Melodi Grand Prix 2015 é o processo de seleção da Dinamarca
  66. Dinamarca escolhe dia 7 de Fevereiro de 2015 o seu representante
  67. Eslovénia: RTVSLO confirma participação na Eurovisão 2015
  68. Here for you é a canção da Eslovénia
  69. Maraaya é a representante da Eslovénia
  70. Eslovénia aposta novamente EMA
  71. EMA vai se realizar no dia 8 de Fevereiro
  72. Espanha: TVE confirma participação na Eurovisão 2015
  73. Amanecer é a canção da Espanha
  74. Edurne é a representante da Espanha
  75. Espanha opta uma seleção interna
  76. Espanha revela a 14 de Janeiro
  77. Estónia: ERR confirma participação na Eurovisão 2015
  78. Goodbye to Yesterday é a canção da Estónia
  79. Elina Born e Stig Rästa são os representantes da Estónia
  80. Estónia aposta, Eesti Laul para escolher o seu representante
  81. Estónia escolhe no dia 21 de Fevereiro de 2015, o seu representante
  82. Suomi yhdestoista Euroviisuissa
  83. Eurovision 2014: 2nd Semi-final press conference re-cap
  84. Finlândia: YLE confirma participação na Eurovisão 2015
  85. Aina mun pitää é a canção da Finlândia
  86. Pertti Kurikan Nimipäivät serão os representantes da Finlândia
  87. Uuden Musiikin Kilpailuu é o processo de seleção da Finlândia
  88. Finlândia escolhe nos finais de Março de 2015 os seus representantes
  89. França: France 2 confirma participação na Eurovisão 2015
  90. N’oubliez pas é a canção da França
  91. Lisa Angell é a representante da França
  92. França opta por uma seleção interna
  93. França escolherá em 2015 o seu representante
  94. Geórgia: GPG confirma participação na Eurovisão 2015
  95. Warrior é a canção da Nina
  96. Nina é a representante da Geórgia
  97. a b Final Nacional será o processo de seleção da Geórgia
  98. Grécia: NERIT confirma participação na Eurovisão 2015
  99. One Last Breath é a canção da Grécia
  100. Maria Elena Kiriakou é a representante da Grécia
  101. Grécia aposta uma final nacional
  102. Grécia escolhe no dia 4 de Março
  103. Holanda: AVROTROS confirma participação na Eurovisão 2015
  104. Walk ALong será o tema da Holanda
  105. Trijntje Oosterhuis será a representante da Holanda
  106. Holanda escolhe internamente o seu representante
  107. Canção será apresentada na rádio (Gouden Uren)
  108. Holanda escolhe em 8 de Novembro de 2014 o seu representante
  109. Holanda revela a canção no dia 11 de Dezembro de 2014
  110. Hungria: MTV confirma participação na Eurovisão 2015
  111. Wars for Nothing é a canção da Hungria
  112. Boggie é a representante da Hungria
  113. A Dal é o processo de seleção da Hungria mais uma vez
  114. A Dal será no dia 28 de Fevereiro de 2015
  115. RTÉ introduz nova maneira de escolher entrada Eurovision
  116. Irlanda: RTE confirma participação na Eurovisão 2015
  117. Playing With Numbers é a canção da Irlanda
  118. Molly Sterling é a representante da Irlanda
  119. Irlanda aposta The Late Late Show
  120. Irlanda escolhe no dia 27 de Fevereiro
  121. Islândia: RUV confirma participação na Eurovisão 2015
  122. Unbroken é a canção da Islândia
  123. María Ólafsdóttir é a representante da Islândia
  124. Söngvakeppni Sjónvarpsins 2015 é o processo de seleção da Islândia
  125. Söngvakeppni Sjónvarpsins 2015 vai ser realizada no dia 14 Fevereiro de 2015
  126. Israel: IBA confirma participação na Eurovisão 2015
  127. Golden Boy é a canção de Israel
  128. Nadav Guedj é o representante de Israel
  129. Israel vai apostar, HaKokhav HaBa para escolher o seu representante
  130. Itália: RAI confirma participação na Eurovisão 2015
  131. Grande Amore é a canção da Itália
  132. Itália leva Il Volo a Viena
  133. San Remo é o processo de seleção a Itália
  134. Itália escolhe dia 14 de Fevereiro e 2015 o seu representante
  135. Letónia: LTV confirma participação na Eurovisão 2015
  136. Love Injected é a canção da Letónia
  137. Aminata é a representante da Letónia
  138. Letónia muda de processo e escolhe Supernova
  139. Letónia escolhe no dia 22 de Fevereiro de 2014
  140. Lituânia: LRT confirma intenção de participar na Eurovisão 2015
  141. This Time é a canção da Lituânia
  142. Lituânia leva Monika e Vaidas a Viena
  143. Lituânia aposta Eurovizijos como em 2014
  144. Eurovizijos será realizada no dia 21 de Fevereiro de 2015 (Representante)
  145. Eurovizijos será realizada no dia 14 de Fevereiro de 2015 (Música)
  146. Macedónia: MKRTV confirma participação na Eurovisão 2015
  147. Autumn leaves será o tema da Macedónia
  148. Daniel Kajmakoski será o representante da Macedónia
  149. Skopje Fest é a escolha de Macedónia
  150. Macedónia escolhe dia 12 de Novembro de 2014 os seus representantes
  151. Malta: PBS confirma participação na Eurovisão 2015
  152. Warrior é o tema de Malta
  153. Amber é a representante de Malta
  154. Malta Song é a escolha de Malta
  155. Malta escolhe dia 22 de Novembro de 2014 os seus representantes
  156. Moldávia: TRM confirma participação na Eurovisão 2015
  157. I Want Your Love é a canção da Moldávia
  158. Eduard Romanyuta é o representante da Moldávia
  159. Moldávia aposta Melodi Pentru Europa para o ESC2015
  160. Moldávia escolhe dia 28 de Fevereiro de 2015 o seu representante
  161. Montenegro: RTCG confirma participação na Eurovisão 2015
  162. a b Adio é a canção de Montenegro
  163. Montenegro aposta novamente seleção interna, como nos últimos anos
  164. Representante de Montenegro serão conhecidos no dia 31 de Outubro
  165. Noruega: NRK confirma sua participação na Eurovisão 2015
  166. A Monter Like Me é a canção da Noruega
  167. Mørland e Debrah são os representantes da Noruega
  168. Melodi Grand Prix é a escolha da Noruega
  169. Polónia: TVP confirma sua participação na Eurovisão 2015
  170. In The Name of Love é a canção da Polónia
  171. a b Monika é a representante da Polónia
  172. Polónia aposta uma seleção interna
  173. Portugal: RTP confirma participação na Eurovisão 2015
  174. Há um mar que nos separa é o nome da canção de Portugal
  175. Portugal escolhe Leonor Andrade
  176. Portugal aposta de novo, Festival da Canção como método de seleção
  177. Portugal escolhe a 7 de Março
  178. Reino Unido: BBC confirma participação na Eurovisão 2015
  179. Still in you with you é a canção do Reino Unido
  180. Reino Unido leva Still in love with you
  181. Reino Unido aposta novamente Seleção Interna
  182. República Checa: CT confirma participação na Eurovisão 2015
  183. Hope Never Dies é a canção da República Checa
  184. Marta e Václav são os representantes checos
  185. República Checa aposta uma seleção interna
  186. Roménia: TVR confirma participação na Eurovisão 2015
  187. De la capăt é a canção da Roménia
  188. Voltaj são os representantes da Roménia
  189. Rússia: RTR confirma participação na Eurovisão 2015
  190. A milion voices éa canção da Rússia
  191. Rússia escolherá por seleção interna que representará o país em 2015 na eurovisão
  192. São Marino: SMRTV confirma participação na Eurovisão 2015
  193. Chain of Light é a canção de São Marino
  194. Michele Perniola e Anita Simoncini serão os representantes de São Marino
  195. São Marino aposta uma seleção interna
  196. São Marino escolhe em Novembro de 2014
  197. Sérvia: RTS confirma participação na Eurovisão 2015
  198. Beauty Never Lies é a canção da Sérvia
  199. Bojana representa Sérvia
  200. Sérvia opta por uma final nacional
  201. Sérvia escolherá em Fevereiro de 2015
  202. Suécia: SVT confirma participação na Eurovisão 2015
  203. Heores é a canção da Suécia
  204. Mans Zelmerlow é o representante da Suécia
  205. Melodifestivalen é a escolha da Suécia
  206. Suécia escolhe no dia 14 de Março de 2015, o seu representante
  207. Suíça: SRF confirma participação na Eurovisão 2015
  208. Time to Shine é a canção da Suíça
  209. Mélanie René representa este ano a Suíça
  210. Die Grosse Entscheidungsshow é o processo de seleção da Suíça
  211. Suiça escolhe dia 31 de Janeiro de 2015 os seus representantes
  212. Ucrânia decide retirar-se do concurso, pelo menos um ano devido a razões financeiras, políticos e militares
  213. CyBC e MAD TV Cyprus vão se unir este ano para ajudar o Chipre
  214. República Checa regressa a competição
  215. Sérvia de regresso a competição
  216. Austrália participa na Eurovisão pela primeira vez e a Austrália voltar ao concurso nos anos seguintes.
  217. Bulgária: BNT planeia regressar a Eurovisão em 2016
  218. Croácia: HRT planeia regressar a Eurovisão em 2016
  219. Turquia: TRT planeia regressar a Eurovisão em 2016
  220. Luxemburgo: RTL planeia regressar a Eurovisão em 2016
  221. a b Ordem revelada no dia 23 de Março de 2015
  222. Peter urban é o comentador da Alemanha
  223. Andri Xhadu é o comentador da Albânia
  224. Julia Zemiro e Sam Pang serão os comentadores da Austrália de novo
  225. Andi Knoll será o comentador da Áustria
  226. Jean-Louis Lahaye e Maureen Louys serão os comentadores da Bélgica
  227. José Maria Iñigo e Julia Varela são os comentadores espanhóis
  228. Stéphane Bern e Marianne James serão as comentaristas da França
  229. Cornald Mass e Jan Smit serão os comentaristas da Holanda
  230. «Duna TV é o canal que transmitirá as semi finais e a final na Hungria, comentadores ainda a decidir». Consultado em 8 de março de 2015. Arquivado do original em 8 de janeiro de 2015 
  231. Muitos comentador por parte da Itália
  232. Hélder Reis e Ramon Galarza são os comentadores de Portugal
  233. Grahan Norton comenta a final no BBC One enquanto Ken Bruce, comenta na BBC Rádio 2
  234. Aleš Háma comenta as semi finais
  235. Sanna e Edward são os comentadores suecos
  236. Andorra transmite
  237. «Bulgária trasmite a eurovisão, comentador por decidir». Consultado em 10 de abril de 2015. Arquivado do original em 15 de março de 2015 
  238. Tommy e Adam são os comentadores do Canadá
  239. China transmite o festival, comentador por decidir
  240. Cazaquistão confirma transmissão, comentador por decidir
  241. Kosovo transmite o concurso, comentadores por decidir
  242. Hong Kong transmite a eurovisão, comentador por decidir
  243. Marrocos confirma transmissão, comentador por decidir
  244. Nova Zelândia transmite a eurovisão, comentador por decidir
  245. Taiwan transmite a eurovisão, comentador por decidir
  246. Tunísia transmite o concurso, comentador por decidir
  247. Ucrânia trasmite a eurovisão 2015 apesar da sua retirada, comentador por decidir

Ligações externas[editar | editar código-fonte]