Festival Eurovisão da Canção 2016

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: "Eurovisão 2016" redireciona para este artigo. Para Eurovisão Júnior, veja Festival Eurovisão da Canção Júnior 2016.
Festival Eurovisão da Canção 2016
Come Together
LXI° edição
Datas
Semi-final 1 10 de maio de 2016
Semi-final 2 12 de maio de 2016
Final 14 de maio de 2016
Anfitrião
Local Ericsson Globe, Estocolmo, Suécia
Apresentador(es) Petra Mede e Mans Zelmerlow
Estação Anfitriã SVT
Website Website oficial
Participantes
Número de entradas 42 países
Número de finalistas 26 países
Países estreantes Nenhum
Países de regresso  Bulgária'
 Ucrânia
 Bósnia e Herzegovina
 Croácia
Países de saída  Portugal

 Roménia

Mapa dos países participantes
Um mapa colorido dos países da EuropaPortugal no Festival Eurovisão da CançãoEspanha no Festival Eurovisão da CançãoSan Marino no Festival Eurovisão da CançãoFrança no Festival Eurovisão da CançãoReino Unido no Festival Eurovisão da CançãoIrlanda no Festival Eurovisão da CançãoIslândia no Festival Eurovisão da CançãoBélgica no Festival Eurovisão da CançãoPaíses Baixos no Festival Eurovisão da CançãoSuíça no Festival Eurovisão da CançãoAlemanha no Festival Eurovisão da CançãoDinamarca no Festival Eurovisão da CançãoMalta no Festival Eurovisão da CançãoItália no Festival Eurovisão da CançãoNoruega no Festival Eurovisão da CançãoSuécia no Festival Eurovisão da CançãoFinlândia no Festival Eurovisão da CançãoEstónia no Festival Eurovisão da CançãoLetónia no Festival Eurovisão da CançãoLituânia no Festival Eurovisão da CançãoEslováquia no Festival Eurovisão da CançãoÁustria no Festival Eurovisão da CançãoEslovénia no Festival Eurovisão da CançãoHungria no Festival Eurovisão da CançãoCroácia no Festival Eurovisão da CançãoBósnia e Herzegovina no Festival Eurovisão da CançãoMontenegro no Festival Eurovisão da CançãoSérvia no Festival Eurovisão da CançãoAlbânia no Festival Eurovisão da CançãoMacedónia no Festival Eurovisão da CançãoGrécia no Festival Eurovisão da CançãoBulgária no Festival Eurovisão da CançãoRoménia no Festival Eurovisão da CançãoMoldávia no Festival Eurovisão da CançãoUcrânia no Festival Eurovisão da CançãoBielorrússia no Festival Eurovisão da CançãoAustrália no Festival Eurovisão da CançãoRússia no Festival Eurovisão da CançãoGeórgia no Festival Eurovisão da CançãoAzerbaijão no Festival Eurovisão da CançãoTurquia no Festival Eurovisão da CançãoChipre no Festival Eurovisão da CançãoIsrael no Festival Eurovisão da CançãoArménia no Festival Eurovisão da CançãoMarrocos no Festival Eurovisão da CançãoLiechtenstein no Festival Eurovisão da CançãoAndorra no Festival Eurovisão da CançãoMónaco no Festival Eurovisão da CançãoPolónia no Festival Eurovisão da CançãoRepública Checa no Festival Eurovisão da CançãoLuxemburgo no Festival Eurovisão da CançãoLíbano no Festival Eurovisão da CançãoTunísia no Festival Eurovisão da CançãoArgélia no Festival Eurovisão da Canção

     Países confirmados que já escolheram o seu artista e/ou canção     Países que não se classificaram para a final     Países que participaram no passado mas não em 2016

Votação
Sistema de
voto
50% tele-voto + 50% júri cada país é pontuado a 1 a 8 pontos e depois 10 e 12 pontos, respetivamente.
Vencedor(a)
Portal da Eurovisão
2015Festival Eurovisão da Canção2017

O Festival Eurovisão da Canção de 2016 (em inglês: Eurovision Song Contest 2016; em francês: Concours Eurovision de la chanson 2016; em sueco: Eurovision Song Contest 2016) foi a 61.ª edição anual do evento. Realizou-se, pela 6.ª vez, na Suécia, depois de Mans Zelmerlow ter ganho a edição anterior com a canção Heroes. O evento ocorreu pela 3.ª vez em Estocolmo e pela 2.ª vez no Ericsson Globe, que também que já havia sido sede do festival em 2000,[1]. A última vez até à data em que o festival se tinha realizado em solo sueco deu-se na cidade de Malmö, em 2013.

Este festival foi notável, pois foi a primeira vez desde 1975 em que a procedimento da votação mudou consideravelmente: cada país deu 1-8, 10 e 12 por duas vezes, uma vez pelo júri específico, outra vez pelo tele voto. Na final, os resultados do júri foram anunciados da forma tradicional, enquanto que o resultado do tele voto foi anunciado de uma só vez. Cada resultado teve um peso de 50% no resultado final.[2] O slogan foi Come together.

A cantora Jamala, representando a Ucrânia venceu o Festival Eurovisão da Canção com o tema "1944", inspirada na história real da sua família, que foi vítima da deportação a força dos Tártaros da Crimeia por Stalin, durante a Segunda Guerra Mundial, como vingança pelo apoio da etnia aos nazistas. Nascida no Quirguizistão, Jamala é etnicamente tártara da Crimeia.[3]

Formato[editar | editar código-fonte]

As datas preliminares foram anunciadas na reunião da delegação, realizada a 16 de março de 2015, em Viena. As meias-finais foram, a 10 e 12 de maio de 2016, e a final no dia 14 de maio de 2016.  [4]

Apresentadores[editar | editar código-fonte]

Na noite da vitória de 2015, Måns Zelmerlöw, em Viena, foi questionado se queria ser o apresentador da edição de 2016, e ele aceitou.[5] Zelmerlow apresentou o Melodifestivalen (seleção sueca para o Festival) em 2010[6] e o popular espetáculo sueco Allsång på Skansen.[7]

Em 25 de maio de 2015, Christer Björkman contou ao jornal Expressen que Sanna Nielsen, Gina Dirawi e Petra Mede eram potenciais apresentadoras do festival.[8] Já a 1º de junho de 2015, o mesmo jornal comentou que a SVT estava considerando o ator Dolph Lundgren, juntamente com Måns, como o duo de apresentadores.[9]

Em 14 de dezembro de 2015, contudo, foi anunciado o retorno de Petra Mede (apresentadora solo em 2013), juntamente com Måns Zelmerlöw, à apresentação do evento.

Regras[editar | editar código-fonte]

Participação[editar | editar código-fonte]

  • As regras de participação, classificação e pontuação no Eurovisão dependem de acordos impostos pela EBU, que controla o festival. As regras já mudaram diversas vezes desde o início do festival, muitas delas relacionadas a questões políticas, económicas e principalmente pelo número de países participantes que era cada vez maior.
  • Para a EBU, com o aumento de participantes, ficava impossível concentrar tantos países numa única final, o que culminou com a decisão de haver etapas de apuramento para a final. Essas etapas foram modificadas diversas vezes, ano após ano.
  • Em 1999, surgiu o “Big Four” em que a EBU decidiu classificar automaticamente para a final os quatro países que mais contribuíam financeiramente para o evento: França, Alemanha, Reino Unido e Espanha. Em 2011, a Itália também entrou na lista, formando o que hoje chamamos de “Big Five”. Os cinco países que formam o Big Five, juntamente com o país anfitrião, são sorteados para votar nas semifinais.
  • Depois de problemas, controvérsias e críticas com os diversos formatos, a EBU definiu que haveria duas semifinais que classificariam 10 países em cada uma delas. Foi definido também que cada semifinal poderia ter no máximo 20 países participantes. Enquanto, a final terá o máximo de 26 países: 10 da primeira semifinal, 10 da segunda semifinal, 5 do “Big Five” mais o país anfitrião, que também é qualificado automaticamente para a final. Ainda há dúvidas sobre uma eventual participação da Austrália no evento,já que o país esteve presente em 2015.[10]
  • Quanto às seleções nacionais não há regras, nem mesmo quanto à nacionalidade dos representantes de cada país, podendo assim um norueguês representar a Espanha, por exemplo. No entanto há restrições quanto à duração da música: não pode ultrapassar os três minutos. Essa regra ajuda a controlar a duração do festival ao vivo.
  • Também não há impedimento quanto ao idioma das músicas, mas geralmente a língua inglesa predomina, mesmo não sendo a língua oficial do país que a leva. Outros artistas também “misturam” dois idiomas em uma única música.
  • Quanto à participação dos países, estes devem ser membros ativos da EBU (European Broadcasting Union), ou UER (União Europeia de Radiodifusão), uma união que engloba emissoras de rádio e TV em diversos países. Obrigatoriamente cada país deve ter no mínimo uma estação de TV afiliada ao grupo e deve transmitir o evento ao vivo se estiver em competição.
  • Quanto à performance, o evento permite até seis pessoas com mais de 16 anos no palco.

Votação[editar | editar código-fonte]

A UER anunciou que o sistema de votação a passará pela maior mudança desde 1975 em que se estabeleceu o formato clássico do festival. Desde (2011-2015), cada país entregava de 1 a 8, 10 e 12 pontos a suas 10 canções favoritas, a partir da combinação de seu júri (50%) e do seu televoto (50%). A partir de 2016, cada jurado profissional de cada país e cada televoto de cada país otorgará por separado 1 a 8, 10 e 12 pontos as suas 10 canções favoritas.

O formato de anúncio das semifinais é mantido, aonde os 10 agora finalistas são anunciados de forma aleatória. Na final, haverá duas fases de anúncio dos pontos. Na primeira se mantém a dinâmica tradicional aonde os resultados dos júris são anunciados (12 pontos para o mais votado, 10 para o segundo e assim sucessivamente). Na segunda parte, os apresentadores revelarão os resultados do televoto, mas a partir de agora revelados globalmente (que representa o total dos 12, 10 e de 8 a 1 ponto de cada país) em ordem decrescente (do posto 26 ao 1). O vencedor da Eurovisão não será conhecido até à última e derradeira votação. Tanto o público como os jurados continuarão com o peso de 50%.

Com o novo sistema o ganhador não foi conhecido até último minuto,o que deu mais emoção. "Este é um grande passo para fazer um melhor 'show' televisivo e para garantir mais emoção", assegurou Jon Ola Sand, supervisor executivo do certame.[11][12][13]

Sedes[editar | editar código-fonte]

Candidatas e arenas propostas[editar | editar código-fonte]

O Ericsson Globe sediará o evento pela segunda vez
Cidade Local Capacidade Notas
Na corrida
Gotemburgo Scandinavium 14 000 Sediou o Festival Eurovisão da Canção 1985.
Linköping Saab Arena 11 500
Örnsköldsvik Fjällräven Center 9 800
Sandviken/Gevália Göransson Arena 10 000 Se esta opção for escolhida, Sandviken sedia a Eurovisão e Gevália hospeda as delegações
Estocolmo Ericsson Globe 16,000 Sediou o Festival Eurovisão da Canção 2000.
Annexet 4 000
Hovet 9 000
Tele2 Arena 45 000
Desistências
Gotemburgo Estádio Ullevi 75 000 A proposta dependia da construção de um teto no Estádio Ullevi. A ideia foi rejeitada devido aos custos.
Malmö Malmö Arena 15 400 Sediou o Festival Eurovisão da Canção 2013. Desistiu a 11 de Junho de 2015, alegando que a arena estaria ocupada nas semanas anteriores ao Festival.
Estocolmo Friends Arena 65 000 Sedia anualmente a final do Melodifestivalen desde 2013. Depois foi divulgado que a Friends Arena não estava nos planos da cidade de Estocolmo devido ao seu tamanho.

A SVT anunciou a 24 de Maio que a sua primeira escolha para a Eurovisão tinha sido a Tele2 Arena em Estocolmo. Entretanto, outras cidades na Suécia poderiam apresentar uma candidatura. Depois da vitória da Suécia em Viena, as cidades teriam 3 semanas para apresentar a sua candidatura e que o anúncio seria feito a meio do Verão.[8][14] O Ericsson Globe em Estocolmo foi anunciado a 8 de Julho de 2015.[15] Esta será a segunda vez que a arena sediará o evento. A primeira foi em 2000.[16]

Participantes[editar | editar código-fonte]

Os países que competiram em Maio na Suécia, foram revelados na primeira semana de Janeiro, os seguintes países revelaram publicamente a sua participação na eurovisão:Albânia, Alemanha, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Macedónia, Malta, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Roménia, Suécia (anfitrião), Suíça e além disso, a Turquia e a Ucrânia confirmaram o seu regresso, a Turquia deixou de participar a partir do ano de 2013 e a Ucrânia só não participou em 2015. Nos regressos, a Croácia é o nome mais falado em regressar, também a Bulgária e a Eslováquia poderão estar de volta. As emissoras dos países de Andorra, Luxemburgo, Portugal e Mónaco já revelaram que não irão participar em 2016.

Originalmente, o grupo italiano Stadio representaria o país por ter vencido a edição de 2016 do Festival de San Remo, porém renunciaram a participação. A emissora italiana RAI, decidiu por mérito dar a chance à cantora que ficou na segunda posição no festival, a cantora Francesca Michielin.

País Participante Título original da Canção Artista Processo Data da Seleção
Tradução em Português Idiomas de Interpretação
 Albânia "Fairytale" Eneda Tarifa Festivali i Këngës 26 de Dezembro de 2015
Conto de fadas Inglês
Alemanha Alemanha[17] "Ghost" Jamie-Lee Kriewitz Unser Lied für Stockholm 25 de Fevereiro de 2016
Fantasma Inglês
 Arménia  "LoveWave" Iveta Mukuchyan - -
OndadeAmor Inglês
 Austrália "Sound of Silence" Dami Im Eleição Interna -
Som do silêncio Inglês
Áustria Áustria[18] "Loin d'Ici" ZOË Wer singt für Österreich?  12 de Fevereiro de 2016
Longe daqui Francês
 Azerbaijão[19] "Miracle" Samra Eleição Interna -
Milagre Inglês
 Bélgica[20] "What's the Pressure" Laura Tesoro Eurosong 2016 17 de Janeiro de 2016
Qual a pressão? Inglês
 Bielorrússia[21] "Help You Fly" Ivan EuroFest 2016 -
Ajudar-te a voar Inglês
 Bósnia e Herzegovina[22] "Ljubav je" Dalal Midhat-Talakić, Fuad Backović-Deen & Ana Rucner Eleição Interna 19 de Fevereiro de 2016
Amor é -
 Bulgária[23] "If Love Was a Crime" Poli Genova Eleição Interna -
Se o amor fosse crime -
 Chipre[24] "Alter Ego" Minus One Eleição interna -
- Inglês
 Croácia "Lighthouse" Nina Kraljić - -
Farol Inglês
Dinamarca Dinamarca[25] "Soldiers of Love" Lighthouse X Dansk Melodi Grand Prix 2016 13 de Fevereiro de 2016
Soldados de amor Inglês
 Eslovénia[26] "Blue and Red" ManuElla EMA 2016 -
Azul e Vermelho Inglês
 Espanha[27] "Say yay!" Barei Objetivo Eurovisión 2016 -
Dizer yay! Inglês
 Estónia[28] "Play" Jüri Pootsmann Eesti Laul 5 de Março de 2016
- Inglês
 Finlândia[29] "Sing it Away" Sandhja Uuden Musiikin Kilpailu 2016
Afastar a cantar Inglês
 França[30] "J'ai cherché" Amir Eleição Interna 29 de Fevereiro de 2016
Já procurei Francês e Inglês
 Geórgia[31] "Midnight Gold" Nika Kocharov & Young Georgian Lolitaz Artista: Eleição Interna

Canção: Final Nacional

14 de Janeiro de 2016
Ouro da meia-noite Inglês
 Grécia[32] "Utopian Land" Argo Final Nacional
Terra utópica Grego
 Países Baixos[33] "Slow Down" Douwe Bob Eleição Interna[34] -
Abrandar Inglês
 Hungria[35] "Pioneer" Freddie A Dal 2016 -
Pioneiro Inglês
 Irlanda[36] "Sunlight" Nicky Byrne Eleição Interna -
Luz do Sol Inglês
 Islândia[37] "Hear Them Calling" Greta Salóme Söngvakeppnin 2016 20 de Fevereiro de 2016
Ouço-os chamando Inglês
 Israel[38] "Made of Stars" Hovi Star HaKokhav HaBa[39] 3 de Março de 2016
Feito de estrelas Inglês
 Itália[40] "No degree of separation" 'Francesca Michielin'[41] Festival de Sanremo, após renúncia do grupo vencedor 13 de Fevereiro de 2016
Nenhum grau de separação Italiano
 Letónia[42] "Heartbeat" Justs Super Nova 28 de Fevereiro de 2016
Batido do coração Inglês
 Lituânia[43] "I've Been Waiting for This Night" Donny Montell Eurovizijos 2016 12 de Março de 2016
Eu tenho esperado por esta noite Inglês
 Macedónia do Norte[44] "Dona" Kaliopi Eleição Interna 7 de Março de 2016
Mulher Macedónio
 Malta[45] "Walk on Water" Ira Losco Artista: Malta Eurovision Song Contest 2016

Canção: Eleição Interna

Artista: 23 de Janeiro de 2016

Canção: Março de 2016

Andar sobre a água Inglês
 Moldávia "Falling Stars" Lidia Isac -
Estrelas cadentes Inglês
 Noruega[46] "Icebreaker" Agnete Johnsen Melodi Grand Prix 27 de Fevereiro de 2016
Quebra-gelo Inglês
Polónia Polónia[47] "Color Of Your Life" Michal Szpak Krajowe Eliminacje 2016 5 de Março de 2016
Cor da tua vida Inglês
Reino Unido Reino Unido[48] "You're Not Alone" Joe and Jake Eurovision: You Decide 2016 26 de Fevereiro de 2016[49]
Não estás sozinho Inglês
 Chéquia [50] "I Stand" Gabriela Gunčíková Eleição Interna -
Eu fico Inglês
Roménia Roménia[51] "Moment of Silence" Ovidiu Anton Selecția Națională 2016 6 de Março de 2016
Momento de silêncio -
 Rússia "You Are The Only One" Sergey Lazarev Eleição Interna -
Tu és a única Inglês
 Sérvia "Goodbye (Shelter)" Sanja Vučić ZAA - -
Adeus (Abrigo) Inglês
 Suécia[52] "If I Were Sorry" Frans Melodifestivalen 2016 12 de Março de 2016
Se eu lamentasse Inglês
 Suíça[53] "The Last of Our Kind" Rykka Final Nacional[54] 13 de Fevereiro de 2016[55]
O último da nossa espécie Inglês
 Ucrânia[56] "1944" Jamala Jewrovidenije 2016 21 de Fevereiro de 2016
1944 Inglês,Tártaro da Crimeia

Resultados[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:ESC 2016 semifinals.svg
  Países na primeira semifinal
  Países votantes na primeira semifinal
  Países na segunda semifinal
  Países votantes na segunda semifinal

Dos 36 países que participarão no festival nas semifinais, deste ano, 18 países participarão na primeira semifinal realizada no dia 10 de Maio (Terça Feira), e 18 países na segunda semifinal a realizada no dia 12 de Maio (Quinta Feira). Em cada semifinal passarão 10 países que tiveram melhor pontuação. Na primeira semifinal votarão os países participantes mais 3 finalistas: Espanha, França e Suécia. Na segunda semifinal votarão também os países participantes, tal como na primeira semifinal, assim como Alemanha, Itália e Reino Unido. Em cada show (semifinais e grande final) nenhum país poderá obviamente votar em si próprio. A grande final decorrerá dia 14 de Maio (Sábado) contando com 26 países concorrentes, e apenas um país sairá vencedor, sendo aquele que acumulará mais pontos, ganhando o privilégio de realizar a próxima edição e estar automaticamente classificado para a final do ano que vem.

A ordem de atuação foi revelada no dia 23 de Março.

Semifinal 1[editar | editar código-fonte]

A ordem de atuação foi revelada no dia 23 de Março.[57]

(Até o momento, nenhum convidado confirmado)

#[58] País[59] Idioma Artista Canção[59] Tradução em Português Lugar[60] Pontuação
 Finlândia inglês Sandhja "Sing It Away" Continuar cantando 15º 51
 Grécia inglês, grego Argo "Utopian Land" Terra Utópica 16º 44
 Moldávia inglês Lidia Isac "Falling Stars" Estrelas Cadentes 17º 33
 Hungria inglês Freddie "Pioneer" Pioneiro 197
 Croácia inglês Nina Kraljić "Lighthouse" Farol 10º 133
 Países Baixos inglês Douwe Bob "Slow Down" Acalmar 197
 Arménia inglês Iveta Mukuchyan "LoveWave" Onda do Amor 243
 San Marino inglês Serhat "I Didn't Know" Eu não sabia 12º 68
 Rússia inglês Sergey Lazarev "You Are the Only One" Tu és a única 342
10º  Chéquia inglês Gabriela Gunčíková "I Stand" Eu fico 161
11º  Chipre inglês Minus One "Alter Ego" Alter Ego 164
12º  Áustria Francês Zoë "Loin d'ici" Longe daqui 170
13º  Estónia inglês Jüri Pootsmann "Play" Tocar 18º 24
14º  Azerbaijão inglês Samra "Miracle" Milagre 185
15º Montenegro Montenegro inglês Highway "The Real Thing" A coisa real 13º 60
16º  Islândia inglês Gréta Salóme Stefánsdóttir "Hear Them Calling" Escutando o chamado 14º 51
17º  Bósnia e Herzegovina Bósnio Dalal & Deen feat. Ana Rucner & Jala "Ljubav je" O amor é 11º 104
18º  Malta inglês Ira Losco "Walk on Water" Andando na água 209

Países que também votam na Semifinal 1[editar | editar código-fonte]

Com direito de voto:
 Suécia
 Espanha
 França

Semifinal 2[editar | editar código-fonte]

A Roménia originalmente seria o décimo segundo país a competir nesta semifinal, mas, devido à dívida que a emissora pública tinha com a EBU, foi forçada a desistir.

#[58] País[61] Idioma[61] Artista[61] Canção Tradução para Português Lugar[62] Pontuação
 Letónia inglês Justs "Heartbeat" Batida do coração 132
 Polónia inglês Michał Szpak "Color of Your Life" A Cor da Tua Vida 151
 Suíça inglês Rykka "The Last of Our Kind" O último de nosso tipo 18º 28
 Israel inglês Hovi Star "Made of Stars" Feito de Estrelas 147
 Bielorrússia inglês Alexander Ivanov "Help You Fly" Ajudar-te a Voar 12º 84
 Sérvia inglês Sanja Vučić ZAA "Goodbye (Shelter)" Adeus (Abrigo) 10º 105
 Irlanda inglês Nicky Byrne "Sunlight" Luz do Sol 15º 46
 Macedónia do Norte macedónio Kaliopi "Dona" (Дона) Mulher 11º 88
 Lituânia inglês Donny Montell "I've Been Waiting for This Night" Eu estive esperando por esta noite 222
10º  Austrália inglês Dami Im "Sound of Silence" Som do silêncio 330
11º  Eslovénia inglês Manuella "Blue and Red" Azul e Vermelho 14º 57
12º  Bulgária inglês, Búlgaro Poli Genova "If Love Was a Crime" Se amar fosse um crime 220
13º  Dinamarca inglês Lighthouse X "Soldiers of Love" Soldados de amor 17º 34
14º  Ucrânia inglês, tártaro da Crimeia Jamala "1944" - 287
15º  Noruega inglês Agnete "Icebreaker" Quebra-gelo 13º 63
16º  Geórgia inglês Nika Kocharov & Young Georgian Lolitaz "Midnight Gold" Ouro de Tolos 123
17º  Albânia inglês Eneda Tarifa "Fairytale" Conto de fadas 16º 45
18º  Bélgica inglês Laura Tesoro "What's the Pressure?" Qual é a pressão ? 274

Países que também votam na Semi Final 2[editar | editar código-fonte]

Com direito de voto:
 Alemanha
 Itália
 Reino Unido

Final[editar | editar código-fonte]

# País[63] Idioma Artista[63] Canção[63] Tradução para Português Lugar[64] Pontuação
 Bélgica inglês Laura Tesoro "What's the Pressure?" Qual é a pressão? 10º 181
 Chéquia inglês Gabriela Gunčíková "I Stand" Eu fico 25º 41
 Países Baixos inglês Douwe Bob "Slow Down" Vai com calma 11º 153
 Azerbaijão inglês Samra "Miracle" Milagre 17º 117
 Hungria inglês Freddie "Pioneer" Pioneiro 19º 108
 Itália Italiano, Inglês Francesca Michielin "No Degree of Separation" Nenhum grau de separação 16º 124
 Israel inglês Hovi Star "Made of Stars" Feito de Estrelas 14º 135
 Bulgária inglês, Búlgaro Poli Genova "If Love Was a Crime" Se amar fosse um crime 307
[65]  Suécia Inglês Franz "If I Were Sorry" Se Eu Estiver Perdoado 261
10º  Alemanha Inglês Jamie-Lee Kriewitz "Ghost" Fantasma 26º 11
11º  França Francês, Inglês Amir "J'ai cherché" Estou procurando 257
12º  Polónia inglês Michał Szpak "Color of Your Life" A Cor da Tua Vida 229
13º  Austrália inglês Dami Im "Sound of Silence" Som do silêncio 511
14º  Chipre inglês Minus One "Alter Ego" Alter Ego 21º 96
15º  Sérvia inglês Sanja Vučić ZAA "Goodbye (Shelter)" Adeus (Abrigo) 18º 115
16º  Lituânia inglês Donny Montell "I've Been Waiting for This Night" Eu estive esperando por esta noite 200
17º  Croácia inglês Nina Kraljić "Lighthouse" Farol 23º 73
18º  Rússia inglês Sergey Lazarev "You Are the Only One" Tu és a única 491
19º  Espanha Inglês Barei "Say Yay!" Diga Sim 22º 77
20º  Letónia inglês Justs "Heartbeat" Batida do coração 15º 132
21º  Ucrânia inglês, tártaro da Crimeia Jamala "1944" 1944 534
22º  Malta inglês Ira Losco "Walk on Water" Andar na água 12º 153
23º  Geórgia inglês Nika Kocharov & Young Georgian Lolitaz "Midnight Gold" Ouro de Tolos 20º 104
24º  Áustria Francês Zoë "Loin d'ici" Longe daqui 13º 151
25º  Reino Unido Inglês Joe & Jake "You're Not Alone" Não está sozinho 24º 62
26º  Arménia inglês Iveta Mukuchyan "LoveWave" Onda do Amor 249

Outras Votações[editar | editar código-fonte]

Marcel Bezençon Prémios[66][editar | editar código-fonte]

Categorias País Música Cantor(s) Compositor(s)
Prémio Artístico  Ucrânia "1944" Jamala Jamala
Prémio Melhor Compositor  Austrália "Sound Of Silence" Dami Im David Musumeci, Anthony Egizi
Prémio Melhor Música  Rússia "You Are the Only One" Sergey Lazarev Dimitris Kontopoulos, Philip Kirkorov

OGAE[editar | editar código-fonte]

A OGAE Internacional ESC Poll esteve a revelar a grande opinião de fãs da Eurovisão em toda a Europa e do Mundo sobre o Festival Eurovisão da Canção 2015. Todos os anos, todos os OGAE-clubes organiza uma votação interna dos anos atuais canções Eurovision. Os resultados serão publicados no site, bem como nossos seus sites parceiros. O objetivo deste voto é a voz da opinião fãs ao longo dos anos atuais.

Esta votação nunca é oficial.

País Música Artista OGAE resultado
(atualmente*)[67]
 França Amir "J'ai cherché" 425
 Rússia Sergey Lazarev "You Are the Only One" 392
 Austrália Dami Im "Sound of Silence" 280
 Bulgária Poli Genova "If Love Was a Crime" 175
 Itália Francesca Michielin "No Degree of Separation" 170

*Resultados refletidos da votação de 42 membros OGAE.

Comentadores e Porta-Vozes[editar | editar código-fonte]

Comentadores[editar | editar código-fonte]

Países não participantes[editar | editar código-fonte]

Transmissão internacional em linguagem gestual[editar | editar código-fonte]

SVT anunciou a 22 de abril de 2016 que pela primeira vez foram transmitidos em Língua Gestual Internacional para deficientes auditivos. Todos os três espetáculos foram traduzidos por Julia Kankkonen.[153] As atuações serão interpretadas por dez intérpretes de linguagem gestual e os diálogos dos anfitriões por três intérpretes de linguagem gestual:[154][155][156]

As transmissões internacionais em linguagem gestual serão transmitidos online ao lado dos três espetáculos ao vivo,[154] com os seguintes países também a transmitirem na televisão:

Porta-Vozes[editar | editar código-fonte]

Os porta-vozes anunciarão a pontuação de 12 pontos do júri nacional do respectivo país na seguinte ordem:[161]

  1.  ÁustriaKati Bellowitsch
  2.  Islândia – Unnsteinn Manuel Stefánsson
  3.  Azerbaijão – Tural Asadov
  4.  San Marino – Irol MC
  5.  Chéquia – Daniela Písařovicová
  6.  Irlanda – Sinéad Kennedy
  7.  GeórgiaNina Sublatti (representante de Festival Eurovisão da Canção 2015)
  8.  Bósnia e Herzegovina – Ivana Crnogorac
  9.  Malta – Ben Camille
  10.  Espanha – Jota Abril
  11.  Finlândia – Jussi-Pekka Rantanen
  12.  SuíçaSebalter (representante de Festival Eurovisão da Canção 2014)
  13.  DinamarcaUlla Essendrop
  14.  FrançaÉlodie Gossuin
  15.  Moldávia – Olivia Furtună
  16.  Arménia – Arman Margaryan
  17.  Chipre – Loukas Hamatsos
  18.  Bulgária – Anna Angelova
  19.  Países BaixosTrijntje Oosterhuis (representante de Festival Eurovisão da Canção 2015)
  20.  Letónia – Toms Grēviņš
  21.  Israel – Ofer Nachshon
  22.  BielorrússiaUzari (representante de Festival Eurovisão da Canção 2015)
  23.  AlemanhaBarbara Schöneberger
  24.  RússiaNyusha
  25.  NoruegaElisabeth Andreassen (representante de Festival Eurovisão da Canção 1982, 1985, 1994 e 1996)
  26.  AustráliaLee Lin Chin
  27.  Bélgica – Umesh Vangaver
  28.  Reino UnidoRichard Osman
  29.  Croácia – Nevena Rendeli
  30.  GréciaConstantinos Christoforou (representante de Festival Eurovisão da Canção 1996, 2002 e 2005)
  31.  Lituânia – Ugnė Galadauskaitė
  32.  Sérvia – Dragana Kosjerina
  33.  Macedónia do Norte – Dijana Gogova
  34.  AlbâniaAndri Xhahu
  35.  Estónia – Daniel Levi Viinalass
  36.  UcrâniaVerka Serduchka (representante de Festival Eurovisão da Canção 2007)
  37.  ItáliaClaudia Andreatti
  38.  Polónia – Anna Popek
  39.  Eslovénia – Marjetka Vovk (representante de Festival Eurovisão da Canção 2015)
  40.  Hungria – Csilla Tatár
  41.  MontenegroDanijel Alibabić (representante de Festival Eurovisão da Canção 2005)
  42.  SuéciaGina Dirawi

Outros países[editar | editar código-fonte]

Possíveis saídas[editar | editar código-fonte]

  •  Austrália - O país foi o convidado especial dos 60 anos do concurso, contudo a EBU, confirmou que a Austrália, só iria participar em 2015 e se caso fosse a vencedora iria regressar no ano seguinte. Mas, durante o festival de 2015, o supervisor executivo Jon Ola Sand, disse que existiam possibilidades reais de que o país fosse inscrito efectivamente no festival (passando a chamar-se o BIG 6).[162]
  •  Montenegro - A chefe da delegação de Montenegro revelou que, devido a decisão do grupo da referência ter desclassificado os resultados do juri montenegrino na edição de 2015, a sua participação ainda não é certa. Contudo, a emissora responsável de Montenegro na eurovisão ainda não falou nada sobre a sua participação.[163]
  •  Israel - Apesar do país ter confirmado a sua participação, segundo o diário NRG, a sua participação está comprometida, por causa do Yom Hazikaron (Dia da Memória) que é normalmente celebrado no dia 11 de Maio. Este dia é dedicado aos civis e aos soldados mortos em confrontos armados e é um feriado,aonde as pessoas se recolhem em suas casas e nada pode ser realizado, pelo que o país não pode competir nem sequer transmitir a primeira semifinal do concurso. Um pedido para que o país ficasse colocado na segunda semifinal poderia ser feito novamente, mas isso implicaria que o ensaio geral fosse precisamente no dia 11 de Maio. Nada foi dito pela emissora de Israel nem sequer pela União Europeia de Radiotelevisão. Em 1980, o choque de datas forçou a não participação de Israel no evento, forçando a sua transferência para Haia, nos Países Baixos, já que Israel também tinha ganho o festival anterior (1979). Se chegar a não participar, talvez os países africanos como Líbano e Tunísia poderiam participar, estes países já se mostraram interessados em participar, mas nunca chegaram a participar por causa da participação israelita.[164]

Possíveis regressos[editar | editar código-fonte]

  •  Croácia - A HRT, emissora croata, confirmou que o país poderá regressar nesta edição, escolhendo o seu representante através da versão local do programa "The Voice". A representante que representou a Jugoslávia em 1989, disse numa entrevista que, a Croácia deveria de regressar ao certame.[165]

Regressos[editar | editar código-fonte]

  •  Ucrânia - O diretor da emissora NTU, confirmou que Ucrânia irá regressar após um ano de hiato, devido a crise geopolítica que o país enfrenta.[166]

Países que estão a decidir a sua participação[editar | editar código-fonte]

  •  San Marino - O compositor dos últimos anos,o alemão Ralph Siegel de São Marino confirmou que gostaria de participar mais um vez em 2016, mas a emissora ainda não confirmou nada sobre a sua participação.[167]

Países que não devem ou não vão participar na próxima edição[editar | editar código-fonte]

  •  Andorra - Andorra confirmou que não irá participar na eurovisão em 2016, os problemas financeiros é a principal razão do país estar ausente neste concurso, de acordo com a emissora RTVA, o país não irá competir na eurovisão assim tão cedo.[168]
  •  Mónaco - No dia 21 de Julho, a TMC, emissora do Mónaco, revelou que o país irá continuar de fora da eurovisão.[169][170] B
  •  Luxemburgo - A emissora do Luxemburgo, RTL, confirmou que o país não participará no festival de 2016. Mais tarde, disseram a sua justificação, por causa da falta de interesse na área de entretenimento.[171]
  •  Portugal - Por decisão da estação pública RTP, Portugal não irá marcar presença no festival de 2016. Uma das razões que levaram a RTP a tomar esta decisão foi o facto das baixas audiências e pouco interesse dos portugueses em relação às últimas edições do Festival Eurovisão.[172] Este ano, a RTP ponderou não transmitir o Festival Eurovisão em qualquer um dos seus canais, uma vez que a Direção decidiu inicialmente não incluir o mesmo na grelha de programação, no entanto, após diversas manifestações de desagrado por parte dos espetadores, a estação voltou atrás na sua decisão e transmite as semifinais e a final do evento. De acordo com a direção do canal, já se prepara o regresso em 2017.[173][174]

Países que não têm autorização de participar[editar | editar código-fonte]

  • China China - A única emissora privada da China,a Hunan TV confirmou o seu interesse em participar, a EBU disse que "estamos abertos e estamos sempre à procura de novos elementos em cada Festival Eurovisão da Canção". No dia 3 de Junho, foi desmentida a possível participação chinesa.[175]
  • Ilhas Faroe Ilhas Faroé - No dia 9 de junho de 2015,foi anunciado que a emissora estatal Kringvarp Føroya (SVF) explorou uma participação, na Eurovisão em 2016,a solicitar sua posição como membro efetivo da EBU, mas foi rejeitada devido às ilhas fazerem parte da Dinamarca. O ministro da Educação, das ilhas, Bjørn Kalso, apoiou a participação das Ilhas Faroé, dizendo, "a justificativa até agora tem sido a de que os países têm de ser reconhecidos pelas Nações Unidas como independentes". Mas não há dúvida de que poderíamos facilmente ultrapassar essas barreiras, se estamos absolutamente determinados a atingir esse objetivo ... é completamente até a Kringvarpið ... para renovar a candidatura regularmente, e mostrar à UER que as Ilhas Faroe estão no jogo igual a outros países quando se trata de uma participação no Festival Eurovisão da Canção."[176]
  • Kosovo Kosovo - O ministro das Relações Exteriores do Kosovo publicou no Twitter, que o país (não reconhecido por quinze estados na Europa e ainda não é membro ativo da UER) ia participar no Festival da Eurovisão 2016 marcando a sua estreia para o concurso. No entanto, no dia 3 de Junho de 2015, a UER desmentiu que Kosovo iria competir em 2016, como a emissora nacional Rádio Televisão de Kosovo (RTK) não é nem associada e nem membro ativo.[177]

Referências

  1. «Stockholm to host 2016 Eurovision Song Contest». eurovision.tv. European Broadcasting Union. 8 de julho de 2015. Consultado em 8 de julho de 2015 
  2. «Biggest change to Eurovision Song Contest voting since 1975» (em inglês). eurovision.tv. 18 de fevereiro de 2016. Consultado em 18 de fevereiro de 2016 
  3. Veselova, Viktoria; Melnykova, Oleksandra (11 de fevereiro de 2016). «Crimean singer in line to represent Ukraine at Eurovision». theguardian.com. The Guardian. Consultado em 11 de fevereiro de 2016 
  4. 10, 12 e 14 de Maio deverão ser as datas para a próxima edição
  5. Lindqvist, Anton (24 de maio de 2015). «Måns Zelmerlöw öppnar för att leda Eurovision Song Contest 2016» [Mans Zelmerlöw opens for leading Eurovision 2016]. svt.se (em sueco). Sveriges Television. Consultado em 24 de maio de 2015 
  6. Linndqvist, Anton (21 de novembro de 2014). «Måns Zelmerlöw – Heroes». svt.se (em sueco). Sveriges Television. Consultado em 25 de maio de 2015 
  7. Lindqvist, Anton (17 de junho de 2013). «Följ med på Allsångshistoria» [Follow on song history]. svt.se (em sueco). Sveriges Television. Consultado em 25 de maio de 2015 
  8. a b Selåker, Johannes; Färsjö, Therese (24 de maio de 2015). «Måns öppnar för nytt jobb efter ESC-succén» [Mans opens for a new job after the ESC success]. expressen.se (em sueco). Expressen. Consultado em 25 de maio de 2015 
  9. William Lee Adams. «Eurovision 2016: Dolph Lundgren to host alongside Måns Zelmerlöw». Eurovision 2015 Predictions, Polls, Odds, Rankings - wiwibloggs. Consultado em 2 de junho de 2015 
  10. Austrália participa
  11. «Eurovisión cambia el sistema de votaciones para dar más emoción al festival Leer más: Eurovisión 2016: Eurovisión cambia el sistema de votaciones para dar más emoción al festival. Noticias de Eurovisión goo.gl/aHMMyL» (em espanhol). vaniatis.el 
  12. «Emoción hasta el final en Eurovisión 2016: nuevo formato de votación» (em espanhol). rtve.es 
  13. «Eurovisión 2016 estrena un nuevo y emocionante sistema de votación» (em espanhol). eurovision-spain 
  14. Jiandani, Sanjay (26 de maio de 2015). «Preparations in full swing in Sweden». esctoday.com. ESCToday. Consultado em 29 de maio de 2015 
  15. Granger, Anthony (8 de julho de 2015). «ESC'16: Stockholm To Host Eurovision 2016». eurovoix.com. Consultado em 8 de julho de 2015 
  16. «Stockholm to host 2016 Eurovision Song Contest». Eurovision.tv. Consultado em 8 de julho de 2015 
  17. Alemanha: NDR confirma participação na Eurovisão 2016
  18. Áustria: ORF confirma participação na Eurovisão 2016
  19. Azerbaijão: ITV confirma participação na Eurovisão 2016
  20. Bélgica: VRT confirma participação na Eurovisão 2016
  21. Bielorrússia: BTRC confirma participação na Eurovisão 2016
  22. Bósnia e Herzegovina: BHRT confirma participação na Eurovisão 2016
  23. Bulgária: BNT confirma participação na Eurovisão 2016
  24. Chipre: CyBC confirma participação na Eurovisão 2016
  25. Dinamarca: DR confirma participação na Eurovisão 2016
  26. Eslovénia: RTVSLO confirma participação na Eurovisão 2016
  27. Espanha: TVE confirma participação na Eurovisão 2016
  28. Estónia: ERR confirma participação na Eurovisão 2016
  29. Finlândia: YLE confirma participação na Eurovisão 2016
  30. França: France 2 confirma participação na Eurovisão 2016
  31. Geórgia: GPG confirma participação na Eurovisão 2016
  32. Grécia: ERT confirma participação na Eurovisão 2016
  33. Holanda: AVROTROS confirma participação na Eurovisão 2016
  34. Holanda aposta por uma seleção interna[ligação inativa]
  35. Hungria: MTV confirma participação na Eurovisão 2016
  36. Irlanda: RTÉ confirma participação na Eurovisão 2016
  37. Islândia: RÚV confirma participação na Eurovisão 2016
  38. Israel: IBA confirma participação na Eurovisão 2016
  39. «Israel vai apostar mais uma vez, HaKokhav HaBa para escolher o seu representante». Consultado em 1 de julho de 2015. Arquivado do original em 14 de julho de 2015 
  40. Itália: RAI confirma participação na Eurovisão 2016[ligação inativa]
  41. Eurovision 2016: Francesca Michielin in gara
  42. Letónia: LTV confirma participação na Eurovisão 2016
  43. Lituânia: LRT confirma participação na Eurovisão 2016
  44. Macedónia: MKRTV confirma participação na Eurovisão 2016
  45. Malta: PBS confirma participação na Eurovisão 2016
  46. Noruega: NRK confirma participação na Eurovisão 2016
  47. Polónia: TVP confirma participação na Eurovisão 2016[ligação inativa]
  48. Reino Unido: BBC confirma participação na Eurovisão 2016
  49. «United Kingdom Final on 26th February». Eurovision.tv (em inglês). Consultado em 5 de março de 2016 
  50. República Checa: CT confirma participação na Eurovisão 2016[ligação inativa]
  51. Roménia: TVR confirma participação na Eurovisão 2016
  52. «Suécia: SVT confirma participação na Eurovisão 2016». Consultado em 24 de maio de 2015. Arquivado do original em 8 de outubro de 2011 
  53. Suíça: SRF confirma participação na Eurovisão 2016
  54. Suíça aposta uma fina nacional
  55. 13 de Fevereiro é escolhido o representante da Suíça
  56. Ucrânia: NTU confirma participação na Eurovisão 2016
  57. Ordem revelada no dia 23 de Março de 2015
  58. a b Jordan, Paul (8 de abril de 2016). «Running order of the Semi-Finals revealed». eurovision.tv. European Broadcasting Union. Consultado em 8 de abril de 2016 
  59. a b «Eurovision Song Contest 2016 First Semi-Final». eurovision.tv. European Broadcasting Union. Consultado em 28 de janeiro de 2016 
  60. «Eurovision Song Contest 2016 - First Semi-Final». Eurovision. Consultado em 14 de maio de 2016 
  61. a b c «Eurovision Song Contest 2016 Second Semi-Final». eurovision.tv. European Broadcasting Union. Consultado em 28 de janeiro de 2016 
  62. «Eurovision Song Contest 2016 - Second Semi-Final». Eurovision. Consultado em 14 de maio de 2016 
  63. a b c «Eurovision Song Contest 2016 Grand Final». eurovision.tv. European Broadcasting Union. Consultado em 2 de fevereiro de 2016 
  64. «Ukraine wins the 2016 Eurovision Song Contest». Eurovision. Consultado em 15 de maio de 2016 
  65. «Sweden to perform 9th in the Grand Final». eurovision.tv. European Broadcasting Union. Consultado em 14 de março de 2016 
  66. «Winners of the Marcel Bezençon Awards 2016». Eurovision.tv (em inglês). Consultado em 15 de maio de 2016 
  67. «OGAE Poll Results 2016». Google Docs. OGAE. Consultado em 6 de abril de 2016 
  68. Granger, Anthony (5 de abril de 2016). «Phoenix to broadcast both semi-finals». eurovoix.com. Eurovoix. Consultado em 6 de abril de 2016 
  69. «ESC 2016: Sendetermine im Fernsehen und Online» [ESC 2016: broadcast dates on television and online]. eurovision.de (em alemão). ARD. 22 de abril de 2016. Consultado em 24 de abril de 2016 
  70. Granger, Anthony (24 de abril de 2016). «Albania: Andri Xhahu is Eurovision 2016 Spokesperson». Eurovoix. Consultado em 24 de abril de 2016 
  71. Lako, Niko (24 de abril de 2016). «Andri Xhahu konfirmohet si komentues dhe prezantues i pikëve të Shqipërisë në Eurovision 2016» [Andri Xhahu confirmed as Albanian commentator and spokesperson for Eurovision 2016]. imalbania.com (em albanês). Infomedia Albania. Consultado em 24 de abril de 2016 
  72. «Հետևեք #եվրատեսիլ 2016-ի ընթացքին Առաջին ալիքի և...». facebook.com (em arménio). AMPTV. 10 de maio de 2016. Consultado em 10 de maio de 2016 
  73. «Իվետա Մուկուչյանը «Եվրատեսիլ»-ի եզրափակչում ելույթ կունենա 26-րդ համարի ներքո» [Iveta Mukuchyan will perform under the number 26 in the final of Eurovision]. eurovision.am (em arménio). 13 de maio de 2016. Consultado em 13 de maio de 2016 
  74. «Dami Im named as Australia's 2016 Eurovision Artist». sbs.com.au. SBS. 3 de março de 2016. Consultado em 3 de março de 2016 
  75. «SBS Eurovision Radio Launches on 1 May». sbs.com.au. SBS. 26 de abril de 2016. Consultado em 26 de abril de 2016 
  76. «Startnummer 12 für Österreich im ersten ESC-Semifinale am 10. Mai». ots.at (em alemão). Austria Press Agency. 8 de abril de 2016. Consultado em 29 de abril de 2016 
  77. «"Eurovision 2016" yarışmasının 1-ci yarımfinalı İTV-də canlı yayımlanacaq». trend.az (em azerbaijano). Trend News Agency. 10 de maio de 2016. Consultado em 10 de maio de 2016 
  78. Cavadsoy, Şahin (9 de maio de 2016). «Azərbaycan dilində "Eurovision"u o, şərh edəcək». primetime.az (em azerbaijano). PrimeTime. Consultado em 12 de maio de 2016. Arquivado do original em 10 de setembro de 2016 
  79. «Eurovisiesongfestival: tegen wie neemt Laura het op?». vrt.be (em holandês). VRT. 28 de abril de 2016. Consultado em 28 de abril de 2016 
  80. «Eurovision de la chanson Demi-finale 1». rtbf.be (em francês). RTBF. Consultado em 28 de abril de 2016 
  81. «Eurovision de la chanson Demi-finale 2». rtbf.be (em francês). RTBF. Consultado em 28 de abril de 2016 
  82. «IVAN выступит на "Евровидении" во втором полуфинале под 5-м номером» [IVAN will perform fifth in the second semi final of Eurovision]. tvr.by (em russo). BTRC. 8 de abril de 2016. Consultado em 19 de abril de 2016 
  83. «БТ: выступление Иванова никак не дискредитирует Беларусь». sputnik.by (em russo). Sputnik. 25 de abril de 2016. Consultado em 26 de abril de 2016 
  84. «BH EUROSONG - Danas je važan dan za učesnike prvog polufinala na...». facebook.com (em bosnio). BHRT. 9 de maio de 2016. Consultado em 9 de maio de 2016 
  85. «Поли Генова: ЗАВРЪЩАНЕТО МИ НА ЕВРОВИЗИЯ ПРИЕМАМ... - BNT Eurovision Bulgaria». facebook.com (em bulgáro). BNT. 8 de maio de 2016. Consultado em 9 de maio de 2016 
  86. «От тази вечер Европа е музика! Евровизия 2016... - BNT Eurovision Bulgaria». facebook.com (em bulgáro). BNT. 10 de maio de 2016. Consultado em 10 de maio de 2016 
  87. «Otkriveni posljednji detalji uoči odlaska na Eurosong: "Nina Kraljić stvorena za velike pozornice"». index.hr (em croata). Index.hr. 25 de abril de 2016. Consultado em 25 de abril de 2016 
  88. «Στην τελική ευθεία οι προετοιμασίες για τον διαγωνισμό τραγουδιού της Eurovision». foni-lemesos.com (em grego). I Foni tis Lemesou. 5 de maio de 2016. Consultado em 6 de maio de 2016 
  89. Christensen, Kasper Madsbøll (3 de maio de 2016). «Uventet afgørelse giver Danmark fordel i Melodi Grand Prix». dr.dk (em dinamarquês). DR. Consultado em 10 de maio de 2016 
  90. «Evrovizijski teden na Televiziji Slovenija» [Eurovision week at Televizija Slovenija]. rtvslo.si (em esloveno). Radiotelevizija Slovenija. 25 de abril de 2016. Consultado em 26 de abril de 2016 
  91. «José María Iñigo y Julia Varela repiten como comentaristas de Eurovisión 2016 para TVE» [José María Iñigo and Julia Varela return as commentators of Eurovision 2016 for TVE]. rtve.es (em espanhol). Consultado em 13 de abril de 2016 
  92. «Eurovisiooni lauluvõistlus 2016: Finaal». err.ee (em estónio). ERR. Consultado em 1 de maio de 2016. Arquivado do original em 6 de maio de 2016 
  93. «Raadio 2 - Eurovisioon & Juur & Kivirähk = klassika! Teisipäeval,...». facebook.com (em estónio). ERR. 9 de maio de 2016. Consultado em 9 de maio de 2016 
  94. «Евровидение вместе с ETV+». err.ee (em russo). ERR. 19 de abril de 2016. Consultado em 1 de maio de 2016. Arquivado do original em 10 de agosto de 2016 
  95. «Viisukommentaattori Mikko Silvennoinen». yle.fi (em finlandês). Yle. 29 de abril de 2016. Consultado em 29 de abril de 2016 
  96. «Eurovision Song Contest 2016 Semifinaali 1». yle.fi (em finlandês). Yle. Consultado em 29 de abril de 2016 
  97. «Eurovision laulukilpailu 2016: Ensimmäinen semifinaali». yle.fi (em finlandês). Yle. 2 de maio de 2016. Consultado em 2 de maio de 2016 
  98. Eklund, Monica (4 de maio de 2016). «Sandhja sätter ribban högt». yle.fi (em sueco). Yle. Consultado em 9 de maio de 2016 
  99. Omelyanchuk, Olena (29 de fevereiro de 2016). «Amir is the French choice for Stockholm!». eurovision.tv. European Broadcasting Union. Consultado em 29 de fevereiro de 2016 
  100. «2016 წლის ევროფესტივალის პირდაპირ ეთერს პირველ არხზე თუთა ჩხეიძე გაუძღვება». eurovision-georgia.ge (em georgiano). Georgian Public Broadcaster. 27 de abril de 2016. Consultado em 5 de maio de 2016. Arquivado do original em 14 de maio de 2016 
  101. «ევროვიზია 2016. პირველი ნახევარფინალი». eurovision-georgia.ge (em georgiano). Georgian Public Broadcaster. 10 de maio de 2016. Consultado em 13 de maio de 2016 
  102. Zacharis, Thomas (10 de maio de 2016). «Eurovision 2016: Οι Ημιτελικοί και ο Τελικός στην ΕΡΤ». ert.gr (em grego). ERT. Consultado em 12 de maio de 2016. Cópia arquivada em 3 de junho de 2016 
  103. «Week van het Eurovisie Songfestival bij NPO». spreekbuis.nl (em holandês). Spreekbuis.nl. 9 de maio de 2016. Consultado em 9 de maio de 2016 
  104. «Eurovisie Songfestival 2016 finale». bvn.tv (em holandês). BVN. Consultado em 3 de maio de 2016. Arquivado do original em 10 de maio de 2016 
  105. «Douwe Bob zorgt voor commentaar bij Songfestival». telegraaf.nl (em holandês). De Telegraaf. 12 de maio de 2016. Consultado em 13 de maio de 2016 
  106. «Jövő héten kezdetét veszi az Eurovíziós Dalfesztivál! Kattints bővebb infókért!». music-daily.hu (em húngaro). Music Daily. 5 de maio de 2016. Consultado em 9 de maio de 2016. Cópia arquivada em 4 de junho de 2016 
  107. «TV Preview: TEN shows you shouldn't miss». rte.ie. RTÉ. 6 de maio de 2016. Consultado em 10 de maio de 2016 
  108. «Gísli Marteinn kynnir Eurovision á ný» [Gísli Marteinn presents Eurovision again]. RÚV.is (em islandês). Ríkisútvarpið. 15 de abril de 2016. Consultado em 22 de abril de 2016 
  109. hebraico:נבחרו חברי צוות השיפוט הישראלי לאירוויזיון. iba.org.il (em hebraico). Israel Broadcasting Authority. 3 de maio de 2016. Consultado em 5 de maio de 2016 
  110. «בהצלחה ל-Hovi Star הערב ב-Eurovision Song... - 88 FM - הדף הרשמי». facebook.com (em hebraico). Kol Yisrael. 12 de maio de 2016. Consultado em 12 de maio de 2016 
  111. Granger, Anthony (10 de fevereiro de 2016). «Italy: Rai 4 to broadcast both semi finals». eurovoix.com. Consultado em 10 de fevereiro de 2016 
  112. Muldoon, Padraig (2 de outubro de 2015). «Movin' on up: Italy migrates Eurovision to main channel RAI 1». wiwibloggs.com. Consultado em 2 de outubro de 2015 
  113. Granger, Anthony (4 de abril de 2016). «Italy: Flavio Insinna & Federico Russo Announced As Commentators». Eurovoix.com. Consultado em 4 de abril de 2015 
  114. «TIEŠRAIDE! Starptautiskais Eirovīzijas dziesmu konkurss. 1. pusfināls». ltv.lsm.lv (em letão). Latvijas Televīzija. Consultado em 10 de maio de 2016. Cópia arquivada em 3 de junho de 2016 
  115. «Zināmi pirmie desmit 'Eirovīzijas' finālisti; Igaunija no cīņas izstājas». delfi.lv (em letão). Delfi. 10 de maio de 2016. Consultado em 11 de maio de 2016 
  116. Pabiržis, Dovaidas (9 de maio de 2016). «"Eurovizija": loterija be pralaimėjimo». veidas.lt (em lituano). Veidas. Consultado em 10 de maio de 2016 
  117. «Официјален почеток на „Избор за песна на Евровизија"- Стокхолм 2016». mrt.com.mk (em macedónio). MRT. 10 de maio de 2016. Consultado em 10 de maio de 2016 
  118. «Segwi b'mod DIRETT l-ewwel semi-finali... - Television Malta». facebook.com (em maltês). TVM. 10 de maio de 2016. Consultado em 11 de maio de 2016 
  119. Flask, Wayne (11 de maio de 2016). «Ira Losco takes Malta to the Eurovision Song Contest finals». maltatoday.com.mt. Malta Today. Consultado em 11 de maio de 2016 
  120. «Ceremonia de deschidere a Eurovision 2016: Lidia Isac a strălucit pe covorul roşu». trm.md (em romeno). TRM. 9 de maio de 2016. Consultado em 9 de maio de 2016 
  121. «PRIMA Semifinală Internaţională "Euvision Song Contest" 2016. Partea I-a». trm.md (em romeno). TRM. 10 de maio de 2016. Consultado em 12 de maio de 2016 
  122. «Eurosong 2016». rtcg.me (em montenegrina). RTCG. 10 de maio de 2016. Consultado em 10 de maio de 2016 
  123. «"Highway" bez finala». rtcg.me (em montenegrina). RTCG. 11 de maio de 2016. Consultado em 11 de maio de 2016 
  124. «NRK TV - Eurovision Song Contest 2016 - Finale - 14.05.2016» [NRK TV - Eurovision Song Contest 2016 - Final - 14 May 2016]. nrk.no (em norueguês). NRK. Consultado em 24 de abril de 2016 
  125. «NRK TV - P3morgens store Eurovision-fest - 14.05.2016» [P3morgen's great Eurovision party]. nrk.no (em norueguês). NRK. Consultado em 24 de abril de 2016 
  126. «NRK Radio - Eurovision Song Contest 2016 - semifinale - 12.05.2016». nrk.no (em norueguês). NRK. Consultado em 9 de maio de 2016. Cópia arquivada em 6 de agosto de 2016 
  127. «Eurowizyjna rywalizacja w TVP» [Eurovision rivalry in TVP]. tvp.pl (em polaco). TVP. 29 de abril de 2016. Consultado em 6 de maio de 2015 
  128. Palmer, Siobhan (4 de abril de 2016). «When is Eurovision 2016 and how can I watch it?». telegraph.co.uk. The Daily Telegraph. Consultado em 21 de abril de 2016 
  129. «Radio 2 info and Q&A with Ken Bruce». bbc.co.uk. BBC. 25 de abril de 2016. Consultado em 28 de abril de 2016 
  130. «Eurovision Song Contest 2016 opět s účastí České republiky» [Eurovision Song Contest 2016, again with representation from the Czech Republic]. satcentrum.com (em checo). satCentrum. 12 de março de 2016. Consultado em 19 de abril de 2016 
  131. Belikova, Ekaterina (5 de maio de 2016). «Лайфу стали известны имена российских комментаторов конкурса "Евровидение-2016"». life.ru (em russo). Life.ru. Consultado em 6 de maio de 2016 
  132. «Eurovision 2016: San Marino RTV conferma al commento il duo Fiorio-Restivo» [Eurovision 2016: San Marino RTV confirms the commentary duo Fiorio-Restivo]. eurofestivalnews.com (em italiano). Eurofestival News. 13 de janeiro de 2016. Consultado em 19 de abril de 2016 
  133. «Pesma Evrovizije 2016, polufinale 1, prenos». rts.rs (em sérvio). RTS. Consultado em 10 de maio de 2016 
  134. «Pesma Evrovizije 2016, polufinale 2, prenos». rts.rs (em sérvio). RTS. Consultado em 10 de maio de 2016 
  135. «Pesma Evrovizije 2016, Finale, prenos». rts.rs (em sérvio). RTS. Consultado em 13 de maio de 2016 
  136. «Lotta Bromé kommenterar Eurovision Song Contest 2016: "Det är lite av en dröm"» [Lotta Bromé to commentate on Eurovision Song Contest 2016: "This is a bit of a dream"]. sverigesradio.se (em sueco). Consultado em 13 de abril de 2016 
  137. «Eurovisionfesten kan börja – här är Sveriges Radios bevakning». sverigesradio.se (em sueco). Sveriges Radio. 20 de abril de 2016. Consultado em 28 de abril de 2016 
  138. ««Eurovision Song Contest» 2016 – Der Countdown» [«Eurovision Song Contest» 2016 – the countdown]. srf.ch (em alemão). Schweizer Radio und Fernsehen. 18 de abril de 2016. Consultado em 19 de abril de 2016 
  139. «Eurosong 2016 Finale internationale». srf.ch (em francês). SRF. Consultado em 3 de maio de 2016 
  140. «Eurovision Song Contest 2016 La semifinale». srf.ch (em italiano). SRF. Consultado em 3 de maio de 2016 
  141. «Eurovision Song Contest 2016 Spettacoli». srf.ch (em italiano). SRF. Consultado em 3 de maio de 2016 
  142. «Джамала виступить 15-ю у другому півфіналі Євробачення-2016» [Jamala will perform fifteenth in the second semi-final of Eurovision 2016]. 1tv.com.ua (em ucraniano). NTU. 8 de abril de 2016. Consultado em 19 de abril de 2016. Cópia arquivada em 25 de abril de 2016 
  143. «Українське радіо транслюватиме Міжнародний пісенний конкурс «Євробачення-2016»». nrcu.gov.ua (em ucraniano). Radio Ukraine. 4 de maio de 2016. Consultado em 6 de maio de 2016 
  144. Granger, Anthony (25 de abril de 2016). «China: Hunan Television to broadcast Eurovision live on TV». Eurovoix.com. Consultado em 26 de abril de 2016 
  145. Granger, Anthony (5 de maio de 2016). «Kosovo: Broadcasting 61st Eurovision Song Contest». Eurovoix.com. Consultado em 5 de maio de 2016 
  146. ««Хабар» покажет прямую трансляцию первого полуфинала конкурса Eurovision-2016». khabar.kz (em russo). Khabar Agency. 11 de maio de 2016. Consultado em 11 de maio de 2016. Arquivado do original em 25 de maio de 2017 
  147. «Come together for a celebration like no other!... - UKTV New Zealand». facebook.com. BBC UKTV. 1 de maio de 2016. Consultado em 11 de maio de 2016 
  148. Granger, Anthony (15 de abril de 2016). «Portugal: RTP will now broadcast Eurovision 2016». Eurovoix.com. Consultado em 15 de abril de 2016 
  149. «RTP volta atrás. Afinal, "habemus" Eurovisão!» [RTP turn back. After all that, "we have" Eurovision!] 
  150. «Hélder Reis será o comentador da RTP» [Hélder Reis will be the commentator for RTP] 
  151. «Eurovision Song Contest 2016 - About the Show». logotv.com. Logo TV. Consultado em 2 de maio de 2016. Cópia arquivada em 2 de junho de 2016 
  152. Parker, Lyndsey (9 de maio de 2016). «See Kim Chi, Bob the Drag Queen, and Naomi Smalls Serve 'Realness' in Exclusive 'RuPaul's Drag Race' Music Video Preview». Yahoo!. Consultado em 11 de maio de 2016 
  153. Jordan, Paul (22 de abril de 2016). «Eurovision 2016 to be broadcast with international sign performances». eurovision.tv. European Broadcasting Union. Consultado em 10 de maio de 2016 
  154. a b c Martinsson, Niclas (6 de maio de 2016). «Dansande händer i Eurovision». dovastidning.se (em sueco). Dövas Tidning. Consultado em 10 de maio de 2016. Cópia arquivada em 17 de outubro de 2017 
  155. «Vivien Batory: Ser frem til at tolke den internationale Eurovision Song Contest». loud.land (em dinamarquês). Lound.land. 9 de maio de 2016. Consultado em 14 de maio de 2016. Arquivado do original em 10 de maio de 2016 
  156. «Deaf Performer #10: Amadeus Lantz, Sweden... - Julia & Juli Kommunikation AB». facebook.com. Julia & Juli Kommunikation AB. 11 de maio de 2016. Consultado em 14 de maio de 2016 
  157. «"Eurovision Song Contest": ZOE glänzt in mintgrüner Traumrobe am Roten Teppich». ots.at (em alemão). Austria Press Agency. 9 de maio de 2016. Consultado em 10 de maio de 2016 
  158. Dohrmann, Jan (9 de maio de 2016). «Grand Prix-fest for døve på Ramasjang». dr.dk (em dinamarquês). DR. Consultado em 10 de maio de 2016 
  159. «LRT KULTŪRA transliuos "Euroviziją" kurtiesiems». lrt.lt (em lituano). LRT. 28 de abril de 2016. Consultado em 10 de maio de 2016. Cópia arquivada em 17 de outubro de 2017 
  160. «NRK Tegnspråk». facebook.com (em norueguês). NRK. 4 de maio de 2016. Consultado em 10 de maio de 2016 
  161. Roxburgh, Gordon (14 de maio de 2016). «The 42 spokespersons for the 2016 Grand Final». eurovision.tv. European Broadcasting Union. Consultado em 14 de maio de 2016 
  162. Austrália não deve de participar mais na eurovisão
  163. Participação de Montenegro ainda não é certa
  164. Datas podem deixar Israel de fora por um ano
  165. Croácia deverá regressar em 2016
  166. Ucrânia regressa a competição !
  167. «Compositor dos últimos anos de São Marino manifesta-se em participar mais uma vez». Consultado em 1 de junho de 2015. Arquivado do original em 2 de junho de 2015 
  168. «Andorra não compete mais uma vez mais na eurovisão». Consultado em 22 de junho de 2015. Arquivado do original em 26 de junho de 2015 
  169. Mónaco não vai participar
  170. Mónaco anuncia a sua, não participação[ligação inativa]
  171. Luxemburgo não participa
  172. «Portugal está fora da Eurovisão 2016» 
  173. [1]
  174. [2]
  175. China não deverá de participar em 2016
  176. Ilhas Faroe, querem participar na eurovisão
  177. Kosovo não deve de participar em 2016

Ligações externas[editar | editar código-fonte]