Festival Internacional de Cinema de Toronto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Logotipo do festival.

O Festival Internacional de Cinema de Toronto (em inglês: Toronto International Film Festival) ou TIFF é um festival de cinema que ocorre todo mês de setembro na cidade de Toronto, Canadá desde 1976[1] . O Festival começa oficialmente na Quinta-feira após o Dia do Trabalhador no Canadá e segue durante mais dez dias. O festival de Toronto já exibiu cerca de 400 filmes ao longo de sua existência e é considerado um dos festivais mais importantes da indústria cinematográfica mundial, ao lado do Festival de Cannes, Festival de Veneza e Festival de Berlim.

História[editar | editar código-fonte]

O TIFF foi fundado em 1976 sob o título de Festival of Festivals (Festival dos Festivais) e premiava os melhores filmes já exibidos em outros festivais. O Festiva de Toronto era mantido por investimentos de cineastas e empresários e acabou por se tornar uma ferramenta de marketing de Hollywood.

O TIFF já premiou e exibiu vários filmes, dentre eles: Chariots of Fire (br: Carruagens de Fogo), The Big Chill (br: O Reencontro / pt: Os Amigos de Alex), Husbands and Wives (br: Maridos e Esposas) e American Beauty (Beleza Americana).

Referências

  1. Festival de Cinema de Toronto. Omelete - UOL. Página visitada em 22 de abril de 2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]