Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde novembro de 2015). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Ícone de esboço Este artigo sobre ambiente é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Portal A Wikipédia possui o
Portal de Goiás

O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) é um festival realizado anualmente na Cidade de Goiás desde 1999. Atualmente é o maior festival cinematográfico sobre o meio ambiente. Sua realização está a cargo da Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira (Agepel)

Criadores[editar | editar código-fonte]

O FICA foi idealizado por Luiz Felipe Gabriel, Jaime Sautchuk, Adnair França e Luís Gonzaga. O festival marcou um novo momento da cultura em Goiás, com a sua primeira edição em 1999. O cineasta João Batista de Andrade foi o coordenador geral do evento, e produziu todo o seu regulamento estabelecendo a premiação, dois meses depois de já realizado. O evento é realizado na Cidade de Goiás, berço cultural do Estado, e se tornou um dos mais importantes eventos do cinema mundial.[1]

Edições[editar | editar código-fonte]

1ª Edição[editar | editar código-fonte]

Em seu primeiro ano de realização, 1999 o FICA aconteceu entre 2 e 6 de junho. Teve 154 obras inscritos, de 17 países. Dessas, foram selecionadas 37 produções (4 Longa-metragens, 12 Média-metragens e 21 Curta-metragens), de 12 países: Argentina, Áustria, Brasil, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Moçambique, Portugal e Venezuela.

Na participação Brasileira, foram selecionadas 17 obras de 8 Estados: Brasília, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo

Os filmes premiados foram :

Referências

  1. «O Festival.». fica.art.br 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]