Festival Internacional de Londrina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Filo londrina.jpg

O Festival Internacional de Londrina (FILO) é um festival de teatro que ocorre anualmente na cidade de Londrina, no Paraná.

História[editar | editar código-fonte]

O festival tem seus primórdios no Festival Universitário de Londrina, criado em 1968, às vésperas do Ato Institucional nº 5. Naquela época, ainda não havia a Universidade Estadual de Londrina (UEL), mas cinco faculdades distintas: Medicina, Odontologia, Filosofia, Direito e Ciências Econômicas.

No Festival Universitário havia concurso de poesia, teatro, música, fotografia, entre outros. Mais que criar uma identidade local por meio da arte, o evento passou a ter caráter político, visto que muitos participantes utilizavam o espaço para discutir a realidade brasileira em plena Ditadura Militar.

Com o passar do tempo, a música e as outras artes perderam espaço para as artes cênicas. Em 1970, o festival passou a ser exclusivamente de teatro.

Em 1988, torna-se internacional, e dois anos mais tarde, 1990, é renomeado como Filo.

Atualmente, exibe espetáculos de diversas companhias nacionais e internacionais. O Filo faz parte do Núcleo de Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil e inicia o calendário de eventos da entidade, que também promove festivais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São José do Rio Preto e Porto Alegre.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.