Festival Internacional de Publicidade de Cannes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde março de 2013). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Festival da SAWA (Screen Advertising Worlds Agencies), mais conhecido no mundo da publicidade como Festival de Cannes, realizado na cidade de Cannes, na Riviera Francesa. Foi criado em 1953, e é o mais importante prêmio da publicidade mundial. Geralmente é realizado no mês de junho. Tradicionalmente, teve uma única categoria (Filmes), até que no início da década de 90 começaram a surgir novas categorias. Os prêmios são dividos em Grand Prix, Leão de Ouro, Leão de Prata e Leão de Bronze. Em 2005, foi criado o Titanium Lions, categoria criada para premiar a comunicação integrada. Em 2006, a novidades são: a nova categoria, Promo Lions, e a separação da categoria Impressa da categoria Outdoor. O Brasil se tornou um dos cinco países mais premiados no Festival, junto com os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Espanha. Outros países importantes, em termos de premiação, são França, Itália, Portugal, Suécia, Argentina, entre outros.

Categorias[editar | editar código-fonte]

Na edição de 2006, haverá nove categorias:

  • Filmes
  • Mídia Impressa
  • Mídia Outdoor
  • Lions Direct (Marketing Direto)
  • Media Lions (Mídia)
  • Internet
  • Rádio
  • Titanium Lions (Comunicação Integrada)
  • Promo Lions (Promoção de Vendas)

Categoria Especial:

  • Young Creatives (destinada a jovens talentos da propaganda)

O Brasil no Festival[editar | editar código-fonte]

O primeiro Leão de ouro da publicidade brasileira foi conquistado em 1974, com o filme Homem com mais de quarenta anos, criado por Washington Olivetto, pela Lintas, para o Conselho Nacional de Propaganda. Desde então, o Brasil tem ganhado cada vez mais prêmios e se tornado destaque. Em 1993, conquistou, com a DM9DDB, o seu primeiro Grand Prix, na categoria Press & Poster, por "Umbigo", criado para a Antarctica. No total o Brasil tem três GPs - os outros dois foram na categoria internet: o primeiro com a AgênciaClick e o segundo, mais uma vez com a DM9DDB.

A DM9DDB também foi a primeira agência brasileira a ganhar o título de "Agência do Ano" em Cannes, em 1998, repetindo o título no ano seguinte. A AlmapBBDO e a F/Nazca Saatchi & Saatchi também já foram eleitas melhores agências do mundo em edições posteriores do festival - em 2000 e 2001, respectivamente. Em 2005, a DM9DDB voltou a ser eleita a melhor do mundo, desta vez na categoria Cyber. Já na categoria Young Creatives, o primeiro leão de ouro foi ganho em 2001 pela dupla Guga Ketzer e Marco Aurélio Monteiro e o mais recente, por Caio Mattoso, Domenico Massareto e Silvio Medeiros, em 2006.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.