Festival de Teatro de Curitiba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Festival de Teatro de Curitiba

Cerimônia de Abertura do Festival de Teatro de Curitiba em 2010
Gênero festival
Local Curitiba, Brasil
Período junho
Primeira edição 1992 (32 anos)
Página oficial https://festivaldecuritiba.com.br/
30ª

Em 1992 foi inaugurado um novo capítulo no calendário da cultura brasileira, com o nascimento do Festival de Curitiba, que começa como um presente de aniversário para a capital paranaense, levando produções teatrais nacionais e internacionais, sendo realizado anualmente em Curitiba, no Paraná, Brasil.

Com idealização de Leandro Knoplholz e Carlos Eduardo Bittencourt, na época com 18 e 22 anos, respectivamente, e organizado com a ajuda de Cássio Chamecki e Victor Aronis, o festival logo se tornou referência nas artes cênicas do Brasil e do mundo, promovendo estreias entre as peças inscritas a cada ano.

Em sua primeira edição, grandes nomes do teatro brasileiro participaram, como Fernanda Montenegro, José Celso Martinez Corrêa, Antunes Filho, Gerald Thomas, Cacá Rosset e Gabriel Vilela. Desde então, é referência no encontro das artes com o entretenimento na capital do Paraná e reforça a cada edição a marca de maior Festival de artes cênicas da América Latina.

Foi em 1998 que o Festival de Curitiba importou a primeira edição do Fringe, uma mostra que surgiu espontaneamente em 1947, na Escócia, quando companhias de teatro, que não estavam na programação do Festival Internacional de Edimburgo, resolveram criar um evento paralelo ao principal. Vários outros Fringes surgiram pelo mundo e, em Curitiba, não seria diferente. O espaço aberto, democrático e sem curadoria recebe companhias artísticas do Brasil e do mundo, que vêm ao evento em busca de visibilidade, audiência e crítica da imprensa especializada.

Novos públicos buscam novas alternativas de entretenimento e, em 2004, acontece a primeira versão do Risorama reunindo grandes nomes do stand-up comedy nacional. Em 2008 tem início o MishMash, que inaugura a magia das variadas artes no roteiro do Festival, com uma miscelânia de atrações, que inclui circo, teatro, dança, música, performances, entre outras vertentes.

No ano seguinte, em 2009, foi a vez do Gastronomix celebrar a gastronomia e a música em uma programação única que contempla as criações em forma de arte de chefs reconhecidos no cenário. Em 2010 estreia na programação o Programa Guritiba, com o objetivo de promover a formação de plateia em áreas de vulnerabilidade social e atuando também em pilares como educação, arte e apropriação de espaços culturais da cidade.

Finalmente, em 2017 começam as Interlocuções, em que oficinas, encontros críticos, palestras e outras atrações aprofundam os debates propostos pelos espetáculos da programação.

Em 2023, O Festival de Curitiba chegou em sua 31ª edição como um canal de formação, atualização e reflexão de artistas e público, fazendo da cidade o palco de todos, fortalecendo cada vez mais a arte e o teatro inclusivo. Foram mais de 350 atrações em 65 espaços da cidade, gerando mais de 2.600 empregos, entre diretos e indiretos, e envolvendo a participação de 1.500 artistas, fazendo o festival se destacar como um dos principais eventos que mais movimentam o mercado da economia criativa e do turismo na capital paranaense. Em seus 31 anos de Festival de Curitiba, foram mais de três milhões de espectadores e cinco mil peças de centenas de companhias do Brasil e do mundo.

Referências

Um dos prêmios entregue neste festival é o Troféu Gralha Azul como reconhecimento do talento e o estímulo ao trabalho na área para os melhores do teatro curitibano[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Festival de Teatro de Curitiba
Ícone de esboço Este artigo sobre teatro (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. A noite da Gralha Azul Arquivado em 15 de março de 2012, no Wayback Machine. O Diário.com - Maringá - acessado em 11 de agosto de 2011.