Feud (série de televisão)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Feud
Feud (PT/BR)
Feud (série de televisão)
Intertítulo de Bette e Joan
Informação geral
Formato série
Gênero
Duração 45–58 minutos
Estado Em exibição
Criador(es)
Baseado em Best Actress, de Jaffe Cohen e Michael Zam
Elenco
País de origem  Estados Unidos
Idioma original inglês
Temporadas 1
Episódios 8 (lista de episódios)
Produção
Produtor(es)
  • Jaffe Cohen
  • Renee Tab
  • Michael Zam
  • Jessica Lange
  • Susan Sarandon
Produtor(es) executivo(s)
Editor(es)
  • Andrew Groves
  • Adam Penn
  • Ken Ramos
Cinematografia Nelson Cragg
Composto por Mac Quayle
Empresa(s) produtora(s)
Localização Los Angeles, Califórnia
Exibição
Emissora original FX
Distribuição 20th Television
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original 5 de março de 2017 (2017-03-05) – presente

Feud é uma série de televisão americana do gênero docudrama criada por Ryan Murphy, Jaffe Cohen e Michael Zam, que estreou na FX em 5 de março de 2017. A série é baseada no livro Best Actress de Jeff Cohen e Michael Zam. Concebida como uma série de antologia, sua primeira temporada, intitulada Bette and Joan, centra-se na batalha de bastidores entre as atrizes de Hollywood Bette Davis e Joan Crawford durante a produção do filme What Ever Happened to Baby Jane? de 1962.[2] Jessica Lange e Susan Sarandon estrelam como Crawford e Davis, respectivamente. Judy Davis, Jackie Hoffman, Alfred Molina, Stanley Tucci e Alison Wright participaram com papéis coadjuvantes. As atrizes Catherine Zeta-Jones e Kathy Bates também aparecem.

Aclamada pela crítica, com grandes elogios às atuações de Lange e Sarandon, a série recebeu vários elogios e indicações à prêmios. Recebeu 18 indicações no Emmy de 2017 e ganhou duas, incluindo Melhor Penteado e Maquiagem (Não Protética).[3] Bette and Joan também recebeu nomeações para seis Prêmios Critics' Choice Television, quatro Prêmios Globo de Ouro, dois Prêmios Screen Actors Guild e três Television Critics Association Awards.

Em 28 de fevereiro de 2017, o canal FX renovou a série para uma segunda temporada de 10 episódios, inicialmente intitulado Charles & Diana, que se concentraria no relacionamento de Charles, Príncipe de Gales e Diana, Princesa de Gales.[4] O projeto acabou sendo descartado.

Após um hiato, em abril de 2022, foi anunciado que a segunda temporada seria Capote vs. The Swans, com Jon Robin Baitz atuando como showrunner/escritor, Gus Van Sant como diretor e Naomi Watts estrelando como Babe Paley. A temporada se concentrará nas consequências de uma história roman à clef escrita pelo autor Truman Capote baseada na vida de várias socialites de Nova York. A estreia está programada para 31 de janeiro de 2024.[5][6]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A série centra-se na batalha de bastidores entre Bette Davis (Susan Sarandon) e Joan Crawford (Jessica Lange) durante a produção do filme What Ever Happened to Baby Jane? de 1962.[2]

Elenco e personagens[editar | editar código-fonte]

Principal[editar | editar código-fonte]

Recorrente[editar | editar código-fonte]

Figuras históricas[editar | editar código-fonte]

Feud apresenta participações de vários atores, diretores e outras figuras históricas do período, incluindo:

Episódios[editar | editar código-fonte]

1ª temporada: Bette and Joan (2017)[editar | editar código-fonte]

N.ºTítuloDirigido porEscrito porExibição originalCód. de
produção
Audiência
(milhões)
1 "Pilot"
"(Piloto)"
Ryan MurphyJaffe Cohen, Michael Zam & Ryan Murphy5 de março de 2017 (2017-03-05)1WBB012.26[7]
Em 1978, o cineasta Adam Friedman entrevista Olivia de Havilland e Joan Blondell para um documentário sobre a complexa relação entre Joan Crawford e Bette Davis. Dezessete anos antes, com sua carreira em declínio gradual, Joan apresenta uma adaptação para o cinema do romance de terror What Ever Happened to Baby Jane? para Bette e o diretor Robert Aldrich. Aldrich, por sua vez, leva Baby Jane até Jack L. Warner, que embarca apesar de seu ódio pelas duas mulheres. Mas quando as filmagens começam, o narcisismo agudo de Joan e as opiniões fortes de Bette rapidamente os colocam em conflito. 
2 "The Other Woman"
"(A Outra Mulher)"
Ryan MurphyTim Minear12 de março de 2017 (2017-03-12)1WBB021.32[8]
Bette e Joan agem de acordo com seu interesse comum para eliminar uma atriz coadjuvante vistosa, mas seus problemas em casa transbordam no trabalho. Jack força Aldrich a criar um jogo de poder entre as duas atrizes para exagerar. 
3 "Mommie Dearest"
"(Mamãezinha Querida)"
Gwyneth Horder-PaytonTim Minear19 de março de 2017 (2017-03-19)1WBB031.08[9]
Bette e Joan aprendem alguns detalhes íntimos uma da outra, mas sua animosidade atinge o clímax no set quando as filmagens acabam. 
4 "More, or Less"
"(Mais, ou Menos)"
Liza JohnsonGina Welch & Tim Minear26 de março de 2017 (2017-03-26)1WBB041.21[10]
Contrariando todas as expectativas, Baby Jane é um grande sucesso. Sem nenhuma outra oferta de filme, o ciúme de Joan aumenta à medida que o desempenho de Bette é aclamado pela crítica. Ela teme não conseguir uma indicação ao Oscar, mas Bette sim. Enquanto isso, Pauline espera dirigir seu próprio filme, mas é desencorajada pela falta de apoio de Aldrich e Joan. 
5 "And the Winner is... (The Oscars of 1963)"
"(E a Vencedora é... (O Oscar de 1963))"
Ryan MurphyRyan Murphy2 de abril de 2017 (2017-04-02)1WBB051.36[11]
Bette está a caminho de ganhar o terceiro Oscar de Melhor Atriz. Joan e Hedda Hopper lançam uma campanha clandestina contra ela. Joan intimida a nomeada Geraldine Page a pular a cerimônia e permitir que Joan aceite o prêmio em seu nome se ela ganhar; Anne Bancroft, impossibilitada de comparecer, também permite que Joan aceite seu prêmio. Oferecendo-se como apresentadora, Joan chega à cerimônia do Oscar de 1963 vestida como um "Oscar de prata". Com Olivia de Havilland chocada e Bette arrasada assistindo, Joan aceita o Oscar de Bancroft. 
6 "Hagsploitation"
"(Hagsploitation)"
Tim MinearTim Minear & Gina Welch9 de abril de 2017 (2017-04-09)1WBB061.06[12]
Enquanto Joan promove seu novo filme, Strait-Jacket, Jack convoca Aldrich para escrever e dirigir um novo filme no gênero "Hagsploitation" de sucesso. Aldrich finalmente leva seu roteiro, chamado Hush... Hush, Sweet Charlotte, para Darryl F. Zanuck para produzir, irritando Jack. Aldrich atrai Joan em troca do faturamento superior e Bette em troca do controle criativo. Bette se torna cada vez mais irracional, e as suspeitas de Joan sobre a influência de Bette sobre Aldrich são confirmadas quando Joan ouve Bette tomando champanhe com ele. 
7 "Abandoned"
"(Abandonada)"
Helen HuntJaffe Cohen & Michael Zam16 de abril de 2017 (2017-04-16)1WBB071.31[13]
Com o divórcio pendente de Robert, ele e Bette têm um caso. No local, filmando Hush... Hush, Sweet Charlotte, Joan se sente desrespeitada pela produção (especialmente depois de ser deixada para trás quando a produção terminou em Baton Rouge) e começa a se ressentir da contribuição criativa de Bette como produtora. Por outro lado, Bette está saboreando seu novo papel como produtora, mas é assombrada pelos maus-tratos de Jack Warner quando ela começou em Hollywood. Quando as filmagens retornam a Los Angeles, Joan finge uma doença para interromper a produção na esperança de que a 20th Century Fox cancele o filme. Ela finalmente descobre que o estúdio a está processando por quebra de contrato e, enquanto está no hospital, fica sabendo via rádio que Olivia a substituiu. Histérica, Joan destrói seu quarto de hospital e Mamacita a deixa. 
8 "You Mean All This Time We Could Have Been Friends?"
"(Quer Dizer Que Todo Esse Tempo Nós Podíamos Ter Sido Amigas?)"
Gwyneth Horder-PaytonGina Welch23 de abril de 2017 (2017-04-23)1WBB081.30[14]
Após o fracasso crítico de seu último filme, Trog, e fotos publicitárias ruins, Joan oficialmente se retira da atuação. Nos anos seguintes, ela se muda para a cidade de Nova York. Percebendo o quão miserável ela está sozinha, ela se reconcilia com Mamacita e sua filha, Cathy. Uma noite, Joan alucina Jack e Hedda dando uma festa em seu apartamento, onde ela se junta a eles e mais tarde Bette se junta a eles. Na fantasia, Joan e Bette encerram sua rivalidade e falam civilizadamente uma sobre a outra. Em meados de 1977, a saúde de Joan se deteriora rapidamente e ela morre com Mamacita ao seu lado. Enquanto isso, Bette, que tem trabalhado consistentemente desde Sweet Charlotte, fica sabendo da morte de Joan através de um jornalista que pede comentários. Bette responde com um comentário negativo final para Joan. No Oscar de 1978, Adam termina suas entrevistas para seu documentário, com Bette se recusando a participar. Bette, Olivia e outros expressam tristeza com a breve aparição de Joan no segmento In Memoriam, ao mesmo tempo em que ficam horrorizados com a brevidade do momento. Um flashback do primeiro dia de filmagem de Baby Jane mostra Bette e Joan conversando alegremente antes de entrar em seus trailers separados. 

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Um fã de Davis desde a infância, Ryan Murphy entrevistou a atriz poucos meses antes de sua morte em 1989. A entrevista combinada de 20 minutos durou quatro horas, e inspirou a caracterização de Davis em Feud. Ele disse: "Quando eu perguntava a ela sobre Joan Crawford... Ela só ficava falando sobre o quanto ela a odiava. Mas então ela meio que dizia... 'Ela era uma profissional. E eu admirava isso'."[15] Murphy primeiro concebeu Bette e Joan como um filme anos antes da série do canal FX, e abordou Sarandon e Lange nos papéis principais.[16] Sarandon disse: "Parecia que não tinha um contexto, apenas sendo mal-intencionado e meio engraçado, mas o que mais? Ao expandi-lo para oito horas, você pode obter mais complexidade e tantos outros personagens".

Feud estava sendo escrita ao mesmo tempo em que Murphy estava formando sua "Half Foundation", que promove uma maior presença de mulheres em posições de produções de filmes e televisão.[17] A temporada caracteriza 15 papéis ativas para mulheres com mais de 40 anos[17] e metade dos episódios foram dirigidos por mulheres, incluindo Helen Hunt.[16] Inicialmente uma antologia, Feud, desenvolvido por Murphy, foi escolhido para série pela FX, em 5 de maio de 2016.[18] Bette and Joan é baseado em um roteiro de longa-metragem chamado Best Actress de Jaffe Cohen e Michael Zam[19] e é inspirado na disputa da vida real entre Crawford e Davis,[18] e explora questões de sexismo, idade e misoginia em Hollywood.[17]

Sarandon disse: "Na nossa história, era um fato que [as pessoas por trás de Baby Jane] incentivava a animosidade [entre Crawford e Davis], em primeiro lugar para controlá-las, em segundo lugar para fazer o que eles pensavam era mais tensão na tela, e isso realmente não mudou muito."[17] Melanie McFarland, do Salon, escreveu que a série mostra o "quão brutal o sistema de Hollywood foi com alguns dos maiores talentos de seu firmamento" e que "vai direto ao ponto de por que colaborar e se deliciar com a queda dos poderosos é eternamente viável."[20] A rivalidade Crawford-Davis também foi documentada no livro de 1989 de Shaun Considine, Bette and Joan: The Divine Feud.[21]

Escolha de elenco[editar | editar código-fonte]

Jessica Lange e Susan Sarandon são as protagonistas.

Jessica Lange, colaboradora frequente de Murphy, e Susan Sarandon foram designadas para estrelar como Joan Crawford e Bette Davis. Alfred Molina, Stanley Tucci, Judy Davis e Dominic Burgess também fizeram parte do elenco, nos papéis de Robert Aldrich, Jack L. Warner, Hedda Hopper e Victor Buono, respectivamente.[18] Em agosto, Catherine Zeta-Jones e Sarah Paulson se juntaram ao elenco interpretando Olivia de Havilland e Geraldine Page, respectivamente.[22][23][24][25]

Em setembro de 2016, foi relatado que o produtor executivo de American Horror Story, Tim Minear seria co-roterista da série junto com Murphy. Jackie Hoffman também se juntou ao elenco como Mamacita, governanta de Crawford.[26] Em novembro de 2016, Molly Price, Kathy Bates e Alison Wright se juntaram ao elenco da série, nos papéis de Harriet Foster, Joan Blondell e Pauline Jamison.[27][28][29] Em janeiro de 2017, foi anunciado Kiernan Shipka no elenco da série como filha de Davis, Barbara "B.D." Sherry.[30]

Sarandon admitiu inicialmente estar "oprimida e apavorada" com a perspectiva de retratar Davis com precisão. Ela disse: "Ela é tão grande e ela realmente era tão grande, então eu tentei não fazer uma caricatura ou algo que uma imitadora faria ... Esse era o meu medo, que ela seria apenas uma espécie de unidimensional".[17] Lange disse que seu desempenho foi informado por sua visão de que a "infância brutal" de Crawford foi mascarada pelo "verniz lindo e impenetrável dessa grande e linda estrela de cinema [...] Então, ela estava sempre em pé, o que é um tremendo fardo em si mesmo, mas sempre havia algo escondido por baixo de ser esta criança e mulher pobre, maltratada, não amada e abandonada".[17] Ambas, Sarandon e Lange, pesquisaram seus papéis lendo livros sobre Davis e Crawford e assistindo e ouvindo performances e gravações na TV.[16][30]

Futuro[editar | editar código-fonte]

Em 28 de fevereiro de 2017, o FX renovou a série para uma segunda temporada de 10 episódios, com o subtítulo Charles and Diana . A temporada seria centrada no relacionamento entre Charles, Príncipe de Gales e Diana, Princesa de Gales, com Murphy e Jon Robin Baitz como escritores.[31] Mais tarde, foi renomeado para Buckingham Palace,[32] Matthew Goode e Rosamund Pike foram escalados para os papéis principais,[33] no entanto os planos para a nova temporada foram abandonados em agosto de 2018.[34] Em novembro de 2019, Murphy comentou que não tinha planos para outra temporada, mas estava aberto para retomar o trabalho em Feud: "Meu negócio é com a Netflix. Isso não quer dizer que daqui a alguns anos eu não poderia começar novamente ou continuar caso tenha uma ótima ideia. Acho que todos estão abertos a isso, mas estou trabalhando em muitas outras coisas."[35]

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Marketing[editar | editar código-fonte]

Pôster promocional

Murphy deu várias entrevistas sobre Bette e Joan durante o Winter TCA Press Tour 2017.[36] Os primeiros teaser e trailers do programa foram lançados em 19 de janeiro de 2017, e o segundo no dia seguinte.[37] Na mesma semana, Lange e Sarandon apareceram na capa da Entertainment Weekly como Crawford e Davis.[38] FX lançou outro teaser em 23 de janeiro, dois em 5 de fevereiro, um em 7 de fevereiro, e um em 8 de fevereiro.[39][40][41][42][43] Um curto comercial para o show também foi ao ar durante o Super Bowl LI.[44] Bette e Joan tiveram uma estreia do tapete vermelho no Chinese Theatre em Los Angeles em 1 de março de 2017.[45]

Premiere[editar | editar código-fonte]

Feud teve sua estreia oficial no Chinese Theatre em Los Angeles em 1º de março de 2017.[46] Antes da estreia do programa, o FX realizou exibições do episódio piloto em vários bares gays nos Estados Unidos.[47]

Transmissão[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada de 8 episódios, Bette and Joan, estreou em 5 de março de 2017 no canal FX,[48] nos Estados Unidos, e no dia 12 de março de 2017, no canal FOX Premium 1, pertencente ao pacote FOX Premium Brasil.

Sequência de título[editar | editar código-fonte]

A sequência principal do título foi lançada no canal da FX no YouTube em 8 de fevereiro de 2017. A sequência foi desenhada por Kyle Cooper e sua equipe, que também trabalhou com Murphy em American Horror Story e Scream Queens. Um minuto e 19 segundos cobre todos os aspectos importantes da disputa entre Bette Davis e Joan Crawford, enquanto as duas ícones de Hollywood estavam trabalhando em seu primeiro e único filme juntas, What Ever Happened to Baby Jane?, bem como alguns de suas rixas na vida real.

O estilo da sequência foi inspirado pelo designer gráfico Saul Bass e é ambientado à música criada por Mac Quayle, que é em parte influenciada pelo falecido compositor Bernard Herrmann. A direção gráfica de Cooper era uma combinação de projetos, incluindo títulos como Catch Me If You Can, The Man With the Golden Arm, e Anatomy of a Murder, juntamente com o filme Baby Jane em si. A coisa que Ryan gostava em Catch Me If You Can era a falta de detalhes no rosto dos personagens e os detalhes minimalistas em seus corpos, então esse é o estilo que Cooper adotou. Todo o processo foi uma continuação de ida e volta envolvendo Cooper, tirando as capturas de tela de Baby Jane em seu quadro de visão, lançando várias ideias do filme e tentando recriar o filme noir. Ele também queria ter certeza de que havia bastante brilho para contrastar a escuridão que estava acontecendo na vida dos personagens.

Quanto às lágrimas em forma de coração no final dos créditos, o objetivo era fazer referência à tristeza de uma amizade perdida e todo o desperdício de ódio e frustração. As lágrimas não só se encaixam com o logotipo do cartão de título, mas significam a amizade que poderia ter sido e lembram o público das estacas que havia para essas protagonistas. Há uma tristeza sobre o fato de que se elas não fossem inimigas, elas poderiam ter reconhecido a humanidade da outra, e era importante para Ryan que as pessoas saíssem com a ideia de que se as circunstâncias fossem diferentes e se não fossem assim competitivas, talvez elas pudessem ser amigas.[49]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Análise da crítica[editar | editar código-fonte]

No site agregador de críticas Rotten Tomatoes, a temporada tem uma classificação de aprovação de 92%, baseado em 95 avaliações, com uma classificação média de 8.08/10. O consenso crítico do site diz, "Embora seja alegre e docemente indulgente, Feud: Bette and Joan fornece compreensão comovente da humanidade, tristeza e dor enquanto alimenta mentes curiosas famintas por fofocas.".[50] No Metacritic, a temporada tem uma pontuação de 81 de 100, baseado em 44 críticos, indicando "aclamação universal".[51]

Melanie McFarland, de Salon, chamou a escrita de "criativamente perversa" e a série de "absurdamente fantástica", elogiando Lange e Sarandon por suas atuações e por "temperar suas fúrias decadentes e discussões vingativas com uma sensação devastadora de solidão que ameniza sua leveza na solenidade".[20] Verne Gay do Newsday: escreveu que a série é "Cheia de alegria, humor, brilhante escrita e performances, e um profundo amor inabalável para o que realmente faz Hollywood grande—as mulheres."[52] People chamou a série de "Amarga, penetrante e divertido".[53] Spencer Kornhaber de The Atlantic descreveu os primeiros episódios como "hábeis e satisfatórios", mas sugeriu que "talvez seis parcelas, em vez de oito, eram tudo o que essa história precisava".[54] Alan Sepinwall, da Uproxx, escreveu que a série é "grande e maliciosa, mas também inteligente e elegante, com o antigo cenário de Hollywood atenuando alguns dos impulsos criativos mais dispersos de Murphy".[55] Emily Nussbaum, do The New Yorker, elogiou a ambição de Murphy e elogiou as duas estrelas, dizendo da série: "Sob os zingers e os muumuus à beira da piscina, o tema forte do programa é como o patriarcado habilmente trava as cabeças das mulheres - principalmente construindo uma casa lá.[56]

Nem todos as críticas foram positivas.

Sonia Saraiya da Variety comparou Bette and Joan desfavoravelmente a The People v. O. J. Simpson: American Crime Story, escrevendo que Feud não é "não é tão brilhantemente exagerado e odioso como What Ever Happened to Baby Jane?, nem tão contextualizante e profundo como The People v. O. J. Simpson.[19] David Weigand, do San Francisco Chronicle, deu à série uma crítica mista, criticando o roteiro e o desempenho de Lange, mas elogiando Sarandon, escrevendo: "Lange é sempre interessante, mas só ocasionalmente é convincente aqui como Crawford. A voz está muito alta, para começar. Sarandon está melhor, tão bom quanto o faz com um roteiro tão ruim."[57] The Guardian também criticou a série por ser "leve", observando: "Com apenas oito episódios, há quase muito para cobrir e às vezes, anseia-se um pouco mais de profundidade em certos momentos." Eles destacaram o desempenho de Lange, no entanto, escrevendo, "Lange em particular passa de uma simples impressão para algo com muito mais peso. Em uma reviravolta na sorte que faria Crawford gargalhar em seu túmulo, é provável que ela seja a única a ganhar prêmios no final do ano, em vez de sua co-estrela."[58]

Controvérsia[editar | editar código-fonte]

Em 30 de junho de 2017, um dia antes de seu 101º aniversário, a atriz Olivia de Havilland entrou com uma ação judicial contra a série, pelo uso indevido da sua imagem, invasão de privacidade, enriquecimento ilícito e danos morais.[59] O processo afirma que Feud, seguindo uma linha de pseudo-documentário, leva o público a acreditar que as declarações ditas pela De Havilland interpretada por Catherine Zeta-Jones, na série, são verdadeiras, mas, na vida real, De Havilland não teria declarado quaisquer destas informações:[60] "FX não pediu atorização da Sra. De Havilland para usar seu nome ou identidade; e ela não foi compensada por tal uso. Além disso, a série coloca palavras em sua boca que são imprecisas e contrárias à reputação pautada pela integridade e dignidade que ela construiu em 80 anos de carreira, especialmente se recusando a participar de qualquer fofoca sobre outros atores para gerar atenção a si mesma", afirmaram os advogados de De Havilland, em declaração oficial. Os vários réus entraram com uma moção para rejeitar sob a lei "anti-SLAPP" da Califórnia. O tribunal de primeira instância negou a moção, mas, em 26 de março de 2018, o Tribunal de Apelações da Califórnia, Segundo Distrito, reverteu a decisão e ordenou que o processo fosse arquivado sob o fundamento de que ninguém pode "possuir história". O Tribunal de Recurso decidiu ainda que os réus tinham direito ao reembolso dos seus honorários advocatícios.[61] De Havilland entrou com pedido de impedimento para prosseguir com a ação em tribunais superiores, garantindo uma ordem de restrição contra Murphy e a produtora de transmitir Feud até nova revisão e uma data de julgamento com a Suprema Corte dos Estados Unidos. Em janeiro de 2019, a Suprema Corte se recusou a ouvir o caso.[62] Meses antes, de Havilland revelou que não havia assistido Feud, declarando ser oposta a qualquer tipo de representação de pessoas falecidas, que não podem refutar determinados incidentes.[63][64] Outra contradição que consta na série é a afirmação de que de Havilland é a única dentre os que ali foram retratados a estarem vivos atualmente, quando, na verdade, também está viva B.D. Hyman (filha de Bette Davis), que na série é interpretada por Kiernan Shipka.[65]

Audiência[editar | editar código-fonte]

O primeiro episódio atraiu 2.26 milhões de espectadores ao vivo, o site Deadline.com caracterizou como "sólido" e tornou o programa mais assistido da FX naquela semana. Em comparação, a estreia de The People v. O. J. Simpson atraiu 5.1 milhões de telespectadores em 2016, e a série limitada da FX, Fargo obteve 2.66 milhões em 2014.[66] A estreia gerou 3.8 milhões de espectadores nas avaliações da Nielsen ao vivo mais três dias e 5.17 milhões de telespectadores no total, incluindo duas transmissões de reprise, tornando-se a estreia de nova série com maior audiência no FX desde The People v. O. J. Simpson.[67][68]

Título Exibição original Rating/share
(18–49)
Audiência
(em milhões)
DVR
(18–49)
Audiência em DVR
(milhões)
Total
(18–49)
Audiência total
(em milhões)
1 "Pilot" 5 de março de 2017 0.5 2.26[7] 0.4 1.54 0.9 3.79[69]
2 "The Other Woman" 12 de março de 2017 0.3 1.32[8] 0.4 1.46 0.7 2.78[70]
3 "Mommie Dearest" 19 de março de 2017 0.3 1.08[9] 0.4 1.46 0.7 2.54[71]
4 "More, or Less" 26 de março de 2017 0.3 1.21[10] 0.3 1.33 0.6 2.54[72]
5 "And the Winner Is... (The Oscars of 1963)" 2 de abril de 2017 0.4 1.36[11] 0.3 1.40 0.7 2.76[73]
6 "Hagsploitation" 9 de abril de 2017 0.3 1.06[12] 0.3 1.28 0.6 2.34[74]
7 "Abandoned!" 16 de abril de 2017 0.4 1.31[13] N/A 1.36 N/A 2.67[75]
8 "You Mean All This Time We Could Have Been Friends?" 23 de abril de 2017 0.3 1.30[14] 0.3 1.37 0.6 2.68[76]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Premiação Categoria Nomeação Resultado Ref.
69° Emmy do Primetime Melhor Minissérie ou Telefilme Feud: Bette and Joan Indicado [77]
Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme Jessica Lange Indicado
Susan Sarandon Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme Judy Davis Indicado
Jackie Hoffman Indicado
Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme Alfred Molina Indicado
Stanley Tucci Indicado
Melhor Direção em Minissérie, Telefilme, ou Especial Dramático Ryan Murphy (por "And the Winner Is... (The Oscars of 1963)") Indicado
Melhor Roteiro em Minissérie, Telefilme, ou Especial Dramático Jaffe Cohen, Ryan Murphy e Michael Zam (por "Pilot") Indicado
Ryan Murphy (por "And the Winner Is... (The Oscars of 1963)") Indicado
Casting de Série Limitada, Filme para TV, ou Especial Eric Dawson e Robert J. Ulrich Indicado
Trajes de Época/Fantasia de Série, Série Limitada, Filme para TV Lou Eyrich, Hannah Jacobs, e Katie Saunders (por "And the Winner Is... (The Oscars of 1963)") Indicado
Melhor penteado de Série Limitada ou Filme para TV Chris Clark, Ralph Michael Abalos, Wendy Southard e Helena Cepeda Venceu
Design de título principal Ryan Murphy, Alexis Martin Woodall, Kyle Cooper, Nadia Tzuo e Margherita Premuroso Indicado
Melhor Maquiagem (Não Protética) de Série Limitada ou Filme para TV Eryn Krueger Mekash, Robin Beauschense, Tym Buacharern, Kim Ayers, Becky Cotton e David Williams Venceu
Música Tema de Título Principal Mac Quayle Indicado
Composição musical para Série Limitada, Filme para TV, ou Especial Mac Quayle (por "Pilot") Indicado
Design de produção para um programa de narrativa contemporânea ou fantasia (uma hora ou mais) Judy Becker, Jamie McCall e Florencia Martin Indicado
Série curta de Não-ficção ou Reality Feud: Bette and Joan: Inside Look Indicado
33rd TCA Awards Conquista notável em filmes, minisséries e especiais Feud Indicado [78]
Conquista individual em Série Dramática Jessica Lange Indicado
Susan Sarandon Indicado
Critics' Choice Television Awards Melhor Minissérie Feud: Bette and Joan Indicado
Melhor Atriz em Minissérie Jessica Lange Indicado
Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie Alfred Molina Indicado
Stanley Tucci Indicado
Melhor Atriz Coadjuvante em Minissérie Judy Davis Indicado
Jackie Hoffman Indicado
Globo de Ouro Melhor Minissérie ou Filme para TV Feud: Bette and Joan Indicado [79]
Melhor Atriz – Minissérie ou Filme para TV Jessica Lange Indicado [80][81][82]
Susan Sarandon Indicado
Melhor Ator Coadjuvante – Série, Minisséries ou Filme para TV Alfred Molina Indicado [83]
Hollywood Music in Media Awards Tema de título principal - Programa de TV/Série Limitada Mac Quayle Indicado [84]
Screen Actors Guild Awards Melhor Performance de Atriz em minissérie ou filme para televisão Jessica Lange Indicado
Susan Sarandon Indicado
Art Directors Guild Awards Filme para televisão ou minissérie Judy Becker (por "Pilot", "And the Winner Is…", "You Mean All This Time We Could Have Been Friends?") Indicado [85]
Writers Guild of America Awards Formato Longo – Original Jaffe Cohen, Tim Minear, Ryan Murphy, Gina Welch, Michael Zam Indicado [86]
Producers Guild of America Awards Melhor Produtor Feud: Bette and Joan Indicado [87]
ACE Eddie Awards Melhor Edição de Minissérie ou filme para televisão Adam Penn e Ken Ramos (por "Pilot") Indicado [88]
Costume Designers Guild Awards Excelência em séries de televisão de época Lou Eyrich Indicado [89]

Referências

  1. «Feud: Bette and Joan TV Series (2017)» (em inglês). AllMovie. Consultado em 6 de Dezembro de 2023 
  2. a b Andreeva, Nellie (5 de Maio de 2016). «FX Orders Ryan Murphy Series Feud with Jessica Lange, Susan Sarandon». Deadline.com  (em inglês)
  3. «FEUD: Bette And Joan - Emmy Awards, Nominations and Wins». Television Academy (em inglês). Consultado em 6 de Dezembro de 2023. Arquivado do original em 4 de Fevereiro de 2023 
  4. Patten, Dominic (28 de Fevereiro de 2017). «Feud Gets Season 2 Order Ahead Of FX Series Premiere; Charles & Diana In Spotlight». Deadline.com 
  5. Zanetti, Laysa (5 de Dezembro de 2023). «Feud: Capote vs. The Swans ganha data de estreia para janeiro». Omelete. Consultado em 6 de Dezembro de 2023 
  6. name="Season2Date">Schwartz, Ryan (5 de Dezembro de 2023). «FEUD Season 2 Sets January Premiere Date at FX — First Look at Capote Vs. The Swans». TVLine (em inglês). Consultado em 6 de Dezembro de 2023 
  7. a b Porter, Rick (7 de março de 2017). «Sunday cable ratings: Walking Dead at lowest point since Season 2, Feud has decent premiere for FX». TV by the Numbers. Consultado em 7 de março de 2017. Arquivado do original em 7 de março de 2017 
  8. a b Porter, Rick (16 de março de 2017). «Sunday cable ratings: The Walking Dead rebounds a little, Feud slips». TV by the Numbers. Consultado em 16 de março de 2017. Arquivado do original em 17 de março de 2017 
  9. a b Metcalf, Mitch (21 de março de 2017). «UPDATED: SHOWBUZZDAILY's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 3.19.2017». ShowBuzzDaily. Consultado em 21 de março de 2017. Arquivado do original em 22 de março de 2017 
  10. a b Porter, Rick (28 de março de 2017). «Sunday cable ratings: Big Little Lies hits season high, Into the Badlands improves». TV by the Numbers. Consultado em 29 de março de 2017. Arquivado do original em 29 de março de 2017 
  11. a b Porter, Rick (4 de abril de 2017). «Sunday cable ratings: The Walking Dead finale lowest since Season 2». TV by the Numbers. Consultado em 4 de abril de 2017. Arquivado do original em 4 de abril de 2017 
  12. a b Metcalf, Mitch (11 de abril de 2017). «UPDATED: SHOWBUZZDAILY's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 4.9.2017». ShowBuzzDaily. Consultado em 11 de abril de 2017. Arquivado do original em 12 de abril de 2017 
  13. a b Metcalf, Mitch (18 de abril de 2017). «UPDATED: SHOWBUZZDAILY's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 4.16.2017». ShowBuzzDaily. Consultado em 18 de abril de 2017. Arquivado do original em 19 de abril de 2017 
  14. a b Metcalf, Mitch (25 de abril de 2017). «UPDATED: SHOWBUZZDAILY's Top 150 Sunday Cable Originals & Network Finals: 4.23.2017». ShowBuzzDaily. Consultado em 25 de abril de 2017. Arquivado do original em 26 de abril de 2017 
  15. DeSantis, Rachel (2 de Março de 2017). «How Ryan Murphy's early meeting with Bette Davis inspired Feud». Entertainment Weekly. Consultado em 5 de Março de 2017 
  16. a b c Garber-Paul, Elisabeth (3 de Março de 2017). «Feud: Susan Sarandon, Jessica Lange on Reclaiming Bette and Joan». Rolling Stone. Consultado em 5 de Março de 2017 
  17. a b c d e f Lewis, Hilary (15 de Fevereiro de 2017). «Feud Susan Sarandon, Jessica Lange Reveal How They Channeled Bette Davis, Joan Crawford». The Hollywood Reporter. Consultado em 4 de Março de 2017 
  18. a b c Wagmeister, Elizabeth. «Feud: Ryan Murphy Lands Third FX Anthology With Susan Sarandon, Jessica Lange». Variety. Consultado em 5 de Maio de 2016 
  19. a b Saraiya, Sonia (23 de Fevereiro de 2017). «TV Review: Feud». Variety. Consultado em 5 de Março de 2017 
  20. a b McFarland, Melanie (4 de Março de 2017). «With Feud: Bette and Joan, a Hollywood rivalry for the ages becomes an epic TV experience». Salon. Consultado em 4 de Março de 2017 
  21. Rorke, Robert (26 de Fevereiro de 2017). «Why Bette Davis and Joan Crawford's Feud Lasted a Lifetime». New York Post. Consultado em 3 de Março de 2017 
  22. Pederson, Erik (16 de Agosto de 2016). «Catherine Zeta-Jones To Play Hollywood Legend In Ryan Murphy's Feud At FX». Deadline.com. Consultado em 12 de Janeiro de 2017 
  23. Petski, Denise (23 de Agosto de 2016). «Sarah Paulson Will Play Geraldine Page In Ryan Murphy's Feud For FX». Deadline.com. Consultado em 12 de Janeiro de 2017 
  24. Snierson, Dan. «Sarah Paulson joins Ryan Murphy's Feud». Entertainment Weekly. Consultado em 14 de Setembro de 2016 
  25. Stanhope, Kate (16 de Agosto de 2016). «Catherine Zeta-Jones Joins Ryan Murphy's FX Drama Feud». The Hollywood Reporter. Consultado em 12 de Janeiro de 2017 
  26. Andreeva, Nellie. «Ryan Murphy FX Series Feud Sets Tim Minear As Co-Showrunner, Adds Jackie Hoffman To Cast». Deadline.com. Consultado em 14 de Setembro de 2016 
  27. Petski, Denise (1 de Novembro de 2016). «Molly Price Joins Ryan Murphy's FX Anthology Series Feud». Deadline.com. Consultado em 6 de Janeiro de 2017 
  28. Ausiello, Michael. «Kathy Bates Joins Ryan Murphy's Feud as Bette Davis' BFF Joan Blondell». TVLine. Consultado em 3 de Novembro de 2016 
  29. Petski, Denise (9 de Novembro de 2016). «Alison Wright Joins Ryan Murphy's FX Anthology Series Feud». Deadline.com. Consultado em 12 de Janeiro de 2017 
  30. a b Abrams, Natalie (12 de Janeiro de 2017). «Jessica Lange uses famed Amy Schumer sketch to explain Feud relevance to today». Entertainment Weekly. Consultado em 5 de Março de 2017 
  31. Patten, Dominic (28 de fevereiro de 2017). «Feud Gets Season 2 Order Ahead Of FX Series Premiere; Charles & Diana In Spotlight». Deadline Hollywood. Consultado em 28 de fevereiro de 2017 
  32. Andreeva, Nellie; Ramos, Dino-Ray (5 de janeiro de 2018). «AHS Season 8 To Be Set In the Future And Updates On Katrina, Coven/Murder House Crossover & Next 'Feud' – TCA». Deadline Hollywood. Consultado em 5 de janeiro de 2018 
  33. Park, Andrea (4 de fevereiro de 2019). «Ryan Murphy Doesn't Have Feud Season 2 Planned Just Yet». W Magazine. Consultado em 8 de março de 2020 
  34. Hibberd, James (3 de agosto de 2018). «FX scraps plan for Feud Charles and Diana sequel (for now)». Entertainment Weekly. Consultado em 3 de agosto de 2018 
  35. Patten, Dominic. «Ryan Murphy Explains Why AHS 1984 Finale Made Him Cry». Deadline Hollywood. Consultado em 20 de novembro de 2019 
  36. Nilles, Billy (12 de Janeiro de 2017). «Why Feud Will Never Tackle Taylor vs. Katy in the Future». E! Online. Consultado em 9 de Fevereiro de 2017 
  37. Brill, Karen (21 de Janeiro de 2017). «The First Teasers for FX's Feud: Bette and Joan Cut Straight to the Chase With a Dead-Rat Feast». Vulture.com. Consultado em 9 de Fevereiro de 2017 
  38. Cagle, Jess (19 de Janeiro de 2017). «This Week's Cover: Inside Ryan Murphy's Feud: Bette and Joan». Entertainment Weekly. Consultado em 9 de Fevereiro de 2017 
  39. @feudfx (Janeiro 23, 2017). «They drove fans wild. They drove each other crazy.» (Tweet). Consultado em Fevereiro 9, 2017 – via Twitter 
  40. @feudfx (Fevereiro 5, 2017). «Jessica Lange is Joan Crawford. Susan Sarandon is Bette Davis. Prepare for a FEUD of biblical proportions 3/5 on @FXNetworks.» (Tweet). Consultado em Fevereiro 9, 2017 – via Twitter 
  41. @feudfx (Fevereiro 5, 2017). «Their movie made millions. Their hatred made history» (Tweet). Consultado em 9 de fevereiro de 2017 – via Twitter 
  42. @feudfx (7 de fevereiro de 2017). «Pucker up.» (Tweet). Consultado em Fevereiro 9, 2017 – via Twitter 
  43. @feudfx (7 de fevereiro de 2017). «At each other's throats from the very start. Check out the killer opening titles from Feud: Bette and Joan (Tweet). Consultado em 9 de fevereiro 2017 – via Twitter 
  44. Harnick, Chris (6 de Fevereiro de 2017). «This Is the Super Bowl Commercial All TV Fans Are Talking About». E! Online. Consultado em 9 de Fevereiro de 2017 
  45. Haar, Kara (2 de Março de 2017). «Feud Premiere: Sexism, Ageism Talked About on Red Carpet». The Hollywood Reporter. Consultado em 5 de Março de 2017 
  46. Haar, Kara (2 de março de 2017). «Feud Premiere: Sexism, Ageism Talked About on Red Carpet». The Hollywood Reporter. Consultado em 5 de março de 2017 
  47. «'FEUD: Bette And Joan' Screening Series At A Gay Bar Near You! | Instinct». Instinctmagazine.com. 21 de fevereiro de 2017. Consultado em 15 de maio de 2017. Arquivado do original em 3 de maio de 2017 
  48. Birnbaum, Debra (12 de Janeiro de 2017). «FX Sets Premiere Dates for Feud, The Americans, Archer». Variety. Consultado em 12 de Janeiro de 2017 
  49. 'Feud': How the Show-Stopping Opening Credits Came Together
  50. «Feud: Bette and Joan». Rotten Tomatoes. Consultado em 17 de julho de 2021 
  51. «Feud: Season 1». Metacritic. Consultado em 5 de Março de 2017 
  52. Gay, Verne (1 de Março de 2017). «Feud: Bette and Joan makes a powerful case». Newsday. Consultado em 7 de Março de 2017 
  53. Gliatto, Tom (5 de Março de 2017). «REVIEW: FX's Feud: Bette and Joan Is Bitter, Biting and Entertaining». People. Consultado em 7 de Março de 2017 
  54. Kornhaber, Spencer (3 de Março de 2017). «Feud: Bette and Joan Deconstructs a Rivalry for Tragedy, Not Comedy». The Atlantic. Consultado em 7 de Março de 2017 
  55. Sepinwall, Alan (2 de Março de 2017). «Ryan Murphy's Feud: Bette And Joan Is More Than One Long Catfight». Uproxx. Consultado em 8 de Março de 2017 
  56. Nussbaum, Emily (20 de março de 2017). «Feud: A Bittersweet Beauty». The New Yorker. Consultado em 5 de abril de 2017 
  57. Weigand, David (2 de Março de 2017). «Feud has a fighting chance, Time is of the essence in 2 other new shows». San Francisco Chronicle. Consultado em 8 de Março de 2017 
  58. Lee, Benjamin (3 de março de 2017). «Feud: Bette and Joan review – dueling Hollywood dames make for frothy drama». The Guardian. Consultado em 24 de junho de 2017 
  59. «Olivia de Havilland sues FX over Feud: Bette and Joan» 
  60. «Dame Olivia de Havilland sues US network FX for 'completely false' portrayal in new series Feud» 
  61. «De Havilland v. FX Networks LLC, et al., Case No. B285629 Slip Opinion» (PDF). Consultado em 26 de março de 2018. Arquivado do original (PDF) em 27 de março de 2018 
  62. «Supreme Court won't hear Olivia de Havilland case that Feud depicted her as gossipmonger». USA Today. 7 de janeiro de 2019. Consultado em 19 de fevereiro de 2019 
  63. «Olivia de Havilland fala sobre Feud: Bette and Joan» 
  64. «Olivia de Havilland processa FX pela forma como foi retratada em Feud» 
  65. «Why Olivia de Havilland Is Suing FX Over Feud: Bette and Joan» 
  66. Andreeva, Nellie (7 de Março de 2017). «FX's Feud Has Respectable Ratings Start». Deadline.com. Consultado em 7 de Março de 2017 
  67. Andreeva, Nellie (10 de Março de 2017). «FX's Feud Has Solid Ratings Start In Live+3». Deadline.com. Consultado em 12 de Março de 2017 
  68. Littleton, Cynthia (10 de Março de 2017). «Feud Grabs FX's Highest Series Debut Ratings Since People V. O.J. Simpson». Variety. Consultado em 12 de Março de 2017 
  69. Porter, Rick (12 de março de 2017). «'Feud' both behind and ahead of recent FX debuts: Cable Live +3 ratings for Feb. 27-March 5». TV by the Numbers. Consultado em 15 de abril de 2017. Arquivado do original em 13 de março de 2017 
  70. Porter, Rick (24 de março de 2017). «'The Americans' premiere triples in cable Live +7 ratings for March 6–12». TV by the Numbers. Consultado em 15 de abril de 2017. Arquivado do original em 25 de março de 2017 
  71. Porter, Rick (30 de março de 2017). «'The Walking Dead' makes up for losses in cable Live +7 ratings for March 13–19». TV by the Numbers. Consultado em 15 de abril de 2017. Arquivado do original em 31 de março de 2017 
  72. Porter, Rick (6 de abril de 2017). «'Major Crimes' makes major gains in cable Live +7 ratings for March 20–26». TV by the Numbers. Consultado em 6 de abril de 2017. Arquivado do original em 7 de abril de 2017 
  73. Porter, Rick (13 de abril de 2017). «'Underground' makes a big leap in cable Live +7 ratings for March 27-April 2». TV by the Numbers. Consultado em 13 de abril de 2017. Arquivado do original em 14 de abril de 2017 
  74. Porter, Rick (20 de abril de 2017). «'Archer' premiere doubles in cable Live +7 ratings for April 3–9». TV by the Numbers. Consultado em 20 de abril de 2017. Arquivado do original em 21 de abril de 2017 
  75. Porter, Rick (26 de abril de 2017). «'Better Call Saul' makes big gains in cable Live +7 ratings for April 10–16». TV by the Numbers. Consultado em 26 de abril de 2017. Arquivado do original em 27 de abril de 2017 
  76. Porter, Rick (4 de maio de 2017). «'Fargo' premiere makes solid gains in cable Live +7 ratings for April 17–23». TV by the Numbers. Consultado em 4 de maio de 2017. Arquivado do original em 5 de maio de 2017 
  77. «Emmys 2017: Who really deserves the nominations». Entertainment Weekly. 11 de julho de 2017. Consultado em 13 de julho de 2017 
  78. TCA webmaster (19 de junho de 2017). «The Television Critics Association Announces 2017 TCA Award Nominees». Television Critics Association. TCA. tvcritics.org. Consultado em 19 de Junho de 2017 
  79. Littleton, Cynthia (8 de janeiro de 2018). «'Big Little Lies' Team Says Female-Focused Stories Are 'Good Business'». Variety. Consultado em 8 de janeiro de 2018 
  80. Littleton, Cynthia (8 de janeiro de 2018). «Nicole Kidman Speaks Out Against Abuse in Golden Globes Speech». Variety. Consultado em 8 de janeiro de 2018 
  81. Perez, Lexie (8 de janeiro de 2018). «Golden Globes: Nicole Kidman Wins Best Actress in a Limited Series for 'Big Little Lies'». The Hollywood Reporter. Consultado em 8 de janeiro de 2018 
  82. Cooper, Nathanael (8 de janeiro de 2018). «Golden Globes 2018 live: All the winners from Hollywood's awards night». The Sydney Morning Herald. Consultado em 8 de janeiro de 2018 
  83. «Alfred Molina». Los Angeles Times. Consultado em 11 de janeiro de 2018 
  84. «Hollywood Music in Media Awards: Full Winners List». The Hollywood Reporter. 17 de novembro de 2017. Consultado em 18 de novembro de 2017 
  85. McNary, Dave. «'Star Wars: The Last Jedi,' 'Dunkirk,' 'Lady Bird' Nab Art Directors Guild Nominations». Variety. Consultado em 4 de janeiro de 2018 
  86. Littleton, Cynthia. «Writers Guild Award TV Nominations: 'The Americans,' 'Handmaid's Tale,' 'GLOW' Grab Multiple Mentions». Variety. Consultado em 7 de dezembro de 2017 
  87. Dupre, Elyse (5 de janeiro de 2018). «2018 Producers Guild Award Nominations: The Full List of Film and TV Nominees». E! News. Consultado em 5 de janeiro de 2018 
  88. Carolyn Giardina (3 de janeiro de 2018). «'Dunkirk,' 'Shape of Water,' 'Baby Driver' Among ACE Eddie Awards Nominees». The Hollywood Reporter. Consultado em 3 de janeiro de 2018 
  89. «'Greatest Showman,' 'Young Pope,' 'Phantom Thread' Earn Costume Designers Guild Nominations». Variety. 10 de janeiro de 2018. Consultado em 10 de janeiro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]