Fiat Brava

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Fiat Brava
Fiat Brava 1996 Rear.jpg

Fiat Brava 1996 Front.jpg

Visão Geral
Produção 1999 - 2003 (Brasil)
Fabricante Fiat
Modelo
Classe médio
Carroceria Hatchback de três (Bravo) e Notchback de cinco portas (Brava) [1] [2]
Ficha técnica
Motor 1.4 16V (Europa)
1.6 16V (Brasil)
1.8 16V (Europa e Brasil, neste com 132cv)
2.0 20V (Europa)
Transmissão 5 marchas manual
Modelos relacionados Fiat Marea
Fiat Bravo
Citroën Xsara
Ford Focus
Opel Astra
Peugeot 306
Renault Fluence
Škoda Octavia
Volkswagen Golf
Chevrolet Astra
Cronologia
Fiat Tipo
Fiat Stilo

O Brava, foi um notchback médio da Fiat, vendido nas décadas de 1990 e 2000, sendo que existiu um hatchback derivado dele, chamado Bravo, mas apenas o Brava foi vendido no Brasil. O Bravo era um modelo de três portas e o Brava de cinco portas, este vendido no Brasil entre 1999 e 2003. É interessante notar que os modelos três e cinco portas se diferenciavam bastante no perfil da carroceria e no desenho da traseira, com um desenho mais esportivo no modelo de três portas, característica não muito usual.

O Fiat Brava foi vendido no Brasil em três versões, SX, ELX e HGT. As versões SX e ELX se diferenciavam apenas pelos opcionais e forração do interior e contavam com motor 1.6 16V (o mesmo do palio ) que rendia nos primeiros modelos (1999/2000) 99 cavalos (de 106 foi reduzido a esta potência para evitar maior imposto), sendo que de 2000 em diante passou a ter os 106 cavalos originais. Em 2001 foi substituído pelo motor "Corsa Lunga" (curso longo), que tinha maior curso de pistões para uma melhor distribuição de torque. Já a versão HGT possuía motor 1.8 16V com 132 cavalos e itens que o diferenciavam das outras versões como rodas esportivas de aro 15, aerofólio, grade do capô na cor cinza e estofamento em veludo. Tinha como opcionais, ABS, EBD, Teto solar e Air Bag duplo. Ambos os motores eram importados da Itália.

Os modelos foram substituídos pelo Fiat Stilo, tanto na versão três portas (modelo europeu) quanto na de cinco portas, sendo que somente a último foi disponibilizada no Brasil.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.