Fiat Zero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde março de 2015). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Fiat Zero
Visão Geral
Produção 1912-1915
Fabricante Fiat
Ficha técnica
Motor 1847 cm³
Consumo 12l/100
Cronologia
1 Fiacre

O Zero 12-15HP é o primeiro modelo da Fiat com um motor de reduzida cilindrada (para a época) a ter sido fabricado em grande escala.

Com mais de 2000 exemplares vendidos e um custo de 8.000 liras (equivalente hoje a cerca de 23.350 euros) constituiu um importante sucesso para a marca nacional e internacionalmente.

Este compacto de 4 lugares atingia os 70 km/h de velocidade máxima. [1]

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

Pininfarina conta nas suas memórias que, com 18 anos, enquanto ainda trabalhava na oficina do irmão, fora encarregue por este de desenhar o radiador para o novo Fiat Zero. Sendo esta uma peça importante também para a aparência do novo carro, o próprio presidente da FIAT Giovanni Agnelli procedeu à escolha entre cerca de uma dúzia de modelos. Desses escolheu dois: o desenhado pela própria Fiat e o desenhado pelo jovem. Voltando-se para este perguntou-lhe qual preferia, ao que este respondeu que era o dele visto que tinha sido de sua concepção. Agnelli terá retorquido: "Então está decidido. Fica esse mesmo. Adeus."[2]

Referências

  1. «História da FIAT». Consultado em 20 de abril de 2007. Arquivado do original em 27 de setembro de 2007 
  2. «História da cooperação com Pininfarina». Consultado em 20 de abril de 2007. Arquivado do original em 1 de março de 2007 
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Fiat Zero